Autor Tópico: Rádio e Televisão de Portugal - rede de emissores  (Lida 77900 vezes)

Dolby B NR

• Newbie
  • *
Re: Rádio e Televisão de Portugal - rede de emissores
« Responder #60 em: Abril 30, 2017, 06:37:07 pm »
Os emissores de Monchique chegam a zonas perto de Mértola? Das várias vezes que tenho andado pela zona não recordo isso. A que zonas de Mértola chega?

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

Não me terei feito explicar bem. Os emissores de Monchique não são de facto alternativa em Mértola, mas são-no por exemplo em Almodôvar, Castro Verde,  até mesmo no concelho de Beja. Aliás, dentro de Mértola, só mesmo os emissores das três Antenas da RTP, a Rádio Comercial e obviamente a Rádio Mértola.  Na região a sul e leste de Beja, as emissões do Mendro falham significativamente, em especial na região raiana citada, mas não fazem milagres também noutras direções. Parecendo que não, Monchique dá uma grande ajuda no Baixo Alentejo, não é só no litoral.

guest6

• Visitante
« Responder #61 em: Abril 30, 2017, 07:11:36 pm »
Os emissores de Monchique chegam a zonas perto de Mértola? Das várias vezes que tenho andado pela zona não recordo isso. A que zonas de Mértola chega?

Não me terei feito explicar bem. Os emissores de Monchique não são de facto alternativa em Mértola, mas são-no por exemplo em Almodôvar, Castro Verde,  até mesmo no concelho de Beja. Aliás, dentro de Mértola, só mesmo os emissores das três Antenas da RTP, a Rádio Comercial e obviamente a Rádio Mértola.  Na região a sul e leste de Beja, as emissões do Mendro falham significativamente, em especial na região raiana citada, mas não fazem milagres também noutras direções. Parecendo que não, Monchique dá uma grande ajuda no Baixo Alentejo, não é só no litoral.

Percebido. Como não sou da zona, mas quando viajo de férias para o algarve, vou sempre pelo IP2 até Beja e depois Mértola  e o IC28 até Castro Marim, e nunca tinha sentido influencia das frequências de Monchique em qualquer uma das rádios que lá tem emissor ( Antenas 1, 2 e 3, RR, RFM, Comercial e M80). Por acaso já fiz várias vezes o trajeto entre Serpa e Mértola ( passando pelas Minas de S. Domingos) e todo esse trajeto é dificílimo a sintonia de qualquer rádio portuguesa. Mértola e Alcoutim também são difíceis, por isso existem emissores para esses concelhos. Em Mértola por exemplo RR, RFM e M80 são inaudíveis, e em Alcoutim só a Radio Alcoutim e as Antenas 1,2 e 3 .

LLapa

• Newbie
  • *
« Responder #62 em: Maio 01, 2017, 01:47:12 pm »
E mesmo mais a norte, por exemplo na região de Mourão e Reguengos de Monsaraz, o emissor da serra de Ossa, nomeadamente o da Antena 1 (88.4) é interferido em certas zonas pela RNE de Espanha na mesma frequência. A melhor opção, além do Mendro, é por vezes o emissor de Vila Boim (Elvas) que chega satisfatoriamente, por exemplo, à vila de Monsaraz, mas também à vila de Alandroal.

CS

• Jr. Member
  • **
« Responder #63 em: Dezembro 03, 2017, 03:19:31 am »
Uma pergunta por curiosidade, em que condições se apanham as 3 Antenas da RTP em Valongo? O emissor do Marão colmata as falhas de receção das emissões do Monte da Virgem? Justificava-se a instalação de um microemissor  por parte da RTP?

guest6

• Visitante
« Responder #64 em: Dezembro 03, 2017, 02:24:07 pm »
Em Valongo as rádios do grupo RTP não apresentam problemas, quer via Monte da virgem que via Marão a "coisa" resolve-se...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #65 em: Janeiro 02, 2018, 09:24:25 pm »
Uma dúvida: porque é que a Antena 3 não tem frequência na Serra do Arestal?

guest6

• Visitante
« Responder #66 em: Janeiro 02, 2018, 10:11:05 pm »
Uma dúvida: porque é que a Antena 3 não tem frequência na Serra do Arestal?

Mera espéculação da minha parte, mas ou será porque os restantes emissores conseguem fazer a cobertura, ou por falta de "espaço" no FM.

pdf

• Visitante
« Responder #67 em: Janeiro 14, 2018, 10:46:12 pm »
Sim, foi equacionado colocar também a 3 a emitir no início de operação do centro emissor do Arestal, mas a ideia foi abandonada por saturação do espectro. Além disso, 100.4, 102.2 e até mesmo 107.9 (sim, experimentem em São Jacinto, por exemplo) colocam bom sinal na zona. Daí ter ficado para segundo plano.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

estvmkt

• Hero Member
« Responder #68 em: Janeiro 17, 2018, 09:11:43 pm »
Mas não seria mais importante a 3 que a 2?

pdf

• Visitante
« Responder #69 em: Janeiro 18, 2018, 07:25:07 pm »
Pelos vistos não.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

PedroTavares

• Jr. Member
  • **
« Responder #70 em: Janeiro 24, 2018, 09:34:39 pm »
Amigos, na passagem de ano estive na zona do Alqueva,  Mourão, Reguengos de Monsaraz e Moura. Na região apanhava em condições as rádios nacionais nas frequências dos emissores no Mendro, serra de Ossa e Elvas, dependendo da zona. Tinha algumas falhas mas no que toca às localidades descritas não há dificuldades de receção críticas.

CS

• Jr. Member
  • **
« Responder #71 em: Março 05, 2018, 10:02:47 pm »
Na RTP há dinheiro para pagar ordenados chorudos à Catarina Furtado, ao Fernando Mendes, ao Malato e a outros mas não há como aprovar o dinheiro para construírem uma torre nova no alto de Monsanto. Mas quais são as prioridades do serviço público?

Gervasio

• Jr. Member
  • **
« Responder #72 em: Março 05, 2018, 10:34:19 pm »
Bem me parecia que o sinal da Antena 1 no centro de Lisboa estava mais fraco... Como vou frequentemente á capital noto cá uma diferença. Como que se faz ouvir a Antena 1 com somente 2 KW desde o Alentejo litoral até chegar-mos a Peniche por exemplo?

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #73 em: Março 05, 2018, 11:01:31 pm »
Já agora como é o sinal das Antenas na Grande Lisboa com 2kW? Caro Gervásio, pode optar pelos emissores da Serra de Montejunto, cobre em excelentes condições a Zona Oeste (Peniche).  Tens os emissores de Tróia e de Grândola que cobrem bem o Alentejo litoral. Eu estou no centro e consigo apanhar as frequências de Lisboa em mono.

Atento

• Hero Member
« Responder #74 em: Março 06, 2018, 07:37:12 am »
Nesta altura, as antenas estão na torre da Renascença, estando direcionadas ao contrário das emissoras do grupo R/com.
Tem de ser tudo substituído (ou quase) - um orçamento que balança entre os 150 mil e os 200 mil euros.
« Última modificação: Março 06, 2018, 07:38:55 am por Atento »