Autor Tópico: Apresentação  (Lida 2206 vezes)

André Pacheco

• Newbie
  • *
Apresentação
« em: Julho 31, 2016, 03:18:24 am »
Antes demais muito boa noite a todos os utilizadores. O meu nome é André e sempre tive o " bichinho " pelos mundo dos rádios.
Não tenho a certeza se me encontro no sítio certo mas...De momento encontro-me indeciso na compra de um rádio pela seguinte dúvida...
Será que tenho de ter licença para o utilizar como se fosse um PMR446 ?
O rádio em questão é o BaoFeng UV-5R
http://www.labre-ma.org.br/images/Downloads/Manual%20UV-5R%20portugues.pdf

Aguardo resposta de algum dos colegas. Tenho ou não de obter uma licença para comunicar com ele a curtas distancias ? Ou apenas terei de alterar a potência para 0.5W ?
Obrigado e boa noite.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Apresentação
« Responder #1 em: Julho 31, 2016, 10:34:20 am »
Seja bem-vindo ao fórum, André Pacheco.

Relativamente ao rádio, do ponto de vista legal , se não tem licença de amador, só pode adquirir e utilizar equipamentos PMR446 disponíveis para venda livre. Qualquer equipamento que permita utilizar outras faixas de frequências (radioamadorismo), apenas pode ser utilizado por quem esteja legalmente habilitado para o efeito. 
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

André Pacheco

• Newbie
  • *
« Responder #2 em: Julho 31, 2016, 09:03:10 pm »
Boa tarde amigo Luís, entendi a resposta porém, e se eu apenas o utilizar em banda isenta de licença ? Não terei qualquer problema certo ? Só se por alguma razão me "aparecessem" em casa    (???)
Aguardo resposta, cumprimentos !

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3 em: Julho 31, 2016, 09:54:39 pm »
Permita-me a analogia: o André adquire clandestinamente uma arma de fogo, sem ter licença de uso e porte de arma. Há problema? Se guardá-la a sete chaves em casa e guardar segredo, provavelmente não. Todavia, se por um qualquer motivo alguém tiver conhecimento da arma e denunciar a situação à GNR ou à PSP,  arrisca-se a ter sérios problemas com a Justiça...  para não dizer oferta de merecidas "férias"  com direito a pensão completa, pagas pelo Estado. Bem, a parte chata será ter de ver o sol aos quadradinhos... Creio que me fiz entender.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

André Pacheco

• Newbie
  • *
« Responder #4 em: Julho 31, 2016, 09:58:02 pm »
Com toda a certeza que entendi a sua explicação amigo Luís !! O que quero perguntar é se é possível eu interferir com outras bandas utilizando apenas 0.5w ?

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5 em: Agosto 01, 2016, 06:19:46 am »
A questão das interferências não depende da potência, mas sim do equipamento. Um PMR comprado em qualquer loja (até num supermercado) pode ser usado por qualquer pessoa, porquanto foi produzido dentro dos regulamentos legais e de forma a que o utilizador não tenha de se preocupar com o funcionamento do aparelho. É como comprar um telemóvel: assumimos à partida que o aparelho está afinado de forma a cumprir com as normas técnicas e legais, pelo que não nos preocupamos com análises espectrais ou outras avaliações para aferir a intensidade das frequências harmónicas ou das espúrias irradiadas pelo aparelho. Já um equipamento de amador, apesar de, à partida estar dentro dos regulamentos, o ajuste de vários parâmetros técnicos e/ou a modificação do equipamento, não garantem que o transceptor continue a operar dentro dos limites técnicos. Ou seja, o equipamento virá da fábrica a operar perfeitamente dentro dos parâmetros técnicos e legais impostos aos PMR, todavia a instalação de outra antena ou a modificação dos parâmetros do aparelho não garante a adequação do mesmo para o seu uso sem afectar outros serviços. Assim, o meu conselho será no sentido de, para quem não tem conhecimentos técnicos, o melhor será não mexer demasiado nos parâmetros/configurações do aparelho.
Cumprimentos,
Luís Carvalho