Estações de radiodifusão > Rádio em Portugal

Rádio Observador - frequências possíveis para cobertura da região Centro

(1/26) > >>

joao_s:

--- Citação de: pdnf em Novembro 12, 2022, 08:32:57 pm ---(...)
Mas estou como o R4, não sei porquê mas tenho o feeling que às tantas Sintra vai cair. Rio Maior não me acredito.

--- Fim de Citação ---
Se assim for, “pdnf”, trata-se de persistir numa “coisa” que ninguém quer saber. A ficar vaga, 92.6, seria uma boa aposta a frequência candidata para transmitir a Rádio Observador. Segundo, “Asantosc12” a área de cobertura é bastante interessante, possibilita a interseção de sinal com os emissores de Lisboa, ou seja, seria possível ouvir a rádio durante mais de 100 km para norte, mais de 1h30 de escuta contínua. Os residentes da região, seguramente que ficariam a ganhar com a mudança de projeto em 92.6.

Eu, não vou testar as condições de receção do emissor porque o que de lá sai é inaudível.

pdnf:

--- Citação de: joao_s em Novembro 12, 2022, 09:05:06 pm ---
--- Citação de: pdnf em Novembro 12, 2022, 08:32:57 pm ---(...)
Mas estou como o R4, não sei porquê mas tenho o feeling que às tantas Sintra vai cair. Rio Maior não me acredito.

--- Fim de Citação ---
Se assim for, “pdnf”, trata-se de persistir numa “coisa” que ninguém quer saber. A ficar vaga, 92.6, seria uma boa aposta a frequência candidata para transmitir a Rádio Observador. Segundo, “Asantosc12” a área de cobertura é bastante interessante, possibilita a interseção de sinal com os emissores de Lisboa, ou seja, seria possível ouvir a rádio durante mais de 100 km para norte, mais de 1h30 de escuta contínua. Os residentes da região, seguramente que ficariam a ganhar com a mudança de projeto em 92.6.

Eu, não vou testar as condições de receção do emissor porque o que de lá sai é inaudível.

--- Fim de Citação ---

Tem melhores alternativas a Observador, se a Lei o permitisse, até frequências livres haveriam. 92.6 têm problemas, como já for referido em Leiria, mas também sofrem com a Ràdio Clube da Pampilhosa, essa local de 1Kw que dá coça à pequena Mega para sul, mas também à gigante Antena 2 para Norte.

Pode sempre testar com o rádio sem som, quando perder o RDS é sinal que acabou. Mas também não é assim tão dramático. Há muito pior do que a Mega, embora concorde que já tenha entusiasmado mais o produto.

estvmkt:
Sintra faz muita falta...
Cascais,Sintra...

joao_s:
Caro “pdnf”, uma rádio que emite em 92.6, sul do distrito de Aveiro, vai interferir com um centro emissor em 92.5, no distrito do Porto. Tratando-se de frequências diferentes, mesmo que sejam contíguas, como tal é possível? No recetor que disponho, duas estações que emitam em frequências adjacentes não interferem, mesmo que o sinal de uma seja forte e, da outra, fraco. Não há nada a fazer quando tem duas emissoras diferentes a chegar na mesma frequência, o que acontece, por exemplo, nas esporádicas. Portanto, porventura verifica-se algum problema de afinação no emissor da Pampilhosa, haverá harmónicos?

Não consta que os sinais das rádios locais do distrito de Aveiro atravessem a Serra de Mira D’Aire e Candeeiros de um lado ao outro para chegarem até aqui e mesmo ao Oeste. Mas “ASantosc12” conhece a situação melhor que eu, e, talvez, possa partilhar o seu ponto de vista.

Que outras alternativas tem em mente?

pdnf:

--- Citação de: joao_s em Novembro 12, 2022, 11:44:39 pm ---Caro “pdnf”, uma rádio que emite em 92.6, sul do distrito de Aveiro, vai interferir com um centro emissor em 92.5, no distrito do Porto. Tratando-se de frequências diferentes, mesmo que sejam contíguas, como tal é possível? No recetor que disponho, duas estações que emitam em frequências adjacentes não interferem, mesmo que o sinal de uma seja forte e, da outra, fraco. Não há nada a fazer quando tem duas emissoras diferentes a chegar na mesma frequência, o que acontece, por exemplo, nas esporádicas. Portanto, porventura verifica-se algum problema de afinação no emissor da Pampilhosa, haverá harmónicos?

Não consta que os sinais das rádios locais do distrito de Aveiro atravessem a Serra de Mira D’Aire e Candeeiros de um lado ao outro para chegarem até aqui e mesmo ao Oeste. Mas “ASantosc12” conhece a situação melhor que eu, e, talvez, possa partilhar o seu ponto de vista.

Que outras alternativas tem em mente?

--- Fim de Citação ---

joao_s mas que interfere, interfere, e eu tenho um bom recetor no carro. Cria ruído de tentativa de entrada. Já postei um áudio no tópico dos emissores da RDP, hoje mesmo o Memórias confirmou que a Antena 2 está com um desempenho bem fraco. E isso passou a acontecer desde que a Pampilhosa começou a conseguir chegar a Norte, digo Gaia, mas já apanhei no Porto, Matosinhos e Maia, e não, não foi em dia de propagação. Nesses dias lhe garanto, aqui na zona de Serra de Canelas, a Pampilhosa consegue anular completamente a Antena 2. Curiosamente, se a Mega de Rio Maior chegar e anular a Pampilhosa, já a Antena 2 respira melhor, mesmo muitas vezes a levar com Mega em 92.4 e 92.6.
Já para cima no tópico se referiu que a Pampilhosa agora chega ao Norte do distrito de Leiria. Não furará a Serra de Mira D'Aire, mas impedirá uma expansão para Norte mais eficaz, o que é relevante na ligação rodoviária Lisboa-Porto, e, particularmente, numa eventual ligação a um emissor para o sul de Aveiro/Coimbra, o que é importante. Os 92.6 são relativamente fracos, seja na A1, seja na A8 não asseguram eficazmente a ligação com 90.0 Coimbra, que é um excelente emissor, dificilmente a Observador encontra um tão eficaz na zona.

Já aqui se falaram em algumas soluções, mas para apanhar Leiria , o que presumo que se pretenda, e também Santarém, penso que os 88.1 da Benedita poderiam ser uma boa solução. Ainda esta semana, logo depois de passar o nó da A25 na A1, comecei a levar entradas dela, justamente na Observador que emite na mesma frequência em São João da Madeira. Os 104.6 da Hiper também seriam melhores, ou os 94.0 da 94Leiria. Teria ainda a +OESTE mas talvez já fosse mais difícil a ligação com um eventual emissor para a zona do Distrito de Coimbra. Mas quem conhece bem a zona, poder-se-á pronunciar. Isto é o que faço com recurso ao FM Scan e às passagens entre Lx-Prt.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa