Autor Tópico: Rádio e Televisão de Portugal - rede de emissores  (Lida 77895 vezes)

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Rádio e Televisão de Portugal - rede de emissores
« Responder #45 em: Abril 20, 2017, 11:59:30 pm »
Era preferível melhorarem o que se produz nas rádios públicas que a mim não me cativa enquanto consumidor de rádio. Esperamos que a melhoria dos emissores seja o primeiro passo para um 360º .

Micro

• Sr. Member
« Responder #46 em: Abril 21, 2017, 12:27:28 am »
Isto sim é serviço público Parabéns à RTP

guest6

• Visitante
« Responder #47 em: Abril 21, 2017, 01:02:25 am »
Era preferível melhorarem o que se produz nas rádios públicas que a mim não me cativa enquanto consumidor de rádio. Esperamos que a melhoria dos emissores seja o primeiro passo para um 360º .
360°? Então é voltar ao mesmo sítio...

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #48 em: Abril 21, 2017, 01:04:45 am »
Excelente notícia... e uma reportagem televisiva muito interessante!

Enviado do meu U FEEL através de Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Madeirense

• Newbie
  • *
« Responder #49 em: Abril 22, 2017, 08:29:33 pm »
A melhor notícia é que parece que finalmente vão melhorar decentemente a cobertura da Antena 2 na ilha da Madeira. É inaceitável que a rádio pública erudita se escute de forma tão deficiente em muitas zonas da ilha, quando a Antena 1 e a Antena 3, talvez por terem emissões regionais, se escutam bem. O centro emissor do Pico do Areeiro é "só" o principal de toda a Madeira, que serve grande parte da região.
« Última modificação: Abril 22, 2017, 08:32:19 pm por Madeirense »

guest6

• Visitante
« Responder #50 em: Abril 22, 2017, 08:32:03 pm »
A melhor notícia é que parece que finalmente vão melhorar decentemente a cobertura da Antena 2 na ilha da Madeira. É inaceitável que a rádio pública erudita se escute de forma tão deficiente em muitas zonas da ilha, quando a Antena 1 e a Antena 3, talvez por terem emissões regionais, se escutam bem.
A questão nem será ter ou não emissões regionais. Terá a ver com capacidade dos emissores e suas performances.

Madeirense

• Newbie
  • *
« Responder #51 em: Abril 22, 2017, 08:48:05 pm »
A melhor notícia é que parece que finalmente vão melhorar decentemente a cobertura da Antena 2 na ilha da Madeira. É inaceitável que a rádio pública erudita se escute de forma tão deficiente em muitas zonas da ilha, quando a Antena 1 e a Antena 3, talvez por terem emissões regionais, se escutam bem.
A questão nem será ter ou não emissões regionais. Terá a ver com capacidade dos emissores e suas performances.

O problema é que até agora parte significativa da Madeira não escuta em condições mínimas a Antena 2. Com apenas 4 emissores na ilha (mais 1 no Porto Santo) a maior parte dos concelhos da ilha da Madeira não sintoniza sequer a Antena 2 com o patamar mínimo de qualidade de escuta. E, como referi, o Pico do Areeiro têem emissores potentes da Antena 1 e da Antena 3 que servem praticamente toda a região, ouvindo-se até no Porto Santo. É de esperar que o novo emissor da Antena 2 (no Pico do Areeiro) melhore exponenalmente a situação.

guest6

• Visitante
« Responder #52 em: Abril 22, 2017, 08:53:54 pm »

O problema é que até agora parte significativa da Madeira não escuta em condições mínimas a Antena 2. Com apenas 4 emissores na ilha (mais 1 no Porto Santo) a maior parte dos concelhos da ilha da Madeira não sintoniza sequer a Antena 2 com o patamar mínimo de qualidade de escuta. E, como referi, o Pico do Areeiro têem emissores potentes da Antena 1 e da Antena 3 que servem praticamente toda a região, ouvindo-se até no Porto Santo. É de esperar que o novo emissor da Antena 2 (no Pico do Areeiro) melhore exponenalmente a situação.
Sim é isso. O emissor do Pico do Areeiro  é fundamental na Madeira.

guest6

• Visitante
« Responder #53 em: Abril 22, 2017, 08:59:12 pm »
A Antena 1 e 3 tem 15 emissores na Madeira. A 2 tem 6, e sem o Pico do Areeiro que nas outras duas tem "só" 44kw. 😑

364m

• Full Member
« Responder #54 em: Abril 22, 2017, 10:56:56 pm »
Esperemos que seja desta vez que a emissão de todas as antenas da rádio pública chegue em condições à zona fronteiriça do Alentejo. Já há dois anos em resposta a uma reclamação minha a RTP/Rádio reconhecia esses problemas que ainda não tinha solucionado devido a constrangimentos orçamentais:

Eis aqui extractos dos mail's:

...deslocava-me com alguma frequência à zona fronteiriça de Sobral da Adiça, Vila Verde de Ficalho e Vila Nova de S. Bento. Depois de algum interregno volto, e verifico com alguma estupefacção que as precárias condições em que eram ouvidas as emissões dos canais públicos involuiram para péssimas ou inexistentes!
....
Reportando-me concretamente à Antena 1, em Vila Nova de S. Bento não se ouve, em Vila  Verde de Ficalho, nem vestígios, e perto de Sobral da Adiça o sinal do emissor do Mendro (a 60 kms) vai aparecendo mas de tal forma deficiente que o auto-rádio tenta comutar para os emissores da Serra d'Ossa ou Elvas, a mais do dobro da distância.
E nem é necessário falar na alternativa depois do "assassinato" da Onda Média, pois não?
Não é minha pretensão apontar caminhos pois não quero imiscuir-me onde não devo, mas penso que a colocação de um emissor na Serra da Adiça, seria uma óptima solução, sendo que até há locais com infra-estruturas de telecomunicações que talvez minorassem os custos.

Resposta:

Informamos que temos conhecimento das deficiências na cobertura radioelétrica dos nossos canais de rádio, na zona do Baixo Alentejo que faz fronteira com Espanha, em particular no caso da receção móvel. A resolução do problema apresentado implica, tal como sugere, a instalação de uma nova estação emissora para reforço desta cobertura.
Dadas as difíceis condições financeiras que a empresa tem atravessado, não foi possível melhorar esta e outras situações conforme seria nosso desejo.

« Última modificação: Abril 22, 2017, 10:58:27 pm por 364m »

livelx90

• Sr. Member
« Responder #55 em: Abril 23, 2017, 06:56:16 pm »
Da última vez que estive em Vila Nova de São Bento, os emissores que melhor consegui sintonizar foram os canais espanhóis Canal Sur (94.0) e Canal Fiesta Rádio (89.5), ambos a emitir da Serra de Aracena e um ou outro emissor de Huelva. A rádio Guadalupe (88.5) de Serpa na altura que ainda emitia (penso que foi em 2011), era a rádio portuguesa que conseguia com melhor recepção no local.

364m

• Full Member
« Responder #56 em: Abril 23, 2017, 10:06:01 pm »
Da última vez que estive em Vila Nova de São Bento, os emissores que melhor consegui sintonizar foram os canais espanhóis Canal Sur (94.0) e Canal Fiesta Rádio (89.5), ambos a emitir da Serra de Aracena e um ou outro emissor de Huelva. A rádio Guadalupe (88.5) de Serpa na altura que ainda emitia (penso que foi em 2011), era a rádio portuguesa que conseguia com melhor recepção no local.

Esta é uma zona "limpa", nem sequer há emissora municipal no Rosal.  Nessa altura (2011) talvez ainda existisse a Rádio Marca, que em determinada altura foi "transladada" do Rosal para Huelva, mas não tenho a certeza. Nos últimos tempos não tem ficado imune à praga das rádios piratas religiosas que tem inundado o éter espanhol, mas felizmente têm curta duração.
Curiosamente antes da fronteira existe um local (centenas de metros) onde entra muito bem a Rádio Gilão de Tavira!

Dolby B NR

• Newbie
  • *
« Responder #57 em: Abril 30, 2017, 01:04:11 pm »
Curiosamente, zonas não muito longe de Mértola, onde havia o mesmo problema, entretanto solucionado com o pequeno emissor que serve a vila. O cerne da questão deve estar na geografia da região, onde as emissões do Mendro devem chegar muito mal, Faro não é opção porque o sinal morre antes de chegar ao Alentejo e em certos casos Monchique pode eventualmente ajudar. Mas na fronteira, só mesmo com uma nova microcobertura que sirva a raia no concelho de Serpa.

guest6

• Visitante
« Responder #58 em: Abril 30, 2017, 01:16:33 pm »
Os emissores de Monchique chegam a zonas perto de Mértola? Das várias vezes que tenho andado pela zona não recordo isso. A que zonas de Mértola chega?

364m

• Full Member
« Responder #59 em: Abril 30, 2017, 04:07:38 pm »
... Mas na fronteira, só mesmo com uma nova microcobertura que sirva a raia no concelho de Serpa.

Atenção que para aqui não estamos a falar de uma "micro-cobertura" mas de um emissor "normal".  Várias localidades têm cobertura deficiente, não só Vila Nova de S. Bento ou Vila Verde de Ficalho, mas também Barrancos e Amareleja, p. ex., e não só no concelho de Serpa, mas também em Moura, Barrancos e Mourão. Contas por alto, cerca de 1000 km2.