Estações de radiodifusão > Rádios no mundo
Rádio nos Países Baixos
radiokilledtheMTVstar:
Em altura de Natal e Ano Novo, gostava de vos falar de duas iniciativas muito interessantes da NPO - rádio e TV pública da Holanda- que descobri e já acompanho há uns 3 ou 4 anos, mesmo sem entender uma ponta de holandês :D
3FM Serious Request
O formato original do Toca a Todos que a Antena3 fez em 2014 e com bons resultados – 410mil euros não é nada mau para uma 1ª vez.
Tudo igual ao que foi feito cá (com outra escala e muito mais €, claro) excepto o facto dos radialistas não comerem quando estão dentro da “casa de vidro†só podendo beber batidos de vitaminas, acontecer numa cidade diferente todos os anos e com muita gente a assistir na rua ao frio, à chuva ou à neve… e por lá não são angariados uns bons milhares mas uns bons milhões, para causas em Ãfrica.
Até hoje ainda não se sabe porque é se ficou por aquela única edição em Portugal, até porque ficou prometida uma nova edição em 2015 com o tema da luta contra a violência doméstica. Nesse ano de 2015 aconteceu a reformulação da 3 e a administração da RTP também mudou entretanto, mas nunca se ficou a saber se foi uma decisão administrativa destas ou apenas uma decisão de cortar custos.
Apesar de estar pensado para as rádios públicas sempre pensei que isto poderia ter tudo para ser um enorme sucesso e explodir com a equipa das Manhãs da Comercial, com a popularidade que todos sabemos que têm.
Podem ver toda a emissão no site da 3FM - 3fm.nl/seriousrequest - com uma mega-operação rádio/TV.
Começa já amanhã dia 18 e acaba ao princÃpio da noite de 24 com a revelação do valor angariado.
Top2000
O conceito é muito simples. Uma lista com as melhores 2000 músicas de sempre votadas pelos ouvintes da Radio2 (uma espécie de BBC Radio2) através da net, por chamada ou porSMS.
A emissão é feita de uma forma excêntrica como os holandeses são conhecidos - constroem uma espécie de tenda de propósito para o evento, que faz de café improvisado - sempre cheio de gente - com uma divisão para o estúdio onde se faz a emissão.
Sim, parece mesmo um café real mas dia 1 já começa a ser tudo desmontado!
Pelo que li começou em 99 como uma simples experiência e foi um sucesso tão grande que nunca mais parou. É um autêntico fenómeno que quase pára o paÃs e tem nÃveis astronómicos de audiência, é de longe o programa mais ouvido do ano. Podem também ver pode ver no site da Radio2 – radio2.nl/top2000 - que tem a emissão permanente em stream vÃdeo.
Começa no dia de Natal e acaba com o número 1 – que costuma ser o Bohemian Rhapsody dos Queen- à meia-noite da passagem de ano.
Será que isto poderia funcionar por cá e a nossa escala- pelo menos a ideia da lista a votação- na M80 ou até na RR?
guest219:
A Radio 538 é uma rádio holandesa de música comercial. Na minha opinião, uma das melhores da Europa pois, a sua playlist está
sempre atualizada e faz uma aposta nos artistas nacionais.
Em termos de programação está bem organizada e o site está bem estruturado
Emissão online: https://www.538.nl/
Alguém conhece esta rádio?
radiokilledtheMTVstar:
--- Citação de: tgouveia120 em Janeiro 12, 2018, 04:25:39 pm ---A Radio 538 é uma rádio holandesa de música comercial. Na minha opinião, uma das melhores da Europa pois, a sua playlist está
sempre atualizada e faz uma aposta nos artistas nacionais.
Em termos de programação está bem organizada e o site está bem estruturado
Emissão online: https://www.538.nl/
Alguém conhece esta rádio?
--- Fim de Citação ---
Conheço em parte. Sempre foi conhecida pela sua vertente dance com o EDM e o house em destaque, mas também tem muitos hits, parece-me o que seria por cá uma Nova Era à escala nacional. Sinceramente, e percebendo pouco ou nada de holandês, penso que tem uma animação muito superficial, tipo RFM.
Pelo que li é lÃder absoluta, à frente da pública NPO Radio 2 que tem uma constelação de estrelas da rádio holandesa (um modelo entre a Comercial e a M80), e da crise enorme que a também publica 3FM está a passar com os piores resultados da sua história e que por causa disso está com a sua grande iniciativa, a Serious Request, em causa.
guest219:
A Radio 538 sempre foi conhecida pela vertente dance mas, atualmente, quem aposta na 'dance music' é a SLAM!
Luis Carvalho:
É uma emissora conhecida e cujo nome relembra o comprimento de onda da mÃtica Radio Veronica; até há uns anos, emitia também na Onda Média; ao que sei, agora apenas transmite (por via hertziana) em FM, DAB+ e nas redes de cabo. Não sou ouvinte habitual, tanto mais que não falo holandês... e há rádios contemporâneas mais interessantes (mas menos de música de dança), por exemplo a BBC Radio 1.
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa