Ontem à noite, em plena Eurovisão e dado que a nossa rádio pública, ao contrário da RNE, não transmitiu o certamente em nenhuma das suas estações, nem mesmo na Antena 3, tomei a liberdade de sintonizar a Antena 2 e ouvir o "Argonauta" de Jorge Carnaxide.
Pessoalmente não sei se os sons que preenchiam a antena são compostos pelo próprio ou alguém associado ao programa (uma dúvida que já existia com o Ãntima Fração de Francisco Amaral), mas digo que o programa tem uma qualidade muitÃssimo elevada. Uma colagem perfeita entre ambiência, coloração, sonoridades, e os textos lidos pelo próprio, criteriosamente ordenados e bem lidos, com uma expressividade natural e sem cair nem no teatral, nem no radialista.
Uma experiência que, às 23h de um Sábado pelas ruas do Porto, soube muito bem.
E este é o tipo de conteúdo que faz a rádio ser rádio e não uma empresa para fazer lucro a partir dos anunciantes a fingir que é rádio. O resto... é conversa.
Depois das 00h esteve um programa de jazz que a meu ver deveria passar para mais cedo. Mas isto, se a Antena 2 não fosse tão fixa na música clássica ao longo do dia... o que é uma pena.