Autor Tópico: Rádio em Espanha  (Lida 76733 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Rádio em Espanha
« Responder #345 em: Novembro 23, 2023, 01:44:01 pm »
Os salários das principais estrelas da Rádio Nacional.

Têm como critério fundamental o tempo de serviço. Critério francamente ultrapassado ainda para mais nesta atividade.

Enfim...

http://guiadelaradio.com/estos-son-los-sueldos-de-los-presentadores-estrella-de-rne

Acredito que grande parte dos nossos profissionais ficaria muito satisfeito com metade desses valores. Alguns, se calhar, com 20%.  :'( :'(
Até com 10% alguns ficariam pdnf...
A rádio em Portugal...

Eu sei Nélson. Mas aqui, como comparação, estava a referir-me aos grupos nacionais. Espero, sinceramente, que não haja ninguém 1150€ ou perto disso mensais. São ordenados muito, muito baixos.

Quando perceberes que há quem ganhe menos que isso...

Nas locais, sem dúvida, aí até devem existir pagamentos por debaixo da mesa. Nas nacionais? Numa RTP, R/COM, BAUER? Sei que os ordenados não são milionários, mas 1150€, que é os tais 10%, 16k anuais? O SMN vai para 820€, estamos a falar de quadros qualificados, predominantemente licenciados ou mestres, em empresas com uma dimensão em termos de faturação significativa. Falo, naturalmente, dos animadores, jornalistas e som, obviamente que há outras funções. Se estamos com esse nível de vencimentos em rádios nacionais, o setor está profundamente doente, mesmo que falemos de malta pelos 20's.

Animadores e jornalistas, dos que não são estrelas, ganham isso ou menos. Principalmente jornalistas, claro. A maior parte, menos. Abaixo dos 30 é ainda mais notório.

Houve em tempos quem fizesse no Twitter uma espécie de tabela colaborativa onde se colocava salário real de jornalistas, de forma anónima, mas explicitando a empresa. Mas como este país é uma aldeia, mesmo sendo anónimo, ao ter de colocar a empresa muita gente se inibiu de comunicar o que auferia...

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #346 em: Novembro 24, 2023, 11:25:16 am »

Têm como critério fundamental o tempo de serviço. Critério francamente ultrapassado ainda para mais nesta atividade.

Enfim...

http://guiadelaradio.com/estos-son-los-sueldos-de-los-presentadores-estrella-de-rne

Acredito que grande parte dos nossos profissionais ficaria muito satisfeito com metade desses valores. Alguns, se calhar, com 20%.  :'( :'(
A rádio em Portugal...

Eu sei Nélson. Mas aqui, como comparação, estava a referir-me aos grupos nacionais. Espero, sinceramente, que não haja ninguém 1150€ ou perto disso mensais. São ordenados muito, muito baixos.

Nas locais, sem dúvida, aí até devem existir pagamentos por debaixo da mesa. Nas nacionais? Numa RTP, R/COM, BAUER? Sei que os ordenados não são milionários, mas 1150€, que é os tais 10%, 16k anuais? O SMN vai para 820€, estamos a falar de quadros qualificados, predominantemente licenciados ou mestres, em empresas com uma dimensão em termos de faturação significativa. Falo, naturalmente, dos animadores, jornalistas e som, obviamente que há outras funções. Se estamos com esse nível de vencimentos em rádios nacionais, o setor está profundamente doente, mesmo que falemos de malta pelos 20's.

Animadores e jornalistas, dos que não são estrelas, ganham isso ou menos. Principalmente jornalistas, claro. A maior parte, menos. Abaixo dos 30 é ainda mais notório.

Houve em tempos quem fizesse no Twitter uma espécie de tabela colaborativa onde se colocava salário real de jornalistas, de forma anónima, mas explicitando a empresa. Mas como este país é uma aldeia, mesmo sendo anónimo, ao ter de colocar a empresa muita gente se inibiu de comunicar o que auferia...
Posso confirmar que neste momento, a trabalhar a tempo inteiro na vigilância, ganho mais que alguns recém-licenciados a trabalhar a tempo inteiro em algumas rádios nacionais e até em televisões.
E por aqui me fico.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #347 em: Novembro 24, 2023, 11:37:36 am »

Enfim...

A rádio em Portugal...

Posso confirmar que neste momento, a trabalhar a tempo inteiro na vigilância, ganho mais que alguns recém-licenciados a trabalhar a tempo inteiro em algumas rádios nacionais e até em televisões.
E por aqui me fico.
Não duvido mesmo. Ganha-se muito mal. Sou técnico superior da AP com mestrado e o meu irmão, com o 12º, ganha muito mais que eu numa multinacional a fazer CSM.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Atento

• Hero Member
« Responder #348 em: Novembro 30, 2023, 07:44:52 am »

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #349 em: Novembro 30, 2023, 02:11:06 pm »
Audiências em Espanha

Generalistas

https://prnoticias.com/2023/11/30/egm-cope-10-crece-pero-se-mantiene-lejos-de-la-ser-136/?amp=1

RNE1, arrisco dizer que é ainda mais irrelevante que a nossa Antena 1, descontadas as diferenças quer de programação, quer de dimensão populacional. Não deixa de ser, contudo, paradigmático, a diferença de consumo, cada vez mais notória, entre os dois lados da fronteira.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #350 em: Novembro 30, 2023, 02:27:29 pm »
Audiências em Espanha

Generalistas

https://prnoticias.com/2023/11/30/egm-cope-10-crece-pero-se-mantiene-lejos-de-la-ser-136/?amp=1

RNE1, arrisco dizer que é ainda mais irrelevante que a nossa Antena 1, descontadas as diferenças quer de programação, quer de dimensão populacional. Não deixa de ser, contudo, paradigmático, a diferença de consumo, cada vez mais notória, entre os dois lados da fronteira.
A diferença, é que por muito irrelevante, ou não, que ambos os serviços públicos possam ser, em Espanha existem rádios privadas que cumprem as suas obrigações, enquanto rádios generalistas.
Por isso, não admira a audiência das Cadenas SER e COPE.
Em Portugal, a melhor generalista em termos de audiência, é a Antena 1 (a Renascença pelo comportamento que tem, em descartar conteúdos informativos, já não a considero uma rádio generalista), e se não fosse a Antena 1 a fazer o serviço generalista que faz, e estaríamos muito mal entregues, isto claro, tendo em conta que tanto a TSF, como a Observador, não se escutam em todo o país, através das ondas hertzianas (FM).

Atento

• Hero Member
« Responder #351 em: Novembro 30, 2023, 11:19:06 pm »
Audiências Rádios Musicais

Descalabro da Rádio 3 da rne;

Queda da ex-m80;

Queda generalizada das musicais,  exceto da Rock FM e KISS FM;

No grupo COPE, a ideia que dá é que a ROCK FM com menos emissoras tem melhor desempenho do que a irmã Cadena 100.

https://prnoticias.com/2023/11/30/egm-los-40-pinchan-ante-el-resurgir-de-rock-fm/?amp=1

pdnf

• Hero Member
« Responder #352 em: Dezembro 01, 2023, 10:52:48 am »

Queda da ex-m80;

No grupo COPE, a ideia que dá é que a ROCK FM com menos emissoras tem melhor desempenho do que a irmã Cadena 100.

https://prnoticias.com/2023/11/30/egm-los-40-pinchan-ante-el-resurgir-de-rock-fm/?amp=1

Completamente normal. O crescimento das generalistas foi feito à conta das musicais. Claro que a situação inédita da Democracia em Espanha terá contribuído para tal. Não me admiraria que, por cá, na próxima vaga, as musiciais também percam qualquer coisa para as generalista.
Certo, enquanto que a CAD 100 é praticamente uma rede nacional de emissores, a ROCK FM tem emissores com mais baixa potência e nas cidades principais, e faz mais de metade da audiência. Do que me parece, a ROCK FM não pretende ser uma rádio de nicho...😂😂 A diferença da CAD 100 para a LOS 40 é abismal, mas justificada. Acho o produto da LOS 40 bastante superior, a CAD 100 às vezes escorrega mesmo em azeite. Nesse capítulo, abençoadas COMRCIAL E RFM sois 1000 vezes superiores às vossas hispânicas. Curioso também como, por cá, uma M80 vence uma RR, por lá é uma rádio absolutamente irrelevante em termos de audiências.

Em suma, quer a ROCK quer a DIAL são produtos nos quais via potencial para replicarmos por terras lusas.
« Última modificação: Dezembro 01, 2023, 10:56:59 am por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #353 em: Dezembro 01, 2023, 11:03:57 am »

Completamente normal. O crescimento das generalistas foi feito à conta das musicais. Claro que a situação inédita da Democracia em Espanha terá contribuído para tal. Não me admiraria que, por cá, na próxima vaga, as musiciais também percam qualquer coisa para as generalista.
Certo, enquanto que a CAD 100 é praticamente uma rede nacional de emissores, a ROCK FM tem emissores com mais baixa potência e nas cidades principais, e faz mais de metade da audiência. Do que me parece, a ROCK FM não pretende ser uma rádio de nicho...😂😂 A diferença da CAD 100 para a LOS 40 é abismal, mas justificada. Acho o produto da LOS 40 bastante superior, a CAD 100 às vezes escorrega mesmo em azeite. Nesse capítulo, abençoadas COMRCIAL E RFM sois 1000 vezes superiores às vossas hispânicas. Curioso também como, por cá, uma M80 vence uma RR, por lá é uma rádio absolutamente irrelevante em termos de audiências.

Em suma, quer a ROCK quer a DIAL são produtos nos quais via potencial para replicarmos por terras lusas.

Subscrevo, principalmente a primeira e última frases... basta ver como a Los 40 começou por ser apenas um programa da Cadena SER.
https://los40.com/2023/11/30/estrenamos-principales-de-40-un-podcast-documental-sobre-la-historia-de-los40-presentado-por-jorge-sanchez/

Em relação à RNE, esta na minha opinião com um problema parecido com o nosso.
Quer ter duas rádios numa - no caso da Radio 3 foram rejuvenescendo-a mas o fim dos programas com mais sucesso da velha guarda devem ter afastado muito público - e isto com uma Radio 5 irrelevante.
« Última modificação: Dezembro 01, 2023, 11:05:54 am por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #354 em: Dezembro 01, 2023, 11:39:56 am »

Subscrevo, principalmente a primeira e última frases... basta ver como a Los 40 começou por ser apenas um programa da Cadena SER.
https://los40.com/2023/11/30/estrenamos-principales-de-40-un-podcast-documental-sobre-la-historia-de-los40-presentado-por-jorge-sanchez/

Em relação à RNE, esta na minha opinião com um problema parecido com o nosso.
Quer ter duas rádios numa - no caso da Radio 3 foram rejuvenescendo-a mas o fim dos programas com mais sucesso da velha guarda devem ter afastado muito público - e isto com uma Radio 5 irrelevante.

A RNE1  é generalista como a SER, COPE, Onda Cero com uma forte componente informativa.

As quatro redes nacionais da rtve/rne têm menos audiência do que a Onda Cero.

Isto é inaceitável.  Como também é inaceitável em Portugal a m80 - uma rede regional  - ter mais audiência do que três redes nacionais de fm.

Inaceitável a todos os níveis.

A rtve/rne tem outro problema muito grave: o governo mete o nariz em tudo até na escolha dos principais apresentadores sobretudo na tve1 e na RNE1.
Uma miséria digna de países do terceiro mundo.

Ora isto descredibiliza fortemente o operador público e na rádio é absolutamente fatal...
« Última modificação: Dezembro 01, 2023, 11:42:23 am por Atento »

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #355 em: Dezembro 01, 2023, 05:11:26 pm »

Queda da ex-m80;

Costumo ouvir a ROCK FM na net e, quando me desloco a terras raianas na zona de Badajoz e Elvas (nomeadamente na viagem entre a cidade da Extremadura espanhola e a cidade de Portalegre em que se escutam os tx's de Badajoz - 87.6 MHz e Cáceres - 89.5 MHz quase até às portas da capital do Alto Alentejo em perfeitas condições) no auto-radio do carro.

É uma rádio que se ouve muito bem, com uma excelente e variada playlist, sobretudo numa vertente mais comercial, com alguns vislumbres a alguns temas mais raros de escutar, mas sem ser uma rádio de nicho, definitivamente.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #356 em: Dezembro 01, 2023, 05:21:31 pm »
Quanto a replicar o conceito da ROCK FM por cá, já temos uma rádio 100% rock, a 105.4 MHz (Cascais), só que é local.

A nível nacional, já houve, a Comercial, na sua fase anterior de rádio rock.

pdnf

• Hero Member
« Responder #357 em: Dezembro 01, 2023, 08:52:55 pm »
É curioso que refira a Comercial Rádio Rock. Tenho apanhado a RC Rock, que só emite online, em vários estabelecimentos comerciais. Já tenho pensado se não seria muito interessante utilizar o prestígio de uma marca extremamente bem reputada junto dos portugueses, para relançar nas frequências da extinta Vodafone FM, uma vez que na prática, nem existiu pedido de alteração de projeto na ERC por parte da Bauer.
Trabalho numa zona de Paranhos onde basta por o telefone junto da janela que apanho razoavelmente bem os txs de Vigo, mas o da ROCK FM está na mesma frequência da RCFEIRA e da ANTENA 3 do Minhéu, portanto só mesmo em dias de muito boa propagação é que lá chega qualquer coisa. Mas chega a acontecer, mais junto à praia é fácil conseguir que esta ganhe.
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #358 em: Dezembro 01, 2023, 08:57:38 pm »
É uma questão de anos esta de ter de uma rádio rock semi-nacional, até aqui no fórum.
Muitos dizem que não teria sucesso, mas não esquecer que a Best Rock acabou com mais audiência que a Batida atualmente...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #359 em: Dezembro 01, 2023, 09:21:23 pm »
É curioso que refira a Comercial Rádio Rock. Tenho apanhado a RC Rock, que só emite online, em vários estabelecimentos comerciais. Já tenho pensado se não seria muito interessante utilizar o prestígio de uma marca extremamente bem reputada junto dos portugueses, para relançar nas frequências da extinta Vodafone FM, uma vez que na prática, nem existiu pedido de alteração de projeto na ERC por parte da Bauer.
Trabalho numa zona de Paranhos onde basta por o telefone junto da janela que apanho razoavelmente bem os txs de Vigo, mas o da ROCK FM está na mesma frequência da RCFEIRA e da ANTENA 3 do Minhéu, portanto só mesmo em dias de muito boa propagação é que lá chega qualquer coisa. Mas chega a acontecer, mais junto à praia é fácil conseguir que esta ganhe.
Já apanhei a Rock FM em estabelecimentos do Alto Minho, penso que há lugar para uma rádio desse tipo nas grandes áreas metropolitanas, em vez de uma Batida que não interessa a ninguém. Os bons resultados da 105.4 em Lisboa comprovam-no.