Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 550153 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: Rádio Comercial
« Responder #2685 em: Novembro 01, 2025, 12:41:07 am »
Mais uma excelente emissão do programa Belo Par de Jarras, que já por duas vezes me fez a não ouvir a segunda hora do Bons Rapazes na Antena 3.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2686 em: Novembro 05, 2025, 09:52:32 am »
A caminho do trabalho,  sintonizando a Comercial.o assunto é o mau tempo.
A Comercial tem no site um especial pormenorizada sobre o tempo e estradas cortadas.
Pedro Ribeiro informou que em muitas localidade estão sem emissão da Comercial.
Ate o Markl ficou com a casa sem uma janela, devido à  ventania, por esse motivo não houve ' homem que matou o cão ".

Portanto, sem queixas, uma rádio privada musical a informar com rigor, principalmente  as estradas cortadas...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2687 em: Novembro 05, 2025, 11:23:19 am »
A Comercial tem no site um especial pormenorizada sobre o tempo e estradas cortadas.
Ate o Markl ficou com a casa sem uma janela, devido à  ventania, por esse motivo não houve ' homem que matou o cão ".

Portanto, sem queixas, uma rádio privada musical a informar com rigor, principalmente  as estradas cortadas...
Também ouvi entre as 7h.50 e as 9h.45, onde mudei para a Antena 2 por causa do dia mundial do cinema(sai às 8h.15 para ouvir a Joana Marques, mas assim que terminou voltei), não tenho nada a apontar, serviço público do melhor, fossem todas sempre assim.
« Última modificação: Novembro 05, 2025, 11:24:55 am por tuscano332 »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2688 em: Novembro 05, 2025, 11:24:53 am »

Não é para isso que serve o Waze?

Quem é que vai ao site da Comercial buscar essas informações?

Se uma pessoa tem internet, também tem Waze. Não estamos em 1991.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2689 em: Novembro 05, 2025, 11:26:35 am »

Certo, mas a rádio não pode fazer nada e irem falado disso na emissão e colocar as coisas no site, eu acho que neste caso sim, justifica-se, alias até os ouvintes participaram.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2690 em: Novembro 05, 2025, 11:27:45 am »

Certo, mas a rádio não pode fazer nada e irem falado disso na emissão e colocar as coisas no site, eu acho que neste caso sim, justifica-se, alias até os ouvintes participaram.

Acho que é mais um enche-chouriços do que outra coisa qualquer. Essas informações agora são atualizadas ao segundo nas aplicações e já não se vê quase ninguém que não tenha acesso a elas.

É a versão radiofónica de falar do tempo no elevador com os vizinhos, mas para rádios que dedicam largos minutos a falar da papinha dos filhos ou se os cereais entram primeiro que o leite, não se pode esperar muito.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2691 em: Novembro 05, 2025, 11:56:01 am »
Ainda há  muita gente info excluída,  e só quem vive numa bolha  não  conhece essa realidade.
Foi esse até o motivo que um ou uma  dos  Provedores colocou ao Responsável da altura da Antena 1, sobre o excesso de informação de trânsito.
Pessoalmente,  sou contra estes serviços de trânsito das rádios,  mas em situacoes como as de hoje, com muitas estradas cortadas,  estes especiais em antena e no site, justificam se plenamente...
« Última modificação: Novembro 05, 2025, 11:58:44 am por Julio Carvalho »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2692 em: Novembro 05, 2025, 12:12:36 pm »
Na Antena 1 justifica-se por ser serviço público. Nada impede que as privadas a complementem nessa nobre missão, mas ainda assim acho um pouco redundante.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2693 em: Novembro 08, 2025, 12:00:00 am »
Estou de boca a aberta, por o Pedro Ribeiro ter escolhido para terminar o Belo par de Jarras desta semana, o excelente e um dos melhores grupos espanhóis de sempre, infelizmente pouco conhecido em Portugal, La Oreja de Van Gogh. É pena a música espanhola ser pouco conhecida por cá, assim como o cinema é pena, já literatura é diferente, vai sendo publicada por cá alguma.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2694 em: Novembro 08, 2025, 12:43:20 am »
Estou de boca a aberta, por o Pedro Ribeiro ter escolhido para terminar o Belo par de Jarras desta semana, o excelente e um dos melhores grupos espanhóis de sempre, infelizmente pouco conhecido em Portugal, La Oreja de Van Gogh. É pena a música espanhola ser pouco conhecida por cá, assim como o cinema é pena, já literatura é diferente, vai sendo publicada por cá alguma.

Que Belo Par de Jarras, sim senhor.
Cultura, fugir à mesmice.

Faço minhas as suas palavras.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2695 em: Novembro 08, 2025, 06:31:13 pm »
Homem que Mordeu o Cão, não é que "matou", Júlio... Olhe que ainda vamos todos parar à rubrica do homem, ele por estes dias quase só recorre a fóruns e Reddit com fartura...

Se isso fosse verdade era a melhor justificação de sempre que eu já vi para alguém não fazer um programa de rádio. Mas não foi, há video no Youtube.

Uma janela que era mais clarabóia vinda do WC, mas o tema foi tratado cá com um dramatismo... quando a janela tinha todo o aspeto de ter sido muito mal fixada/colada/o que seja, na casa de banho. O empreiteiro que esteve lá na casa dele não deve à competência. Se foi um empreiteiro.

Vou ficar me por aqui quanto a comentários da Comercial, porque para mim é bater no fundo opinar sobre uma janela.

Ricardo F Matos

• Jr. Member
  • **
« Responder #2696 em: Novembro 09, 2025, 07:39:10 pm »

Acho que é mais um enche-chouriços do que outra coisa qualquer. Essas informações agora são atualizadas ao segundo nas aplicações e já não se vê quase ninguém que não tenha acesso a elas.

É a versão radiofónica de falar do tempo no elevador com os vizinhos, mas para rádios que dedicam largos minutos a falar da papinha dos filhos ou se os cereais entram primeiro que o leite, não se pode esperar muito.
Felizmente que há mais pessoas a gostar e a mandar o seu contributo sobre esse tema que pessoas contra o mesmo, como já disse se o assunto for tratado com comédia, e sobretudo com os 3 (Markl, Vasco e Pedro) é bom entretimento.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2697 em: Hoje às 02:16:54 am »
Deixem-me voltar um pouco atrás, a respeito da qualidade das intervenções nas duas generalistas, nos horários de ponta da manhã e da tarde. Lembrei-me de uma entrevista à Catarina Moreira, no Pequenas Reivindicações de Liberdade da Observador, onde no meio de parvoíces próprias do formato, ela disse lá uma grande verdade: é muito pior, excetuando do ponto de vista financeiro, fazer rádio numa das grandes. A " alegriatristeza de todos nós" condiciona fortemente a forma de fazer rádio nestas estações grandes e a liberdade dos próprios animadores.

Por isso digo, quando quero ouvir estações de pendor comercial, prefiro escutar as jovens. São mais genuínas, e, incrivelmente, não são idiotas, como chega a acontecer nestas, nas conversas sobre leite e cereais ou meias e calças, ou tantos outros lugares comuns.

Obviamente, que todos nós que por aqui andamos, sabemos perfeitamente onde está a boa rádio, em 90% das vezes: no serviço publico e nas informativas. Se são rádios apelativas, para uma escuta contínua? Infelizmente, demasiadas vezes não, precisamente por querem imitar aquilo que deveria ser muito diferente.

Vou ficar me por aqui quanto a comentários da Comercial, porque para mim é bater no fundo opinar sobre uma janela.
Há vídeo disso? Não duvido, mas queria-me rir um bocadinho. É por estas e por outras que tenho uma alergia tremenda à Comercial e M80. São produtos fraquíssimos.

É como diz o Bigode. Não sei quem aguenta risinhos falsos, conversa sobre a papinha do bebé, as voltas que as animadoras têm de dar para estacionar e sobre o tempo que hoje está bom ou mau. No entanto, entendo que há público para tudo!
A Comercial e a M80 é todo um outro nível de bater no fundo... É só o Ruído do Bruno Nogueira, só que, obviamente, sem ser paródia. No caso particular das manhãs da Comercial, não ponho em causa o enorme talento do Pedro Ribeiro e do Palmeirim, já o Markl e a Vera, não consigo mesmo vislumbrar o que acrescentem, mas ainda assim... aquilo é mau.

É tal a alergia que eu tenho à Comercial, que estamos a 3 meses de novo dia mundial da rádio, e ainda tenho na "to do" ouvir a emissão deste ano, por causa dos jingles ao vivo, porque isso realmente foi extremamente bem feito. Mas, simplesmente, é insuportável o conteúdo, no regular. Mesmo nas faixas etárias mais velhas, que me parecem que acompanham muito o produto, eis um exemplo, vale o que vale: a minha mãe, ouvinte fiel das manhãs da RR, e no resto do dia alternado entre a Smooth e a Antena 1, há uns tempos andou a fazer fisioterapia, e, segundo ela, na clínica tinham sempre a Comercial sintonizada, porque era o que todos os utentes queriam. Ela, que detesta usar headphones, levava para ouvir outra coisa qualquer, porque achava aquilo "embrutecedor", em particular o HqMC. A minha chefe que é mais ao menos da idade dela, cruzes se ouvir a Comercial a tocar. Já na sala ao lado da minha, aquilo roda em altos berros, de segunda à sexta, das 08h às 20h, potencializado por alguém da mesma geração. Acho que não é uma questão de idade, diria mais, isso sim, de erudição.

Uma nota para dizer que, com exceção do T2+1 Pedro, Mariana e Luís, na RFM, apesar de tudo, em minha opinião, a coisa não é tão má. Quer em termos de playlist, quer em temos de qualidade de som, mas também de animação, que, muitas vezes, se torna essencialmente, uma locução de continuidade. A única coisa que a Comercial tem de melhor é a informação, e o tratamento na terceira pessoa, que o tu da RFM, sinceramente, não me agrada por aí além. Ah, e quando o Vasco se esforça, as suas músicas.
A Comercial é um produto em fim-de-vida, isto estuda-se em Estudo da Empresa, é uma cash-cow, quando começar a cair, vai a pique.
Claro que até tem tido alguma tentativa de renovação, mormente as duplas Silve&Torres e Duarte&Galrão, mas que perdem valor, pelo tipo de rádio que a Comercial faz.

Em relação à Comercial as coisas pioraram também desde que entraram produtores medíocres para as Manhãs, nomeadamente a voz do horrível "Dejajero" que é super promovido sabe se lá porquê...
Porque o Pedro Ribeiro, até pelo que está a mostrar na Bolha da Rádio, faria muita coisa diferente.

Tenho acompanhado esses podcast. A qualidade vai-se degradando de episódio para episódio…. Nao aguentei ouvir o episódio 4 até ao final. Veio à baila o tema de só dar ao povo o que o povo quer e conhece. Se assim for o mundo parava de evoluir. Isso explica o estado decrépito em que se encontram as rádios musicais que lideram os rankings de audiências. É preciso uma pedrada no charco deste terreno lamacento.
Vou-vos ser sincero, fui lendo os vossos comentários e não fui ouvir. Sabem porquê? Há uns anos tive uma médica, já idosa, que acertou bastante bem no meu diagnóstico. Porém, quando chegou a hora de me medicar, lembrou-se de dizer que o que precisava era de ir beber uns copos e outra coisa que me abstenho de reproduzir aqui. Percebem a analogia? Não adianta tirar uma excelente radiografia ao panorama da rádio portuguesa, se depois, na hora da verdade, em vez de se agir rapidamente e em força, se vai pela solução mais simples, mas que deixa tudo na mesma, com a doença a progredir.

