Autor Tópico: Rádio Fóia - 97,1 MHz Monchique  (Lida 4719 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Rádio Fóia - 97,1 MHz Monchique
« Responder #90 em: Julho 10, 2024, 08:35:39 pm »
Mark my words: assassinas de locais mais potentes: Grupo Observador e grupo Radio Maria, estes ainda vão calar imensas locais

A Observador está com uma tremenda vontade de crescer. Até agora nunca tinha calado nenhuma, tudo aquilo em que pegou já era jukebox, ou, no caso de Rio Maior, nacional. Agora, a situação da Emissora das Beiras, mais até do que de Leiria, é diferente.

Já a Rádio Maria tem sido cada tiro, cada melro: 102.2 a levarem em cima forte e feio com a Antena 3 em pleno centro de Lisboa, e a Rádio Maria a se ouvir muito mal em 100.8 no Porto. O emissor de Portel serve bem Évora, mas chega a Vendas Novas e já começa a fraquejar das pernas tremendamente, nem sequer consegue ligar com 102.2
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #91 em: Julho 10, 2024, 10:28:45 pm »
Olha que por acaso o precedente que a Fóia está a dizer até existe: nos anos 90, a Rádio Energia durou 6 anos e a XFM durou 4 anos - o que eu descreveria como médio prazo em rádio - e quando a Energia acabou (em 98.4 Coimbra), essa estação passou a ser Rádio a5, regressou à raiz local em 97/98, e só muda para Mega Hits largos anos mais tarde. No caso da XFM, 105.8 Valongo acabaram e passaram a ser Rádio Continental, aqui um pouco menos local porque Acácio Marinho.

Mais recentemente, tens o precedente criado em Braga no tempo do Rádio Clube Português em que a própria detentora do alvará da rádio deliberadamente decide terminar com a associação ao RCP e manteve-se em projeto próprio (salvo erro Mais FM de Braga) até ter passado justamente a... Mega Hits.

É tecnicamente possível e já foi utilizado. Pode valer a pena apurares se é um aluguer ou foi mesmo uma venda em si, porque se for um aluguer, tecnicamente, a empresa que tem o alvará é que conta e tem a "bomba atómica" que é justamente dizer basta e acabar com a cessão/projeto. E seguramente que com um bom projeto regional e dinheiro para isso, não têm menos fibra no Algarve que em Braga para levar isso. Portanto... tudo depende de como a gestão foi feita nisto.

Embora para ser absolutamente sincero também me pareça conversa de encher chouriços do diretor. Mas não é impossível.
Penso que é mesmo um aluguer, até porque a ERC só aprovou uma mudança de projecto, não de propriedade das acções da cooperativa detentora do alvará.

Quanto ao histórico que referes, a Mega Hits Minho foi Rádio Clube Português de 2003 a 2009, tendo saído do protocolo em maio ou junho de 2009, sendo Rádio Clube do Minho durante uns meses até passar a ser a Mega até aos dias de hoje. Aliás, também aqui é um caso de aluguer ao grupo r/com.

Ainda relativo à Mega Hits, mais um caso: entre 2007 e 2013 também alugaram os 105,6 à cooperativa da RIA, Rádio Independente de Aveiro. No início de 2013 o grupo r/com adquiriu 96,5 da Rádio Regional de Aveiro a Acácio Marinho, tendo cessado o protocolo com os detentores da RIA. De lá para cá 105,6 é um jukebox de música jovem.

Finalmente os 98,4 foram Rádio Energia de 1994 a 97. Quando esta terminou as emissões passou a Rádio A5 até 2003 (uma jukebox do Lino Vinhal que entretanto tinha adquirido a rádio), altura em que passou a retransmitir o Rádio Clube Português, quando a empresa já era do grupo de Nobre Guedes, Rádio Milénio.
« Última modificação: Julho 10, 2024, 11:57:12 pm por AG »

SamM

• Hero Member
« Responder #92 em: Julho 10, 2024, 11:02:36 pm »
É também de má-fé ler a mini entrevista do responsável da Cooperativa alegar que isto é transitório, quando todos sabemos que não existe um único caso em que um grande grupo se meta num negócio destes para o devolver a médio prazo. Se assim fosse, deveria ter sido explicito o prazo do contrato assinado.

Olha que por acaso o precedente que a Fóia está a dizer até existe: nos anos 90, a Rádio Energia durou 6 anos e a XFM durou 4 anos - o que eu descreveria como médio prazo em rádio - e quando a Energia acabou (em 98.4 Coimbra), essa estação passou a ser Rádio a5, regressou à raiz local em 97/98, e só muda para Mega Hits largos anos mais tarde. No caso da XFM, 105.8 Valongo acabaram e passaram a ser Rádio Continental, aqui um pouco menos local porque Acácio Marinho.

Mais recentemente, tens o precedente criado em Braga no tempo do Rádio Clube Português em que a própria detentora do alvará da rádio deliberadamente decide terminar com a associação ao RCP e manteve-se em projeto próprio (salvo erro Mais FM de Braga) até ter passado justamente a... Mega Hits.

É tecnicamente possível e já foi utilizado. Pode valer a pena apurares se é um aluguer ou foi mesmo uma venda em si, porque se for um aluguer, tecnicamente, a empresa que tem o alvará é que conta e tem a "bomba atómica" que é justamente dizer basta e acabar com a cessão/projeto. E seguramente que com um bom projeto regional e dinheiro para isso, não têm menos fibra no Algarve que em Braga para levar isso. Portanto... tudo depende de como a gestão foi feita nisto.

Embora para ser absolutamente sincero também me pareça conversa de encher chouriços do diretor. Mas não é impossível.
Aposto que daqui uns 2 anos vai acontecer o mesmo que aconteceu nos 92.6.. A Observador vai-se chegar à frente com mais €€€ e os 97.1 mudam de parceria. Se há um grupo que tem massa é o Observador.
Pelo que me consta, é um aluguer dos 97.1 ao grupo renascença, e o Observador não tinha conhecimento desta vontade da cooperativa rádio fóia, porque senao não tenho dúvidas que se chegavam à frente com uma melhor proposta €€€€€€€

Salvo erro a Fóia esta integrada na ARIC e isso deve ter sido um factor que influenciou diretamente o parceiro no negócio.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #93 em: Julho 10, 2024, 11:16:54 pm »
Não tenho a certeza mas penso que já havia  em tempos interesse e contactos com  o Grupo Renascença na altura da criação da Rádio Sim, mas acabou por não avançar para a transmissão da Rádio Sim.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #94 em: Julho 11, 2024, 12:30:26 am »
Está na ARIC sim. O namoro com a Mega teve a consumação em Setembro de 2023, quando deu entrada o pedido na ERC, mas já vinha dantes. Porque é que eu sempre escrevia que a Obsrvador tirasse esse cavalo da chuva?  Claro, estar na ARIC ajuda. E não me parece, de todo que este seja um caso idêntico a Rio Maior, aqui parece-me que vamos ter uma relação duradoura. Para a Observador cobrir o Algarve, se tiver interesse nisso, não antevejo que restem muitas opções, quiçá uma interessante seja a Vicentina que é juke e não seria grande dano, mas que chega a Albufeira já a morrer, ou, em alternativa uma das de Portimão, preferencialmente a Alvor FM que, não sei se não seria possível ir para a Fóia, visto que está em linha de vista com toda a cidade, os refletores seriam colocados na direção do Alentejo, por causa da Vidigueira e da RR do Montejunto.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #95 em: Julho 11, 2024, 01:06:22 am »
Está na ARIC sim. O namoro com a Mega teve a consumação em Setembro de 2023, quando deu entrada o pedido na ERC, mas já vinha dantes. Porque é que eu sempre escrevia que a Obsrvador tirasse esse cavalo da chuva?  Claro, estar na ARIC ajuda. E não me parece, de todo que este seja um caso idêntico a Rio Maior, aqui parece-me que vamos ter uma relação duradoura. Para a Observador cobrir o Algarve, se tiver interesse nisso, não antevejo que restem muitas opções, quiçá uma interessante seja a Vicentina que é juke e não seria grande dano, mas que chega a Albufeira já a morrer, ou, em alternativa uma das de Portimão, preferencialmente a Alvor FM que, não sei se não seria possível ir para a Fóia, visto que está em linha de vista com toda a cidade, os refletores seriam colocados na direção do Alentejo, por causa da Vidigueira e da RR do Montejunto.

Tudo é possível, em teoria. Mas desconfio que a ANACOM não aceitaria a deslocalização do emissor da Alvor FM (90,1) para a Fóia...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #96 em: Julho 11, 2024, 09:31:16 am »
É também de má-fé ler a mini entrevista do responsável da Cooperativa alegar que isto é transitório, quando todos sabemos que não existe um único caso em que um grande grupo se meta num negócio destes para o devolver a médio prazo. Se assim fosse, deveria ter sido explicito o prazo do contrato assinado.

Acho que nem o Paulo Rosa acreditou na sua mentira, quanto mais quem está por dentro do tema.
Há uma coisa que eu tenho que dizer em abono da verdade, numa análise mais a frio. A Rádio Fóia faz me lembrar o CDS quando perdeu assento parlamentar (permitam-me o paralelismo). As várias direções que a rádio teve ao longo destes anos foram enterrando a rádio. Esta direção atual, apenas colocou a cruz e a terra em cima do caixão. Infelizmente, esta situação não vem de agora, nem somente desta direção. É injusto crucificarmos apenas esta direção, quando houve muitas ao longo dos anos que contribuíram para este desfecho. Mas já se sabe, quem dá o golpe final, é que por norma leva sempre com as bombas de todos os lados.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #97 em: Julho 11, 2024, 09:38:25 am »
Mark my words: assassinas de locais mais potentes: Grupo Observador e grupo Radio Maria, estes ainda vão calar imensas locais
Posso garantir que alguns colegas do desporto estavam na expetativa que quem eventualmente pudesse comprar a rádio (ou esta espécie de aluguer no papel que falamos), era o grupo IURD.
Eu sempre lhes referi que segundo a lei da rádio, uma rádio não pode emitir a mesma emissão em concelhos vizinhos (o grupo já tem o alvará de Silves e o da Kiss em Albufeira, pelo que para adquirirem o da Fóia, teriam sempre que colocar algo diferente no ar).
Eu pessoalmente até acreditava convictamente que pudesse ser uma Observador ou uma TSF a ocupar a frequência dos 97.1 (mesmo sabendo das dificuldades económicas da TSF).
Acho que quase ninguém esperava este desfecho, mesmo para além da Fóia pertencer à ARIC, como já aqui foi falado, e bem.
Acho que ninguém tem dúvidas que esta parceria vai durar muitos e bons anos.
O "crime" já foi efetuado por parte da ERC, agora é aguardar o desfecho disto tudo.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #98 em: Julho 11, 2024, 09:45:53 am »

Tudo é possível, em teoria. Mas desconfio que a ANACOM não aceitaria a deslocalização do emissor da Alvor FM (90,1) para a Fóia...
Para a Observador chegar ao Algarve, neste momento essa seria a única opção.
Em tempos cheguei a questionar a direção da Rádio Alvor sobre o porquê de não deslocalizarem o emissor para a serra, e aquilo que me foi dito, é que não havia sítios onde colocarem a antena (aqui a Observador até pode fazer algo acordo com algum dos grandes grupos).
Porque verdade seja dita, Portimão está num dos buracos do Algarve. A cobertura da Alvor, vai de Sagres até Albufeira, e aguenta-se até Faro no máximo, mas já com muitas limitações.
Se a ERC autorizaria ou não a deslocalização do emissor, francamente já espero de tudo na ERC.
Se fosse alguém sem expressão, acredito que não autorizasse, mas um projeto grande já tenho dúvidas que não autorize.
Mas pronto, estamos apenas a falar de meros cenários, que muitos deles jamais se irão concretizar

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #99 em: Julho 11, 2024, 09:49:27 am »
Neste espaço de tempo em que estive aqui a responder e a debater as várias ideias, o que me trazia aqui a este tópico, era dizer que ainda não havia uma data oficial para começo das emissões da Mega no Algarve.
Mas enquanto vos respondia (ironia das ironias), recebi a confirmação da data oficial de arranque da Mega.
Dia 22 deste mês, arrancam oficialmente as emissões da Mega no Algarve.
É oficial!

bicas

• Newbie
  • *
« Responder #100 em: Julho 11, 2024, 11:46:33 am »
Não tenho a certeza mas penso que já havia  em tempos interesse e contactos com  o Grupo Renascença na altura da criação da Rádio Sim, mas acabou por não avançar para a transmissão da Rádio Sim.

Por essa ordem de ideias não me espanta que a mega chegasse a Leiria via Rádio Vida Nova de Santiago da Guarda.

Danl

• Hero Member
« Responder #101 em: Julho 11, 2024, 11:58:17 am »

O Observador, sim, acredito piamente. Já quanto ao grupo Rádio Maria talvez só daqui a alguns anos. Inclinar-me-ia antes para o grupo do novo CMR no curto/médio prazo.
Já relativamente a utilização desse adjectivo, discordo porque se há rádio que tem vindo a marcar a diferença pela positiva essa é a Observador. Esta é a Smooth FM merecem uma cobertura nacional.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #102 em: Julho 11, 2024, 01:14:41 pm »

Em tempos cheguei a questionar a direção da Rádio Alvor sobre o porquê de não deslocalizarem o emissor para a serra, e aquilo que me foi dito, é que não havia sítios onde colocarem a antena (aqui a Observador até pode fazer algo acordo com algum dos grandes grupos).
Porque verdade seja dita, Portimão está num dos buracos do Algarve. A cobertura da Alvor, vai de Sagres até Albufeira, e aguenta-se até Faro no máximo, mas já com muitas limitações.
Se a ERC autorizaria ou não a deslocalização do emissor, francamente já espero de tudo na ERC.
Se fosse alguém sem expressão, acredito que não autorizasse, mas um projeto grande já tenho dúvidas que não autorize.
Mas pronto, estamos apenas a falar de meros cenários, que muitos deles jamais se irão concretizar

Uma correcção, caro Nelson: não é a ERC que tem de se pronunciar. As questões técnicas de emissão, incluindo a deslocalização do emissor, têm de ser aprovadas pela ANACOM. E vejo pelo menos 2 problemas se os 90,1 MHz forem para a Fóia:

1) Rádio Vidigueira nos 90,0 MHz, o que obriga à colocação de reflectores na torre da Fóia;

2) 90,1 MHz ficam "colados" aos 89,9 MHz da RFM (Arrábida), o que dificulta a recepção, especialmente em rádios cuja selectividade não seja muito elevada.

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #103 em: Julho 11, 2024, 01:21:12 pm »

Uma correcção, caro Nelson: não é a ERC que tem de se pronunciar. As questões técnicas de emissão, incluindo a deslocalização do emissor, têm de ser aprovadas pela ANACOM. E vejo pelo menos 2 problemas se os 90,1 MHz forem para a Fóia:

1) Rádio Vidigueira nos 90,0 MHz, o que obriga à colocação de reflectores na torre da Fóia;

2) 90,1 MHz ficam "colados" aos 89,9 MHz da RFM (Arrábida), o que dificulta a recepção, especialmente em rádios cuja selectividade não seja muito elevada.
Exatamente, é a ANACOM, lapso meu.
Poderiam permitir a deslocalização, desde que a Observador mudasse a frequência.
Aliás, quando as rádios locais do Algarve queixam-se à ANACOM das rádios marroquinas, a narrativa da ANACOM é sempre a mesma: se estão em cima das vossas frequências, mudem vocês de frequência.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #104 em: Julho 11, 2024, 06:27:11 pm »
Não sabia que a ANACOM dizia isso... mas faz sentido. Creio que não há acordo de articulação em FM com Marrocos...