Autor Tópico: Rádio em Espanha  (Lida 76726 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: Rádio em Espanha
« Responder #375 em: Fevereiro 14, 2024, 12:16:28 pm »
Na nossa RTP há muita mais liberdade do que na tve...

A TVE está completamente sectária...

Até nisto...

https://prnoticias.com/2024/02/14/la-productora-del-documental-de-sanchez-busca-con-tve-al-mejor-espanol-de-la-historia/?amp=1

A única personalidade de direita é  alguém que já morreu...

Inacreditável este sectarismo absolutamente patético.

Atento

• Hero Member
« Responder #376 em: Fevereiro 20, 2024, 12:33:23 am »

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #377 em: Fevereiro 20, 2024, 12:40:33 am »
Sem credibilidade e sem solução

https://prnoticias.com/2024/02/16/el-caos-se-instala-en-rne-problemas-en-los-despachos-y-crisis-de-audiencia/?amp=1

Tenho para mim que, tirando rúbricas pontuais, isto só prova que isto não serve para grande coisa:

"Desde la corporación ven muy complicado remontar estos datos y por ello están buscando nuevas fórmulas que impulsen la marca de RNE. Una de ellas es RTVE Audio, lanzada en julio del pasado año, y que permite ver y escuchar los programas de la radio pública en directo, además de podcast originales."

Isto é tornar a rádio em Televisão, o que não se deseja.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #378 em: Fevereiro 20, 2024, 05:09:10 pm »
É rádio muitíssimo aborrecida. Ganhariam muito em aligeirar o que servem na rádio pública espanhola. O meio termo entre uma RNE1 e uma Los40 está largamente livre.

pdnf

• Hero Member
« Responder #379 em: Fevereiro 20, 2024, 05:21:11 pm »
É rádio muitíssimo aborrecida. Ganhariam muito em aligeirar o que servem na rádio pública espanhola. O meio termo entre uma RNE1 e uma Los40 está largamente livre.

Não acho que seja mais aborrecida que a SER ou a COPE , e acho-a muito mais interessante que a ONDACERO. Andamos a lutar por aqui por rádios de palavra, e queres por a RNE1 igual à ANTENA1?
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #380 em: Fevereiro 20, 2024, 05:22:58 pm »

Não acho que seja mais aborrecida que a SER ou a COPE , e acho-a muito mais interessante que a ONDACERO. Andamos a lutar por aqui por rádios de palavra, e queres por a RNE1 igual à ANTENA1?

Dei a RNE1 como um exemplo justamente de um extremo. Preferiria algo mais central para os casos das outras RNEs, a 1 é totalmente informativa.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #381 em: Fevereiro 20, 2024, 07:42:04 pm »

Dei a RNE1 como um exemplo justamente de um extremo. Preferiria algo mais central para os casos das outras RNEs, a 1 é totalmente informativa.
A solução podia ser ter música na Radio 5, alias já vi espanhois num conhecido blog de rádio do outro lado da fronteira a elogiarem a TSF por isso.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk
« Última modificação: Fevereiro 20, 2024, 07:44:15 pm por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #382 em: Fevereiro 21, 2024, 12:40:41 am »

A solução podia ser ter música na Radio 5, alias já vi espanhois num conhecido blog de rádio do outro lado da fronteira a elogiarem a TSF por isso.

Mal por mal, entre a 1 e a 5, aí talvez a 1. Apesar de tudo é generalista, a 5 é temática informativa. O problema da RNE não deixa de ser exatamente o mesmo da RDP, se a Antena 1 se escusasse de passar música, o que acho que já deveria ter ocorrido há muito, pelo menos entre as 07:00h e as 24:00h. Têm duas rádios musicais, uma clássica (sim, a nossa devia ser temática musical e passar os segmentos culturais para a Antena 1) e uma mais mainstream, que foi capturada em grande medida pelo alternativo. A RNE3 ainda consegue ser pior que a Antena 3 nesse sentido. Num país com tanta música na língua de Cervantes, é raríssimo ouvir-se alguma coisa na língua deles, sendo certo que eu quando pico 97,4 Vigo é essencialmente à noite, período mais propicio a esse "peso". Por aqui vai despicando com a RFM Aveiro, é de Vigo das que vai chegando melhor se meter a antena no sítio certo. Mas quando ando pela raia ou por Espanha, noto ainda assim que é uma rádio pesada no estilo. Compará-la-ia até mais à nossa SBSR do que a Antena 3.
Por mera curiosidade, há algum espaço similar a este do lado de lá da fronteira? Gosto sempre de olhar para o mercado Ibérico, acho que deve ser o nosso grande termo de comparação, sem desprimor de termos ambição de podermos por a vista numa BBC.
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #383 em: Fevereiro 21, 2024, 12:52:41 pm »

Mal por mal, entre a 1 e a 5, aí talvez a 1. Apesar de tudo é generalista, a 5 é temática informativa. O problema da RNE não deixa de ser exatamente o mesmo da RDP, se a Antena 1 se escusasse de passar música, o que acho que já deveria ter ocorrido há muito, pelo menos entre as 07:00h e as 24:00h. Têm duas rádios musicais, uma clássica (sim, a nossa devia ser temática musical e passar os segmentos culturais para a Antena 1) e uma mais mainstream, que foi capturada em grande medida pelo alternativo. A RNE3 ainda consegue ser pior que a Antena 3 nesse sentido. Num país com tanta música na língua de Cervantes, é raríssimo ouvir-se alguma coisa na língua deles, sendo certo que eu quando pico 97,4 Vigo é essencialmente à noite, período mais propicio a esse "peso". Por aqui vai despicando com a RFM Aveiro, é de Vigo das que vai chegando melhor se meter a antena no sítio certo. Mas quando ando pela raia ou por Espanha, noto ainda assim que é uma rádio pesada no estilo. Compará-la-ia até mais à nossa SBSR do que a Antena 3.
Por mera curiosidade, há algum espaço similar a este do lado de lá da fronteira? Gosto sempre de olhar para o mercado Ibérico, acho que deve ser o nosso grande termo de comparação, sem desprimor de termos ambição de podermos por a vista numa BBC.
Sim, a Radio 3 é uma SBSR misturada com uma Antena 2 na música experimental.
Em relação à Radio 5, só falei nela uma vez que não os vejo a querer que a RNE1 deixe de ser concorrência à SER, Onda Cero e COPE e a Radio 5 tem audiências pifias de colaboradoras para as rubricas que tem.

Atento

• Hero Member
« Responder #384 em: Fevereiro 26, 2024, 12:17:33 pm »
Devemos olhar para a BBC e mercado Europeu...

Seguir o falhado modelo da rtve rádio é dar espaço aoss duopólios privados, à falta de isenção, crescente manipulação e crescente aproximação à perigosa situação da América Latina, dominada pelas oligarquias privadas da comunicação social, não raras vezes, em conluio com os governos circunstanciais.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #385 em: Março 19, 2024, 11:02:27 am »
Para quem vá em peregrinação a Santiago de Compostela, a RTVE já está a emitir em DAB+ para esta região. Será que conseguem captar propagação em Portugal?
Informação disponível em:
https://www.rtve.es/rtve/20240319/radio-nacional-espana-inicia-emisiones-dab-santiago-compostela/16021908.shtml

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #386 em: Março 19, 2024, 12:04:25 pm »
Pelo que leio na notícia, a Rádio Clássica não faz parte do "pacote", pelo menos em Santiago de Compostela...

Curiosidade, o centro emissor de onde sai o sinal DAB+, pelo que depreendo da notícia, pertence à Cellnex Telecom, uma multinacional espanhola de infraestruturas de telecomunicações. Será que a RTVE Rádio aluga a infraestrutura a esta empresa?

ruicleto

• Hero Member
« Responder #387 em: Março 19, 2024, 01:21:57 pm »
Pelo que leio na notícia, a Rádio Clássica não faz parte do "pacote", pelo menos em Santiago de Compostela...

Curiosidade, o centro emissor de onde sai o sinal DAB+, pelo que depreendo da notícia, pertence à Cellnex Telecom, uma multinacional espanhola de infraestruturas de telecomunicações. Será que a RTVE Rádio aluga a infraestrutura a esta empresa?

Boa pergunta, julgando eu que sim - aluga... penso que o caminho a seguir em Portugal deveria ser por uma opção deste género, não fazendo como o que foi atribuído à MEO - operadora para a TDT, "dando o ouro ao bandido".

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #388 em: Março 19, 2024, 01:59:29 pm »

A Cellnex também possui imenso património no nosso território, nomeadamente torres de serviço móvel terrestre. Salvo erro tem como principais clientes a Digi, NOS e MEO, a Vodafone assenta alguns sites na Vantage Towers.

Sim, eu também pensava que a infra era toda dos operadores, mas isso pelos vistos já mudou.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #389 em: Março 19, 2024, 02:47:17 pm »

A Cellnex também possui imenso património no nosso território, nomeadamente torres de serviço móvel terrestre. Salvo erro tem como principais clientes a Digi, NOS e MEO, a Vodafone assenta alguns sites na Vantage Towers.

Sim, eu também pensava que a infra era toda dos operadores, mas isso pelos vistos já mudou.

Exactamente!

Ainda na passada 6ª feira estive a acompanhar um trabalho numa das torres deles ao serviço da MEO.

No que toca à rádio, penso que as torres de emissão da RTP Rádio são propriedade do operador público.