Autor Tópico: Rádio Orbital - 101,9 MHz Loures  (Lida 5645 vezes)

Danl

• Hero Member
Rádio Orbital - 101,9 MHz Loures
« em: Março 05, 2018, 02:36:30 pm »
Acabo de verificar no site da LyngSat (página de frequências e updates relacionados com a recepção via satélite), que a Rádio Orbital está a emitir na frequência 11919 V 29900 3/4 num txp da Mediaset por onde também emitem as italianas R101, Radio105, RMC e a Virgin Radio Itália. Não posso confirmar, mas se for efectivamente verdade dou os meus parabéns a esta local portuguesa porque contam-se pelos dedos de uma só mão o número estações de rádio do nosso país que apostam na transmissão via satélite em free-to-air. Apenas a antena 1 e a rdp internacional transmitem através desta plataforma em sinal aberto
« Última modificação: Dezembro 20, 2021, 10:23:10 pm por AG »

Lmviana

• Full Member
Re: Rádio Orbital 101.9FM
« Responder #1 em: Março 14, 2018, 02:25:20 pm »
É realmente verdade, já confirmei. Mas o áudio está com problemas, sinal demasiado saturado.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

livelx90

• Sr. Member
Re: Rádio Orbital - 101,9 MHz Loures
« Responder #2 em: Outubro 17, 2020, 10:18:28 pm »
Neste momento locução na Rádio Orbital. É a primeira vez que me lembre de isto acontecer nesta rádio. Há jingles novos, trata-se de um novo programa: "Orbital na Pista".

Ouvi um locutor brasileiro, a anunciar a música seguinte.

Relativamente ao website, é "assustador", não haver modificações gráficas desde 2006 pelo menos.
Pode ser que venham a haver mais mexidas em breve.

Excerto 17-10: https://soundcloud.com/ssonecas/orbital-1710-excerto
« Última modificação: Outubro 17, 2020, 10:33:48 pm por livelx90 »

DXPedro

• Full Member
    • YouTube
« Responder #3 em: Novembro 30, 2020, 10:11:23 pm »
está uma maravilha. uma especiie de electri.cidade da segunda década deste século. xD

WiZZ

• Jr. Member
  • **
« Responder #4 em: Dezembro 07, 2020, 11:33:25 pm »
Orbital é a rádio dos remixes

DXPedro

• Full Member
    • YouTube
« Responder #5 em: Dezembro 09, 2020, 11:56:02 pm »
Neste momento locução na Rádio Orbital. É a primeira vez que me lembre de isto acontecer nesta rádio. Há jingles novos, trata-se de um novo programa: "Orbital na Pista".

Ouvi um locutor brasileiro, a anunciar a música seguinte.

Relativamente ao website, é "assustador", não haver modificações gráficas desde 2006 pelo menos.
Pode ser que venham a haver mais mexidas em breve.

Excerto 17-10: https://soundcloud.com/ssonecas/orbital-1710-excerto
Está mesmo horrível!!!

Sent from my iPhone using Tapatalk

livelx90

• Sr. Member
« Responder #6 em: Fevereiro 07, 2023, 06:22:11 pm »
Algo que me faz alguma confusão, sendo eu leigo no que toca a Lei da Rádio, e sendo a Orbital uma rádio de programação temática, como pode esta ser permitida por lei, não ter diariamente qualquer tipo de noticiários, locução, programas de autor, etc, (excetuando o programa swagatam que passa aos domingos) ?

Para mim, nem considero a Orbital uma rádio propriamente dita, apenas uma jukebox, já que não cria qualquer tipo de ligação com o ouvinte (numa fase mais inicial, era bem diferente).

pdnf

• Hero Member
« Responder #7 em: Fevereiro 07, 2023, 06:36:57 pm »
Algo que me faz alguma confusão, sendo eu leigo no que toca a Lei da Rádio, e sendo a Orbital uma rádio de programação temática, como pode esta ser permitida por lei, não ter diariamente qualquer tipo de noticiários, locução, programas de autor, etc, (excetuando o programa swagatam que passa aos domingos) ?

Para mim, nem considero a Orbital uma rádio propriamente dita, apenas uma jukebox, já que não cria qualquer tipo de ligação com o ouvinte (numa fase mais inicial, era bem diferente).

