Esperemos que seja desta vez que a emissão de todas as antenas da rádio pública chegue em condições à zona fronteiriça do Alentejo. Já há dois anos em resposta a uma reclamação minha a RTP/Rádio reconhecia esses problemas que ainda não tinha solucionado devido a constrangimentos orçamentais:
Eis aqui extractos dos mail's:
...deslocava-me com alguma frequência à zona fronteiriça de Sobral da Adiça, Vila Verde de Ficalho e Vila Nova de S. Bento. Depois de algum interregno volto, e verifico com alguma estupefacção que as precárias condições em que eram ouvidas as emissões dos canais públicos involuiram para péssimas ou inexistentes!
....
Reportando-me concretamente à Antena 1, em Vila Nova de S. Bento não se ouve, em Vila Verde de Ficalho, nem vestÃgios, e perto de Sobral da Adiça o sinal do emissor do Mendro (a 60 kms) vai aparecendo mas de tal forma deficiente que o auto-rádio tenta comutar para os emissores da Serra d'Ossa ou Elvas, a mais do dobro da distância.
E nem é necessário falar na alternativa depois do "assassinato" da Onda Média, pois não?
Não é minha pretensão apontar caminhos pois não quero imiscuir-me onde não devo, mas penso que a colocação de um emissor na Serra da Adiça, seria uma óptima solução, sendo que até há locais com infra-estruturas de telecomunicações que talvez minorassem os custos.
Resposta:
Informamos que temos conhecimento das deficiências na cobertura radioelétrica dos nossos canais de rádio, na zona do Baixo Alentejo que faz fronteira com Espanha, em particular no caso da receção móvel. A resolução do problema apresentado implica, tal como sugere, a instalação de uma nova estação emissora para reforço desta cobertura.
Dadas as difÃceis condições financeiras que a empresa tem atravessado, não foi possÃvel melhorar esta e outras situações conforme seria nosso desejo.