Autor Tópico: Frequências em Torres Vedras  (Lida 6860 vezes)

Linxtuga

• Hero Member
Frequências em Torres Vedras
« em: Abril 10, 2016, 08:20:15 pm »
Esta semana tomei a liberdade de visitar, pela primeira vez, a cidade de Torres Vedras. Apanho o autocarro das 10:20, tudo pela A8 ao longo de 35 minutos bem passados... e constato algo impressionante. A apenas 40 km's de Lisboa, não se escuta NEM UMA das frequências de Lisboa a partir da Malveira/Arruda para cima! A orografia deste troço da A8 é muito montanhosa e cria muitas barreiras e dificuldades de escuta. É uma viagem linda, é verdade, e que fiquei com vontade de repetir, mas com este senão.

Os problemas começam logo após o nó de Frielas, com muito mais interferências do que o suposto normal para aquela distância a Lisboa. Melhoram durante alguns km's ao passar pelos nós de Loures e de Lousa, mas a partir daqui tudo muda. Ao chegar a uns 2000 metros do nó de ligação à A21 é quase impossível escutar decentemente inúmeros emissores de Lisboa, só as mais potentes se safam (a RFM em 93.2, a Comercial em 97.4 e pouco mais que isto). Uns 4 km's depois disto e deixa-se completamente de ouvir a Comercial e a RFM.

A partir daqui passamos uns bons 10 km's com muitas dificuldades de escuta de tudo o que não sejam frequências de Santarém. Escutam-se as 3 rádios públicas, a Comercial de Santarém (em mono s/RDS), a RFM e a Mega Hits de... Sintra, em condições razoáveis c/RDS a falhar muito (Lisboa não serve para nada, Santarém não se ouve, Lousã nada feito), a M80 de Santarém (igual à Comercial), e depois a HiperFM de Rio Maior (razoável), a Radioeste em 97.8 (boa a razoável) e a RR com escuta estável e boa em 90.2. Tudo o resto é para esquecer, salvo exceções muito pontuais ao longo do trajeto.

Mais perto de Torres Vedras Sul (sensivelmente 6 km's) é que se começa a apanhar a 94FM com sinal fraco, a Rádio Europa (onde terão eles o emissor?) com sinal bastante forte, e começam a estabilizar a Comercial e a M80. Mesmo no centro de Torres valem as locais, as "próximas" e as de Santarém (exceto a RFM, que curiosamente se faz ouvir a partir de Sintra em 106.8 em condições razoáveis a boas, mas a Mega Hits é inaudível).

Diga-se de passagem que Torres Vedras tem rádios à imagem da cidade, renovadas, respeitáveis e frescas - adorei ouvir a Rádio Europa, e mesmo a Radioeste, mais local, é de valor. E claro, a HiperFM que faz ótimo serviço por ali (não chega a Cidade de Alcanena, não...). Tomara que na Grande Lisboa a HorizonteFM, a RDS e a Baía tivessem metade da qualidade que a Europa tem.

Uma última nota: a TSF perde-se apenas 2000 metros depois da saída de Loures e para não mais voltar. Não servem os 107.4 para nada, e nem sequer em Torres servem os 103.0 da ex-Rádio Caldas - não há TSF ali. Nada de nada. Desconheço se o emissor está a precisar de tempos melhores, mas não se ouvir uma rádio das Caldas a pouco menos de 30 km's dali mesmo que com falhas... enfim.

Foi esta a minha manhã em Torres. Com um bom equipamento de captação, mas com um único objetivo: desfrutar daquilo que para mim é um local completamente novo, porque nunca lá tinha ido.
« Última modificação: Dezembro 27, 2023, 10:58:25 pm por AG »

guest6

• Visitante
Re: A loucura para ouvir rádio em Torres Vedras
« Responder #1 em: Abril 10, 2016, 09:19:12 pm »
Isso foi num auto rádio ou num telemóvel? Pois se foi num telemóvel, num auto rádio a realidade será totalmente diferente...

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #2 em: Abril 10, 2016, 10:32:46 pm »
Isso foi num auto rádio ou num telemóvel? Pois se foi num telemóvel, num auto rádio a realidade será totalmente diferente...

