Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 235290 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Mega Hits
« Responder #1995 em: Junho 04, 2024, 12:25:17 am »
Certo que não está completamente perdida, mas segura-se com 2,6% de AAV ? Conseguimos enumerar outras 7 emissoras à sua frente. Mesmo a Nova Era, que se fica pela área metropolitana do Porto (perdoem-me se estou a dizer alguma barbaridade, não domino a região da invicta para delimitar com exatidão a cobertura da RNE...) dizia, até a Nova Era aparece com 1,1% de AAV. Só 1,5pp as separa. A Mega continua a ser das melhores escolas de novos talentos (se não a melhor mesmo) no panorama rádio nacional, não há dúvidas quanto a isso. Todavia não sei se ainda é um canal interessante para manter no portefólio da r/com.

Não vejo que canal mais interessante possa ter a R/Com para ocupar a grelha. A Mega pode não ter audiência muito elevada, mas gera engagement, isso é indiscutível. A Nova Era faz Área Meteopolitana do Porto com os 101.3 que se ouvem bem da Póvoa de Varzim a Espinho e o Tâmega e Sousa com os 100.1, que dão ainda uma ajuda nos municípios mais interiores da AMP, a começar pelo próprio concelho de Paredes, limite leste da AMP, mas também Valongo, e presumo que nos concelhos mais interiores de Arouca, Vale de Cambra, etc, territórios que não conheço minimamente. Em todo o caso, qualquer um dos emissores, em estado normal, coisa que o atual de Paredes não está, funcionam melhor que os 90.6, e isso é relevante. Já alertei alguma malta da Mega que na zona onde o trânsito começa a parar em direção ao Porto, vindo de sul, é impossível escutar a Mega. Se estiver a andar bem, aqueles 2kms fazem-se num minuto, em hora de ponta, demoram 30 minutos. Ninguém no seu perfeito juízo quer ouvir mais a Festival lá metida no meio do que a MEGA com pipocas. Sendo certo que mesmo que a Festival resolvesse o problema, grande parte do centro de Gaia e baixa do Porto são sombra a Santa Justa, a própria TSF treme muito aí. Os emissores em Santa Justa são um erro colosal, e Mega e TSF erram, quando tinham oportunidade de pô-los no local apropriado. Hoje descobri mais um ponto muito dificil, a Avenida da França entre a Pr. Mouzinho de Albuquerque e a Constituição. Outro troço... cheio de trânsito. A Mega perde no Porto muito por culpa própria, bem mais do que por causa do estilo de rádio. Há muitos ouvintes como o meu irmão, há mais mínima pipoca, muda de estação. O Fernando Alves e o Domingos Andrade, numa conversa há uns dois anos, falavam que essas dificuldades de captação eram parte da magia da rádio. Concordo! Mas, para a geração mais nova, a que a Mega quer apanhar, isso não interessa nada.
Quanto aos talentos... sem dúvida: Vasco Palmeirim, Catarina Miranda, Sónia Santos, Filipa Galrão, Teresa Oliveira, Rui Maria Pego, Luis Franco Bastos, Mafalda Castro, Catarina Palma, Alexandre Guimarães, Catarina Figueiredo, Inês Andrade (aqui partilhado com a Cidade FM), Maria Correia, Inês Bento, Diogo Pires, Inês Nogueira, Ana Pinheiro, Francisca Cabral, Catarina Maia, Madalena Costa, Pilar Lourenço... não preciso de continuar, e devem-me faltar muitos na lista.
« Última modificação: Junho 04, 2024, 12:31:50 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1996 em: Junho 04, 2024, 12:01:05 pm »
Em relação à primeira parte: RFM Oceano Pacífico para ontem, se possível com o João Chaves.

Entretanto, daí só concordo com "a escola de talentos" até ao Diogo Pires. Acho que é urgente neste mundo de egos inflamados e influencers à força a R/Com reduzir a quantidade de pessoas vindas do mundinho próprio da Católica e ter pelo menos 50% da equipa a vir de uma universidade pública/politécnicos para estar ao nível da Cidade onde a equipa mostra a todos os níveis menos umbiguismo.
« Última modificação: Junho 04, 2024, 12:05:51 pm por radiokilledtheMTVstar »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1997 em: Junho 04, 2024, 12:38:08 pm »
Entretanto, daí só concordo com "a escola de talentos" até ao Diogo Pires. Acho que é urgente neste mundo de egos inflamados e influencers à força a R/Com reduzir a quantidade de pessoas vindas do mundinho próprio da Católica e ter pelo menos 50% da equipa a vir de uma universidade pública/politécnicos para estar ao nível da Cidade onde a equipa mostra a todos os níveis menos umbiguismo.

Do pouco que ouço da Mega, só posso concordar com isto.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1998 em: Junho 04, 2024, 01:02:38 pm »

Também concordo. Mas do que oiço, além do pessoal vindo da Universidade Católica, acho ainda mais importante que a Mega deve ter um critério mais apertado na escolha de vozes.
50 000 seguidores no Instagram não significa qualidade para se fazer rádio.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1999 em: Junho 04, 2024, 01:23:46 pm »

(...)
50 000 seguidores no Instagram não significa qualidade para se fazer rádio.

Verdade, e acho que é daí que surgem os meus anticorpos em relação à Mega.

MEGAHITS_SINTRA

• Newbie
  • *
« Responder #2000 em: Junho 04, 2024, 02:46:51 pm »
Até considero a playlist da Mega a melhor dentro do segmento (tirando algumas escolhas demasiado fora de pé do que devia ser tocado numa rádio jovem). Pena os demais problemas que já apontaram anteriormente. Merecia estar à frente da Cidade, mas já se sabe que a qualidade não significa audiência

Atento

• Hero Member
« Responder #2001 em: Junho 04, 2024, 02:50:15 pm »
Até considero a playlist da Mega a melhor dentro do segmento (tirando algumas escolhas demasiado fora de pé do que devia ser tocado numa rádio jovem). Pena os demais problemas que já apontaram anteriormente. Merecia estar à frente da Cidade, mas já se sabe que a qualidade não significa audiência

Nem fraca audiência significa qualidade...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2002 em: Junho 04, 2024, 03:11:32 pm »

Não noto diferenças entre as duas playlists - ambas são más.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2003 em: Junho 04, 2024, 06:30:37 pm »
(...) mas já se sabe que a qualidade não significa audiência

É verdade. Se assim o fosse, não seriam os dois estarolas os crónicos primeiros do Bareme Rádio.

Contudo, fazendo um exercício sobre esses dois, qual será a razão para a Rádio Comercial ter descolado da RFM a determinada altura e hoje ser tão difícil a rádio das três letrinhas agarrá-la?
Precisamente porque nessa altura o produto Rádio Comercial era, no geral, superior ao da RFM, tendo umas manhãs com o brinde chamado RAP.

Hoje, apesar de, entre as duas, ser mais team Rádio Comercial, considero a RFM um produto superior ao que era entre 2013 a 2019/2020 e, com as últimas mudanças, tem, por exemplo, umas tardes melhores que o desgastado Já Se Faz Tarde.

Porque é que isso não se tem reflectido nos números?

Porque esse período onde, na minha opinião, a RC batia aos pontos a RFM fez com que aquele público que não é fiel a nenhuma estação e só quer é música e boa disposição se fidelizasse com a estação da Sampaio e Pina.
Levará o seu tempo até que o paradigma mude.

Sobre a Mega Hits, como disse anteriormente, ela só chegou a Rio Maior já eu trabalhava e, mesmo nos meus tempos de Lisboa, a malta sintonizava no Snooze, mas os meus colegas de casa eram, lá está, mais da equipa da Rádio Comercial.
Voltando ao Ribatejo, creio que em rádios jovens, estou bem servido com a Hiper FM e com os horários nobres da (finalmente) actual Antena 3.

