Vou sintetizar a minha resposta porque estes posts de trinta linhas são um flagelo:
- Data e Hora é CT (clock time);
- Em esporádicas, por uma série de razões, a portadora onde se apoia o RDS pode não ser transportada ou estar suficientemente mal que não apareça, não conta para qualquer Totobola o que acontece em esporádicas por ser... esporádico (não por sistema);
- Em Viana do Castelo cidade não há qualquer pressão de Vale de Cambra e é quase que terreno natural para a transmissão de emissores provindos do Sameiro, embora uma rádio não tenha uma captação em condições na cidade só com eles;
- Agradeço a nota quanto à Antena 1, só torna mais grave o tema da RFM e não explica porque é que em Viana, a cerca de 30km do Muro, a captação tem aquele nível de noise, dado que em termos comparáveis não seria de esperar tamanha quebra a essa distância do emissor e sobretudo em comparação.
- É muito fácil perceber que há uma série de emissores da R/Com que já não estão a emitir a 50% da PAR, mas possivelmente menos. Muito, muito fácil. Já houve mais reduções. Valença por exemplo nunca, jamais em tempo algum, está a emitir com 5 kW com o alcance que existe para Norte em território espanhol e com a série de falhas que apresenta dentro de portas pela estrada raiana (algumas normais), deve estar com 1 kW e mesmo isso já é dizer muito. Tem praticamente o comportamento de uma local.
- As frequências do Muro chegarem a Barcarena e Alcabideche não é qualquer "desimpedimento de frequências", é uma esporádica. O alcance máximo em FM de qualquer emissor cifra-se (como ponto de partida) pela casa dos 150km de raio, mais o que a altitude conceder, e salvo orografia que bloqueie e vários fatores, mas jamais em tempo algum 350/370km para sul por terra e em situação normal. Há limitações de propagação em FM.
Eu raramente vou ao Fórum no Telefone. portanto, num ecrã como o que tenho aqui à frente, o meu post anterior tem 10 linhas, o teu tem 9.

- Imaginava que existisse uma sigla, como nas demais funções, mas essa não sabia.
- Isso não acontece só nesses casos: exemplo, estou agora na Antena 3 102.0 Muro, e tenho PI e não tenho PS, aqui na zona do São João, indoor. Tenho a mesma situação nos dois emissores da Observador. Uma estação onde isso me acontece imenso é com os 90.6 da MEGAHITS em Canelas... o PS vai indo e vindo, mesmo numa boa localização, não é estranho aparecerem coisas: "PEGAHITS" ou "MEGAXITS". É o QODOSEN DX-286, não me parece um rádio mau. E, em nenhum destes casos, o som está mau, ou interferido, mas basta que o sinal esteja no range [20;25] que é suficiente para acontecer isso.
- Não digas que não há pressão de Vale de Cambra em Viana. Área de Serviço de Viana do Castelo, para lá, e vê quem, mesmo no carro, consegue logar... pois. Já fiz bandscan literalmente ao lado da torre da R/Com no Sameiro e em 101.0 conseguia ouvir a Cidade, aí obviamente que já interferida, mas o certo é que conseguia, aliás, penso que até postei aqui o vídeo, na altura.
- Aqui, quer em local com uma torre de 12 andares a tapar sinal, quer em zona com vista desimpedida, o nível de sinal é idêntico para todas as estações emissoras do Muro, o sinal varia, no primeiro caso, em torno dos 25 para 45 no segundo, sendo, claramente, o mais consistente na manutenção do nível (oscilações) e conforto de escuta, o das antenas públicas e o pior o da TSF. Com 20Kw seguramente não estará, mas não me parece que não esteja com os 10Kw. Não há esporádicas todo o ano, sempre que vou a Lisboa pela A8 e vou na RFM, te garanto que essa troca existia, pelo menos, até março deste ano, assim ocorreu. Em Alcabidece, onde me aconteceu isso, já testei duas vezes, apanho sempre TSF Sta Justa e Antenas do Muro, assim como, a subir a Serra de Sintra, quando tens a bifurcação para ir para a Pena, ou para entrar na Vila, se seguires em direção à vila, é certo e sabido que a RR de Gaia, mata por completo a agora Central FM, até a estrada curvar, um pedaço mais à frente, para sul. A orografia ajuda a explicar alguns fenómenos... se os emissores funcionarem razoavelmente bem. Se não, não há milagres.
- Agora, esporádicas refletem, muitas vezes, aquilo que se passa no terreno. Exemplo: Antena 2 de Montejunto, que, claramente, está em pior estado que as demais, só se já corrigiram entretanto.
- Valença: se me falares da Comercial, sim, nem dura 20km em condições normais, deve estar aí com 1Kw. A RFM, ali a partir do Aeroporto, já livre da pressão da RECORD, começa a ouvir-se, a caminho de Vila do Conde já começa a ir logando o PS no carro. A RR, basta a NOVA ERA desligar-se, que a apanho facilmente na minha varanda em Gaia, mais até do que a Antena 1, quando a Comercial se desliga. Praia de Paramos, é uma zona onde também apanhas bem RR, Antena 1, Antena 2 e TSF de lá. De Valença, para Norte, a única que chega além de Vigo, testei em Marin e em Pontevedra, em outubro último, é a Antena 3 - 104.0, sendo que essa, para sul, começa a fraquejar uns 10km à frente da Comercial, ou seja, diria que o limite é Ponte de Lima. Qualquer uma das outras, chega bem até Braga, daí até nó da Cruz aguentam-se, para a frente disso é em agonia, aliás, num comportamento exatamente idêntico à SER e à Los40 de Vigo.
- O único caso onde noto gritantes diferenças da R/Com face às demais é Lamego/Marão, onde aí sim, a força do sinal é consideravelmente mais fraca, mesmo na zona de Vila Real. A Comercial, mesmo aqui, super pressionada pela Linear, aguenta-se muito melhor.