Autor Tópico: Bauer Media Audio Portugal - rede de emissores  (Lida 96639 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
Re: Bauer Media Audio Portugal - rede de emissores
« Responder #45 em: Abril 01, 2016, 02:15:59 pm »
Os 94.4, Aveiro, emitiram a Rádio Moliceiro até 2000. Em tempos difundiram programação realizada em parceria com a Universidade de Aveiro, de nome “Rádio Universidade”. A dada altura falava-se na cidade dos problemas financeiros severos que afetavam o grupo. A partir de 2000 passou a retransmissor da Nostalgia.
O grupo TSF não tinha, desde o início, parte do capital social da Moliceiro?
Lembro-me a Moliceiro utilizava a sonoplastia da TSF ao tempo, e a partir das 23.00 (creio eu), passavam a emitir em cadeia com a TSF. O que a partir de 1993, com a emissão desta na rede regional norte, deixou de fazer sentido essa associação e uma mais valia, daí se possam explicar essas dificuldades financeiras.
« Última modificação: Abril 01, 2016, 02:18:19 pm por AG »

ZECA

• Sr. Member
« Responder #46 em: Abril 01, 2016, 04:56:01 pm »
(...)
É  sinal que há muita gente neste fórum que ganha com tudo isso,  ou então,  pouco ou nada gosta da sua cidade ou região.

Deixe-me adivinhar: Reside na Grande Lisboa. É  natural que assim fale,  pois falar de barriga cheia é  fácil. Desaparecessem todas as rádios da sua região e queria ver o seu discurso. Enfim.  O centralismo agradece-lhe.   Sabe - me dizer um outro país da Europa onde as rádios locais são utilizadas por rádio da Capital?  Só  uma...Estamos tão à  frente em tudo que bem mostra a miséria de país  que é  este.

Quem não alinha com o seu ponto de vista é rotulado automaticamente de… lisboeta. Argumento risível.

Mas não se fica por aqui, quem sintoniza rádios temáticas ou generalistas difundidas a partir outras áreas geográficas, que não da região onde vive, logo não gosta da sua região. Os gostos pessoais não têm qualquer importância, são impostos. Que raciocínio infantil…

Bate no fundo na alusão que fez de “país miserável”, inqualificável. Atinge tudo e todos. Uma tremenda falta de compostura.
e
Limito-me a descrever o que se passa em Portugal.  Por alguma razão somos o país mais pobre e mais centralista da Europa. Manter o sistema como está  só favorece os que ganham com o sistema.  Se gosta de ver a sua cidade ou região é  consigo. Eu não.  Portugal é um bom exemplo como as leis são feitas em favor de meia dúzia,  por partidos ligados às  máquinas publicitárias de grupos de média lisboetas.  Se gosta do panorama da Rádio centralista é  porque pouco gosta de rádio e do país.  TAP,  tdt e rádio são bons exemplos do que é  o país.

joao_s

• Hero Member
« Responder #47 em: Abril 01, 2016, 06:44:10 pm »
e
Limito-me a descrever o que se passa em Portugal.  Por alguma razão somos o país mais pobre e mais centralista da Europa. Manter o sistema como está  só favorece os que ganham com o sistema.  Se gosta de ver a sua cidade ou região é  consigo. Eu não.  Portugal é um bom exemplo como as leis são feitas em favor de meia dúzia,  por partidos ligados às  máquinas publicitárias de grupos de média lisboetas.  Se gosta do panorama da Rádio centralista é  porque pouco gosta de rádio e do país.  TAP,  tdt e rádio são bons exemplos do que é  o país.

Limita-se a generalidades e meter tudo no mesmo saco. Limita-se ao mesmo raciocínio viciado, em ciclo e não sai daí. Um overflow mental, parado no tempo. Para si, somos todos vigaristas, aldrabões e mal-intencionados. Não é verdade! Os maiores problemas do país resumem-se às fracas elites (impreparadas, que se governam a si próprias), à ineficiência e cumplicidade do sistema justiça, à falta de estratégia, falta de comando, e também a um certo tipo de mentalidade de algumas camadas da população. Mas existem vários oásis. Tem um país a duas velocidades, uma parte que puxa para a frente e outra parte, a maior, que puxa para trás, enredando o estado em esquemas suicidários e servindo-se principescamente dele.

As suas conclusões apressadas, baseadas em nada, dão nessa alegação de vão-de-escada. Quem é você para afirmar que não gosto de rádio, nem do meu país? É de um descaramento deplorável. Há quase 4 décadas habituei-me a ouvir rádio, um certo tipo de rádio da qual possa extrair alguma substância, ambiente e conhecimento sobre algo, nem que seja sobre música. Venha ela donde vier, de Lisboa, de Caminha, de Vila Real de Santo António, é bem-vinda. Infelizmente, a maior parte dos locutores de continuidade não mostram o adestramento necessário para aquilo que fazem, vão picar o ponto e dizer umas banalidades. Ouço com agrado a verbalização da bagagem cultural e de conhecimento dos locutores de continuidade da Antena 2, é uma pena que tal não verifique noutros géneros de produtos radiofónicos. Apesar dos atuais tempos adversos, continuo a sentir-me bem neste país e a rever-me nas suas gentes, afinal as minhas raízes estão aqui.

XFM

• Full Member
  • Para uma imensa minoria.
« Responder #48 em: Abril 01, 2016, 06:58:29 pm »
Zeca, não nos faça rir... Estamos em 2016 e você continua com a atitude de um pirata da rádio em 1986. Os média mudaram radicalmente em Portugal nos últimos 30 anos.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #49 em: Abril 01, 2016, 08:14:41 pm »
Seguramente os 98.4, Coimbra, não se enquadram nesse hipotético cenário. Em tempos difundiram programação realizada a partir de Coimbra, mais tarde retransmitiram a Rádio Cidade Brasileira, que passou a ser emitida a partir 99.7, Penacova, com melhor desempenho de cobertura. Posto isto, voltou a emitir programação local, tendo voltado a retransmissor, desta feita do <R CLUB P>. Segundo a imprensa, o negócio em torno desta frequência envolveu largas centenas de milhares de euros, um “balúrdio” atendendo ao fraco desempenho de cobertura.

Os 94.4, Aveiro, emitiram a Rádio Moliceiro até 2000. Em tempos difundiram programação realizada em parceria com a Universidade de Aveiro, de nome “Rádio Universidade”. A dada altura falava-se na cidade dos problemas financeiros severos que afetavam o grupo. A partir de 2000 passou a retransmissor da Nostalgia.

Mas, “estvmkt”, para quem defendeu acerrimamente a retransmissão para Viseu da Rádio Cidade, M80, etc., como sendo das melhores coisas do mundo, digamos que mudou rapidamente de opinião. Porquê? Em que onda está agora, Antena 2?

Eu sempre defendi essas na altura.
Atualmente,defendo somente a parte boa da M80,que são os programas de fim de semana e o programa da noite. Porque fora isso,a minha onda neste momento está na Comercial rádio rock,Vodafone e Antena 3 entre 2009 e 2012,o que significa dizer que atualmente ouço muita música no youtube,pois da maneira como andam as rádios atualmente só me prendem 1 hora se tanto por dia.

joao_s

• Hero Member
« Responder #50 em: Abril 02, 2016, 05:05:57 pm »
O grupo TSF não tinha, desde o início, parte do capital social da Moliceiro?
Lembro-me a Moliceiro utilizava a sonoplastia da TSF ao tempo, e a partir das 23.00 (creio eu), passavam a emitir em cadeia com a TSF. O que a partir de 1993, com a emissão desta na rede regional norte, deixou de fazer sentido essa associação e uma mais valia, daí se possam explicar essas dificuldades financeiras.

Desconheço a resposta à sua questão. Embora conhecesse elementos pertencentes à Rádio Moliceiro, 94.4, e, melhor, eram colegas da Universidade, elementos pertencentes à Rádio Regional de Aveiro, 96.5, esses temas não eram assunto de conversa. O que a Moliceiro fez, a dada altura, talvez em meados da década de 90, 93 ou 94, foi a cedência de um espaço na grelha à Associação de Estudantes da UA. A AEUA procurou criar pontes/sinergias e aproximação entre o meio académico e a sociedade Aveirense, dando a conhecer todo um conjunto de iniciativas, eventos, temas de interesse dos estudantes e Docentes/Investigadores e assuntos da vida académica. O intuito era que ambas as partes saíssem a ganhar: a Rádio Moliceiro iria fidelizar ouvintes no meio académico, a AEUA iria aproximar o meio académico da cidade e angariar patrocinadores. A emissão era da total responsabilidade da AEUA, com moderação feita por elementos da AEUA, nomeadamente o seu Presidente. No primeiro programa foi feita uma entrevista, muito interessante, ao Reitor de então, Prof. Dr. Júlio Pedrosa.