Se me apetecer apanhar uma vibe de adolescente, armo-me em revivalista e pico a CIDADE FM nos históricos 93.7 MHz, frequência que ouvi muito nos idos anos 2000 (também tinha uma excelente equipa nessa altura).

Fechando o tópico, quando passei a ter acesso via ondas hertzianas à Mega FM, sempre a achei, naquela altura, um produto um pouco superior à Cidade FM. Mas era o tempo do Rui Pêgo e da Filipa Galrão... Apesar de serem «influencers», esse domínio foi-lhes ganho pelo seu trabalho e isso provou-se com os locais que agora ocupam.
« Última modificação: Junho 04, 2024, 06:34:30 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #2004 em: Junho 04, 2024, 06:55:06 pm »
Depois comento o resto, mas para dar nota que Lana Del Rey vai ter transmissão em direto na MegaHits. Ainda por cima, como já está esgotado, é ótimo para quem não conseguiu bilhete. Para além do dela, transmitirão também o da Milhanas.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #2005 em: Junho 04, 2024, 08:09:00 pm »
Se me apetecer apanhar uma vibe de adolescente, armo-me em revivalista e pico a CIDADE FM nos históricos 93.7 MHz, frequência que ouvi muito nos idos anos 2000 (também tinha uma excelente equipa nessa altura).
Suponho que querias dizer 99,3 MHz, de onde a Cidade emite desde 2004, altura em que tiveram de abandonar os 92,7 MHz da histórica Rádio Piranha.

Isto devido ao alvará (que era de Santarém cidade) ter sido extinto pela ERC - já não me lembro do motivo, mas penso que estaria relacionado pelos 92,7 estarem a ser explorada por entidade que não a detentora do alvará.

Até se pode dizer que a Cidade ficou a ganhar com troca, são dos melhores emissores locais da Bauer a nível de cobertura.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2006 em: Junho 04, 2024, 08:24:54 pm »
Suponho que querias dizer 99,3 MHz, de onde a Cidade emite desde 2004, altura em que tiveram de abandonar os 92,7 MHz da histórica Rádio Piranha.

Isto devido ao alvará (que era de Santarém cidade) ter sido extinto pela ERC - já não me lembro do motivo, mas penso que estaria relacionado pelos 92,7 estarem a ser explorada por entidade que não a detentora do alvará.

Até se pode dizer que a Cidade ficou a ganhar com troca, são dos melhores emissores locais da Bauer a nível de cobertura.

Errata minha. São os 99.3 MHz de Alcanena.
Outrora CIDADE RI.

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #2007 em: Junho 06, 2024, 09:02:55 pm »
Nem meio segundo de atraso face ao palco. Muito bem. Não consigo perceber se o som está bom ou não, mas imagino que sim.
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2008 em: Junho 06, 2024, 09:05:49 pm »
PJ Harvey na Mega? Está descoberta a surpresa do ano.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2009 em: Junho 08, 2024, 12:20:10 am »
PJ Harvey na Mega? Está descoberta a surpresa do ano.

Não é óbvio, mas não achei desajustado, sinceramente. O concerto valeu a pena, aliás, diria que foi o melhor das três cabeças de cartaz. SYA foi desilusão, aliás, o som estava péssimo, mesmo descontando a ligeira surdez de que padeço, agravada a um inglês que não sou nativo.

Com muita pena minha, não fui ver a Lana, que para além de estar lindíssima, una reina, a condizer com toda a envolvente cénica está a dar um show do caraças, mas na RTP o som está péssimo. Ouve-se um ruído de fundo, parecia o que acontecia na TSF da Lousã.
Na Mega alguém se sabe se está igual? Hoje troquei o rádio pela TV, achei que a imagem acrescentaria, e não me estou a enganar. Já ontem em SYA, ao vivo, achei a mesma coisa, para além de ruído, desajuste entre o micro e os instrumentos.
Rádio é: