Questões técnicas > Fotos
RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
AG:
Como sempre um excelente trabalho, Asantosc12. Nunca é de mais agradecer.
Luis Carvalho:
--- Citação de: pdf em Dezembro 28, 2022, 07:11:47 pm ---E mais uma torre da defunta RETI. Comecei a ver as fotos e vi as antenas de UHF analógico no topo e por momentos fiquei atónito por ainda existirem. Só depois é que se fez luz...
--- Fim de Citação ---
Do tempo em que a TVI era da Igreja, pelo que a RETI partilhava a torre com a RR. Creio que não existe nenhum emissor TDT na Maunça, por isso serão elementos UHF da era analógica que não foram retirados.
estvmkt:
É melhor ter na Maunca ou na Sra do Monte?
Como são os sinais e quais as diferenças?
pdf:
--- Citação de: Luis Carvalho em Dezembro 29, 2022, 01:40:58 am ---
--- Citação de: pdf em Dezembro 28, 2022, 07:11:47 pm ---E mais uma torre da defunta RETI. Comecei a ver as fotos e vi as antenas de UHF analógico no topo e por momentos fiquei atónito por ainda existirem. Só depois é que se fez luz...
--- Fim de Citação ---
Do tempo em que a TVI era da Igreja, pelo que a RETI partilhava a torre com a RR. Creio que não existe nenhum emissor TDT na Maunça, por isso serão elementos UHF da era analógica que não foram retirados.
--- Fim de Citação ---
E pelo menos uma parabólica na parte inferior da torre também é do tempo da RETI, à semelhança de outras torres RETI abandonadas (ou adotadas para outros fins) por este país fora. A única exceção é a de Vila Nova de Gaia, que está muito bem mantida e alberga, como se sabe, emissores de VHF-FM da Bauer e da r/com.
Asantosc12:
--- Citação de: ruicleto em Dezembro 28, 2022, 07:59:59 pm ---Excelente trabalho. Obrigado Asantosc12
--- Fim de Citação ---
--- Citação de: AG em Dezembro 29, 2022, 12:51:26 am ---Como sempre um excelente trabalho, Asantosc12. Nunca é de mais agradecer.
--- Fim de Citação ---
De nada, já apreendi muito aqui. É um gosto poder contribuir no que conseguir aqui pelas minhas zonas ;).
--- Citação de: estvmkt em Dezembro 29, 2022, 08:35:01 am ---É melhor ter na Maunca ou na Sra do Monte?
Como são os sinais e quais as diferenças?
--- Fim de Citação ---
Em linha reta, nem deve chegar a 1km as distancias entre locais. Existe sim, diferenças de alturas, o emissor do grupo r/com tem cota de 430m, enquanto a senhora do Monte tem 390m. Os sinais são praticamente idênticos, uma ligeira vantagem para Maunça mais para sul (direção Lisboa), basta observar que chegam a Évora algumas vezes. Se tivesse de escolher, colocava na Maunça. Mas Maunça pertence á Batalha, Senhora do Monte a Leiria, é o grande entrave.
Vou dar aqui um exemplo, a Rádio Batalha que ainda tem a torre no Reguengo do Fetal, um erro enorme na localização, na altura podiam colocar o emissor na Maunça, mesmo com 500w melhoravam a olhos vistos a área de cobertura, que digamos não era grande coisa e ainda levavam com a Hiper FM. Acredito que teriam compradores para depois alugar a outras rádios (Observadores, Megas..).
Navegação
[#] Página seguinte
[*] Página anterior
Ir para versão completa