Questões técnicas > Fotos
RR, RFM, Antena 1/2/3 - Serra da Maunça
pdnf:
Verifiquei ontem que na A25, depois de passar Vouzela, as frequências da região de Leiria apresentam todas um excelente nível de sinal por vários Km's em direção a Espanha. Todas, incluindo as locais de Pombal, Leiria e Alcobaça (88.1 da Benedita a darem coça à Observador). Qual é a única frequência da Maunça que não deixa sinal de todo? Pois está claro como a água que é a RFM. Eu diria que nem 1Kw deverá estar a utilizar. Aliás, não é raro em dias de propagação no Verão a RECORD sobrepor-se, estando mais longe, e presumo que a uma menor cota.
Asantosc12:
Venho reabrir este tópico, dar conta que os elementos da torre da RR da Maunça (95,1) foram removidos e acrescentaram estes elementos, que me parecem direcionais, a meio da torre. Elementos esses, iguais á da RFM que está num patamar mais inferior.
Dizer que o sinal já não tem a mesma estabilidade e longevidade de outrora, depois desta modificação.
pdnf:
--- Citação de: Asantosc12 em Maio 02, 2024, 08:00:26 pm ---Venho reabrir este tópico, dar conta que os elementos da torre da RR da Maunça (95,1) foram removidos e acrescentaram estes elementos, que me parecem direcionais, a meio da torre. Elementos esses, iguais á da RFM que está num patamar mais inferior.
Dizer que o sinal já não tem a mesma estabilidade e longevidade de outrora, depois desta modificação.
--- Fim de Citação ---
Tenho aqui umas esporadicas para relatar, e confirmo o que referes. Aliás, neste momento, aqui por Gaia, na zona onde há sinal da Maunça que chega, agora ouve-se a RFM, o que há uns anos era muito difícil e a resistente Antena 3, em cima da TSF do Muro. Chega ainda a 94LEIRIA, mas a Cidade Hoje da-me a sensação que reforçou o sinal, porque mesmo no Inverno, a chover a potes, bastava começar a subir a Serra que Leiria ganhava a Famalicão, agora só mesmo a partir de uma elevação maior.
pdf:
Os elementos da RR já tinham uma certa idade, como se pode ver pelas fotos originais. Diria que eram de finais dos 80s/início dos 90s.
Agora ganhou uma antena altamente direcional, o que pode explicar um sinal globalmente mais fraco noutras direções.
ruicleto:
--- Citação de: pdf em Maio 03, 2024, 01:31:41 pm ---Os elementos da RR já tinham uma certa idade, como se pode ver pelas fotos originais. Diria que eram de finais dos 80s/início dos 90s.
Agora ganhou uma antena altamente direcional, o que pode explicar um sinal globalmente mais fraco noutras direções.
--- Fim de Citação ---
Já agora, porque não ressuscitar a RETI para funções, como por exemplo na emissão de rádio digital de vários grupos de radiodifusão, com nítida economia de meios? assistimos a uma miríade de torres instaladas no território, abandonadas e sem qualquer uso e mesmo "poluindo" a paisagem do nosso maravilhoso Portugal...
Navegação
[#] Página seguinte
[*] Página anterior
Ir para versão completa