Autor Tópico: Receptores WebSDR de rádio FM em Portugal  (Lida 5959 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Receptores WebSDR de rádio FM em Portugal
« Responder #30 em: Janeiro 13, 2026, 06:03:21 am »
RTL-SDR encomendado. Vou alocar um PC secundário só para isto e fica a trabalhar em permanência com o RTL-SDR, 24h/dia, entre os 22 e os 1100 MHz.

Confirmo que o formato de ligação suportará IPv4 e IPv6 (via túnel).

Alerto ainda que a localização do SDR (perto de São Paio de Oleiros, Feira) tem uma elevação de 50 metros a norte na linha de vista que fragiliza um pouco os sinais do Monte da Virgem e é mais propensa para receber melhor sinais a sul, pelo que neste SDR dificilmente serão captáveis em condições os sinais da Amália e da SmoothFM, por exemplo, e outros do MdV terão níveis de sinal que podem estar abaixo da média.

+- 10 dias e está up. Depois meto aqui o endereço.
« Última modificação: Janeiro 13, 2026, 06:07:26 am por Memorias da Radio »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #31 em: Janeiro 13, 2026, 11:13:47 am »
Daqui a uns dias também encomendo - mas um TEF Headless Lite. Só pode ser encomendado pelo marketplace do Discord do projeto FMDX.org. Nos meses de inverno terei a antena dentro de portas, por isso não vai dar grande coisa. Mas quando o tempo começar a abrir, as coisas vão ficar interessantes.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #32 em: Janeiro 23, 2026, 01:25:07 am »
Daqui a uns dias também encomendo - mas um TEF Headless Lite. Só pode ser encomendado pelo marketplace do Discord do projeto FMDX.org. Nos meses de inverno terei a antena dentro de portas, por isso não vai dar grande coisa. Mas quando o tempo começar a abrir, as coisas vão ficar interessantes.

É como eu também tive que fazer esta, quase... só a ponta está fora, o resto está indoor (e assim terá que ficar).

Para quem esteja interessado: SDR disponível a partir deste momento, em fm-norte.cfld.uk, ASL de aproximadamente 68m. Este será sempre o endereço fixo para o SDR que seja emitido, independentemente do local (se por alguma razão mexer, será atualizado). Todo o sistema é móvel e com possibilidade de deslocação para apanhar melhor este ou aquele sinal.

É meramente uma antena interna pela maior parte, mas apanha várias frequências, umas melhores que outras e com maior tendência para sul que para norte. A antena será melhorada mas só para a semana e nesta zona não esperem grandes milagres. De qualquer forma, dá acesso a várias estações com boa qualidade de som e algumas que não têm emissão online ou não a têm tão boa. Também permite captação da onda média embora não nas melhores condições de momento, por exemplo a esta hora captava-se a RR em 1251 que presumo que venha de Chaves.

Transmite em ~192 Kbps ADPCM.
« Última modificação: Janeiro 23, 2026, 01:26:44 am por Memorias da Radio »

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #33 em: Janeiro 23, 2026, 02:32:12 pm »
Eu já tentei colocar o meu Sparkelec do 666 no ar mas não consigo por o server a funcionar, já me aburreci de tentar, o meu seria em Faro, com antena yagui 3 elementos apontada ao Atlântico, marroquinas praticamente 24/7.
Luís Gonçalves

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #34 em: Janeiro 23, 2026, 02:40:34 pm »
Eu já tentei colocar o meu Sparkelec do 666 no ar mas não consigo por o server a funcionar, já me aburreci de tentar, o meu seria em Faro, com antena yagui 3 elementos apontada ao Atlântico, marroquinas praticamente 24/7.

peça ajuda aos membros do servidor Discord do projeto FMDX.org, são muito prestáveis.

também há um grupo WhatsApp nacional para apoio do FM-DX Webserver.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #35 em: Janeiro 23, 2026, 05:18:23 pm »

Isto são 5 componentes: algo dedicado com Windows/Linux, o dito Sparkelec (um TEF6686 ao que pesquisei), todo o software necessário para transmissão (as escolhas mais clássicas serão OpenWebRX+, o que eu usei aqui, ou FM-DX WebServer, esta última é mais moderna), e um servidor que lhe forneça o que se chama um IP fixo mais um túnel criado entre ele e o PC onde tem ligado o Sparkelec (com IPsec, Wireguard ou OpenVPN) e algo para redirecionar para o seu PC (por exemplo Nginx). Tudo isto é essencial.

Servidor com IP fixo arranja cá em Portugal por diversas vias mas até nem tem de ser em Portugal. Túnel, instalação e configurar o tal PC dedicado tem mesmo que ser o Luís a criar ou pedir a alguém que perceba do assunto. Esqueça fazer isto com uma ligação de internet típica residencial sem ter este tipo de túnel por cima.

Como o pdf disse e muito bem: no Discord podem ajudá-lo.

(Entretanto o meu SDR esteve em baixo até há bocado por manutenção elétrica - e no Sábado de manhã vai abaixo mais 2/3h, mas depois já volta continuamente.)
« Última modificação: Janeiro 23, 2026, 05:21:49 pm por Memorias da Radio »

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #36 em: Janeiro 23, 2026, 08:26:33 pm »

Isto são 5 componentes: algo dedicado com Windows/Linux, o dito Sparkelec (um TEF6686 ao que pesquisei), todo o software necessário para transmissão (as escolhas mais clássicas serão OpenWebRX+, o que eu usei aqui, ou FM-DX WebServer, esta última é mais moderna), e um servidor que lhe forneça o que se chama um IP fixo mais um túnel criado entre ele e o PC onde tem ligado o Sparkelec (com IPsec, Wireguard ou OpenVPN) e algo para redirecionar para o seu PC (por exemplo Nginx). Tudo isto é essencial.

Servidor com IP fixo arranja cá em Portugal por diversas vias mas até nem tem de ser em Portugal. Túnel, instalação e configurar o tal PC dedicado tem mesmo que ser o Luís a criar ou pedir a alguém que perceba do assunto. Esqueça fazer isto com uma ligação de internet típica residencial sem ter este tipo de túnel por cima.

(Entretanto o meu SDR esteve em baixo até há bocado por manutenção elétrica - e no Sábado de manhã vai abaixo mais 2/3h, mas depois já volta continuamente.)
eu já tive um ativo no server do SDRSharp, e funcionava lindamente, mas eu queria colocar no online fm dx pl web server para poder ouvir as rádios sempre a 320 kbps sem a compressão do áudio que as do grupo RR têm (64 kbps).
Luís Gonçalves

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #37 em: Janeiro 23, 2026, 09:46:36 pm »
eu já tive um ativo no server do SDRSharp, e funcionava lindamente, mas eu queria colocar no online fm dx pl web server para poder ouvir as rádios sempre a 320 kbps sem a compressão do áudio que as do grupo RR têm (64 kbps).

Também não vais melhorar muito, eles enviam para o FM a 128 ou 112...

O FM-DX exige que percebas certas coisas ou que tenhas quem perceba. Se queres seguir o caminho dessa app mais vale perguntares nos grupos respetivos que o pdf mencionou.

pdnf

• Hero Member
« Responder #38 em: Janeiro 25, 2026, 01:25:27 am »

Por mera curiosidade, em quanto fica uma "brincadeira" destas, quer no que respeita ao investimento em equipamento, quer no que à operação propriamente dita diz respeito. Têm de ter um contrato de net à parte para isto?
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #39 em: Janeiro 25, 2026, 06:32:27 am »
Por mera curiosidade, em quanto fica uma "brincadeira" destas, quer no que respeita ao investimento em equipamento, quer no que à operação propriamente dita diz respeito. Têm de ter um contrato de net à parte para isto?

Não tenho qualquer contrato de net à parte, embora esteja a pensar meter um cartão 4G de 50GB para fallback na Digi se o WiFi fosse abaixo por qualquer razão. Vai tudo neste momento com o WiFi local que tenho em fibra ótica, afinado para não estar longe do router e não ter dropouts de maior.

O investimento em equipamento foram: 13€ de um RTL-SDR v2 no AliExpress e 0€ de um PC portátil de 2006 que estava parado. O tempo de configuração foi o maior de todos, entre testes e posicionamentos umas 3/4h a fazer contas por baixo, mas isto no meu caso que dei voltas e em Linux porque, lá está, o portátil é de 2006 e precisa de algo atualizado, não do queijo suíço de segurança que seria o Windows 10 ali.

E claro, não conta as n+4 de horas que já torrei a perceber Linux e nginx, aprender coisas, experimentar etc etc etc, que estão para trás, e por aí adiante...

Neste caso em particular isto é uma configuração com túnel em IPsec/IKEv2 que sai por Lisboa, num servidor virtual que também tinha parado e já estava pago até Maio, com apenas 1GB de memoria. No PC com o SDR, Debian 13 numa configuração com 4GB de memoria e um SSD de 128GB, mais uma ventoinha que já beneficiava de uma limpeza a ar comprimido.

O custo contínuo de eletricidade não passa dos 20w/hora (é quase tudo CPU e perdas na rede elétrica), o que se traduz num consumo a 30 dias 24/7 de 14,4 kWh, ou um valor de referência de 2,86€ mensais na fatura da eletricidade para um preço-base por kWh de 0,1586€, valores todos eles sem IVA ou taxas.

Contudo, eu por cima disto ainda tenho eletricidade indexada, o que significa que nunca atinjo estes 0,1586€ e que em 18 das 24 horas do dia, o meu custo de eletricidade será qualquer coisa entre 0,05 e 0,12€ por kWh, mandando o custo final, tirando de média pelas minhas faturas anteriores, para cerca de 1,80-2€/mês + IVA.
« Última modificação: Janeiro 25, 2026, 06:39:34 am por Memorias da Radio »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #40 em: Fevereiro 09, 2026, 07:16:28 pm »
Tenho a comunicar que apesar do SDR está up, não está a conseguir captar estações por causa de uma escolha desastrada de antenas - a tentar melhorar a captação só a piorei, e já vou com 2 tentativas nesse quadrante. É algo em que estou a trabalhar.