Autor Tópico: Rádio e Televisão de Portugal - rede de emissores  (Lida 75190 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Rádio e Televisão de Portugal - rede de emissores
« Responder #225 em: Junho 24, 2023, 10:47:59 pm »
Uma cenário possível para as três "Antenas" públicas emitirem a partir da Arrábida:
Antena 1 - 99,5 MHz, como, aliás, já emitiu.
Antena 2 - 91,8 MHz (apesar da pressão da RFM 91,7, é das poucas frequências que não entram em "rota de colisão" com outras da Grande Lisboa/Ribatejo/Oeste).
Antena 3 -  107,0 MHz

Com as 3 rádios na Serra da Arrábida, a estação retransmissora de Tróia torna-se redundante.

Substituindo as frequências de Tróia, daria para colocar a Antena 3 em 107.9 tranquilamente a partir da Arrábida. A Antena 1 é que não, porque ficaria demasiado próxima à RFM 106.8.

Outras frequências disponíveis: 88.4 e 104.8.

Ficam a faltar a Rádio Comercial e a M80. A questão é, estando na Arrábida, faz sentido manter Grândola? Talvez melhor: gá frequências disponíveis para, caso pretendam, cada uma das 7 rádios de grande alcance terem emissores nas duas estações emissoras? Para mim, essa é a questão principal. O cenário que acontece com a Radio Comercial no Muro, tem de ser a exceção e não a regra. Ou seja, tem de existir igualdade de oportunidades para todas as nacionais+RRN/S.
O Memórias fala na redundânciande Tróia, mas parece-me evidente que fica completamente desnecessário manter os emissores na Banática. Por muito peso histórico que os mesmos tenham, para mim é um rotundo erro. Até poderiam, simpmesmente migrar as frequências. A localização parece-me francamente mais favorável face a Grândola.
A Antena 1 irá ter de mudar de frequência na Arrábida dos 99,3 MHz para 99,5 MHz. O sinal da Arrábida entra pelo Vale do Tejo fora e iria colidir com a Cidade FM Alcanena que opera na mesma frequência.

Mas sim, com emissores na Arrábida torna-se redundante emitir a partir de Tróia e da Banática. M80 e Comercial deviam fazer o mesmo que a RTP.

99,3 MHz na Arrábida? Não faz qualquer sentido. A Antena 1 ficaria muito bem com os 99,2 em Grândola e os 99,5 MHz na Arrábida.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #226 em: Junho 25, 2023, 12:04:37 am »
Confirmem o email para reporte de condições anómalas na rede da RTP rádios:

gabinete.tecnologias at rtp.pt, certo?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

estvmkt

• Hero Member
« Responder #227 em: Junho 25, 2023, 11:45:12 am »
Na Marofa mesma coisa que a Comercial tem no Muro...
Marofa e Arrábida urgentes para a Comercial...

pdnf

• Hero Member
« Responder #228 em: Julho 04, 2023, 02:00:26 am »
Se é certo que as três antenas públicas do Marão nunca tiveram o mesmo nível de pujança da TSF, excetuando um períoddo há uns meses em que esta última apresentou muitas dificuldades, a verdade é que frequências que logavam RDS e RT com relativa facilidade, numa zona dificíl para os emissores do interior, de há uns tempos a esta parte, sem qualquer fenómeno de propagação, é impossível fazê-lo, até no autoradio. Se a Antena 1 até se compreende, devido ao ARESTAL, a Antena 2 e Antena 3 estão nesta zona em frequências limpíssimas (exceção da Antena 2 em dias de propagação). Aliás, era impensável que a AFRICA de Monsanto interferisse a 3 e neste momento é uma constante, na zona da serra de Canelas, mal se inicia a subida, entra sinal da África. Posto isto, e dado que estes emissores são importantes, por exemplo, na zona oriental e sul de Gaia, nomeadamente o da Antena 2 que cobria as falhas originadas pela Pampilhosa (pese embora 92.5 estejam mais fortes desde há uns meses), seria bom a RDP pensar em procurar corrigir esta situação. Na marginal do Douro, concelho de Gondomar, há locais onde a escuta das Antenas públicas é muito difícil, nem aparecem na busca do autoradio, precisamente devido a esta "poupança" no Marão. Em contraponto, a TSF loga RDS mal se sintoniza a frequência, e sabemos que a TSF não é excepcional em alcance.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #229 em: Julho 04, 2023, 08:56:48 pm »
Falando de poupanças, hoje fiz um bandscan no interior do Europarque (edifício) e fiquei "chocado" com o estado das Antenas Públicas. Do Mte da Virgem não deixa qualquer sinal apenas a MEO SW, logo de seguida a pior são os 95.5 da RECORD com muito ruído, e depois entram as 4 antenas públicas, todas muito ruidosas. Por ordem, da pior para a melhor, Antena 2, África, Antena 3 e Antena 1. A única que ainda se consegue minimizar o ruído, com sinal mono é a Antena 1. Não logam RDS, nem tampouco PT. Até a NOVA ERA, a M80 (com refletores e pressão da MEGA), a FESTIVAL ou a NOVA tem RDS e sinal estável. A Antena 2 é praticamente inaudível e não há sinal dos 92.6 da RCP-92.6 dentro do Edifício e mesmo fora a zona não é famosa para apanhar a Pampilhosa. As demais 3 nacionais e a TSF em Santa Justa ouvem-se com RDS e RT. No exterior já tinha essa percepção, as Antenas do Monte da Virgem morrem primeiro que as demais nacionais, por exemplo, 104.1 da RFM dura como preferencial até à área de serviço de Cantanhede, e morre ai de imediato para a Antena 2 de Leiria, a Antena 3 que é a mais limpa, não passa do Continente de Lamas, isto pela A1. Também hoje, com Festival Franco-Italiano, 92.4 da RAI(?) a pressionar forte a Antena 2 e uma francesa a entrar Antena 1 dentro em 96.8, isto em Santa Maria da Feira. Não pode acontecer este nível de serviço em nacionais. No interior é particularmente complicado, principalmente porque a Lousã chega (melhor é certo) mas sem RDS e ainda assim com algum ruído. Da Lousã, também RR, TSF e RFM (por esta ordem) deixam melhor sinal, depois as Antenas e finalmente a Comercial que está muito fraca, pode ser devido à avaria que teve.
Diria que as Antenas, considerando que Festival, M80 e Nova devem andar pelos 5KW, as Antenas estarão a metade disso, 2kw, por ai. Se bem que a NOVA ERA está melhor, portanto...nem sei.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #230 em: Julho 09, 2023, 01:09:13 am »
Em Santa Maria da Feira nalguns casos existe a opção técnica de servir via Lousã, devido ao relevo irregular do concelho. A RDP tem tudo o que são emissores para aí a valer da Lousã, o Monte da Virgem é uma segunda escolha em grande parte da zona sul do concelho. Diga-se também que escolheste bem a zona, a área do Europarque é das mais fracas para sintonizar rádios, SmoothFM em 89.5 por exemplo tem aí uma grande zona de sombra.

O rendimento das Antenas para Norte também não é brilhante. Não é exatamente normal que eu na Póvoa de Varzim (Aguçadoura, Amorim e Terroso, mas mesmo em zonas mais intrincadas já perto do terminal rodoviário) eu esteja a ter que saltitar constantemente entre 96.7 e 88.3 e mesmo a própria Lousã (!),  quando nem sequer é outra frequência qualquer como salvo erro acontece em Terroso em que na zona da Igreja são espanholas forte e feio a afetar Muro e Monte da Virgem (88.2 e 96.8 respetivamente). Mesmo em Amorim a coisa já não é brilhante.

E isto foi testado quando eu ainda tinha o outro rádio, atenção.

pdnf

• Hero Member
« Responder #231 em: Julho 09, 2023, 02:53:51 am »
Em Santa Maria da Feira nalguns casos existe a opção técnica de servir via Lousã, devido ao relevo irregular do concelho. A RDP tem tudo o que são emissores para aí a valer da Lousã, o Monte da Virgem é uma segunda escolha em grande parte da zona sul do concelho. Diga-se também que escolheste bem a zona, a área do Europarque é das mais fracas para sintonizar rádios, SmoothFM em 89.5 por exemplo tem aí uma grande zona de sombra.

O rendimento das Antenas para Norte também não é brilhante. Não é exatamente normal que eu na Póvoa de Varzim (Aguçadoura, Amorim e Terroso, mas mesmo em zonas mais intrincadas já perto do terminal rodoviário) eu esteja a ter que saltitar constantemente entre 96.7 e 88.3 e mesmo a própria Lousã (!),  quando nem sequer é outra frequência qualquer como salvo erro acontece em Terroso em que na zona da Igreja são espanholas forte e feio a afetar Muro e Monte da Virgem (88.2 e 96.8 respetivamente). Mesmo em Amorim a coisa já não é brilhante.

E isto foi testado quando eu ainda tinha o outro rádio, atenção.

A sensação que tenho é que, regra geral, a RDP tem os emissores de Muro, Monte da Virgem, Lousã, Marão/Lamego, Minhéu, Coimbra, Montejunto e Fóia em subrendimento, quando comparados principalmente com a R/Com. Onde noto as antenas públicas melhores que os concorrentes privados é justamente em Braga, onde principalmente os 103.0 da Antena 3 têm emum rendimento excecional, mas até os 88.0 muito pressionados. Monsanto e Grândola também me parecem mais fortes que a concorrência, em Lisboa acho que é muito notório, por exemplo em Belém não se notam os problemas nas Antenas como nas privadas. A opção pelo Pico da Pena em deterimento de Vouzela também me parece mais adequada. Já o Arestal, penso que deveria dar muito mais, a diferença para a TOP FM em termos de rendimento é abismal. Para o interior não me atrevo a pronunciar com devido conhecimento de causa, embora me pareça que a Pedra do Vento não esteja mal, pelo menos do lado espanhol.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #232 em: Julho 09, 2023, 10:54:31 am »
Guarda acho até das melhores que saem de lá.
E Viseu até acho relativamente bem,dada a localização do emissor.
Em Viseu acho melhores os do Mundao,depois a Mega,depois as antenas e por fim a RFM e RR,que tem emissor em local diferente da Mega...
Sobre Pico da Pena ou Gravia,acho melhor esta última com ym senão,fica zona sombra de São Pedro do Sul. Ja Pico da Pena é zona sombra de Vouzela...
Curioso em Sao Pedro do Sul a Mega e a melhor de Viseu.
Engraçado que em Tondela capto muitas vezes a Mega Hits de Aveiro... achei estranho

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #233 em: Julho 14, 2023, 04:59:33 pm »
Ontem de manhã, pelas 9h30m, estava a ouvir a 3, nomeadamente, a síntese informativa, e eis que repentinamente a emissão vai ao ar, com imenso ruído, deixando-se de ouvir a voz do Pedro Ferreira e, de seguida durante breves segundos, entra no ar a emissão da Antena 1 com a Mónica Mendes. Poucos instantes após esta "anomalia", tudo voltou ao normal.

Acrescento que o RDS "ANTENA 3" manteve-se sempre activo.

Isto sucedeu na zona da Malveira, ou seja, numa zona de transição entre os 100.3 e os 105.2.

Um pouco mais tarde, ao circular entre a Malveira e Torres Vedras pela N8, o RDS saltitava entre estas duas frequências e... os 100.4 fixando-se nestes últimos durante alguns quilometros.

pdnf

• Hero Member
« Responder #234 em: Julho 14, 2023, 05:50:03 pm »
Ontem de manhã, pelas 9h30m, estava a ouvir a 3, nomeadamente, a síntese informativa, e eis que repentinamente a emissão vai ao ar, com imenso ruído, deixando-se de ouvir a voz do Pedro Ferreira e, de seguida durante breves segundos, entra no ar a emissão da Antena 1 com a Mónica Mendes. Poucos instantes após esta "anomalia", tudo voltou ao normal.

Acrescento que o RDS "ANTENA 3" manteve-se sempre activo.

Isto sucedeu na zona da Malveira, ou seja, numa zona de transição entre os 100.3 e os 105.2.

Um pouco mais tarde, ao circular entre a Malveira e Torres Vedras pela N8, o RDS saltitava entre estas duas frequências e... os 100.4 fixando-se nestes últimos durante alguns quilometros.

Ontem o eter estava todo misturado. Foi uma macacada, eu em Canelas diria que estava algures no distrito de Leiria. O caso mais caricato é ver o autoradio na RECORD 95.5 a trocar para 101.4 à vista do Monte da Virgem ou mais ainda a M80 a ser totalmente tapada pela Mega, até com um simples rádio de boslo se conseguia apanhar aqui.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #235 em: Julho 14, 2023, 06:01:20 pm »
Ontem a M80 Manteigas cheia de interferências,Leiria a ser preferencial que Viseu e Manteigas.
Leiria muito forte. Leiria e Montejunto...

joao_s

• Hero Member
« Responder #236 em: Julho 14, 2023, 07:30:07 pm »

Ontem o eter estava todo misturado. Foi uma macacada, eu em Canelas diria que estava algures no distrito de Leiria. O caso mais caricato é ver o autoradio na RECORD 95.5 a trocar para 101.4 à vista do Monte da Virgem ou mais ainda a M80 a ser totalmente tapada pela Mega, até com um simples rádio de boslo se conseguia apanhar aqui.

Os seus testemunhos são evidências, que todos constatamos, das limitações da tecnologia secular que é FM. Em determinadas condições de propagação tudo interfere com tudo, uma cacofonia. Obviamente, o DAB+ resolve estas falhas gigantescas.

