[...] não esquecer que Ourém é já distrito de Leiria e pertence à região. [...]
Este é um erro muito comum e que carece ser esclarecido: o município de Ourém NÃO PERTENCE ao Distrito de Leiria, mas sim ao Distrito de Santarém. Tal confusão deve-se ao facto de a maioria dos municípios do Distrito de Santarém estarem localizados na (antiga) província do Ribatejo, porém, com duas excepções: Ourém, que se localiza na (antiga) província da Beira Litoral, e Mação, que se localiza na (antiga) província da Beira Baixa. Além disso, o município de Ourém possui duas cidades, Ourém e Fátima, sendo que esta última, ainda que na pertença territorial administrativa do distrito de Santarém está, no entanto, inserida na unidade administrativa religiosa da Diocese de Leiria (hoje em dia chamada de Diocese de Leiria-Fátima).
Mapa do Distrito de Santarém
Mapa do Distrito de Leiria
Fica o esclarecimento (aqui ilustrado com mapas que ajudam à melhor identificação dos dois distritos e suas respectivas localidades)
Junte ao caso de Ourém e Mação, ao da Ponte de Sor que, apesar de ser distrito de Portalegre, há quem o considerasse inserido na Província do Ribatejo, tal como Vila Franca de Xira, Azambuja (Distrito de Lisboa), Alcochete, Montijo e Moita (Distrito de Setúbal).
A formação dos distritos foi levada a cabo pela reforma administrativa de Mouzinho da Silveira no Século XIX e as províncias foram (muito bem) delimitadas pela escola de Coimbra, em 1936, tendo como rosto o geógrafo Amorim Girão.
Com a Constituição da República Portuguesa de 1976, a figura das províncias foi extinta, perdurando o desenho administrativo feito nos tempos de Mouzinho da Silveira, até que (sabe-se lá quando) fosse adoptada a Regionalização, havendo aí um modelo de regiões autónomas.
Um pouco de trivia sobre o município de Ourém.
Apesar de muitos associarem ao distrito de Leiria, visto estar a uma distância bem mais curta que Santarém (a vila das Matas de Espite (município de Ourém) está a uns 15 kms de Leiria, ou a antiga freguesia da Freixianda é um enclave entre os municípios leirienses de Alvaiázere e Pombal), a razão por estar associada aos scalabitanos é que aquando a delimitação dos distritos, Mouzinho da Silveira ordenou que todos os municípios cujas sedes ficassem a Sul do cume do Maciço da Serra de Aire e Candeeiros pertenciam a Santarém e a Norte a Leiria.
Situação mais ou menos semelhante se verificou no sector Nordeste do distrito de Santarém com as serras do Bando dos Santos e de Envendos. A vila de Mação fica a sul do seu cume, mas a maior parte do território do seu município fica a Norte, existindo situações caricatas como a vila de Envendos (local termal e onde é engarrafada as águas Vitalis e 7 Fontes) estar a mais de 100 kms de Santarém e a pouco mais de 50 kms da cidade albicastrense.
O joao_s é capaz de confirmar ou desmentir algumas coisas que escrevi.
Peço desculpa pelo off-topic geográfico.
Creio ser importante, além de Leiria e Coimbra, a Rádio Observador ter um emissor na Serra de São Mamede, pois garantia uma excelente comutação com os 92.6 que, em dias com condições atmosféricas limpas, se consegue escutar até à Portagem (Marvão).
A Rádio Portalegre tem uma boa captação na Beira Baixa e na cidade de Évora.