Autor Tópico: Renascença Multimédia - rede de emissores  (Lida 84133 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #15 em: Abril 18, 2016, 10:01:18 pm »
Na equação que descreve uma boa recepção, convém ter presente diversas variáveis, umas controláveis pelo ouvinte (receptor,  antena,  etc), outras que dependem de factores externos (propagação, perturbações do sinal,  interferência severa,  etc). Daí que não seja muita adequado comparar dois equipamentos de escuta tendo em conta exclusivamente os receptores. Que antena utiliza no Technics? Não se pode afirmar que um telemóvel tem melhor sintonizador que um equipamento de mesa de uma marca conceituada, apenas porque em determinadas circunstâncias conseguiu efectuar uma captação no telemóvel, enquanto que o sintonizador da Technics não permitiu tal proeza.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

FMnoAlentejo

• Full Member
« Responder #16 em: Abril 20, 2016, 06:00:49 pm »
Na equação que descreve uma boa recepção, convém ter presente diversas variáveis, umas controláveis pelo ouvinte (receptor,  antena,  etc), outras que dependem de factores externos (propagação, perturbações do sinal,  interferência severa,  etc). Daí que não seja muita adequado comparar dois equipamentos de escuta tendo em conta exclusivamente os receptores. Que antena utiliza no Technics? Não se pode afirmar que um telemóvel tem melhor sintonizador que um equipamento de mesa de uma marca conceituada, apenas porque em determinadas circunstâncias conseguiu efectuar uma captação no telemóvel, enquanto que o sintonizador da Technics não permitiu tal proeza.

Obrigado pelo comentário, caro Luis! Eu apenas quis ressalvar que os telemóveis não são tão maus receptores como por aí se pinta... A antena que utilizo no Technics é um bom cabo de cobre, esticado na vertical (deve ter uns 50 cm), mas nem isso permite apanhar alguns sinais mais distantes, como já referi aqui. A conclusão que cheguei é exactamente o que disse aqui, o sintonizador tem o espectro mais forte com os sinais mais próximos, logo, tenho sinal estável dos emissores da Fóia e do Mendro, tal como os emissores das rádios locais. Já com o telemóvel usei uns headphones de cabeça e facilmente captei muitos sinais distantes, mas é mais instável e sensível com os emissores mais próximos. Ou seja, se for para outra divisão da casa, nem consigo ouvir os 102.4 do Mendro em condições, por exemplo! Portanto vou usar mais vezes o telemóvel na eventualidade de haver mais esporádicas, é essa a minha conclusão.
Usa Technics ST-G460L todos os dias (ou quase).

guest6

• Visitante
« Responder #17 em: Abril 20, 2016, 08:42:37 pm »
50cm de cabo de cobre para antena do Technics? Pois claro que não vai "longe"...

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

FMnoAlentejo

• Full Member
« Responder #18 em: Abril 20, 2016, 08:48:28 pm »
50cm de cabo de cobre para antena do Technics? Pois claro que não vai "longe"...

Cobre mais grosso que o cobre dos headphones...  :P

guest6

• Visitante
« Responder #19 em: Abril 20, 2016, 08:52:42 pm »
Quer que lhe envie uma foto do que é uma antena decente (secção e comprimento) que tenho no sintonizador Pioneer F-304RDS ? Não brinque, que eu ando nisto há várias dezenas de anos...

FMnoAlentejo

• Full Member
« Responder #20 em: Abril 20, 2016, 09:10:53 pm »
Está à vontade, pode meter aqui fotos da sua antena "milagrosa", o fórum serve mesmo para isso, para debater e trocar ideias ;)  Eu também tenho uma boa antena FM de ferradura, está guardada e é só esperar pelo bom tempo para instalar no telhado. Eu acho que o Sr. só está a confundir uma coisa, eu falei da qualidade dos receptores e não da qualidade das antenas... o caso que falei aqui não tem nada a ver com a antena usada, é mesmo da qualidade e o espectro dos sintonizadores.

guest6

• Visitante
« Responder #21 em: Abril 20, 2016, 09:37:00 pm »
Está à vontade, pode meter aqui fotos da sua antena "milagrosa", o fórum serve mesmo para isso, para debater e trocar ideias ;)  Eu também tenho uma boa antena FM de ferradura, está guardada e é só esperar pelo bom tempo para instalar no telhado. Eu acho que o Sr. só está a confundir uma coisa, eu falei da qualidade dos receptores e não da qualidade das antenas... o caso que falei aqui não tem nada a ver com a antena usada, é mesmo da qualidade e o espectro dos sintonizadores.
E a antena não tem influencia na sintonia? E quem falou em antenas? Antenas de "ferradura"?? Abandonei isso há + de 15 anos... Estamos conversados...!!!

pdf

• Visitante
« Responder #22 em: Abril 22, 2016, 09:45:20 am »

Cobre mais grosso que o cobre dos headphones...  :P

Não interessa...

Uma boa antena exterior é sempre importante para receber nas melhores condições as emissões de rádio. Eu com uma vulgar antena de TDT direccional ligada a um dongle USB faço "milagres" que seriam absolutamente impossíveis com 50 cm de cobre.

