Autor Tópico: Bauer Media Audio Portugal - rede de emissores  (Lida 122486 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: Bauer Media Audio Portugal - rede de emissores
« Responder #75 em: Junho 16, 2016, 02:07:00 pm »
A meu ver,as principais zonas onde a M80 deveria melhorar a cobertura seriam na cidade da Guarda,em Braga e tentar chegar a Viana.
Fora isso até apresenta boa cobertura a excelente mesmo.
Pena que existam certos problemas técnicos que estraga tudo,e refiro-me ao emissor de Manteigas que basta haver mau tempo e estraga tudo: emissão local em que músicas saltam em falso isto até ficar totalmente em branca,já para não falar nas entradas e saídas ao longo da emissão em cadeia que nunca são bem sincronizadas.
Acho que isso estraga e prejudica a cobertura e escuta da M80,pois o emissor de Manteigas tem uma cobertura excelente mesmo na região de Viseu,complementanto e muito com os 95.6 (zonas de Nelas,Canas de Senhorim,Carregal do Sal,Santa Comba Dão,Tábua).

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #76 em: Junho 18, 2016, 06:18:16 pm »
Rede regional sul: justificava-se claramente o reforço de cobertura da M80 em Sintra, Mértola e Elvas, concelhos já servidos por um emissor local da Rádio Comercial.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Remember

• Full Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #77 em: Agosto 04, 2016, 09:17:06 pm »
Boa noite, esta frequência têm sido fustigada pela rádio comercial do Mendro, alguém sabe a potência do emissor?
Rádio Amália completamente abafada!!!
« Última modificação: Julho 16, 2022, 01:03:29 am por AG »

guest6

• Visitante
« Responder #78 em: Agosto 04, 2016, 09:41:09 pm »
Boa noite, esta frequência têm sido fustigada pela rádio comercial do Mendro, alguém sabe a potência do emissor?
Rádio Amália completamente abafada!!!

Radio Comercial Mendro 50Kw ( http://fmscan.org/net.php?r=f&m=s&itu=POR&pxf=R%E1dio+Comercial&rg=bej )

Radio Amalia Odivelas 2Kw ( http://fmscan.org/net.php?r=f&m=s&itu=POR&pxf=R%E1dio+Am%E1lia&rg=lis  )

Mas tem sido fustigada em que zona de escuta? Esse "pormenor" faz TODA a diferença.

Remember

• Full Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #79 em: Agosto 04, 2016, 09:48:25 pm »
Aqui na zona da Povoa de Santa Iria e tenho visto em outras zonas a norte de Lisboa o mesmo. Antes das 20H já nem sinal da Amália havia! Pois eu sei que a rádio é de Odivelas e que só têm 2Kw, agora não sabia era da potência do emissor da Comercial, 50 é qualquer coisa  ;D

guest6

• Visitante
« Responder #80 em: Agosto 04, 2016, 09:56:17 pm »
Nesta altura é a época de algo chamado "propagação troposférica". https://pt.wikipedia.org/wiki/Propaga%C3%A7%C3%A3o_troposf%C3%A9rica
E acontecem fenômenos desses.

Remember

• Full Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #81 em: Agosto 04, 2016, 11:20:32 pm »
Obrigado, pois também sei disso por ser curioso! Tinha era curiosidade em saber a potência do emissor, visto que a propagação não se verifica assim todos os dias... e não é nada que me espante com 412m de elevação e uma potência dessas...Fica explicado o porque de ser quase todos os dias!

guest6

• Visitante
« Responder #82 em: Agosto 04, 2016, 11:26:07 pm »
Aqui tem localização e potencia de quase tudo o que é emissor em FM no mundo: http://fmscan.org/

Remember

• Full Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #83 em: Agosto 04, 2016, 11:28:03 pm »
Obrigado Abílio, já nem me lembrava desse site :)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #84 em: Outubro 19, 2016, 10:50:17 am »
Posso adiantar que a Lixa FM (raio de nome...) não se capta de todo no eixo Póvoa de Varzim - Matosinhos. Por causa dos 94.3 da Vodafone FM. Verificarei no Porto se é captavel mas tudo indica que a área de cobertura está circunscrita aos arredores norte.
Para entrar no Porto teria que ter pelo menos 1KW e mesmo assim muito dificil por causa do maior osbtaculo que qualquer rádio para além de Gondomar/Valongo tem para entrar na cidade que é a Serra de Valongo.
Talvez por isso mesmo a M80 Valongo, do que ouvi, entre bastante bem no centro do Porto... fiquei surpreendido quando escutei! Não entendo é a lógica de haver os 90.0 sem emissão para o Porto e depois a M80 em Valongo, que podia fazer emissão local para o Porto, não faz, faz para Valongo; mas não vou desenvolver isto que é fora de tópico.
A meu ver as frequências no Porto da MCR estão mal organizadas:
Julgo que teria mais lógica colocar a Cidade nos 89,5 (são a melhor frequência depois dos 90,0), a Smooth nos 105,8 (chegam bem a Sul e comutariam bem com os 92,8 no distrito de Aveiro tal como agora), a Vodafone em 107,2 (para ficarem com boa cobertura a Sul do Porto).
Sobram os 94,3 da Maia... Que ficariam para a M80 dado que se trata da rádio mais importante do grupo, a seguir à RC.
« Última modificação: Outubro 19, 2016, 10:51:48 am por AG »

pdf

• Visitante
« Responder #85 em: Outubro 19, 2016, 11:02:38 am »
O problema dos 94,3 MHz em comparação com os 105,8 MHz - na mesma torre - é que a primeira frequência opera com reflectores. Assim, não joga em igualdade de circunstâncias com a segunda.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #86 em: Outubro 19, 2016, 04:52:37 pm »
O problema dos 94,3 MHz em comparação com os 105,8 MHz - na mesma torre - é que a primeira frequência opera com reflectores. Assim, não joga em igualdade de circunstâncias com a segunda.
Daí serem uma frequência fraquinha. Sinceramente, acho desnecessária para a MCR, não percebo porque compararam a empresa proprietária da frequência, em vez de simplesmente terminarem o contrato de aluguer. Também não entendo o motivo da troca de frequências com a actual Sim Porto em 100,8.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #87 em: Outubro 19, 2016, 07:58:07 pm »
E não só. Eu acho que a meu ver,por exemplo,os 101.0 de Vale de Cambra fazem falta a uma emissão nacional da Cidade em vez dos 104.4 Amares. Na A1,entre os 107.2 e os 99.7,isto em emissão local,vai haver alturas em que não há comutações excelentes.
Na grande Porto os 94.3 são mais fracos. Os 105.8 por vezes dá em redundância,mas a zona de Valongo e assim tem muitos ouvintes M80,logo uma troca com os 94.3 seria algo a ser pensado,pois para cumprir o que se pede aos 105.8 os 94.3 servem perfeitamente.
Na Guarda,apesar da redundância,até está tudo bem,faltaria era deslocalizar o emissor do Sabugal de modo a melhorar a cobertura na capital de distrito. Bem como os 103.8 de Fafe que mal chegam a Braga.
Manteigas é a questão dos problemas técnicos,pois fora isso é um emissor que complemente muito com Viseu.
Aliás,ontem e hoje esteve,na emissão nacional,com rds local e as comutações não corriam bem em Santa Comba Dão e em Nelas,por exemplo.

augusto neto

• Sr. Member
« Responder #88 em: Outubro 19, 2016, 08:53:40 pm »
De facto é triste uma pessoa vir a um fórum de rádio e ler o que as pessoas dizem de retransmissores de redes de rádio pertencentes a grandes grupos de média e das suas respectivas coberturas quando originalmente e segundo a Lei da Rádio foram atribuídos a rádios locais e tinham essa função legal.
Agora assiste-se a trocas de ideias e discussões sobres os emissores transformados em meros retransmissores como se de origem e legalmente eles tivessem sido criados para tal fim.
Aliás... É ver quem são as pessoas que dirigem a Associação Portuguesa de Radiodifusão e está tudo explicado.
A Lei da Rádio actualmente foi moldada com a conivência da APR para beneficiar a MCR (e as outras) e é por isso que se chega ao ponto de num fórum se ver discussões deste tipo.
Rádios locais transformadas em meros retransmissores que se trocam e voltam a trocar a belo prazer dos grandes grupos!

pdf

• Visitante
« Responder #89 em: Outubro 20, 2016, 10:00:16 am »
Vou tecer uma consideração sobre o post anterior ao meu e logo de seguida apelar para que se mantenham ontopic:

Não é isso que está em discussão. A conversa dos "grandes grupos" já enjoa. As frequências locais foram mal distribuídas à partida. Um exagero de alvarás concedidos em concelhos que não têm dimensão nem mercado (agora muito menos mercado) para albergar duas (e em alguns casos até mais) concorrentes. Nem vou ao detalhe, falo-lhe só de capitais de distrito: faz algum sentido Vila Real ter 3 alvarás e Beja 2, por exemplo? Beja tem menos um porquê?

A ira é sempre canalizada para os "grandes grupos", mas nunca para os legisladores da altura da legalização das locais que permitiram uma distribuição absurda do espaço radioeléctrico ou para os proprietários das rádios. Afinal de contas, são estes últimos que permitem a venda. No entanto, nunca os vejo a levar com as balas.

A culpa é sempre do tirano da capital.