Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 140460 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Smooth FM
« Responder #900 em: Dezembro 25, 2023, 06:43:58 pm »
Por aqui continuo a ter sinal em todas as divisões da casa, similar ao de Santa Justa que não é maravilhoso. Sinal muito equivalente aos 98.4 da Rádio Observador, mas pior que os 89.0 da Radio 5 (que é a melhor em mimha casa das de Sta. Eufémia). Será que... 🤔🤔
Dia 22 ainda consegui sair, posso confirmar que em Perosinho no exterior o sinal era tão fraco que ia buscar 92.8MHz.
Eu não tinha sinal de todo, dentro de casa, mesmo na varanda, era preciso andar ali aos papéis. E de Verão, nem dava hipótese, o que havia era TSF Monsanto.

Não acho que haja tema quanto a isto de momento, se o pdf diz que em Braga não há sinal... Se estivesse na torre tinha que chegar a Braga, melhor ou pior. Os 89.0 chegam mal, mas chega qualquer coisa (Ferreiros, pelo menos...).

É uma ilusão pensar-se que a BMA ia mexer torres a um dia 23, com o nível de manutenção que têm dado aos emissores. No máximo, se fosse como 89.0, estaria direcionada a Matosinhos, mas chegaria sempre sinal a Braga.

Acho que há melhores condições de propagação que o habitual, só isso. No dia 23 estava com a TSF a sofrer pequenas interferências da Antena 3.
« Última modificação: Dezembro 25, 2023, 06:46:10 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #901 em: Dezembro 25, 2023, 07:11:33 pm »
Não acho que haja tema quanto a isto de momento, se o pdf diz que em Braga não há sinal... Se estivesse na torre tinha que chegar a Braga, melhor ou pior. Os 89.0 chegam mal, mas chega qualquer coisa (Ferreiros, pelo menos...).

É uma ilusão pensar-se que a BMA ia mexer torres a um dia 23, com o nível de manutenção que têm dado aos emissores. No máximo, se fosse como 89.0, estaria direcionada a Matosinhos, mas chegaria sempre sinal a Braga.

Acho que há melhores condições de propagação que o habitual, só isso. No dia 23 estava com a TSF a sofrer pequenas interferências da Antena 3.

Eu estou a 14km do emissor em linha reta, em teoria deveria conseguir ouvir em condições razoáveis a emissão. Em Paranhos, no meu escritório, a diferença para o Monte da Virgem em termos de distância não é muita, mas claro está, em elevação é obviamente muito significativa. Ainda assim, o que tenho a certeza é que eu tinha sinal nulo, e agora até dentro numa sem janelas tenho, similar ao que ocorria no Londres. A diferença é que ia tendo RT e agora não. Veremos se os próximos dias mantêm a tendência.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #902 em: Dezembro 25, 2023, 07:17:16 pm »

Eu estou a 14km do emissor em linha reta, em teoria deveria conseguir ouvir em condições razoáveis a emissão. Em Paranhos, no meu escritório, a diferença para o Monte da Virgem em termos de distância não é muita, mas claro está, em elevação é obviamente muito significativa. Ainda assim, o que tenho a certeza é que eu tinha sinal nulo, e agora até dentro numa sem janelas tenho, similar ao que ocorria no Londres. A diferença é que ia tendo RT e agora não. Veremos se os próximos dias mantêm a tendência.

A propagação desde que mudou para a torre dos bombeiros melhorou para norte mas piorou brutalmente para sul. Convido-te a que testes a captação na zona da Fujifilm, aquela reta longa com semáforos e rotundas de acesso ao Arrábida, e mesmo na própria VL8. A captação desde que para lá foi é risível e está a ainda menor distância que Perosinho, talvez 7-8km versus 15km em linha reta.

A lógica da distancia não conta muito para sul porque tu antes de Gaia tens um terreno espetacular (ironia) para propagação de frequências, que é o Porto, cheio de prédios urbanos e outros que tais logo no Pólo Universitário com uma torre mínima em São Mamede Infesta para os transpor. Ora assim não há propagação que possa valer para Gaia, e quanto mais próximo da marginal gaiense pior, mas ao mesmo tempo enfraquece o que resta para sul. É uma estupidez uma rádio para targets elevados não servir em condições dos maiores concelhos do país e em particular múltiplas zonas que lhe poderiam trazer ouvintes.

Claro que para os responsáveis da Smooth eu é que estou errado (e todos os que falamos disso), porque a rádio marca 1,5% no Bareme, mas pronto.
« Última modificação: Dezembro 25, 2023, 07:20:30 pm por Memorias da Radio »

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #903 em: Dezembro 25, 2023, 10:05:16 pm »

Obrigado pelo feedback, não sei se mandar mensagem para o instagram da Rádio não iria criar um alerta. É um caso de experimentar, caso o sinal fique pior.

pdnf

• Hero Member
« Responder #904 em: Dezembro 26, 2023, 12:12:59 am »

Obrigado pelo feedback, não sei se mandar mensagem para o instagram da Rádio não iria criar um alerta. É um caso de experimentar, caso o sinal fique pior.

Neste momento desisti do Instagram, mas quando usava a rede social, cheguei a fazê-lo duas vezes. Tinham consciência da situação, tratava-se de uma solução transitória... como tudo neste país, passa a provisório definitivo. Cheguei-lhes a enviar um áudio captado em Paranhos, já mesmo na fronteira com Matosinhos e comparativamente ROL e BARCA, para ver se achavam que era normal um emissor de Matosinhos se ouvir puor às portas do concelho que dois nos quintos, quase na fronteira com Espanha.
(Claro que eu sei que é uma questão de altitude, mas é para ver se aquela malta punha pés ao caminho.)
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #905 em: Dezembro 26, 2023, 12:47:25 am »

Neste momento desisti do Instagram, mas quando usava a rede social, cheguei a fazê-lo duas vezes. Tinham consciência da situação, tratava-se de uma solução transitória... como tudo neste país, passa a provisório definitivo. Cheguei-lhes a enviar um áudio captado em Paranhos, já mesmo na fronteira com Matosinhos e comparativamente ROL e BARCA, para ver se achavam que era normal um emissor de Matosinhos se ouvir puor às portas do concelho que dois nos quintos, quase na fronteira com Espanha.
(Claro que eu sei que é uma questão de altitude, mas é para ver se aquela malta punha pés ao caminho.)
Mais fácil, e apropriado, enviar email para a equipa técnica da Bauer, com regularidade. 

Se vivesse na zona do Porto era o que eu faria.

Tudo bem que há sempre a hipótese de ouvir online, mas não é a mesma coisa obviamente.

pdnf

• Hero Member
« Responder #906 em: Dezembro 27, 2023, 12:09:15 am »
89.5 comtinuam a chegar em toda a casa, mas em modo trator... Aventurei-me a meter um pé na varanda e é o mesmo problema, com outro rádio, idem. Nada de TSF nem de ANTENA 2 a perturbar a emissão.

https://drive.google.com/file/d/1-2bF1rLq7v76gBnDPcEZ142ALBKBbJYb/view?usp=drivesdk

Este emissor realmente... se não é de uma coisa, é de outra.
Rádio é:

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #907 em: Dezembro 27, 2023, 12:30:30 am »
89.5 comtinuam a chegar em toda a casa, mas em modo trator... Aventurei-me a meter um pé na varanda e é o mesmo problema, com outro rádio, idem. Nada de TSF nem de ANTENA 2 a perturbar a emissão.

https://drive.google.com/file/d/1-2bF1rLq7v76gBnDPcEZ142ALBKBbJYb/view?usp=drivesdk

Uma frequência que era boa para o Grande Porto, conseguiram "destruir". Com opções melhores para colocar o emissor, escolheram uma surreal. Pergunto quem são as pessoas responsáveis da Bauer, que estudam a melhor localização dos emissores?

pdnf

• Hero Member
« Responder #908 em: Dezembro 27, 2023, 12:47:59 am »

Uma frequência que era boa para o Grande Porto, conseguiram "destruir". Com opções melhores para colocar o emissor, escolheram uma surreal. Pergunto quem são as pessoas responsáveis da Bauer, que estudam a melhor localização dos emissores?
No dia dos 90 anos da FM, a Smooth a ser mesmo vintage, e a nos fazer lembrar a AM. Uma coisa me parece certa, em alguma coisa andam a mexer, o sinal continua a existir e logou na mesma o RDS, mesmo neste estado. Isto não é falta de sinal, quando é esse caso, não é este tipo de perturbação no sinal. Amanhã já conto conseguir sair de casa, e verificar numa antena de automóvel, que tem outra amplificação, naturalmente. Já sei os pontos cegos às cegas, aqui em Canelas, nomeadamente junto às Escolas em que o sinal ia a 0, ou na EN109-2. Logo verei como está, e se este trator se verifica também num rádio em condições. Eu em termos técnicos sou leigo (aliás, como em quase tudo ;) ), desculpem-me se não consigo ser mais específico nos relatos. Há dois casos que são imperiosos repensarem a mudança no território da AMP, a Smooth para Santa Eufémia, e a Mega para o Monte da Virgem. A TSF também beneficiaria, pois há ali uma zona chata pelo sul de Ovar/Murtosa/Sta. Maria da Feira em que Santa Justa treme um bocado face ao Monte da Virgem, e em que a Lousã ainda sofre com a Voz de Santo Tirso. Mas é menos grave porque Marão e Muro conseguem ir tapando esses buracos.
« Última modificação: Dezembro 27, 2023, 12:51:50 am por pdnf »
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #909 em: Dezembro 27, 2023, 02:35:39 pm »

No dia dos 90 anos da FM, a Smooth a ser mesmo vintage, e a nos fazer lembrar a AM. Uma coisa me parece certa, em alguma coisa andam a mexer, o sinal continua a existir e logou na mesma o RDS, mesmo neste estado. Isto não é falta de sinal, quando é esse caso, não é este tipo de perturbação no sinal. Amanhã já conto conseguir sair de casa, e verificar numa antena de automóvel, que tem outra amplificação, naturalmente. Já sei os pontos cegos às cegas, aqui em Canelas, nomeadamente junto às Escolas em que o sinal ia a 0, ou na EN109-2. Logo verei como está, e se este trator se verifica também num rádio em condições. Eu em termos técnicos sou leigo (aliás, como em quase tudo ;) ), desculpem-me se não consigo ser mais específico nos relatos. Há dois casos que são imperiosos repensarem a mudança no território da AMP, a Smooth para Santa Eufémia, e a Mega para o Monte da Virgem. A TSF também beneficiaria, pois há ali uma zona chata pelo sul de Ovar/Murtosa/Sta. Maria da Feira em que Santa Justa treme um bocado face ao Monte da Virgem, e em que a Lousã ainda sofre com a Voz de Santo Tirso. Mas é menos grave porque Marão e Muro conseguem ir tapando esses buracos.

Isto não é andar a mexer, ou seja, isto é um ruído analógico no link que vai entre o emissor da SmoothFM de Matosinhos e o ponto de onde é difundida a emissão, que deve ser na Tenente Valadim... ou seja, a antena do link ou desviou-se demais ou caiu. A alimentação do som da Smooth em 89.5 sempre foi analógica...

Loga na mesma o RDS porque este deve ser gerado na casa do emissor, não enviado do feed que tem o som da Smooth... e tem a mesma captação porque uma coisa são dipolos e outra é esse equipamento, por aí tudo normal.

Muita incúria neste emissor. Palavras para quê

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #910 em: Dezembro 27, 2023, 02:49:21 pm »

Isto não é andar a mexer, ou seja, isto é um ruído analógico no link que vai entre o emissor da SmoothFM de Matosinhos e o ponto de onde é difundida a emissão, que deve ser na Tenente Valadim... ou seja, a antena do link ou desviou-se demais ou caiu. A alimentação do som da Smooth em 89.5 sempre foi analógica...

Loga na mesma o RDS porque este deve ser gerado na casa do emissor, não enviado do feed que tem o som da Smooth... e tem a mesma captação porque uma coisa são dipolos e outra é esse equipamento, por aí tudo normal.

Muita incúria neste emissor. Palavras para quê

Reportada a situação a quem de direito quer quanto ao link, quer quanto à dificuldade de captação em 89.5.

Espero que isto não seja como no caso do som da RTP que levei meses com e-mails para cá e para lá à medida que iam mexendo...
« Última modificação: Dezembro 27, 2023, 02:51:06 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #911 em: Janeiro 01, 2024, 10:15:40 pm »
O sinal a parecer um trator já se encontra resolvido. Quando vai a momentos de silêncio, há algum ruído ligeiro por baixo do sinal. Mas tenho sinal que me permite ouvir confortavelmente, o RDS vai entrando. Não me parece que sejam só melhores condições de propagação há tantos dias seguidos. O sinal não está muito abaixo dos de Santa Justa, eu diria que está até demasiadamente parecido com o de 98.4. Na rua, notei também melhorias, aqui no centro de Canelas já entra o RT, que morria em Santo Ovídio. Diga-se que o facto mais curioso, que só me havia acontecido com os emissores do Muro da R/Com no parque do El Corte Inglês: o rádio para na pesquisa, loga o RDS, mas só dá ruído. Isto não acontecia com a Smooth na minha garagem. Já fiz reset da posição, a ver se ele ia buscar a memória, e não vai.  ??? ???

Já agora, diga-se que a minha casa só tem mesmo sinal perfeito a 100% dos emissores que saem da RETI. Mesmo as Antenas... tem algumas pequenas falhas, com ruídos. Estou encaixado num vale, com elevações para oeste, este e sul, só tenho mesmo campo aberto para Norte, tenho mesmo a RETI em linha de vista, as outras antenas não. Ou seja, não é fácil para os sinais, e mesmo assim, a Smooth está a conseguir ouvir-se. Precisa de melhorar, obviamente, mas notei melhorias que já não são de desprezar.
« Última modificação: Janeiro 01, 2024, 10:21:17 pm por pdnf »
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #912 em: Janeiro 10, 2024, 12:40:40 am »
@Memórias, sobre o sinal da Smooth: hoje fiz do Arrábida ao Gaia pela Avenida da Fujifilme onde o sinal era muito fraco, como já havias aqui escrito. O sinal está perfeito, sem quebras, sempre com RT. De facto, alguma coisa devem ter melhorado. Quando for para sul, quero ver até onde chega agora. Seguramente, dentro de casa, aqui já chega melhor que o da SBSR.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #913 em: Janeiro 10, 2024, 02:01:59 am »
@Memórias, sobre o sinal da Smooth: hoje fiz do Arrábida ao Gaia pela Avenida da Fujifilme onde o sinal era muito fraco, como já havias aqui escrito. O sinal está perfeito, sem quebras, sempre com RT. De facto, alguma coisa devem ter melhorado. Quando for para sul, quero ver até onde chega agora. Seguramente, dentro de casa, aqui já chega melhor que o da SBSR.

Noto em paralelo pequenas melhorias em Espinho também. No sentido em que na minha zona já vai entrando qualquer coisa, ainda algo fraca, mas no centro (junto ao mar) começa a ser estável o suficiente para uma escuta contínua. Melhorou a propagação pelo efeito mar também, na Avenida 33 o sinal é agora forte quando nunca o foi desde a mudança para São Mamede Infesta.

Parece ter havido algum ajuste, concordo contigo!

Não sei se confirmas que 92.8 está pior que o habitual? Nos sítios onde dantes tinhas sinal que dava para pelo menos Mono dos 92.8, agora parece ser mais fraco, mas não consigo despistar totalmente porque a minha antena é um pouco mais pequena e por isso mais sensível a zonas de sombra (o efeito é ligeiramente mais dramático do que é a realidade, portanto).

pdnf

• Hero Member
« Responder #914 em: Janeiro 10, 2024, 01:49:08 pm »
Os 92.8 perderam força algures pelo Verão de 2023, como aqui escrevi. No entanto, até acho que já estiveram pior, pelo menos já chegam novamente ao sul de Gaia, mas com muito menos força do que logo a seguir à mudança dos 89.5 para S. Mamede, onde cheguei a sair de Canelas para Aveiro sempre com sinal de 92.8 forte, sem quebas de sinal. Mas aí sempre disse que me pareceu muota fruta para 1Kw, comparando com emissores similares da zona, como os 92.3 da ABC ou os 93.4 da S. Miguel, tendo a frequência pressão da ERA e da MEGA. Aliás, quando a Smooth piorou, a estação de Amarante começou a escutar-se perfeita em Gaia, agora anda pelo razoável. Como as mudanças andam sempre a par e passo com 89.5, acredito que seja mesmo a Bauer a mexer.
Rádio é: