Espectro radioeléctrico > Onda Média e Onda Longa

Onda media

(1/2) > >>

Manudamaia:
Estou em frança consigo ouvir as radios espanholas bastante bem de manha et a tarde as radios portuguesas tamben mas muito mais dificel ouvesse em 720kz e as vezes em 666kz mas com os espanhoes a mistura gosta que ouvesse un imissor com condissoes que chegasse aqui em melhores condicoes para hoje e tudo parabens para o forum  Alves

Luis Carvalho:
"Manudamaia":

Começaria por dizer que Onda Média não é Onda Curta... Quero com isto dizer que as emissões de Onda Média foram planeadas para se escutarem em Portugal - e mesmo assim torna-se evidente que as potências utilizadas pela antiga RDP, actual RTP, e a localização de alguns emissores não asseguram uma cobertura uniforme do território nacional.

Mercê da reflexão ionosférica nocturna, o facto de determinadas emissões espanholas se ouvirem melhor em França está também relacionado com a distância a que se encontram tais emissores do local de recepção. Pode suceder que o sinal reflectido na ionosfera atinja uma determinada região com intensidade mais forte do que um sinal proveniente de um emissor mais perto ou mais longe; considere a seguinte analogia:

Imagine que estamos num jardim a regar plantas com uma mangueira. Sabemos, quanto mais não seja da experiência pessoal,  que a água que sai da boca da mangueira forma um arco. Essa água vai quase toda para dentro do canteiro, todavia, se colocarmos o dedo debaixo do arco, apanhamos, quanto muito, umas pingas.

Terceiro problema: as frequências de rádio são coordenadas internacionalmente. Os 666 e os 720 kHz, entre outras, são frequências que foram atribuídas a Portugal, tendo as emissoras portuguesas o direito de as usar recebendo o mínimo de interferências das emissões de outros países. Tal significa que, havendo interferências  persistentes, só haverá direito a reclamação junto da Espanha ou de outro país interferente se tal perturbação ocorrer em território português. Por outras palavras, a RTP não tem direito a reclamar se as emissões OM da Antena 1 são interferidas na França. E infelizmente, os seus responsáveis, com o aval do governo da altura, acharam-se no direito de aniquilar a Onda Curta...

Qurtubas:
Olá, ontem foi ouvido em Córdoba, sul da Espanha, um poderoso transmissor sem modulação em 1035 KHz, voltará a emitir o transmissor de Belmonte? Desculpe pelo meu mau Português. obrigado

Luis Carvalho:
"Qurtubas":

Infelizmente, não.  O emissor dos 1035 kHz em Belmonte encontra-se desligado há anos. E não parece existir planos para o reactivar...

Atento:
A onda média tem os dias contados. Não tem ouvintes suficientes em Portugal para merecer uma aposta forte. Nesta altura, a RTP limita-se a preservar os que estão a funcionar. Aqueles que tenham avarias graves, exigindo forte investimento, pura e simplesmente ficarão desligados, tal como aconteceu com o emissor de Chaves (630 AM/OM), após ter sido vandalizado.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa