Autor Tópico: Fundação FM - 95,8 MHz Guimarães  (Lida 1730 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Não calem os 105.3!
Fundação FM - 95,8 MHz Guimarães
« em: Fevereiro 28, 2022, 01:13:53 pm »
Tenho feito um esforço para escutar as rádios locais que se escutam na região da Área Metropolitana do Porto. Hoje, escolhi a Fundação FM de Guimarães. Uma agradável surpresa. Playlist variada, nacional e internacionalmente, direcionada a um target entre os 25 e os 50 anos, com o Fernando Daniel e o Diogo Piçarra a passarem a cada 30 minutos, mas parece que há dedo dos animadores na playlist. Um misto entre MEGA, CIDADE FM e RFM.
Locução em direto, com várias intervenções entre músicas e painéis não muito longos. Consultada a programação no site da rádio, percebe-se que a há durante 12h: 07h-20h (exceto das 13:00h às 14:00) e também em alguns programas do fim-de-semana. Tem uma hora diariamente dedicada à informação regional muito completa (12h-13h), que vai para lá de Guimarães, e que em termos de profissionalismo, não fica a dever nada às quatro nacionais informativas, também na locução dos noticiários. Nessa hora, existem ainda avisos à população, por exemplo, objetos encontrados pela PSP.
Nos noticiários também um bom acompanhamento, por exemplo, da Primeira Liga, não só dos clubes do Norte. Tem ainda um programa de painel político ao fim-de-semana, o que para uma local...é obra!
A equipa é vasta: 8 animadores e 4 jornalistas.

No programa das 09:00 às 12:00, o SMS, existe iteração com os ouvintes, que podem enviar pedidos por esse meio, ou sugerir que a locução telefone a pessoas, surpreendendo-as.

Pontos mais negativos:
Parece-me que é ligeiramente exagerado o número das chamadas, principalmente porque fica algum tempo em antena a apenas se ouvir o telefone a tocar e a locutora, Elsa Ribeiro, a encher chouriços.
Tem pelo menos dois jingles muito similares aos da M80, diria que foram feitos pela mesma empresa.
A última intervenção do locutor é sempre por volta dos 55, pelo que a segunda música antes do sinal horário não passa mais de 30/40 segundos, o que é de evitar, pelo menos a mim irrita-me. Era preferível por a publicidade antes (que não é exaustiva como noutras locais).
Apesar de sabermos que as rádios locais não competem com as nacionais, parece-me um pouco inconveniente a Elsa Ribeiro elogiar tanto a Joana Marques "excelente humorísta e colega, com o seu sempre divertido Extremamente Desagradável na Renascença". Para além disso, passou Toxic de Britney Speares, "porque ouvi esta música de manhã na Mega e decidi que a ia passar hoje também na Fundação".  ;D ;D
O emissor é fracote...está muito pressionado pela TOP FM, muito dificil de direcionar a antena, e quando se consegue estabilidade de sinal, volta e meia lá entra uma rajada da TOP por 3 ou 4 segundos.
« Última modificação: Fevereiro 28, 2022, 01:33:26 pm por AG »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
Re: Fundação FM - 95.8 MHz - Guimarães
« Responder #1 em: Fevereiro 28, 2022, 01:29:46 pm »
Tenho feito um esforço para escutar as rádios locais que se escutam na região da Área Metropolitana do Porto. Hoje, escolhi a Fundação FM de Guimarães. Uma agradável surpresa. Playlist variada, nacional e internacionalmente, direcionada a um target entre os 25 e os 50 anos, com o Fernando Daniel e o Diogo Piçarra a passarem a cada 30 minutos, mas parece que há dedo dos animadores na playlist. Um misto entre MEGA, CIDADE FM e RFM.
Locução em direto, com várias intervenções entre músicas e painéis não muito longos. Consultada a programação no site da rádio, percebe-se que a há durante 12h: 07h-20h (exceto das 13:00h às 14:00) e também em alguns programas do fim-de-semana. Tem uma hora diariamente dedicada à informação regional muito completa (12h-13h), que vai para lá de Guimarães, e que em termos de profissionalismo, não fica a dever nada às quatro nacionais informativas, também na locução dos noticiários. Nessa hora, existem ainda avisos à população, por exemplo, objetos encontrados pela PSP.
Nos noticiários também um bom acompanhamento, por exemplo, da Primeira Liga, não só dos clubes do Norte. Tem ainda um programa de painel político ao fim-de-semana, o que para uma local...é obra!

No programa das 09:00 às 12:00, o SMS, existe iteração com os ouvintes, que podem enviar pedidos por esse meio, ou sugerir que a locução telefone a pessoas, surpreendendo-as.

Pontos mais negativos:
Parece-me que é ligeiramente exagerado o número das chamadas, principalmente porque fica algum tempo em antena a apenas se ouvir o telefone a tocar e a locutora, Elsa Ribeiro, a encher chouriços.
Tem pelo menos dois jingles muito similares aos da M80, diria que foram feitos pela mesma empresa.
A última intervenção do locutor é sempre por volta dos 55, pelo que a segunda música antes do sinal horário não passa mais de 30/40 segundos, o que é de evitar, pelo menos a mim irrita-me. Era preferível por a publicidade antes (que não é exaustiva como noutras locais).
Apesar de sabermos que as rádios locais não competem com as nacionais, parece-me um pouco inconveniente a Elsa Ribeiro elogiar tanto a Joana Marques "excelente humorísta e colega, com o seu sempre divertido Extremamente Desagradável na Renascença". Para além disso, passou Toxic de Britney Speares, "porque ouvi esta música de manhã na Mega e decidi que a ia passar hoje também na Fundação".  ;D ;D
O emissor é fracote...está muito pressionado pela TOP FM, muito dificil de direcionar a antena, e quando se consegue estabilidade de sinal, volta e meia lá entra uma rajada da TOP por 3 ou 4 segundos.

E sobre o concelho de Guimarães e regiões adjacentes alguma nota a destacar?
Há informação sobre a região?
Os protagonistas políticos,  sociedade civil e outras forças relevantes da região têm voz ativa na emissão?

pdnf

• Hero Member
  • Não calem os 105.3!
Re: Fundação FM - 95.8 MHz - Guimarães
« Responder #2 em: Fevereiro 28, 2022, 03:37:47 pm »

Pontos mais negativos:

E sobre o concelho de Guimarães e regiões adjacentes alguma nota a destacar?
Há informação sobre a região?
Os protagonistas políticos,  sociedade civil e outras forças relevantes da região têm voz ativa na emissão?

Sim, sim. A hora de informação regional que tem bastantes destaques da região e municípios adjacentes, assim como os noticiários. Falou-se nos eventos de regresso a Guimarães após a pandemia, e foi ouvido o executivo municipal sobre os mesmos. Foi também ouvido um representante da associação empresarial.
Os dois noticiários que ouvi, 11H e 13H, ambos com informação regional sempre a encabeçar, três notícias e só depois é que passam às notícias nacionais. Cada noticiário com aproximadamente 7 a 8 minutos.

Fizeram, por exemplo, um bom apontamento que não ouvi nas nacionais sobre os preços dos combustíveis e o seu impacto na inflação e diferenças na fiscalidade face a Espanha.

Acredite, para local, até ver, é das melhores estruturadas que tenho escutado.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Fundação FM - 95,8 MHz Guimarães
« Responder #3 em: Fevereiro 28, 2022, 07:32:45 pm »
E a "arqui-rival" Santiago ainda esta semana teve mais de 600 pessoas a assistir em direto no Facebook às entrevistas aos candidatos à presidência do Vitória SC. Incrível.

Por isso é que se teria de abrir no Minho uma exceção ao modelo de rádios regionais fortes que defendo: não estou a ver Guimarães, Braga, Famalicão e Barcelos com duas rádios cada a conseguirem-se juntar numa só rede, nem seria bem aceite pelas populações destas cidades.

pdnf

• Hero Member
  • Não calem os 105.3!
« Responder #4 em: Fevereiro 28, 2022, 08:07:57 pm »
E a "arqui-rival" Santiago ainda esta semana teve mais de 600 pessoas a assistir em direto no Facebook às entrevistas aos candidatos à presidência do Vitória SC. Incrível.

Por isso é que se teria de abrir no Minho uma exceção ao modelo de rádios regionais fortes que defendo: não estou a ver Guimarães, Braga, Famalicão e Barcelos com duas rádios cada a conseguirem-se juntar numa só rede, nem seria bem aceite pelas populações destas cidades.

Penso eu que qualquer uma das candidatas que referes, seriam candidatas a ocupar a rede regional da região de Minho e Douro Litoral. Nesta região defenderia a existência de umas oito redes, a que acresce a RUM convertida em RUN, com emissor a servir Porto e Braga em devidas condições.

Diria que a Fundação, a Antena Minho, a Santiago, a Alto Minho, Barcelos, Nova, Nova Era, No Ar e Afifense manteriam os alvarás. Tudo o resto, seria para desaparecer.
Rádio é:

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #5 em: Fevereiro 28, 2022, 11:08:47 pm »

Penso eu que qualquer uma das candidatas que referes, seriam candidatas a ocupar a rede regional da região de Minho e Douro Litoral. Nesta região defenderia a existência de umas oito redes, a que acresce a RUM convertida em RUN, com emissor a servir Porto e Braga em devidas condições.

Diria que a Fundação, a Antena Minho, a Santiago, a Alto Minho, Barcelos, Nova, Nova Era, No Ar e Afifense manteriam os alvarás. Tudo o resto, seria para desaparecer.
E as frequências de concelhos como Gondomar, Matosinhos, Valongo, Maia onde não há qualquer rádio local onde residem cerca de 800 mil pessoas.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #6 em: Março 01, 2022, 12:01:36 am »

Hoje a Santiago teve mais de mil também nesse debate.

vitor2310h

• Full Member
« Responder #7 em: Março 01, 2022, 02:27:29 am »
Residindo eu em Guimarães a perceção que tenho é que de facto a Santiago em tanto em FM como nas redes sociais tem uma audiência substancialmente superior à Fundação, suponho que se deva talvez ao facto do grupo Santiago também possuir o portal de noticias online Guimarães Digital e os jornais semanários Desportivo de Guimarães e Comércio de Guimarães.

Em relação á qualidade dos emissores sempre achei os 98.0 da Santiago mais "eficazes" que os 95.8 tanto dentro como fora do concelho de Guimarães, situação que na minha perceção se inverteu nos últimos tempos, principalmente a norte do concelho, em que dentro de casa com um smartphone já não consigo captar a santiago com estabilidade tendo que ajustar os auriculares em certas posições para ouvir a emissão sem ruído (situação que antes era impensável), ao contrario da fundação que o RDS é captado quase de imediato e com uma estabilidade de escuta normal. Acredito que se trate de alguma anomalia técnica do emissor da Santiago.

pdnf

• Hero Member
  • Não calem os 105.3!
« Responder #8 em: Março 01, 2022, 09:50:27 am »
Em relação á qualidade dos emissores sempre achei os 98.0 da Santiago mais "eficazes" que os 95.8 tanto dentro como fora do concelho de Guimarães, situação que na minha perceção se inverteu nos últimos tempos, principalmente a norte do concelho, em que dentro de casa com um smartphone já não consigo captar a santiago com estabilidade tendo que ajustar os auriculares em certas posições para ouvir a emissão sem ruído (situação que antes era impensável), ao contrario da fundação que o RDS é captado quase de imediato e com uma estabilidade de escuta normal. Acredito que se trate de alguma anomalia técnica do emissor da Santiago.

Para sul é o inverso. No Porto ligo o telemóvel e a Santiago entra de imediato com RDS, mesmo tendo a SFM da Murtosa em 98.1 a pressionar. Por seu turno, a Fundação é preciso uma grande ginástica e, sem ruído, só mesmo no exterior. O emissor da TOP FM em 95.9 está mais para sul do que o da SFM mas melhor localizado em altura, o que justificará. Lembro que a TOP FM ainda se consegue ouvir às portas de Santo Tirso enquanto que a SFM no Porto já mal entra, muito mais dentro de um edifício.

Do que vou picando, parece-me também que a Santiago estará direcionada para um público mais velho que o da Fundação, correto?
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #9 em: Março 01, 2022, 11:26:53 am »

Falta aí uma rádio para Famalicão...

Hoje a Santiago teve mais de mil também nesse debate.

Sim, reparei nisso. Inacreditável.

vitor2310h

• Full Member
« Responder #10 em: Março 01, 2022, 12:15:05 pm »

Para sul é o inverso. No Porto ligo o telemóvel e a Santiago entra de imediato com RDS, mesmo tendo a SFM da Murtosa em 98.1 a pressionar. Por seu turno, a Fundação é preciso uma grande ginástica e, sem ruído, só mesmo no exterior. O emissor da TOP FM em 95.9 está mais para sul do que o da SFM mas melhor localizado em altura, o que justificará. Lembro que a TOP FM ainda se consegue ouvir às portas de Santo Tirso enquanto que a SFM no Porto já mal en

Do que vou picando, parece-me também que a Santiago estará direcionada para um público mais velho que o da Fundação, correto?

Sim, desde a reformulação de 2017 a Fundação tem um target mais jovem que a Santiago, exceptuando as manhãs dos Fins de Semana em a Fundação transmite programas de cariz mais popular para publico mais velho.

vitor2310h

• Full Member

pdnf

• Hero Member
  • Não calem os 105.3!
« Responder #12 em: Novembro 24, 2023, 10:38:03 am »
A partir de Matosinhos para Norte,  entre as 7h e as 9h, uma boa alternativa às manhãs é o Wake Up da Fundação. Boa química entre o André Vilar e a Helena Silva, associado a um bom jornalismo, nacional e local e com um jornalista para o desporto, consegue ser um programa com nível superior àquele que é usual nas locais, e que não fica a dever muito a nacionais.
Agora, é preciso ter atenção ao som do estúdio, particularmente o micro da Helena, pensava que estava a fazer exterior, tal a "boa" qualidade.
O programa terminar às 9h é que também não faz sentido nenhum, devia ir até às 10h.
Rádio é:

vitor2310h

• Full Member
« Responder #13 em: Abril 03, 2024, 03:00:18 am »
O mau tempo no minho nos últimos dias, além da Fama rádio e da Voz do Neiva que tiveram problemas nos seus emissores e que temporariamente não emitem em FM, também a Fundação parece estar com problemas nos 95.8, onde o emissor parece que está sempre a ligar e a desligar constantemente e não coloca RDS como se pode ver no video que gravei.
https://1drv.ms/v/s!At__-Xcs9jNQgu8lJikH44k-dNOF_Q?e=SUphDB

ouvinte

• Hero Member
« Responder #14 em: Abril 03, 2024, 02:09:18 pm »
Se o emissor está nesse estado o melhor seria mesmo desligá-lo, na volta ainda fica pior.