Num telemóvel, mas com excelente seletividade e capacidade de receção. Um Nokia Lumia 625, já agora. A receção costuma ser muito próximo do que se consegue captar no Laguna II da família - e esse tem pior seletividade, não muito, mas pior -, pelo menos com os Sennheiser que utilizei (que não são exatamente baratos). É dos melhores telemóveis que tive nesse aspeto em muitos anos.

Foi com essa base que andei. Mesmo o próprio motorista da Barraqueiro tinha aquilo ligado na Renascença (provavelmente por causa disso).
« Última modificação: Abril 10, 2016, 10:38:28 pm por Linxtuga »

guest6

• Visitante
« Responder #3 em: Abril 10, 2016, 10:38:26 pm »
Não compare um auto rádio com um telemóvel. A antena, a capacidade de captação e força de sinal, a selectividade tudo, mesmo que esse telemóvel seja do melhor, a antena (o fio dos auscultadores) é miserável comparada com a mais vulgar antena de carro...

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #4 em: Abril 10, 2016, 10:48:22 pm »
Não compare um auto rádio com um telemóvel. A antena, a capacidade de captação e força de sinal, a selectividade tudo, mesmo que esse telemóvel seja do melhor, a antena (o fio dos auscultadores) é miserável comparada com a mais vulgar antena de carro...

Mas se este telemóvel não encontra sinal, mesmo que miserável, de certas frequências - é o autorádio que vai encontrar? A minha experiência com este conjunto de equipamento diz-me que não... atenção, com este, já tive telemóveis muito piores, claro.

Evidentemente que há locais onde vai ser melhor, por causa desses fatores todos que o Abílio refere e bem - Santarém, por exemplo, deve fazer-se ouvir melhor num autorádio que no meu telemóvel. Mas não ter sinal da TSF das Caldas, por exemplo, já não me parece feitio, parece mesmo defeito. É que não estava lá nada, mesmo. A apenas 26 km's, era sinal zero, e ainda calcoreei quilómetro e meio junto a redes viárias para ver se conseguia apanhar. Nada.

A zona é difícil em orografia, também é verdade. Isso ajuda imenso a zonas de sombra, bloqueios de sinal e coisas afins.

Ao que escrevi acrescento que ainda consegui apanhar uma rádio em 99.0 a Rádio Clube da Lourinhã em 99.0 (sinal meio fraco) e a Hit Rádio em 106.4 em boas condições, que me esqueci à altura do post. Não sei como ficou a captação dessas duas porque só fiz uma segunda volta ao bandscan já perto de Torres.
« Última modificação: Abril 10, 2016, 10:50:30 pm por Linxtuga »

guest6

• Visitante
« Responder #5 em: Abril 10, 2016, 10:53:49 pm »
É incomparável... A diferença de captação da mais vulgar antena; que está fora, e você que estava dentro de um autocarro, certo? Tente fazer tudo isso num carro actual com um rádio mediano e que tenha por exemplo um Atena amplificada e perceberá que a realidade é totalmente diferente da que você constatou...

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #6 em: Abril 10, 2016, 11:10:46 pm »
É incomparável... A diferença de captação da mais vulgar antena; que está fora, e você que estava dentro de um autocarro, certo? Tente fazer tudo isso num carro actual com um rádio mediano e que tenha por exemplo um Atena amplificada e perceberá que a realidade é totalmente diferente da que você constatou...

Exatamente, estava dentro do autocarro, junto à janela (como gosto de estar).  ;)

Claro que com uma antena amplificada será bastante diferente (tenho uma no posto fixo de escuta no quarto, adaptada precisamente de uma antena automóvel). A minha questão é - será que replica verdadeiramente todo o tipo de escuta que é feito? Não digo que a maior parte da escuta seja feita com telemóveis, porque não é, mas será justo comparar, para mais de forma amplificada?

Dito isto, sublinho que duvido mesmo que a TSF meta sinal em Torres, por exemplo. Não se pode amplificar o que não existe... uma das primeiras coisas que aprendi nestas lides, já há uns bons anos.  8)

guest6

• Visitante
« Responder #7 em: Abril 10, 2016, 11:15:43 pm »
Não digo que a TSF chegue a Torres Vedras, mas do pouco que conheço, e na A8 não conheço nada, num auto rádio de certeza que vai muito mais longe que Loures.

guest6

• Visitante
« Responder #8 em: Abril 11, 2016, 12:12:59 pm »
Veja isto com atenção, e posso lhe dizer que estes mapas normalmente não são NADA optimistas, e com um auto-rádio "normal" e a respectiva antena "normal" vai conseguir esta cobertura, ou melhor, dificilmente é pior. Mas não compare NUNCA um auto-rádio com um telemóvel e ainda por cima dentro de uma "caixa" metálica que é o autocarro.
http://fmscan.org/net.php?m=m

JLopes

• Newbie
  • *
  • Radio, live transmission.
« Responder #9 em: Abril 12, 2016, 12:31:32 am »
Nem sequer faz sentido digo eu, apanhar a Cidade e a Mega Hits mas nem apanhar a TSF (89.5) . A TSF ainda tem um emissor de 5 KW que chega longe. Não conheço nenhum telemóvel recente com rádio FM que tenha um bom sintonizador.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #10 em: Abril 17, 2016, 01:24:03 am »
Veja isto com atenção, e posso lhe dizer que estes mapas normalmente não são NADA optimistas, e com um auto-rádio "normal" e a respectiva antena "normal" vai conseguir esta cobertura, ou melhor, dificilmente é pior. Mas não compare NUNCA um auto-rádio com um telemóvel e ainda por cima dentro de uma "caixa" metálica que é o autocarro.
http://fmscan.org/net.php?m=m

Não são otimistas e às vezes até sobreestimam, tem os dois lados. O da 105.4 Cascais está muito errado, por exemplo. Garanto-lhe que a 105.4 mete sinal - e bom sinal! - em Montijo, em Alcochete e mesmo no Pinhal Novo, zonas que segundo esse mapa não são abrangidas porque o sinal não passa do Barreiro.

Mas obviamente que não duvido do que me refere, até porque tem obviamente mais anos disto que eu, mero entusiasta. :)

Já cheguei a uma conclusão, quanto a isto, depois de novos testes (porque agora fiquei curioso!): o recetor do telemóvel tem uma falha fatal. Não se dá nada bem com relevos. Ou seja, se o relevo for plano a performance é boa o suficiente para ter escuta estável por largos períodos (próxima de carro, sim), mas em zonas mais acidentadas dá-se muito mal, muito pior do que numa viatura. Possivelmente tem mesmo que ver com o facto de ser telemóvel, sim...

Ou por outras palavras: em zonas planas consigo replicar os mapas de cobertura, em zonas acidentadas, de facto, não consigo e fica muito longe do ideal.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #11 em: Abril 18, 2016, 02:09:55 am »
Tem uma falha...???!!! Esqueça a qualidade de recepção nos telemóveis, seja o melhor que possa encontrar... E testes de recepção muito menos...

É uma forma de dizer. Mas acho essa posição extrema, demasiado extrema. Daqui a bocadinho não posso sequer saber que rádios há no éter local só porque em vez de ser de carro é com telemóvel? Não faz sentido, nem concordo com essa posição.

Continuarei a fazer bandscans, e testes, porque gosto, deixando sempre a ressalva que é com telemóvel, com tudo o que implica. Claro, bandscans minimamente decentes e representativos, não vou buscar coisas duvidosas. Desde há vários anos que assim é e não era agora que ia mudar. Continua a ser a ferramenta mais útil, por exemplo, para esporádicas que uma pessoa não está à espera de apanhar e que existem por tempo limitado.

Volto a dizer e desafio quem queira a fazer este teste com qualquer viatura: a TSF não chega a Torres Vedras em condições sequer mínimas, em 89,50 MHz. Já lá estive, já fiz os testes. Se se verificar o oposto dou a mão à palmatória. ;)

Para lá chegar tinha de chegar bem (mínimo Mono sem falhas) à vila de Sesimbra e a todo o concelho de Setúbal e, em Palmela, fraqueja que é uma maravilha a partir do final da N379-2 e do início da Volta da Pedra. Chega ao final dessa nacional e a qualidade de escuta diminui a pique para níveis insustentáveis a curto/médio prazo. Era a sua obrigação mínima com 5000W de PAR (de certeza que está com menos que isto) e não o consegue, nem de carro, nem de telemóvel, nem de nada. Comparativamente, a orografia é muito mais fácil, a distância ao elemento radiante perto de ser a mesma, e ainda tem o Tejo a ajudar. Não há desculpas.

Nada mais a acrescentar.