Eram mais do Norte quando faziam os regressos a casa a partir do Porto e já eram líderes.

Este tipo de homenagens são bonitas, mas eram mais sinceras se a voz que deram no passado a dessem hoje a quem é da região.
Este post deve estar com o autor trocado. Agora, parecias-me o Zeca.  ;D ;D
Não obstante, estás coberto de razão, e, já agora, subscrevo por baixo inteiramente. É inadmissível a rádio líder no país, não ter sequer um estúdio numa região com perto de 3M de habitantes. Quando, boa parte da música em Portugal até nasce aqui mais perto, do que da capital, e sendo esta estação uma rádio musical...

Na Antena 1 justifica-se por ser serviço público. Nada impede que as privadas a complementem nessa nobre missão, mas ainda assim acho um pouco redundante.
Eu não gosto de Waze, mas uso o Maps, principalmente quando vou na queima. Agora, se vou com tempo, detesto a ditadura do GPS, portanto, até não desgosto de ir ouvindo como está o trânsito. No outro dia aconteceu uma coisa engraçada, durante quatro dias, no sentido Porto - Maia, o Maps dava indicação de que a Via Norte estava cortada até ao nó da Circunvalação. Penso que foi na RR que mencionaram que se tratava de um bug, do qual já me havia dado conta a planear uma rota.
O trânsito é um conteúdo que depende muito. Se for bem dado, como o fazem na Amália e na Antena 1, tudo bem, se for aquelas frases cliché "os acessos à VCI todos preenchidos" ou "demoras significativas a partir do segundo viaduto do Feijó", passa-se, isso é o pão nosso de cada dia útil, e por vezes até não útil. Na Comercial está a meio caminho. Tem a vantagem de fazer serviço ao fim-de-semana, onde já não é tão linear que esteja tudo live.
Aprecio em particular na Antena 1 o facto de, cada vez mais, os boletins saírem de Lisboa e Porto.
Em suma, não acho que seja para cair.

Digo sempre isto e volto a dizer: este pessoal do mundo corporate vive completamente desligado da realidade e dos problemas das pessoas comuns. O LinkedIn é um cancro.
Em grande parte, é verdade, sim. Eu é a única que tenho, mas sou criterioso em quem sigo. Há pessoas muito técnicas, com quem se aprende imenso. Outras há, que não são muito diferentes das influencers de Instagram, que vendem vidas perfeitas. Não sei, sinceramente, quais serão mais tóxicos.
Enfim, redes sociais são todas más, de um modo geral, separando o trigo do joio, lá se consegue aproveitar qualquer coisa.

Pedro Santana Lopes pede mais música e menos conversa na Comercial!!!

Santana quer mais música nas rádios e menos conversa.

Hoje o Santana estava a dar música a toda a gente, incluindo à Marisa da NOW...
Confesso que só vejo o espaço Santana porque está sempre a querer "engatar" a pivot. É muito cómico.

Ouço cada vez menos rádio, mas do que ouço do estrangeiro, as rádios musicais não tem a "conversa da tanga" que as nossas rádios tem.

Por isso, admito que Santana tenha alguma razão no seu comentário.

O homem é que devia ser animador de uma rádio qualquer. Era capaz de se safar melhor do que na política...  ;D ;D
Os melhores momentos do engate, compilados pelo Daniel Leitão na RR: https://www.youtube.com/watch?v=4vMa55pXC6k&pp=ygUcU2FudGFuYSBMb3BlcyBkYW5pZWwgbGVpdMOjbw%3D%3D

O Noble também lhe deu uma boa dose de tanga: https://www.tiktok.com/@iamnoblemusic/video/7556216635359644960

Mas enfim, sobre a Comercial (se foi sobre esta que ele falou, que o Now não disponibiliza o comentário na íntegra), tem toda a razão.
« Última modificação: Hoje às 02:19:48 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.