Autor Tópico: TSF - rede de emissores  (Lida 39291 vezes)

XFM

• Full Member
  • Para uma imensa minoria.
TSF - rede de emissores
« em: Fevereiro 20, 2016, 09:06:36 pm »
Tópico para discutir novidades/anomalias acerca das frequências da TSF.
« Última modificação: Setembro 04, 2022, 10:00:19 pm por AG »

PedroTavares

• Jr. Member
  • **
Re: TSF - rede de emissores
« Responder #1 em: Fevereiro 21, 2016, 01:34:04 pm »
Existe diferença significativa na qualidade do sinal da TSF para as rádios nacionais com emissor no Monte da Virgem? A minha ideia, e não sou um conhecedor profundo do norte,  é que não, mas hão de haver pessoas mais informadas no fórum.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2 em: Fevereiro 21, 2016, 05:21:26 pm »
Eu também acho que não e se calhar compensa mais ter emissor em Valongo e micro frequência no Porto do que o contrário...
Isto nas minhas idas ao Porto não noto diferença nenhuma dos emissores de Valongo no seu desempenho na grande Porto.
E,a meu ver,os de Gaia têm dificuldades a chegar a zonas mais no interior do distrito como Valongo,Santo Tirso,Penafiel (posso estar em erro),já os de Valongo acho que não.
Mas se alguém puder dar a sua opinião ficava agradecido.
O único senão mesmo dos emissores provenientes de Valongo é quiça nas comutações com os emissores da Lousã na zona de Aveiro.

Boxx

• Hero Member
« Responder #3 em: Fevereiro 21, 2016, 05:24:53 pm »
Pela experiência que tenho, todas as rádios que têm emissores no monte da virgem cobrem melhor o grande Porto. A TSF é de facto a excepção para pior. Algumas delas como as do grupo RR, já tiveram em Valongo, e mudaram para Gaia.

guest6

• Visitante
« Responder #4 em: Fevereiro 21, 2016, 07:07:50 pm »
Pela experiência que tenho, todas as rádios que têm emissores no monte da virgem cobrem melhor o grande Porto. A TSF é de facto a excepção para pior. Algumas delas como as do grupo RR, já tiveram em Valongo, e mudaram para Gaia.
Mudaram para o Monte da Virgem e passaram a ter micro-emissor para Valongo. Os 105.3 Não apresentam dificuldades nenhumas no Porto, mesmo nas zonas difíceis da Foz e da Ribeira. Falo por experiencia própria e analises no terreno (Moro no Porto e conheço bem o terreno e a TSF é 1 das minhas escutas + frequentes.) E os outros emissores da TSF ( 106.5 / 106.9 / 107.6 e 107.4 fazem bem o resto) Deixem estar os 105.3 em Valongo que estão bem. Posso dizer que quando o emissor de Valongo apresenta falhas, o de reserva está no edifício do JN (c/ 5Kw) e mesmo assim a coisa funciona pois os outros emissores "tapam" muitos dos buracos...

viana_am.fm

• Newbie
  • *
« Responder #5 em: Agosto 01, 2017, 08:33:56 pm »
Boa tarde.
Escutei hoje, pela primeira vez na zona norte de Viana do Castelo a TSF em 94.4 fm. Pelo que me parece, julgo ser uma nova frequência já que, no quadro de frequências divulgado no site da rádio não surge a referida frequência.
Poderei estar enganado mas, julgo que a nova torre que se ergueu na passada semana junto ao emissor da Comercial em Moledo (88.5) poderá justificar esta situação. Nos próximos dias, passarei por modelo para umas fotos do local.

guest6

• Visitante
« Responder #6 em: Agosto 01, 2017, 08:59:17 pm »
Vou tentar averiguar "dentro" da mesma...

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

estvmkt

• Hero Member
« Responder #7 em: Agosto 01, 2017, 10:14:23 pm »
Viseu...para quando uma melhor?

guest6

• Visitante
« Responder #8 em: Agosto 02, 2017, 09:19:32 am »
Confirmo. Iniciou ontem em fase experimental.

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

pdf

• Visitante
« Responder #9 em: Agosto 02, 2017, 04:24:06 pm »
Trata-se portanto de uma nova torre? Está perto da estrutura que suporta os elementos da Rádio Comercial mas não do centro emissor da rádio pública, mais a norte?

Apesar das prestações equivalentes, pude sempre confirmar que a prestação da frequência da Comercial consegue superar as da RTP. Pelo menos dentro de Vila Praia de Âncora, onde se captam emissões do Monte da Virgem com alguma facilidade, mas o mesmo não sucede com Santa Justa. Este reforço é muito bem-vindo para aquela zona costeira, onde nem Santa Justa, nem Valença nem Muro chegam nas condições desejáveis.

XFM

• Full Member
  • Para uma imensa minoria.
« Responder #10 em: Agosto 03, 2017, 06:12:37 pm »
Era sem dúvida, uma reivindicação antiga da população e de quem passa por Moledo e toda a zona a sul até Afife. O emissor do Muro serve muito mal a região, o de Valença é para se esquecer e, como a TSF emite de Valongo ao contrário das rádios nacionais, vê-se claramente na região que a manutenção da TSF em Valongo em vez de emitir do Monte da Virgem é, neste caso em particular, uma grande desvastagem. Estou neste momento de férias bastante longe do Minho, logo não posso averiguar como é o novo emissor, mas acredito que deve ter poucas centenas de watts.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #11 em: Agosto 03, 2017, 08:53:08 pm »
Como Viseu... Um emissor na capital vinha a calhar... Vouzela e Lousã não fazem milagres

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #12 em: Agosto 04, 2017, 12:30:44 am »
Era sem dúvida, uma reivindicação antiga da população e de quem passa por Moledo e toda a zona a sul até Afife. O emissor do Muro serve muito mal a região, o de Valença é para se esquecer e, como a TSF emite de Valongo ao contrário das rádios nacionais, vê-se claramente na região que a manutenção da TSF em Valongo em vez de emitir do Monte da Virgem é, neste caso em particular, uma grande desvastagem. Estou neste momento de férias bastante longe do Minho, logo não posso averiguar como é o novo emissor, mas acredito que deve ter poucas centenas de watts.
200 W, provavelmente. O da Comercial de Moledo tem essa potência atribuída.

AM-FM

• Newbie
  • *
« Responder #13 em: Agosto 04, 2017, 02:23:44 am »
Seria importante que a TSF olhasse para a zona de São João da Madeira e Oliveira de Azeméis, que o emissor da Lousã tem falhas em algumas zonas dentro desta área e o emissor de Valongo também não consegue o milagre da cobertura excelente. Em certa medida, o terem o emissor em Valongo prejudica a sul do Porto, os emissores no Monte da Virgem ouvem-se melhor que a TSF. Um emissor em São João da Madeira era bem-vindo.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #14 em: Agosto 04, 2017, 09:57:17 am »
O curioso,é que de uma forma ou outra é sempre preciso mais uma frequência...
Ou para cobrir o sul mantendo Valongo ou apostando no Monte da Virgem um para cobrir precisamente Valongo,pois nessa zona há muitas falhas...
Daí que se calhar,até deveria era haver um 3º local referência nessa zona para as rádios terem os seus emissores,que permitisse matar 2 coelhos de uma cajada...
Monte da Virgem favorece mais o litoral e prejudica o interior do distrito do Porto,o mesmo se passa ao contrário...
Havendo uma localização "de meio",seria o ideal...