A Moliceiro emitia os noticiários em cadeia com a TSF, a Rádio Regional de Aveiro com a Antena 1.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #51 em: Abril 02, 2016, 11:54:21 pm »
e

Limita-se a generalidades e meter tudo no mesmo saco. Limita-se ao mesmo raciocínio viciado, em ciclo e não sai daí. Um overflow mental, parado no tempo. Para si, somos todos vigaristas, aldrabões e mal-intencionados. Não é verdade! Os maiores problemas do país resumem-se às fracas elites (impreparadas, que se governam a si próprias), à ineficiência e cumplicidade do sistema justiça, à falta de estratégia, falta de comando, e também a um certo tipo de mentalidade de algumas camadas da população. Mas existem vários oásis. Tem um país a duas velocidades, uma parte que puxa para a frente e outra parte, a maior, que puxa para trás, enredando o estado em esquemas suicidários e servindo-se principescamente dele.

As suas conclusões apressadas, baseadas em nada, dão nessa alegação de vão-de-escada. Quem é você para afirmar que não gosto de rádio, nem do meu país? É de um descaramento deplorável. Há quase 4 décadas habituei-me a ouvir rádio, um certo tipo de rádio da qual possa extrair alguma substância, ambiente e conhecimento sobre algo, nem que seja sobre música. Venha ela donde vier, de Lisboa, de Caminha, de Vila Real de Santo António, é bem-vinda. Infelizmente, a maior parte dos locutores de continuidade não mostram o adestramento necessário para aquilo que fazem, vão picar o ponto e dizer umas banalidades. Ouço com agrado a verbalização da bagagem cultural e de conhecimento dos locutores de continuidade da Antena 2, é uma pena que tal não verifique noutros géneros de produtos radiofónicos. Apesar dos atuais tempos adversos, continuo a sentir-me bem neste país e a rever-me nas suas gentes, afinal as minhas raízes estão aqui.
Todos aqueles que tiram comunicação social em Portugal e olham para o futuro,  olham para as suas palavras e devem pensar que país é  esse em que vive.  Um país onde as mentes brilhantes emigram,  onde as rádios locais fecham,  onde os jornais estão afunilados na Capital,  onde o sonho de ser locutor,  animador ou trabalhar em rádio quase se limita à  Capital,  fico a pensar que devo viver numa outra dimensão que não se chama Portugal. De facto,  filosofar sobre rádio é  muito giro,  mas daí à  realidade vai uma grande diferença.  Gostava de saber qual a sugestão que dá  a todos aqueles que acabam este ano lectivo um curso superior de comunicação social no Porto,  quais as saídas que vão encontrar?  Sendo o seu cenário tão cor de rosa,  imagino que não lhe deve faltar sugestões.
« Última modificação: Abril 02, 2016, 11:59:24 pm por ZECA »

joao_s

• Hero Member
« Responder #52 em: Abril 03, 2016, 02:34:01 pm »
Todos aqueles que tiram comunicação social em Portugal e olham para o futuro,  olham para as suas palavras e devem pensar que país é  esse em que vive.  Um país onde as mentes brilhantes emigram,  onde as rádios locais fecham,  onde os jornais estão afunilados na Capital,  onde o sonho de ser locutor,  animador ou trabalhar em rádio quase se limita à  Capital,  fico a pensar que devo viver numa outra dimensão que não se chama Portugal. De facto,  filosofar sobre rádio é  muito giro,  mas daí à  realidade vai uma grande diferença.  Gostava de saber qual a sugestão que dá  a todos aqueles que acabam este ano lectivo um curso superior de comunicação social no Porto,  quais as saídas que vão encontrar?  Sendo o seu cenário tão cor de rosa,  imagino que não lhe deve faltar sugestões.

Pois “Zeca”, neste período de incerteza e de perspetivas reduzidas, quando se procura olhar para o que resta de positivo, você apelida logo o cenário de cor-de-rosa, ou seja de fantasia. Caso não veja nada de positivo à sua volta, então o fardo ainda é mais pesado.
Você mistura assuntos que estão em planos completamente diferentes, no qual o setor da radiodifusão é uma gota num oceano. Devolvo-lhe a pergunta nesta ótica, pelo que refere, tudo indica que os empresários do Porto e organizações de diversa índole não investem na radiodifusão local. Porquê? Não dá lucro? Quais foram os motivos pelos quais venderam as frequências? Daí a apontar o dedo a Lisboa, onde estão sediados os maiores grupos de média, culpando-os de tudo parece-me despropositado. Sacudir as responsabilidades próprias, assacando-as aos outros é não querer ver o que se passa à sua volta e uma forma simplista e enviesada de contornar a questão. Não pertenço ao setor da comunicação social, sou um mero observador e consumidor. Pelo que li na imprensa online, por exemplo, a frequência de 98.4, Coimbra, foi vendida por 650.000,00 € e a de 92.8, Figueiró, por 180.000,00 € (ver hiperligação seguinte):

http://www.cmjornal.xl.pt/tv_media/detalhe/media-capital-52-milhoes-para-comprar-15-radios.html

Supondo que os projetos anteriores eram inviáveis, não terá sido esta uma forma de pagar dívidas, pagar indeminizações e sair de um processo de insolvência da forma mais airosa possível, limitando os danos? É que, pelo menos há 16 anos, constatava-se que haveria uma seleção darwiniana na difusão sonora local, na qual vários projetos chegariam ao seu término. Em parte devido ao excessivo número de rádios, à falta de qualidade de muitas, à recessão económica e a uma incorreta estruturação/dimensionamento à escala territorial. Talvez, o regional seja mais pertinente que o local e vá mais ao encontro dos interesses dos cidadãos. A imprensa assim o indicia, os jornais de âmbito regional  vingaram em detrimento da imprensa local (em variadíssimos casos).

Quanto à difícil conjetura e falta de perspetivas de quem termina um curso superior, infelizmente verifica-se em várias áreas. Eng Civil, Enfermagem, Docência, Investigação, etc., etc. Até nas áreas em que são necessários reforços nos quadros, como programação em Eng Informática, conheço casos de programadores que em Coimbra auferiam de cerca de 1.000,00 € por mês, em Londres, com um trabalho idêntico auferem de 5.000,00 € por mês (5X mais) com perspetivas de carreira de outro alcance. (Estes assuntos não são do âmbito de um fórum sobre rádio, por aqui me fico)

ZECA

• Sr. Member
« Responder #53 em: Abril 04, 2016, 02:11:11 pm »
Caro Joao
Se alguém vende é  sinal que alguém comprou. Isso significa que afinal há apetite pelos emissores locais por parte dos grupos lisboetas,  em regra. Mas afinal compram para quê?  A lei da Rádio,  desde sempre foi alterada para os beneficiar e se acenam aos proprietários das rádios com bons valores,  estes não vão perder a oportunidade de vender.  O problema não está em quem vende mas em quem compra.  Compram mas isso não traz mais valia alguma para o concelho ou região onde está o emissor.  Apenas compram para alargar a influencia da Rádio lisboeta,  de forma a receber mais pela publicidade nessa rádio.  A lei deveria obrigar a que a rádio emitido desse concelho e não falsear a verdade,  permitindo gozar com todos,  onde desde Lisboa em alguns casos como a M80, se diga que está a ouvir a M80 Valongo e afinal o papagaio está  em Lisboa.  As rádios locais nasceram para um fim.  Se querem o emissor,  criem estúdios lá,  criem emprego e promovam a região. Assim,  é  condenar muitas zonas deste país  onde o poder dos grupos baseados na Capital criam um monopólio de rádios e o país deixa de ter voz.  Se você gosta do atual cenário é  sinal que tanto lhe faz que as regiões percam a sua voz. Curioso que há  uns dias coloquei no fórum uma pergunta muito simples,  que foi perguntar aos entendidos do fórum,  um outro país da Europa onde um emissor de uma rádio de uma cidade esteja ocupado por uma rádio de outra cidade,  a pelo menos 300km, e digam que estão a ouvir a rádio da primeira cidade. Respostas pelo vistos foram zero. Portugal é  assim,  uma nódoa e como eu não enfio a cabeça na areia,  não gosto de ser tratado como palerma por esses tipos dos grupos que em prol do negócio e dos euros,  fazem o que querem com as populações locais.  Se calhar,  se precisasse do tacho,  viria para aqui,  como alguns,  defender o status quo. 

joao_s

• Hero Member
« Responder #54 em: Abril 05, 2016, 06:45:52 pm »
Caro Joao
Se alguém vende é  sinal que alguém comprou. Isso significa que afinal há apetite pelos emissores locais por parte dos grupos lisboetas,  em regra. Mas afinal compram para quê?  A lei da Rádio,  desde sempre foi alterada para os beneficiar e se acenam aos proprietários das rádios com bons valores,  estes não vão perder a oportunidade de vender.  O problema não está em quem vende mas em quem compra.  Compram mas isso não traz mais valia alguma para o concelho ou região onde está o emissor.  Apenas compram para alargar a influencia da Rádio lisboeta,  de forma a receber mais pela publicidade nessa rádio.  A lei deveria obrigar a que a rádio emitido desse concelho e não falsear a verdade,  permitindo gozar com todos,  onde desde Lisboa em alguns casos como a M80, se diga que está a ouvir a M80 Valongo e afinal o papagaio está  em Lisboa.  As rádios locais nasceram para um fim.  Se querem o emissor,  criem estúdios lá,  criem emprego e promovam a região. Assim,  é  condenar muitas zonas deste país  onde o poder dos grupos baseados na Capital criam um monopólio de rádios e o país deixa de ter voz.  Se você gosta do atual cenário é  sinal que tanto lhe faz que as regiões percam a sua voz. Curioso que há  uns dias coloquei no fórum uma pergunta muito simples,  que foi perguntar aos entendidos do fórum,  um outro país da Europa onde um emissor de uma rádio de uma cidade esteja ocupado por uma rádio de outra cidade,  a pelo menos 300km, e digam que estão a ouvir a rádio da primeira cidade. Respostas pelo vistos foram zero. Portugal é  assim,  uma nódoa e como eu não enfio a cabeça na areia,  não gosto de ser tratado como palerma por esses tipos dos grupos que em prol do negócio e dos euros,  fazem o que querem com as populações locais.  Se calhar,  se precisasse do tacho,  viria para aqui,  como alguns,  defender o status quo.

Caro “Zeca”, o problema deve ser colocado ao contrário: se alguém comprou foi sinal que alguém esteve disposto a vender. Ninguém vende se não for essa a sua intenção, caso contrário não se trata da transferência de uma propriedade, trata-se de um roubo. Isso significa que à priori são os grupos de comunicação financeiramente mais robustos, portanto, aqueles que exercem atividade em várias valências (TV, imprensa, rádio, web), com sinergias diversas, que têm escala para este tipo de intervenção. Mas essa escala não é elástica, ou seja, se por cada emissor juntar vários colaboradores, no total reúne milhares de colaboradores, o que rebenta financeiramente com qualquer grupo privado à nossa dimensão, para não falar do nivelamento por baixo das remunerações, porque não se supõe que alguém trabalhe pro bono.

O que você responde aos estudantes de comunicação social é que o empresariado do Porto não está interessado na radiodifusão local, possivelmente porque não vê aí nenhuma mais-valia, devido à eventual indiferença dos cidadãos, mais interessados noutros meios de comunicação, que não o sonoro difundido por ondas hertzianas. Se você apontar o dedo a Lisboa, como é o seu hábito, esses estudantes ficarão com a ideia que você anda armado em papagaio de mentalidade medieval, porque ainda não se apercebeu nada é estático, tudo muda. Se as populações quisessem de facto as rádios locais, elas não acabavam. Pense nisso…

Este setor mudou nos últimos 30 anos, hoje as rádios nacionais abdicaram da qualidade de outrora, se quiser ouvir algo um pouco mais elaborado tem de sintonizar essas pequenas redes de emissores, que não fosse por essa via, já não emitiam há muito tempo.
Esse discurso manhoso sobre Portugal… então o Mundo está como? Perfeito? Veja bem essa nódoa dos offshores, corrupção, refugiados, UE, mercados financeiros, direitos humanos, terrorismo…

ZECA

• Sr. Member
« Responder #55 em: Abril 07, 2016, 03:46:41 pm »
Vamos fazer de conta que você está certo é eu errado.  Pergunto: Porque razão os grupos que adquirem o emissor local,  não fecham o estúdio em Lisboa e passa o grupo a ter sede no Porto, Aveiro ou numa outra cidade,  passando a emissão a ser feita para todo o país desde essa cidade? Íamos continuar a ter uma rádio no modelo que refere,  com a única diferença é  que os estúdios não eram em Lisboa mas por exemplo em Bragança. Criava se postos de trabalho em Bragança,  os animadores de Lisboa iam para Bragança e descentralizava-se mais o país. Que tal? 

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #56 em: Abril 11, 2016, 07:36:48 pm »
Tenho uma pequena dúvida, que vem da leitura da página de frequências da M80. Será que a frequência de 90,0 MHz (micro cobertura) continua a funcionar? No site a frequência não é apresentada.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #57 em: Maio 07, 2016, 06:25:50 pm »
Eu acho que ainda emite.
Lembro-me de à uns tempos atrás,em Moimenta da Beira,acho que cheguei a apanhar a mesma,mas posso estar enganado...

XFM

• Full Member
  • Para uma imensa minoria.
« Responder #58 em: Maio 22, 2016, 01:36:54 am »
É engraçado falarem de uma rádio "nacional" quando a Rádio Comercial não se ouve em condições em grande parte do Alto Minho, incluindo Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Caminha. A falta que um emissor no Muro faz é mais notória do que parece.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #59 em: Maio 22, 2016, 11:06:22 am »
É aí e na zona da Serra da Marofa.