Por falar em tecnologia, hoje no noticiário da “France2.tv”, foi exibida uma reportagem sobre a Inteligência Artificial ao serviço da Força Aérea Norte Americana, isto implica, que caças e outro armamento passam a ter a capacidade de tomar decisões numa fração de tempo e de forma autónoma, sem intervenção humana.

Quando a tecnologia avança com uma aceleração nunca vista, por cá nem uma simples tecnologia digital de radiodifusão (DAB+) se consegue dimensionar e implementar, estamos num estágio primário nesta matéria, como se estivéssemos num nível tecnológico de “paus e pedras”.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #237 em: Julho 14, 2023, 10:33:18 pm »

Os seus testemunhos são evidências, que todos constatamos, das limitações da tecnologia secular que é FM. Em determinadas condições de propagação tudo interfere com tudo, uma cacofonia. Obviamente, o DAB+ resolve estas falhas gigantescas.

Por falar em tecnologia, hoje no noticiário da “France2.tv”, foi exibida uma reportagem sobre a Inteligência Artificial ao serviço da Força Aérea Norte Americana, isto implica, que caças e outro armamento passam a ter a capacidade de tomar decisões numa fração de tempo e de forma autónoma, sem intervenção humana.

Quando a tecnologia avança com uma aceleração nunca vista, por cá nem uma simples tecnologia digital de radiodifusão (DAB+) se consegue dimensionar e implementar, estamos num estágio primário nesta matéria, como se estivéssemos num nível tecnológico de “paus e pedras”.

A diferença do FM para o DAB(+), no caso de interferências, é deixar de ouvir uma emissão interferida para passar a ouvir o som do silêncio. E não, não me refiro ao tema da dupla Garfunkel e Simon... Em caso de interferência fora do intervalo de guarda, resta aparelho DAB começar a "soluçar" ou até a deixar de tocar a emissão porque a taxa de erros na descodificação do sinal é elevada.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

joao_s

• Hero Member
« Responder #238 em: Julho 15, 2023, 12:43:45 am »
Luís, faz algum tempo que tinha lido em algures que as interferências causadas por propagações esporádicas de emissores diferentes, a operarem na mesma frequência, são menores em DAB+ do que em FM. As publicações disponíveis vão nesse sentido. O Luís coloca o FM e o DAB+ no mesmo patamar, neste tipo de interferência. As indicações disponíveis não vão nesse sentido, referem que o DAB+ tem um melhor desempenho que o FM em situações análogas.

Começa pela banda de frequências: Banda III (174-240 MHz), não é a mesma do FM, logo os resultados nestas circunstâncias não são idênticos e, também, pelos mecanismos de correção de erros.

Numa pesquisa de 5 minutos, encontrei este estudo [clicar aqui]. Na secção de conclusão, encontra esta percentagem 58%, qualidade de sinal melhor do que em FM, em circunstâncias similares (li na diagonal).

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #239 em: Julho 15, 2023, 09:53:25 am »
Luís, faz algum tempo que tinha lido em algures que as interferências causadas por propagações esporádicas de emissores diferentes, a operarem na mesma frequência, são menores em DAB+ do que em FM. As publicações disponíveis vão nesse sentido. O Luís coloca o FM e o DAB+ no mesmo patamar, neste tipo de interferência. As indicações disponíveis não vão nesse sentido, referem que o DAB+ tem um melhor desempenho que o FM em situações análogas.

Começa pela banda de frequências: Banda III (174-240 MHz), não é a mesma do FM, logo os resultados nestas circunstâncias não são idênticos e, também, pelos mecanismos de correção de erros.

Numa pesquisa de 5 minutos, encontrei este estudo [clicar aqui]. Na secção de conclusão, encontra esta percentagem 58%, qualidade de sinal melhor do que em FM, em circunstâncias similares (li na diagonal).

Apesar de operar em frequências superiores ao FM, quando a condução troposférica "bate" forte não há milagres, por muita tecnologia que exista. Veja-se o caso da TDT nas faixas de UHF, em que, não raras vezes, mesmo tendo um sistema de correcção de erros e sendo feita, há alguns anos, mudanças nas frequências, continua a haver quem deixe de conseguir, por minutos ou até por horas, ver televisão... E estas questões não são um exclusivo de Portugal - sei que na Alemanha já ocorreu perder-se a recepção da rádio digital DAB(+) em determinadas zonas, devido a fenómenos de interferência.
« Última modificação: Julho 15, 2023, 09:55:43 am por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho