Autor Tópico: Bauer Media Audio Portugal - rede de emissores  (Lida 159693 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: Bauer Media Audio Portugal - rede de emissores
« Responder #465 em: Janeiro 03, 2026, 05:01:17 pm »
Eu noto que a Bauer pouco ou nada tem feito.
Não aposta em novos emissores na Comercial e na M80,casos de Setúbal, Manteigas,Coimbra cidade.
Não arrisca na grelha,não reforça a M80 e a Cidade. Parece tudo muito a deriva.

Adiciono que a M80 Manteigas, sendo uma local deste concelho, tem as antenas apenas direcionadas para a cidade da Guarda e nenhuma para a vila de Manteigas que deveria cobrir exemplarmente. Ao invés, tem muitas zonas mortas na própria localidade de Manteigas.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #466 em: Janeiro 03, 2026, 05:20:26 pm »
Quero tambem acrescentar que há mudanças na velocidade das musicas a espaços, acelerando ou desacelerando, embora que muito ligeiramente as musícas, e tambem acontece por vezes breves e repentinos encraves ou aceleros da musica, como se fossem bugs do software de automaçâo, bem como falhas no sinal de satélite que tambem adicionam falhas, especialmente quando chove forte.
Isto ocorre nos 99,7 da Cidade Fm Algarve (Loulé) tanto em emissao nacional como local.
Luís Gonçalves

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #467 em: Janeiro 04, 2026, 12:56:38 am »
Quero tambem acrescentar que há mudanças na velocidade das musicas a espaços, acelerando ou desacelerando, embora que muito ligeiramente as musícas, e tambem acontece por vezes breves e repentinos encraves ou aceleros da musica, como se fossem bugs do software de automaçâo, bem como falhas no sinal de satélite que tambem adicionam falhas, especialmente quando chove forte.
Isto ocorre nos 99,7 da Cidade Fm Algarve (Loulé) tanto em emissao nacional como local.

Também já apanhei essa aceleração/desaceleração há 2 dias numa música do Pedro Sampaio, mas não ouço o suficiente para concluir se dali havia um caso geral ou não. Pelos vistos, é algo mais transversal então...

pdnf

• Hero Member
« Responder #468 em: Janeiro 04, 2026, 12:59:45 am »
Estive esta tarde na região de Aveiro, sai de Gaia em 97.7 e só entrei em 90.8 Lousã na Costa Nova, cerca de 1km após o final da A25, para logo voltar a Gaia. O sinal de Vila Nova de Gaia é excecional, o da Lousã quando entra, é extremamente instável.

Depois, fui ao centro de Aveiro, na rotunda do Fórum Aveiro é espetacular, não tens sinal, nem de 90.8, nem de 92.2 (!!!), e 97.7 tem ali uma zona de sombra, que se prolonga pela rua que dá acesso ao Rossio. Mas na rotunda é mesmo muito notório, o sinal desaparece totalmente. 92.2 está lá, não sei exatamente a fazer o quê, mas deve estar a operar a tão baixa potência que só me entrou por não mais que 100m, junto à Estação de Aveiro, de resto, é Gaia 99% do tempo.

Por comparação, na volta, fui na RFM, 97.4 também não servem para grande coisa, mas são preferenciais até entrar na A25, no nó da EN109 junto ao Pingo Doce. Depois, vai em 91.7 sempre até ao nó de Ovar Sul, depois vai até Maceda em troca e, daí em diante, segue em 104.1, como expectável.

É uma opção da Comercial, mais do que uma questão de falha, mas, o que me parece é que, ao focar tanto Gaia na orientação a sul, quase de certeza que vai ter zonas mais descobertas a Norte, porque, repito, não há Muro.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #469 em: Janeiro 04, 2026, 02:16:05 am »
Esses 92,2 e 97,4 em Aveiro são do mais redundante que há (sendo que os 102,5 da RR não raras vezes levam "ripada" da TSF na mesma frequência), nunca percebi porque é que esses retransmissores foram instalados.

pdnf

• Hero Member
« Responder #470 em: Janeiro 04, 2026, 02:39:15 am »
Esses 92,2 e 97,4 em Aveiro são do mais redundante que há (sendo que os 102,5 da RR não raras vezes levam "ripada" da TSF na mesma frequência), nunca percebi porque é que esses retransmissores foram instalados.
Certíssimo, eu já acho isso dos 106.7 e 95.2 Arestal, mas os de Aveiro cidade são ainda piores. Os 102.5, nunca percebi porque não são, por exemplo, 102.6, já não apanha influencia do Minhéu, e em Aveiro, já é muito longe para sofrer com a Sudoeste. Mesmo em propagação, aqui pelo sul de Gaia, já cheguei a apanhar entradas da TSF na RR.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #471 em: Janeiro 04, 2026, 12:31:10 pm »
92.2 péssima localização,longe do centro e pouca potência.
A RFM e RR teem mais potência

pdnf

• Hero Member
« Responder #472 em: Janeiro 04, 2026, 07:57:11 pm »
92.2 péssima localização,longe do centro e pouca potência.
A RFM e RR teem mais potência
Isso também me pareceu desde sempre, sinceramente. Pelo menos, mesmo com condições favoráveis de propagação, chego a ter a RFM e a RR a chegarem bem, e a Comercial a ser totalmente cilindrada pela Antena 2 de Ponte de Lima, que só tem mais 0,1kw, está muito mais longe, e não beneficia do efeito mar. As micros de Aveiro êm todas, em teoria, os mesmos 0.2kw, que é mesmo muito pouco, mas, por acaso, pensava que estavam todas em Oliveirinha, curiosamente, a Comercial ainda está mais perto, portanto, em teoria, dever-se-ia fazer ouvir ainda mais do que as concorrentes.

Rádio é:

modernices

• Hero Member
« Responder #473 em: Janeiro 04, 2026, 10:14:22 pm »
Tive uma reunião na semana passada com colegas da ANACOM que me disseram que a área técnica da BMAP está a saque.
Quem tem estado a gerir o departamento é o próprio ceo que de nada entender do assunto tem atirado tiros atrás de tiros nos pés.
A última é que terá contratado um diretor técnico que nunca entrou num estúdio de rádio (isto depois de ter contratado uma diretora técnica com experiência em sites de roupa íntima).

ouvinte

• Hero Member
« Responder #474 em: Janeiro 04, 2026, 11:03:52 pm »
Tive uma reunião na semana passada com colegas da ANACOM que me disseram que a área técnica da BMAP está a saque.
Quem tem estado a gerir o departamento é o próprio ceo que de nada entender do assunto tem atirado tiros atrás de tiros nos pés.
A última é que terá contratado um diretor técnico que nunca entrou num estúdio de rádio (isto depois de ter contratado uma diretora técnica com experiência em sites de roupa íntima).

A ser verdade, a empresa lá fora dá cartas, cá dentro dá contratos de trabalho independentemente de haver ou não competência. É a tugalandia a funcionar.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #475 em: Janeiro 04, 2026, 11:13:21 pm »

A ser verdade, a empresa lá fora dá cartas, cá dentro dá contratos de trabalho independentemente de haver ou não competência. É a tugalandia a funcionar.
Não me surpreende nada. E explica o que temos vindo a escrever aqui ao longo dos últimos anos.

Enquanto o grupo continuar a obter audiências e respectivas receitas publicitárias, nada irá mudar.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #476 em: Janeiro 05, 2026, 08:21:42 pm »

Da minha experiência na área o apoio de 92.2/97.4 não é muito em Aveiro, é sobretudo... em Ílhavo (o que é uma ironia, mas pronto), muito mais que em Aveiro. A Comercial em 92.2 quase nunca é alternativa em lado nenhum da cidade, a RFM ainda consegue ser minimamente útil num ou noutro ponto, muito pouco, mas consegue. É sobretudo a caminho da Costa Nova e já dentro de Ílhavo que a utilidade dessas micros é mais premente. Mas também só o descobri por acidente.

Aveiro é 97.7 na Comercial com apoios mínimos de 90.8, e na RFM é 91.7 sobretudo e depois de forma mais secundária em 104.1 ou 97.4 (sendo que a mim me faz uma confusão danada ser em 97.4 porque é a mesma frequência da Comercial de Lisboa, contingências de sabê-las de cor...).

Não me surpreende nada. E explica o que temos vindo a escrever aqui ao longo dos últimos anos.

Enquanto o grupo continuar a obter audiências e respectivas receitas publicitárias, nada irá mudar.

Completamente. E nota-se muito bem isso na performance em antena. Precisavam era de contratar alguém para essa área que tivesse experiência de Norte, em vez de serem lisboetas ou gente da Linha que de Norte não sabem uma linha. Dava bastante jeito, para se conseguir ouvir melhor.

Adorei a história dos diretores, modernices... explica tanto. Obrigado pelo feedback, que sempre é algo de um bálsamo face ao estado atual de coisas, tão decrépito.
« Última modificação: Janeiro 05, 2026, 08:23:58 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #477 em: Janeiro 06, 2026, 01:49:27 am »
Da minha experiência na área o apoio de 92.2/97.4 não é muito em Aveiro, é sobretudo... em Ílhavo (o que é uma ironia, mas pronto), muito mais que em Aveiro. A Comercial em 92.2 quase nunca é alternativa em lado nenhum da cidade, a RFM ainda consegue ser minimamente útil num ou noutro ponto, muito pouco, mas consegue. É sobretudo a caminho da Costa Nova e já dentro de Ílhavo que a utilidade dessas micros é mais premente. Mas também só o descobri por acidente.

Aveiro é 97.7 na Comercial com apoios mínimos de 90.8, e na RFM é 91.7 sobretudo e depois de forma mais secundária em 104.1 ou 97.4 (sendo que a mim me faz uma confusão danada ser em 97.4 porque é a mesma frequência da Comercial de Lisboa, contingências de sabê-las de cor...).
Olha que eu andei todo o sábado de tarde pela Costa Nova e nem uma única vez me foi aos 92.2. Nem uma, sequer. Mesmo quando sais da A25, há ali uns 200m, virando para a Costa Nova em que ele vai aos 90.8 mas em sofrimento, ainda, com pipocas, e, de resto, é sempre 97.7, que duram muito para lá do normal. Aliás, um ponto curioso que me esqueci de referir, é que em Coimbra, mesmo em Santa Clara, é de longe a melhor frequência de Vila Nova de Gaia, de resto, a única que mesmo no rádio de bolso entra PS, e, depois da Antena 3, é sem dúvida a mais pressionada, porque tem a Pampilhosa da Serra em cima, que em Coimbra já seria expectável que se ouvisse belissimamente, só que a Comercial não deixa. Vale-lhes que retransmitem na São Miguel.
Para mim, parece-me evidente que Aveiro deveria ser já Lousã, e era, mas de há dois anos a esta parte, mudou. Posso-te assegurar que pela A17, a Comercial só deixa sinal decente a partir de Mira e é aí que começa a ser preferencial. Pela A1, à passagem de Pombal, entre o nó e a área de serviço, vai a Gaia, o que acho mesmo surreal.
Essa dos 97.4 já me habituei, por aqui é uma guerra quente no Verão, é a frequência, de longe mais cobiçada em propagação: Comercial Lisboa, RFM Aveiro, Radio3 Vigo, M80 Vila Real e este ano ainda consegui a proeza de apanhar uma das Canárias. Chego a ter, na mesma varanda de 5 metros, todas em simultâneo, obviamente, sendo a M80 a mais sofrida.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #478 em: Janeiro 06, 2026, 01:13:51 pm »
Então olha, já devem ter mudado as coisas, ou então as micros estão com uma potência agora tão reduzida que se tornam inúteis na prática. Realmente, haver micros no sul de Aveiro que nem a sua função cumprem em lado nenhum é bastante chato...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #479 em: Janeiro 08, 2026, 01:00:58 am »
Dificuldades de captação da Rádio Comercial hoje em 97.7, sem qualquer interferência exterior que se veja, mesmo em linha de vista e em campo aberto. Queres ver que também esta apanhou o síndrome da potência reduzida?

Ou o diretor técnico está simplesmente a deixá-las cair todas porque não estão a passar em nenhuma?