A Lei da Rádio é fraquíssima e não obriga a que uma temática musical tenha noticiários, locução ou sequer programas de autor. Por isso mesmo, é que temos jukebox por esse país fora. Com uma lei bem mais exigente, praticamente já não existiriam locais em Portugal. Só quem não quer entender é que percebe que numa economia como a nossa, cada um dos 308 municípios ter a sua rádio é completamente descabido. Mas o legislador assobia para o lado, e acaba a não beneficiar ninguém...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #8 em: Fevereiro 07, 2023, 06:42:30 pm »

A Lei da Rádio é fraquíssima e não obriga a que uma temática musical tenha noticiários, locução ou sequer programas de autor. Por isso mesmo, é que temos jukebox por esse país fora. Com uma lei bem mais exigente, praticamente já não existiriam locais em Portugal. Só quem não quer entender é que percebe que numa economia como a nossa, cada um dos 308 municípios ter a sua rádio é completamente descabido. Mas o legislador assobia para o lado, e acaba a não beneficiar ninguém...
;)

livelx90

• Sr. Member
« Responder #9 em: Fevereiro 07, 2023, 07:38:41 pm »

Obrigado pelo esclarecimento  ;) de facto não faz qualquer sentido

Marcus413

• Newbie
  • *
« Responder #10 em: Dezembro 31, 2024, 11:33:50 pm »
Tenho notado uma qualidade musical excelente na programação da Orbital FM.

Nada mudou quanto ao anterior aqui dito, mas creio que ela podia ser feita como é a Nova Era no Porto, pelo menos no formato da rádio, pra deixar de ser um jukebox na capital do país.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Luisf662

• Full Member
« Responder #11 em: Janeiro 01, 2025, 03:04:54 pm »
É uma excelente rádio em termos de playlist musical só é pena o som ouvir se sempre um pouco rofenho nos agudos por mais forte que seja o sinal. Em todos os rádios daqui de casa tecsun, xhdata, um rádio retro multimedia e num Grundig todos captam o audio assim. Só o do carro é que se nota menos.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #12 em: Janeiro 02, 2025, 01:23:39 am »
Os dois posts anteriores tocam nos problemas da Orbital no cerne: emissor e animadores. Quanto ao último ponto, é simples, fica mais barato e, provavelmente, ter gente dentro não iria acrescentar mais audiência. Quiçá, considerando o tipo de público, até retiraria.

Quanto ao emissor, para Norte, tem uma excelente cobertura, penso ser das que morre mais a Norte, mesmo mais que algumas de Monsanto. Isto é um outlier, mas aqui em Canelas, V.N.Gaia, 101.9 ORBITAL e 95.7 ANTENA 1 são as únicas de Lisboa que se ouvem no topo da serra, faça chuva ou faça sol. Mas, aparte do som que é, manifestamente fraco, passas a ponte 25/04 e começa o festival de interferências com a Antena 3 da Fóia. Mesmo na zona do Oriente, que está bem nas proximidades de Loures, consegues apanhar com a 3. É uma formiga contra um elefante, demasiado próximo. Os 102.0 de Peniche já mal chegam a Mafra, mexer 0.1 para a frente, poderia não ser mal pensado.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #13 em: Janeiro 02, 2025, 05:14:16 am »
É uma excelente rádio em termos de playlist musical só é pena o som ouvir se sempre um pouco rofenho nos agudos por mais forte que seja o sinal. Em todos os rádios daqui de casa tecsun, xhdata, um rádio retro multimedia e num Grundig todos captam o audio assim. Só o do carro é que se nota menos.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

É um problema histórico na Orbital. Os agudos nunca foram particularmente famosos e para encaixar aquele som com grande expansão estéreo que os caracterizava, já de si também se iam perdendo nesse efeito. Na emissão online não se nota porque vem do digital, mas no processamento analógico para FM nota-se bem.

O único tema disto é que os agudos estão ao mesmo nível que nessa época, e para a altura não eram nada maus... Só que com os anos as outras rádios avançaram e a Orbital não parece tê-lo feito nisso.

pdnf, apanhaste um mau dia para o emissor de certeza. Por norma garanto-te que ouves sem interferências de maior até pelo menos Palmela. Só começas a ter entradas vindas da Antena 3 da Fóia na N252 a partir da Venda do Alcaide, isto se o emissor estiver a operar como sempre operou por mais de 20 anos. O emissor chega bem a bastante lado, nos anos 90 havia relatos de chegar razoável a Santarém.

pdnf

• Hero Member
« Responder #14 em: Janeiro 02, 2025, 01:26:16 pm »
pdnf, apanhaste um mau dia para o emissor de certeza. Por norma garanto-te que ouves sem interferências de maior até pelo menos Palmela. Só começas a ter entradas vindas da Antena 3 da Fóia na N252 a partir da Venda do Alcaide, isto se o emissor estiver a operar como sempre operou por mais de 20 anos. O emissor chega bem a bastante lado, nos anos 90 havia relatos de chegar razoável a Santarém.
Sobe a Alfama, num dia frio e de chuva, e vê, por exemplo, o que é que ouves por lá. Pista: até a Cidade FM e a Antena 2 apanham pancada.
Rádio é: