Autor Tópico: Mapa dos emissores de rádio em Portugal - OSM  (Lida 358 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Mapa dos emissores de rádio em Portugal - OSM
« em: Agosto 21, 2024, 05:36:19 pm »
Boas,

Nos meus tempos livres estou a desenvolver um projeto, para já puramente pessoal e só por carolice, de localização geográfica de centros emissores.

Pode ser semelhante ao que já existe no fmscan, que até tem mapas de cobertura e afins, mas noto que muitas vezes o pin não está no local correto e, embora tenha colaboradores "nossos", os elementos demoram a atualizar. Em parte porque o projeto não é exclusivamente nacional, e este é.

Comecei o projeto por mapear as rádios locais do continente. Já criei o layer e vou acrescentando emissoras à medida que o tempo permite. Adiciono o pin, dou nome e nos detalhes coloco info simples como frequência e potência. Nada mais.

Podem consultar o que já foi feito (em breves minutos) aqui.

Posso também abrir o mapa à vossa colaboração. Penso que só precisam de uma conta/handle do OpenStreetMap.

Q&A rápidas:

No Google não porquê?
Não gosto. O OSM é open source.

Posso contribuir?
Claro, é só deixar aqui o username do OpenStreetMap

Vai ter nacionais?
Claro, quando criar os layers

E ilhas?
Eu quero, mas vou precisar de ajuda. Por exemplo, Madeira - não faço ideia (e nem o FMSCAN diz, nem a nossa lista) onde são os emissores das locais do Funchal.

--

Digam o que acham.
« Última modificação: Agosto 21, 2024, 05:42:01 pm por pdf »

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Mapa dos emissores de rádio em Portugal - OSM
« Responder #1 em: Agosto 21, 2024, 06:47:08 pm »
Muito boa iniciativa. Em tempos, quando me comecei a interessar por isto cheguei a por num ficheiro Google Maps a localização de alguns emissores. Devo ter parado algures nos 90/91. Recordo-me de um que nunca cheguei a encontrar, o da Montemuro.
Puseste nos 96.3 que são refletidos. Por curiosidade, os 90.0 da M80 também não são?
O FMScan é muito útil mas tem falhas. Quando falamos das locais das Canárias, nem é bom falar. Já desisto, passo à frente grande parte das vezes, assumo que não captei. Nas da Madeira não é tão mau. Para além disso agora é de acesso com conta, o que é mau.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2 em: Agosto 21, 2024, 06:58:37 pm »
90,0 MHz são sim, claro. Eu é que ainda não afinei os detalhes. Nesta primeira fase vou andar mais ocupado a distribuir os pinos  ;D

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #3 em: Agosto 22, 2024, 11:23:06 pm »
Pedro,

Rádio 5 (96,3 MHz) e Rádio NoAr (107,8 MHz), tal como a RIA (105,6 MHz) e a Cidade FM Penacova (99,7 MHz) todas tem 1 kW de PAR. Cidade FM Vale de Cambra tem 0,5 kW.

Parabéns pela iniciativa!

ruicleto

• Hero Member
« Responder #4 em: Agosto 25, 2024, 06:40:07 pm »
Caro pdf, agradeço o excelente trabalho, que é de continuar.
De modo a contribuir para um mapa mais "perfeito", refiro que o pino relativo ao emissor da M80 Manteigas (104,4 MHz) não está bem colocado. O emissor não está localizado junto ao Fragão das Penhas Douradas mas sim junto ao posto de vigia das Penhas Douradas, a cerca de 60 metros deste - 40.405679, -7.570869

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5 em: Agosto 25, 2024, 09:35:16 pm »
Caro pdf, agradeço o excelente trabalho, que é de continuar.
De modo a contribuir para um mapa mais "perfeito", refiro que o pino relativo ao emissor da M80 Manteigas (104,4 MHz) não está bem colocado. O emissor não está localizado junto ao Fragão das Penhas Douradas mas sim junto ao posto de vigia das Penhas Douradas, a cerca de 60 metros deste - 40.405679, -7.570869
Obrigado! Amanhã já vou corrigir.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk