Estações de radiodifusão > História da Rádio

RARET - Rádio Europa Livre

(1/3) > >>

CT1GZB:
Boas.
Com a criação da primeira série portuguesa na Netflix "Glória", veio dar a conhecer a RARET desconhecida para muitos portugueses.
Os adereços foram muito bem escolhidos como automóveis e varias marcas da época com os seus logótipos.

Poderão ler mais em: https://www.aminharadio.com/radio/raret_raret



ruicleto:
Belo artigo histórico. Obrigado.

pdnf:
Obrigado pela partilha. Ajuda, sem dúvida a contextualizar muito do que se vê na série!

3 questões:

1. Se a ideia era erradiar para a Europa de Leste, estando Munique muito mais próximo do que Portugal, porque não erradiar de lá diretamente? Ou seja, a emissão vem de Munique para Portugal e de Portugal segue para a Alemanha de Leste. Porque acontecia isso? EM AM é diferente de FM, chega melhor se estivermos mais distantes do emissor?

2. As interferências referidas no artigo, inclusive nos limpa parabrisas: como se justifica este fenómeno? É suposto na proximidade aos emissores existirem estes fenómenos "paranormais"? Presumo que a tecnologia atual dilua muitos desses problemas.

3. A série: logo no primeiro episódio vê-se a entrada de um parque emissor com inúmeras antenas. À entrada, posso estar enganado mas parece dizer RTP. Tendo em conta que as antenas foram desativadas e que não iriam montar só para a série, que centro emissor é o que se vê?

Obrigado!

Luis Carvalho:

--- Citação de: pdnf em Novembro 11, 2021, 01:29:14 am ---Obrigado pela partilha. Ajuda, sem dúvida a contextualizar muito do que se vê na série!

3 questões:

1. Se a ideia era erradiar para a Europa de Leste, estando Munique muito mais próximo do que Portugal, porque não erradiar de lá diretamente? Ou seja, a emissão vem de Munique para Portugal e de Portugal segue para a Alemanha de Leste. Porque acontecia isso? EM AM é diferente de FM, chega melhor se estivermos mais distantes do emissor?

2. As interferências referidas no artigo, inclusive nos limpa parabrisas: como se justifica este fenómeno? É suposto na proximidade aos emissores existirem estes fenómenos "paranormais"? Presumo que a tecnologia atual dilua muitos desses problemas.

3. A série: logo no primeiro episódio vê-se a entrada de um parque emissor com inúmeras antenas. À entrada, posso estar enganado mas parece dizer RTP. Tendo em conta que as antenas foram desativadas e que não iriam montar só para a série, que centro emissor é o que se vê?

Obrigado!

--- Fim de Citação ---

pdnf (e demais interessados):

Nem a propósito, escrevi um artigo cuja leitura recomendo vivamente:

"Glória": alguns aspectos técnicos para melhor se compreender a série

Luis Carvalho:
Já agora, se alguém continuar com dúvidas depois de ler o meu artigo, sinta-se à vontade para as colocar neste tópico.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa