Porque tudo tem os seus prós e os seus contas, a propóstio da tempestade recente, lembrei-me que o DAB+ apresenta um grande senão, face ao FM.
Quando todas as estações partilham a mesma torre, num caso de temporal forte, morrem todas as estações ao mesmo tempo. Reparem que em Leiria morreram as do grupo Bauer e a Observador, mas a RTP manteve-se a emitir. Em Montejunto sobreviveram R/Com e Bauer, na Lousã foi a R/Com a dar o berro. Na prática, ninguém ficou sem rádio, que é o meio que tem maior resiliência. E, este evento, foi extremamente adverso, e, ainda assim, resistiram várias torres.
Dir-me-ão que se pode captar outros TXs, num cenário de queda de uma torre de DAB. Mais ao menos verdade, como o Luís já explicou algumas vezes, o alcance dos emissores não será idêntico ao do FM.
Não tenho nada contra em que se avance no DAB, bem pelo contrário. Porém, não sei se não será uma atitude prudente seguir o rumo de muitos países e desligar totalmente a rede FM. Por exemplo, poderia ser interessante deixar o FM para as rádios locais e, apenas e só, a Antena 1 e uma outra informativa nacional, poderia ser uma solução a pensar. Devem existir sempre redundâncias.