Deixem-me voltar um pouco atrás, a respeito da qualidade das intervenções nas duas generalistas, nos horários de ponta da manhã e da tarde. Lembrei-me de uma entrevista à Catarina Moreira, no Pequenas Reivindicações de Liberdade da Observador, onde no meio de parvoíces próprias do formato, ela disse lá uma grande verdade: é muito pior, excetuando do ponto de vista financeiro, fazer rádio numa das grandes. A "
alegriatristeza de todos nós" condiciona fortemente a forma de fazer rádio nestas estações grandes e a liberdade dos próprios animadores.
Por isso digo, quando quero ouvir estações de pendor comercial, prefiro escutar as jovens. São mais genuínas, e, incrivelmente, não são idiotas, como chega a acontecer nestas, nas conversas sobre leite e cereais ou meias e calças, ou tantos outros lugares comuns.
Obviamente, que todos nós que por aqui andamos, sabemos perfeitamente onde está a boa rádio, em 90% das vezes: no serviço publico e nas informativas. Se são rádios apelativas, para uma escuta contínua? Infelizmente, demasiadas vezes não, precisamente por querem imitar aquilo que deveria ser muito diferente.
Vou ficar me por aqui quanto a comentários da Comercial, porque para mim é bater no fundo opinar sobre uma janela.
Há vídeo disso? Não duvido, mas queria-me rir um bocadinho. É por estas e por outras que tenho uma alergia tremenda à Comercial e M80. São produtos fraquíssimos.
É como diz o Bigode. Não sei quem aguenta risinhos falsos, conversa sobre a papinha do bebé, as voltas que as animadoras têm de dar para estacionar e sobre o tempo que hoje está bom ou mau. No entanto, entendo que há público para tudo!
A Comercial e a M80 é todo um outro nível de bater no fundo... É só o Ruído do Bruno Nogueira, só que, obviamente, sem ser paródia. No caso particular das manhãs da Comercial, não ponho em causa o enorme talento do Pedro Ribeiro e do Palmeirim, já o Markl e a Vera, não consigo mesmo vislumbrar o que acrescentem, mas ainda assim... aquilo é mau.
É tal a alergia que eu tenho à Comercial, que estamos a 3 meses de novo dia mundial da rádio, e ainda tenho na "to do" ouvir a emissão deste ano, por causa dos jingles ao vivo, porque isso realmente foi extremamente bem feito. Mas, simplesmente, é insuportável o conteúdo, no regular. Mesmo nas faixas etárias mais velhas, que me parecem que acompanham muito o produto, eis um exemplo, vale o que vale: a minha mãe, ouvinte fiel das manhãs da RR, e no resto do dia alternado entre a Smooth e a Antena 1, há uns tempos andou a fazer fisioterapia, e, segundo ela, na clínica tinham sempre a Comercial sintonizada, porque era o que todos os utentes queriam. Ela, que detesta usar headphones, levava para ouvir outra coisa qualquer, porque achava aquilo "embrutecedor", em particular o HqMC. A minha chefe que é mais ao menos da idade dela, cruzes se ouvir a Comercial a tocar. Já na sala ao lado da minha, aquilo roda em altos berros, de segunda à sexta, das 08h às 20h, potencializado por alguém da mesma geração. Acho que não é uma questão de idade, diria mais, isso sim, de erudição.
Uma nota para dizer que, com exceção do T2+1 Pedro, Mariana e Luís, na RFM, apesar de tudo, em minha opinião, a coisa não é tão má. Quer em termos de playlist, quer em temos de qualidade de som, mas também de animação, que, muitas vezes, se torna essencialmente, uma locução de continuidade. A única coisa que a Comercial tem de melhor é a informação, e o tratamento na terceira pessoa, que o tu da RFM, sinceramente, não me agrada por aí além. Ah, e quando o Vasco se esforça, as suas músicas.
A Comercial é um produto em fim-de-vida, isto estuda-se em Estudo da Empresa, é uma cash-cow, quando começar a cair, vai a pique.
Claro que até tem tido alguma tentativa de renovação, mormente as duplas Silve&Torres e Duarte&Galrão, mas que perdem valor, pelo tipo de rádio que a Comercial faz.
Em relação à Comercial as coisas pioraram também desde que entraram produtores medíocres para as Manhãs, nomeadamente a voz do horrível "Dejajero" que é super promovido sabe se lá porquê...
Porque o Pedro Ribeiro, até pelo que está a mostrar na Bolha da Rádio, faria muita coisa diferente.
Tenho acompanhado esses podcast. A qualidade vai-se degradando de episódio para episódio…. Nao aguentei ouvir o episódio 4 até ao final. Veio à baila o tema de só dar ao povo o que o povo quer e conhece. Se assim for o mundo parava de evoluir. Isso explica o estado decrépito em que se encontram as rádios musicais que lideram os rankings de audiências. É preciso uma pedrada no charco deste terreno lamacento.
Vou-vos ser sincero, fui lendo os vossos comentários e não fui ouvir. Sabem porquê? Há uns anos tive uma médica, já idosa, que acertou bastante bem no meu diagnóstico. Porém, quando chegou a hora de me medicar, lembrou-se de dizer que o que precisava era de ir beber uns copos e outra coisa que me abstenho de reproduzir aqui. Percebem a analogia? Não adianta tirar uma excelente radiografia ao panorama da rádio portuguesa, se depois, na hora da verdade, em vez de se agir rapidamente e em força, se vai pela solução mais simples, mas que deixa tudo na mesma, com a doença a progredir.
Eram mais do Norte quando faziam os regressos a casa a partir do Porto e já eram líderes.
Este tipo de homenagens são bonitas, mas eram mais sinceras se a voz que deram no passado a dessem hoje a quem é da região.
Este post deve estar com o autor trocado. Agora, parecias-me o Zeca.

Não obstante, estás coberto de razão, e, já agora, subscrevo por baixo inteiramente. É inadmissível a rádio líder no país, não ter sequer um estúdio numa região com perto de 3M de habitantes. Quando, boa parte da música em Portugal até nasce aqui mais perto, do que da capital, e sendo esta estação uma rádio musical...
Na Antena 1 justifica-se por ser serviço público. Nada impede que as privadas a complementem nessa nobre missão, mas ainda assim acho um pouco redundante.
Eu não gosto de Waze, mas uso o Maps, principalmente quando vou na queima. Agora, se vou com tempo, detesto a ditadura do GPS, portanto, até não desgosto de ir ouvindo como está o trânsito. No outro dia aconteceu uma coisa engraçada, durante quatro dias, no sentido Porto - Maia, o Maps dava indicação de que a Via Norte estava cortada até ao nó da Circunvalação. Penso que foi na RR que mencionaram que se tratava de um bug, do qual já me havia dado conta a planear uma rota.
O trânsito é um conteúdo que depende muito. Se for bem dado, como o fazem na Amália e na Antena 1, tudo bem, se for aquelas frases cliché "os acessos à VCI todos preenchidos" ou "demoras significativas a partir do segundo viaduto do Feijó", passa-se, isso é o pão nosso de cada dia útil, e por vezes até não útil. Na Comercial está a meio caminho. Tem a vantagem de fazer serviço ao fim-de-semana, onde já não é tão linear que esteja tudo live.
Aprecio em particular na Antena 1 o facto de, cada vez mais, os boletins saírem de Lisboa e Porto.
Em suma, não acho que seja para cair.
Digo sempre isto e volto a dizer: este pessoal do mundo corporate vive completamente desligado da realidade e dos problemas das pessoas comuns. O LinkedIn é um cancro.
Em grande parte, é verdade, sim. Eu é a única que tenho, mas sou criterioso em quem sigo. Há pessoas muito técnicas, com quem se aprende imenso. Outras há, que não são muito diferentes das influencers de Instagram, que vendem vidas perfeitas. Não sei, sinceramente, quais serão mais tóxicos.
Enfim, redes sociais são todas más, de um modo geral, separando o trigo do joio, lá se consegue aproveitar qualquer coisa.
Pedro Santana Lopes pede mais música e menos conversa na Comercial!!!
Santana quer mais música nas rádios e menos conversa.
Hoje o Santana estava a dar música a toda a gente, incluindo à Marisa da NOW...
Confesso que só vejo o espaço Santana porque está sempre a querer "engatar" a pivot. É muito cómico.
Ouço cada vez menos rádio, mas do que ouço do estrangeiro, as rádios musicais não tem a "conversa da tanga" que as nossas rádios tem.
Por isso, admito que Santana tenha alguma razão no seu comentário.
O homem é que devia ser animador de uma rádio qualquer. Era capaz de se safar melhor do que na política...

Os melhores momentos do engate, compilados pelo Daniel Leitão na RR:
https://www.youtube.com/watch?v=4vMa55pXC6k&pp=ygUcU2FudGFuYSBMb3BlcyBkYW5pZWwgbGVpdMOjbw%3D%3DO Noble também lhe deu uma boa dose de tanga:
https://www.tiktok.com/@iamnoblemusic/video/7556216635359644960Mas enfim, sobre a Comercial (se foi sobre esta que ele falou, que o Now não disponibiliza o comentário na íntegra), tem toda a razão.