Estações de radiodifusão > Rádio em Portugal

Futuro da Rádio em Portugal

<< < (55/55)

Yagi:

--- Citação de: ruicleto em Abril 29, 2026, 11:03:11 am ---O PTRR foi ontem lançado oficialmente. No sítio na internet do governo podemos verificar, como exemplos de algumas medidas emblemáticas para Proteger e Responder:
"Rede Crítica Resiliente de Rádio hertziana e Disaster Recovery Hub, com capacidade para difusão de mensagens específicas de emergência".
Meus comentários:
Confesso que não imagino o que seja...
No próprio Plano, disponível nesta página na internet, observamos que na página 37 existe algo sobre a radiodifusão que refere:
"conjunto integrado de intervenções destinadas a assegurar a continuidade e a robustez da cobertura de rádio hertziana em todo o território nacional, enquanto canal crítico de comunicação em situações de emergência.". Também não sei o que significa...
No documento também é referido o sistema  SAME (Specific Area Message Encoding) cuja tecnologia SAME é utilizada exclusivamente em transmissões VHF-FM. Também não compreendo, pois obriga a manter a analógica rede FM portuguesa...
Com o PTRR poderia haver uma oportunidade para avançar no digital, menos sorvedor de energia, o que prevejo que não aconteça.

--- Fim de Citação ---

É a confirmação não oficial de que o DAB+ não será adotado em Portugal.

Chega a se anedótico. Andamos de lado, como o caranguejo. Não vamos adotar um sistema Europeu que é superior e vamos (?) adotar um sistema norte americano? O sistema ASA (Automatic Safety Alert) utilizado no DAB+ é superior e seria um dois em um, pois melhorava-se a rádio e simultaneamente ficávamos com um sistema de alertas sofisticado. Isto para não falar da muitíssimo superior eficiência energética, essencial em situações de desastre natural. Mas como os lobbies não querem o DAB+ vamos (?) adotar o sistema da NOAA. Valha-nos Nossa Senhora!

https://dabportugal.blogspot.com/2025/11/o-dab-e-protecao-civil.html
https://www.worlddab.org/dab/asa-emergency-warnings

ruicleto:

--- Citação de: Yagi em Abril 29, 2026, 01:57:08 pm ---
--- Citação de: ruicleto em Abril 29, 2026, 11:03:11 am ---O PTRR foi ontem lançado oficialmente. No sítio na internet do governo podemos verificar, como exemplos de algumas medidas emblemáticas para Proteger e Responder:
"Rede Crítica Resiliente de Rádio hertziana e Disaster Recovery Hub, com capacidade para difusão de mensagens específicas de emergência".
Meus comentários:
Confesso que não imagino o que seja...
No próprio Plano, disponível nesta página na internet, observamos que na página 37 existe algo sobre a radiodifusão que refere:
"conjunto integrado de intervenções destinadas a assegurar a continuidade e a robustez da cobertura de rádio hertziana em todo o território nacional, enquanto canal crítico de comunicação em situações de emergência.". Também não sei o que significa...
No documento também é referido o sistema  SAME (Specific Area Message Encoding) cuja tecnologia SAME é utilizada exclusivamente em transmissões VHF-FM. Também não compreendo, pois obriga a manter a analógica rede FM portuguesa...
Com o PTRR poderia haver uma oportunidade para avançar no digital, menos sorvedor de energia, o que prevejo que não aconteça.

--- Fim de Citação ---

É a confirmação não oficial de que o DAB+ não será adotado em Portugal.

Chega a se anedótico. Andamos de lado, como o caranguejo. Não vamos adotar um sistema Europeu que é superior e vamos (?) adotar um sistema norte americano? O sistema ASA (Automatic Safety Alert) utilizado no DAB+ é superior e seria um dois em um, pois melhorava-se a rádio e simultaneamente ficávamos com um sistema de alertas sofisticado. Isto para não falar da muitíssimo superior eficiência energética, essencial em situações de desastre natural. Mas como os lobbies não querem o DAB+ vamos (?) adotar o sistema da NOAA. Valha-nos Nossa Senhora!

https://dabportugal.blogspot.com/2025/11/o-dab-e-protecao-civil.html
https://www.worlddab.org/dab/asa-emergency-warnings

--- Fim de Citação ---

Eu diria mesmo "Valha-nos Nossa Senhora" e todos os Santos!

ruicleto:
Ora, aqui está algo que o nosso Governo, e outros, deveriam ter em consideração:
https://www.worlddab.org/system/news/documents/000/017/884/original/PRESS_RELEASE_New_global_policy_guide_aims_to_accelerate_DAB__adoption.pdf?1779180797

Navegação

[0] Índice de mensagens

[*] Página anterior

Ir para versão completa