Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 342775 vezes)

joao_s

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #3120 em: Outubro 05, 2024, 07:02:57 pm »
(...)
Nunca imaginei chegar aos meus quase 37 e virar ouvinte da Observador.

É natural. Trata-se de um bom produto radiofónico, mais “cerebral” do que o usual, digamos assim. O target, público-alvo, diria que é multigeracional, mais ou menos dos 16 em diante, sobretudo população ativa que preza a informação, a análise, a cultura, o bom gosto musical, tratamento de assuntos variados, nomeadamente, economia, tecnologia, ciência, história, etc. Pessoas que prezam a sua formação/cultura pessoal/familiar.

A descontinuidade provocada pelos desdobramentos da emissão, na sua ótica, resulta ou soa a um remendo sem sentido?

Falta um emissor em Coimbra.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3121 em: Outubro 05, 2024, 10:22:14 pm »
Para ja resulta. Apesar de ser um remendo,para ja resulta.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #3122 em: Outubro 06, 2024, 12:37:18 am »
(...)
Nunca imaginei chegar aos meus quase 37 e virar ouvinte da Observador.

É natural. Trata-se de um bom produto radiofónico, mais “cerebral” do que o usual, digamos assim. O target, público-alvo, diria que é multigeracional, mais ou menos dos 16 em diante, sobretudo população ativa que preza a informação, a análise, a cultura, o bom gosto musical, tratamento de assuntos variados, nomeadamente, economia, tecnologia, ciência, história, etc. Pessoas que prezam a sua formação/cultura pessoal/familiar.

A descontinuidade provocada pelos desdobramentos da emissão, na sua ótica, resulta ou soa a um remendo sem sentido?

Falta um emissor em Coimbra.

A Rádio Observador tem conteúdos de excelência, algo que a TSF dada a sua instabilidade não tem conseguido ter ultimamente e a Antena 1 tem que tocar a muitas capelinhas, além de estar pejada de música a metro.
Nem meto a actual Rádio Renascença nesse campeonato.

Mormente prefiro o neutralismo do serviço público de radiodifusão no que toca à informação.
Contudo, mesmo havendo gente no Observador com quem discordo profundamente (ao ponto de mudar de posto quando o Sr. Alberto Gonçalves e a Dr.ª Maria João Avillez entram em cena), é sempre bom poder escutar gente com coluna vertebral e cultura que pensa diferente de mim (oiç, por exemplo, religiosamente do cunhado da Dr.ª Avillez). Aprendo sempre.
Além disso, é a estação de palavra com mais dinâmica em Portugal.

Claro, seria-me mais amigável aos ouvidos só picar alguns nomes da TSF, mas como sei que o mundo não é a preto e branco... desse lado apenas digo que e a verve daquela rádio é algo que para o Observador é muito difícil de atingir, além da música pois, para o meu gosto, é a melhor a passar AC em Portugal.
Mas o que conta são núm€ros, mesmo que os Observador também não sejam muito famosos.
Será que hoje podemos dizer que estão só a corrente? 😎
« Última modificação: Outubro 06, 2024, 12:42:55 am por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3123 em: Outubro 06, 2024, 08:00:25 pm »
Vem o mau tempo e fica em portadora nos 91.2
Entretanto ja voltou

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #3124 em: Outubro 07, 2024, 01:32:11 am »

As noticias também entraram às 15h04 porque saiu uma música das 14h58 às 15h02 e a seguir foram para publicidade. Normalissimo. Aqui não há tema a partir do momento que Comercial e RFM metem livremente as notícias onde lhes apetece nos últimos 10 minutos da hora. Vivo bem com isso.

Foram 22 minutos seguidos de palavra no Linha da Beira Alta, se considerarmos o boletim informativo foram 26. Sólida entrevista ao deputado da AD eleito pelo círculo de Viseu, ótima conversa.

Volto a dizer: Bauer e R/Com, ponham os olhos nestes senhores. Nem a TSF no tempo da Rádio Caldas ou da Rádio Jovem de Évora fez tal coisa.

Acabei de escutar o programa Linha da Beira Alta e foi muito interessante.
Foi reposição. A 1a passagem aconteceu no dia de estreia da emissão local Viseu, a 1/10.

Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk

Tão bem feito que não me apercebi que era reposição. E a um Sábado à tarde, convenhamos, faz serviço. Apanha quem não pode escutar durante a semana. Tudo certo, tudo certo.

Por acaso é algo que me irrita um bocado na Observador, as notícias, mesmo na nacional, tendem a derrapar, às vezes 1 minuto ou 2. Acho que marcar a hora certa é uma boa prática, RFM e Comercial não são exemplo para nada, em matéria informativa.
Não me surpreende nada, o João orientar-se bem a entrevistar um deputado. É mais uma para a coleção: o problema não é o/a locutor(a), é o produto.
Bauer e R/Com não metem os olhos em nada, porque as emissões locais são em rádios musicais, logo, é uns takes e está a andar. Sendo certo que na Mega, só mudam os takes, fazes a comutação manual e estás a ouvir, ao segundo, a mesma música, portanto, a coisa também é feita com grande mestria.

Muito difícil ouvir a Observador em Braga, em especial nas zonas que começam a descer para o rio, como algumas artérias de Real e Frossos. Precisa urgentemente de um emissor para esta zona.

Uma que emitisse da Serra d'Arga seria o ideal. Chegar a Braga *e* Viana em boas condições seria um excelente 2 em 1.

98,4 MHz serve estas duas capitais de distrito, mas de forma muito limitada.

Esticarem 98.4 para sul pode ter feito custar alguma coisa em Braga, admito perfeitamente que sim. Mas olha que mesmo a caminho do Nova Arcada (que também é a norte) não há também grande qualidade de sinal, por exemplo. Dá a sensação que estarão em zona de sombra de Santa Eufémia, mas falo completamente sem saber.

Concordo totalmente contigo quando falas de um emissor na Serra de Arga. Além disso, haveria algum benefício numa emissão local mais direcionada ao Minho, que é uma região altamente relevante. Faz algum sentido que possa ser o passo a seguir. Este modelo é replicável sem problema algum.

Nessa zona vejo uma Rádio Cavado a fazer bem esse serviço.

Não chega e muito menos satisfaz. Ouvias em Braga onde já se ouve em Braga, mas não serve de nada para chegares a Viana em condições, não fazes nada com aquilo, 500w mal se ouvem na ponte e no centro da cidade tens MESMO que ter um emissor forte porque garanto-te, por vezes nem os do Muro.

Mais para norte, tens serra a meio do distrito a barrar-te tudo o que vá para lá de Caminha. O emissor não pode estar em Braga e faria zero sentido: de Viana tens várias rádios a chegar a Braga, mas o inverso é muito mais complicado se queres cobrir o distrito de Viana em condições.
Na última vez que estive em Braga, no final do Inverno passado, andei bastante pela cidade e não notei problemas em 98,4. Há um ano atrás, num dia como o de hoje, sinal excelente da Observador na zona do Altice Forum. Em relação a alternativas, estive parado no Minho Center (Continente), cujo parque já está a 200m de altitude, é considerável, mais ao menos o mesmo que o Mte da Virgem, e confirmo que das locais, a única coisa que serve de forma decente a cidade de Braga, para além da ANTMINHO, RUM e MEGAHITS, são a ALTMINHO, GEICEFM, ROL e VALDVEZ, incluindo a micro. Com menor eficácia, BARCAFM e NOV3CINC. As de Guimarães, Famalicão, e Barcelos mal piam. A AFIFENSE no litoral ouve-se melhor que as demais de Viana, mas seria uma sobreposição à OBSRVDOR, e essa vai acabar por ser integrada na RDS, quando se virarem para Norte. A GEICE não é solução que me agrade por causa da Comercial da Lousã, embora esta ande fraquinha, precisaria de trabalho no emissor, porque a Geice também está a mínimos, chega a não se ouvir nada em 90.8 por aqui. 97.0, apesar de ser musical, duvido que feche, porque faz muito as vezes de uma Mega e Cidade FM no distrito. Eu diria que se a Observador quiser ir ao Minho, terá de ser entre os alvarás dos Arcos de Valdevez, Ponte de Lima ou Ponte da Barca. O que também deixa pena, porque nenhuma delas é cassete FM. Em todo o caso, pdf, não terão sido efeitos do mau tempo que se fez sentir hoje? Pese embora, eu tenho notado, nos últimos tempos, que há uma estabilização aqui por Gaia do sinal em 98.4, em lugar de andar aos saltinhos com 88.1, e já tinha notado também isso no Verão, com o telefone, numa artéria tão difícil quanto a Rua do Almada, na Baixa, onde o sinal de Sta Eufémia saia com muito mais qualidade que, por exemplo, a Linear ou a No Ar. A cobertura de São João da Madeira, atualmente, para Norte, é muito fraca, devido à pressão da Antena 2.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3125 em: Outubro 07, 2024, 01:53:09 pm »
Bauer e R/Com não metem os olhos em nada, porque as emissões locais são em rádios musicais, logo, é uns takes e está a andar. Sendo certo que na Mega, só mudam os takes, fazes a comutação manual e estás a ouvir, ao segundo, a mesma música, portanto, a coisa também é feita com grande mestria.

