Por mera curiosidade, em quanto fica uma "brincadeira" destas, quer no que respeita ao investimento em equipamento, quer no que à operação propriamente dita diz respeito. Têm de ter um contrato de net à parte para isto?
Não tenho qualquer contrato de net à parte, embora esteja a pensar meter um cartão 4G de 50GB para fallback na Digi se o WiFi fosse abaixo por qualquer razão. Vai tudo neste momento com o WiFi local que tenho em fibra ótica, afinado para não estar longe do router e não ter dropouts de maior.
O investimento em equipamento foram: 13€ de um RTL-SDR v2 no AliExpress e 0€ de um PC portátil de 2006 que estava parado. O tempo de configuração foi o maior de todos, entre testes e posicionamentos umas 3/4h a fazer contas por baixo, mas isto no meu caso que dei voltas e em Linux porque, lá está, o portátil é de 2006 e precisa de algo atualizado, não do queijo suíço de segurança que seria o Windows 10 ali.
E claro, não conta as n+4 de horas que já torrei a perceber Linux e nginx, aprender coisas, experimentar etc etc etc, que estão para trás, e por aí adiante...
Neste caso em particular isto é uma configuração com túnel em IPsec/IKEv2 que sai por Lisboa, num servidor virtual que também tinha parado e já estava pago até Maio, com apenas 1GB de memoria. No PC com o SDR, Debian 13 numa configuração com 4GB de memoria e um SSD de 128GB, mais uma ventoinha que já beneficiava de uma limpeza a ar comprimido.
O custo contínuo de eletricidade não passa dos 20w/hora (é quase tudo CPU e perdas na rede elétrica), o que se traduz num consumo a 30 dias 24/7 de 14,4 kWh, ou um valor de referência de 2,86€ mensais na fatura da eletricidade para um preço-base por kWh de 0,1586€, valores todos eles sem IVA ou taxas.
Contudo, eu por cima disto ainda tenho eletricidade indexada, o que significa que nunca atinjo estes 0,1586€ e que em 18 das 24 horas do dia, o meu custo de eletricidade será qualquer coisa entre 0,05 e 0,12€ por kWh, mandando o custo final, tirando de média pelas minhas faturas anteriores, para cerca de 1,80-2€/mês + IVA.