FMnoAlentejo

• Full Member
« Responder #23 em: Abril 22, 2016, 07:10:28 pm »

Não interessa...

Uma boa antena exterior é sempre importante para receber nas melhores condições as emissões de rádio. Eu com uma vulgar antena de TDT direccional ligada a um dongle USB faço "milagres" que seriam absolutamente impossíveis com 50 cm de cobre.

Cada antena tem a sua capacidade para cada situação, lê tudo o que eu disse e chegas facilmente a uma conclusão. O Sr. Abilio insiste que uma antena FM de ferradura não é boa o suficiente para uma boa recepção...
« Última modificação: Abril 22, 2016, 07:12:27 pm por FMnoAlentejo »

guest6

• Visitante
« Responder #24 em: Abril 22, 2016, 09:20:32 pm »

Cada antena tem a sua capacidade para cada situação, lê tudo o que eu disse e chegas facilmente a uma conclusão. O Sr. Abilio insiste que uma antena FM de ferradura não é boa o suficiente para uma boa recepção...

Para encerrar, pelo menos da minha parte, vamos a factos:
O pseudônimo "FMnoAlentejo" fez deduções FALSAS sobre os meus escritos, pois eu NÃO INSISTI em nada e apenas fiz UMA ( uma só...) afirmação que tinha abandonado as antenas de ferradura há vários anos. Não opinei sobre as qualidades boas ou más das mesmas. Utilizo outras.
Como não pretendo ver as minhas palavras deturpadas e incorretamente intrepetadas,encerro aqui QUALQUER discussão com o pseudônimo "FMnoAlentejo". Passe bem. Cumprimentos

morenoboy

• Jr. Member
  • **
« Responder #25 em: Junho 02, 2016, 12:36:47 pm »
ola alguem partilha da mesma opiniao que eu?a RFM se capta mal nesta zona e se for dentro de casa piora tudo!!!sera que podiam meter um transmissor desta radio nesta zona?quem partilha da mesma opiniao?

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #26 em: Junho 02, 2016, 05:17:31 pm »
”Morenoboy":

De forma a poder ajudá-lo a melhorar a situação, permita-me que coloque algumas questões:

1- As dificuldades de recepção dizem respeito apenas à RFM, ou afectam também a RR? E a Antena 1, Antena 2, Antena 3, Rádio Comercial e M80, são igualmente prejudicadas?

2 - Que antena e receptor está a utilizar? O auto-rádio, com a antena do carro devidamente instalada? Uma aparelhagem de som em casa, com uma simples antena de fio? Um rádio portátil, etc?

3 - Está a tentar sintonizar a emissão da RFM a partir da Serra da Arrábida (89,9 MHz), correcto? Nota os mesmos problemas ao sintonizar a Renascença nos 105,8?
Cumprimentos,
Luís Carvalho

morenoboy

• Jr. Member
  • **
« Responder #27 em: Junho 02, 2016, 06:05:27 pm »
correcto a 89.9 fm sim essa as outras radios por ca estao OK a meu ver a M80 mt bem mesmo,uso varios radios ate mesmo no autoradio do carro é complicado por vezes a RFM nos 89.9 fm :) da arrabida, tb uso radios no exterior e principalmente radios em casa e complicado a RFM ate mesmo na minha casa que fica virada para norte(arrabida),comprimentos :)

Manuel Castro

• Newbie
  • *
« Responder #28 em: Junho 03, 2016, 12:03:38 am »
Portanto, o problema afecta somente os dois canais da r/com, a RR e a RFM, nos 89,9 e 105,8 MHz, respectivamente. É isso?
"É complicado", como? Esclareça-nos: tem sinal muito fraco, apanha a RFM em casa com som estéreo com ruído, ou em que condições escuta a rádio na sua residência? No carro, e assumindo que tem a instalação do rádio bem feita, pouco poderá fazer, salvo deslocar-se para um local de recepção mais favorável. Mas dentro de casa, pode melhorar a antena de uma aparelhagem ou sintonizador de mesa.

Pode parecer óbvio, mas não é possibilidade a descartar: tem hipótese de experimentar a RFM nos 104,9 (Serra de Monchique), 100,9 (Mendro) ou até 93,2 (Lisboa)?

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #29 em: Junho 03, 2016, 12:30:00 am »
"Morenoboy":

Assumindo que se trata de uma situação de fraqueza de sinal, a instalação de uma antena exterior poderá melhorar a situação. Apesar do emissor da Serra da Arrábida se encontrar numa localização favorável e cobrir uma área geográfica relativamente vasta, não há milagres, quando a orografia ou a presença de obstáculos arquitectónicos enfraquecem o sinal em certa zona. A melhor solução seria, naturalmente, a instalação por parte da RR de um retransmissor em Santiago do Cacém. Todavia, a avaliar pelas contas (financeiras) da emissora católica portuguesa, não estaria muito optimista. E há concelhos em situação muito pior que o de Santiago, no que diz respeito à cobertura por parte das rádios da r/com. Ex: Mértola.
Cumprimentos,
Luís Carvalho