Têm que meter têm, porque se têm horas locais o alvará é generalista, e como generalista têm a obrigação de apresentar conteúdos diversificados. O custo do Observador fazer isto não é muito maior, é tudo feito com a prata da casa. Não fazer nada disso é como o tema da Mega Hits de Sintra e de Rio Maior terem tido contraordenações - é rezar para que não chova por parte de algo que pode bem chover, talvez não hoje, mas a médio prazo. É só a ERC querer. Senão, daqui a bocadinho desvirtuamos os conceitos e as palavras e isto é uma festa.

A M80 é uma rádio generalista em Valongo, Vila Real, Bragança por exemplo, e tem a absoluta obrigação de apresentar conteúdos locais para a área de cobertura. Se eu no caso da Mega consigo razoavelmente deixar passar dado o produto ser dirigido ao target que é, na M80 é imperdoável dada a proximidade à Renascença do produto. Ler apenas notícias da Câmara Municipal de Valongo não é nada, é laxismo puro, é o supremo da nulidade técnica.

Ah, e é de recordar que a ERC autoriza os simultâneos no espírito de partilha de produção, que não se enquadra em situações de mera retransmissão (sic) - ou seja, os diversos alvarás e as diversas empresas associadas têm que contribuir para a produção da emissão FM de maneira visível. No dia que a ERC vá fiscalizar a "partilha de produção" - um conceito cuja menção é relativamente recente e cuja fiscalização certamente estará para breve - a Bauer apanha uma multa daquelas à conta do que não faz.

O regulador absolutamente jamais poderá ficar indiferente a uma situação em que existem execuções tão díspares da mesma exata exigência. Tem que haver uma bitola de qualidade - e se ela existisse o Observador passava, a Record passava, a Mega de Sintra passava, até a RDS passava. Já as outras chumbavam todas.

Reconheço no entanto a mestria da Mega na gestão de tempos, sim.
« Última modificação: Outubro 07, 2024, 01:58:07 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #3126 em: Outubro 07, 2024, 02:28:35 pm »

Têm que meter têm, porque se têm horas locais o alvará é generalista, e como generalista têm a obrigação de apresentar conteúdos diversificados.

Memórias, não é generalista, não. São mesmo todas temáticas musicais. Estão é em parceria de serviço de programas, em lugar de estarem debaixo da figura da associação. Aliás, a ERC apertou com as estações, só podem estar em associação ou parceria se o alvará for da mesma tipologia, o que fez com que a coisa pudesse ter corrido mal em Gondomar, Aveiro e Sintra para a Mega, que estavam classificadas como "Segmento de Público - Jovem".

A questão da partilha de produção é simples: basta afetarem um animador e técnico às empresas detentoras do alvará. Ao Sr. A ou Sr. B tanto se lhe dá ter um contrato com a Rádio Renascença, Lda ou com a Rádio Metropolitana – Comunicação Social, Lda. Isto é tão mais estúpido quando existe, em Contabilidade, um conceito designado "consolidação de contas".
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3127 em: Outubro 08, 2024, 05:43:59 am »
O problema pela manhã terá acontecido então apenas no online, que utiliza na emissão local o streaming da extinta Emissora das Beiras, mas ainda com a designação da antiga inquilina.
Não posso deixar de destacar a excelência da playlist com alguns conteúdos direcionados para a região de Viseu. Fazem o que as ditas rádios locais já há mto deixaram de lado ou apenas nunca o fizeram. No geral parece-me estar a ser mto bem conseguido.
Sobre as transmissões dos relatos de futebol, acredito que se apostassem no acompanhamento do Académico de Viseu e do CD Tondela qdo não jogassem no mesmo horário os 3 grandes, então as audiências iriam de certo subir mais rapidamente. Em ambos os concelhos destas equipas não há uma única estação que acompanhe com relato.
Entre uma ou outra dúvida que me vai surgindo, pergunto sobre o motivo de alguns dos blocos de pub da emissão nacional não estarem na emissão local em Viseu.

Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk
A Antena Livre de Gouveia tem feito todos os jogos do Académico e do Tondela esta época.