Autor Tópico: DAB+ em Portugal  (Lida 92389 vezes)

guest219

• Visitante
DAB+ em Portugal
« em: Janeiro 16, 2018, 11:37:29 am »
Os grupos RTP, MCR e R/com deveriam apresentar uma proposta à ANACOM para, colocarem as rádios na Televisão Digital Terrestre

Lmviana

• Full Member
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #1 em: Janeiro 16, 2018, 12:37:57 pm »
Isso seria perfeito para recepção de alta qualidade em casa, outra vantagem, mas depende do espaço disponível, seria a oportunidade de algumas estações se tornarem nacionais contornando a limitação de espaço disponível no FM. O grande problema disto é que a maior audiência é no carro e nisso o formato TDT não acrescenta muito, logo não sei se era um investimento com retorno.
 Era interessante ver os Sistemas de Som receberem os sinais de TDT rádio, na minha opinião é um desperdício e estranho ter a TV ligada para ouvir radio...

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #2 em: Janeiro 16, 2018, 01:10:15 pm »
Na TDT espanhola existem rádios. Nas operadoras cá em Portugal, utilizam a fonte audio do site para ser possivel a escuta. Mas a verdade é que só uma pequena parte da população é que utiliza TDT nos dias de hoje,logo não deve ter retorno. Mas também não existe um grande desenvolvimento/qualidade cá em Portugal, comparativamente a Espanha. Logo a TDT podia ter sucesso se fosse bem explorada,o que não se sucede.

Lmviana

• Full Member
« Responder #3 em: Janeiro 16, 2018, 04:31:39 pm »
As vantagens que podem tirar partido deste sistema é a qualidade do audio, desde que seja bem aproveitado, e facilitar a cobertura das estações, outra vantagem é a de permitir a emissão de eventos pontuais sem interrupção da normal programação da estação.
 Pessoalmente acho que seria uma boa alternativa ao DAB ja que os custos estão mais divididos, não permite é a recepção portátil...

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

pdf

• Visitante
« Responder #4 em: Janeiro 16, 2018, 07:11:06 pm »
Na TDT espanhola existem rádios. Nas operadoras cá em Portugal, utilizam a fonte audio do site para ser possivel a escuta. Mas a verdade é que só uma pequena parte da população é que utiliza TDT nos dias de hoje,logo não deve ter retorno. Mas também não existe um grande desenvolvimento/qualidade cá em Portugal, comparativamente a Espanha. Logo a TDT podia ter sucesso se fosse bem explorada,o que não se sucede.

Não sei se é assim tão pequena essa parte da população. E mesmo que seja, só o é porque a nossa oferta TDT é paupérrima. Acrescentar rádios seria muito boa ideia, já que não acrescentam mais canais de televisão.

A diferença para Espanha é abismal... há uns dias em Barcelona até me perdi na quantidade de canais e de rádios.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #5 em: Janeiro 16, 2018, 08:34:26 pm »
É, obviamente, uma boa ideia, todavia a colocação ou não de rádios na TDT não é uma matéria passível de ser discutida unilateralmente pela ANACOM. A decisão superior terá de vir do parlamento/governo e sujeita a uma negociação com o operador responsável pela TDT (Meo).
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #6 em: Junho 03, 2018, 09:27:41 pm »
Está aqui uma entrevista recente de Luis Cabral, administrador da MCR, a falar das Rádios Digitais da M80. Referiu ainda que “ATÉ AO VERÃO TEREMOS OUTRA MARCA DE RÁDIO DO GRUPO COM RÁDIOS DIGITAIS” pelo que temos referido a Smooth FM será a próxima. Também não descarta a hipótese das outras Estações do grupo seguirem a mesma estratégia. Será uma visão da MCR para o futuro das Rádios acrescenta. Também tão cedo a MCR não ira apostar noutra Rádio para o FM (o dinheiro não abunda por lá).

http://www.meiosepublicidade.pt/2018/05/luis-cabral-ate-ao-verao-outra-marca-radio-do-grupo-radios-digitais/
« Última modificação: Dezembro 10, 2021, 02:48:14 pm por AG »

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #7 em: Junho 01, 2020, 05:09:28 pm »
Boa tarde
Acho que seria interessante criar-se um tópico com as rádios que cada operadora disponibiliza, mais concretamente nas suas boxes televisivas.
Sei que por exemplo, a MEO tem bastantes rádios, por isso seria interessante criar-se uma base de dados, ou mesmo debatermos a presença de algumas rádios nas operadoras de televisão.
Eu preferia ir pela Televisão Digital Terrestre, que infelizmente, não disponibiliza o serviço de rádios, como no meu entender deveria.
« Última modificação: Dezembro 27, 2023, 10:39:28 pm por AG »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #8 em: Junho 13, 2020, 08:25:48 pm »
Voltando ao assunto Smooth: esta radio a "precisar" de um emissor, e muito mais importante que Évora ou Viseu, é Braga. Este distrito além de muito mais população, tem bem mais potencial de audiência que qualquer um dos citados distritos. E isto que referi é facilmente comprovável.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Desculpem a insistência, mas com o sistema de rádio digital DAB+, que permite num só mux nacional muitas estações de rádio, esta "guerra" das frequências FM no país terminaria...

pdf

• Visitante
« Responder #9 em: Junho 13, 2020, 08:33:52 pm »
Voltando ao assunto Smooth: esta radio a "precisar" de um emissor, e muito mais importante que Évora ou Viseu, é Braga. Este distrito além de muito mais população, tem bem mais potencial de audiência que qualquer um dos citados distritos. E isto que referi é facilmente comprovável.

Desculpem a insistência, mas com o sistema de rádio digital DAB+, que permite num só mux nacional muitas estações de rádio, esta "guerra" das frequências FM no país terminaria...
Tem toda a razão. Até podiam surgir vários MUX.

Mas o DAB por cá, neste momento, é uma miragem.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

guest6

• Visitante
« Responder #10 em: Junho 13, 2020, 09:03:31 pm »
Para que não pensem que sou contra o DAB, vou vos contar o seguinte: em 1998 (ano da expo) eu fazia parte de uma empresa que era agente oficial Pioneer, e nesse âmbito tive oportunidade de testar o DAB. Fiquei maravilhado e dizia que era fim a curto/médio prazo do FM. O tempo passou e actualmente parece-me que a viabilidade do DAB é  pouquíssima. A internet venho mudar o paradigma do DAB e o 5G a médio prazo vai ser uma vulgaridade no carro. Para que isto seja diferente, e tendo em conta ainda por cima os tempos muito difíceis da actualidade, ou a Comunidade Europeia faz um montruoso investimento e esforço para a generalização do DAB, ou então é uma tecnologia que irá passar á história. Esta é a minha visão sobre o DAB.
Mas é claro que se a tecnologia existisse em Portugal o problema da cobertura de muitas rádios, com a Smooth incluída, estaria resolvido.

Lmviana

• Full Member
« Responder #11 em: Junho 14, 2020, 02:24:22 am »
Completamente de acordo @abiliomaia Também daria uma grande ajuda se abriressem um mux para rádio na TDT, não seria o ideal para ouvir em movimento mas para ouvir em local fixo traria uma grande qualidade e cobertura nacional. Talvez se um dia houver concurso para um novo mux na TDT contemplem rádio também

guest6

• Visitante
« Responder #12 em: Junho 14, 2020, 08:31:06 am »
O TDT em Portugal é mais uma daquelas "histórias" que é "só" uma imensa "trapalhada" muito mal contada... Mas aqui fala-se da Smooth.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #13 em: Junho 14, 2020, 09:36:39 am »
Para que não pensem que sou contra o DAB, vou vos contar o seguinte: em 1998 (ano da expo) eu fazia parte de uma empresa que era agente oficial Pioneer, e nesse âmbito tive oportunidade de testar o DAB. Fiquei maravilhado e dizia que era fim a curto/médio prazo do FM. O tempo passou e actualmente parece-me que a viabilidade do DAB é  pouquíssima. A internet venho mudar o paradigma do DAB e o 5G a médio prazo vai ser uma vulgaridade no carro. Para que isto seja diferente, e tendo em conta ainda por cima os tempos muito difíceis da actualidade, ou a Comunidade Europeia faz um montruoso investimento e esforço para a generalização do DAB, ou então é uma tecnologia que irá passar á história. Esta é a minha visão sobre o DAB.
Mas é claro que se a tecnologia existisse em Portugal o problema da cobertura de muitas rádios, com a Smooth incluída, estaria resolvido.

« Última modificação: Junho 14, 2020, 09:38:20 am por ruicleto »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #14 em: Junho 14, 2020, 09:37:50 am »
Caro abiliomaia
Este investimento em DAB+ está a ser feito, em grande escala, na União Europeia e não só. Desculpe-me, mas penso que está um pouco desatualizado (por favor verifique o estado da arte em  https://www.worlddab.org/  e vai ficar surpreendido), pois há países que têm quase 100% da cobertura concretizado.
Quanto à smooth fm, que tanto aprecio, seria uma bela forma de conseguir ouvir em Viseu, pois o 92.8 é muito instável nesta área geográfica.