Autor Tópico: RFM  (Lida 408354 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: RFM
« Responder #1785 em: Fevereiro 01, 2025, 10:55:32 am »
O que eu faria se tivesse de comandar os destinos da RR , da RFM e da Mega Hits:

- A RR passava a ser uma espécie de M80 com travo a Smooth FM, tendo uma playlist refinada com temas pop/rock/smooth jazz etc. dos anos 70, 80, 90 (ex: Fleetwood Mac, Creedence Clearwater R., Queen etc.,  sem prejuízo de alguns temas bons dos anos 60 (ex: Beatles, Louis Armstrong etc.) ou mais actuais (anos 2000-2025), por exemplo, Diana Krall, Norah Jones, Amy Winehouse, Jamie Cullum Salvador Sobral etc. Contudo, a prioridade seria a informação na grelha de programas e não a música a seguir a música.

- A RFM seria uma rádio mais musical do que a RR, apostando sobretudo em temas das últimas 3 décadas, sem prejuízo de algumas músicas mais antigas (anos 80 e 90). Claro que com uma playlist criteriosamente seleccionada, mas também com mais intervenção humana (talvez algumas rúbricas interessantes e 2 ou 3 programas de autor que não se limitassem a passar músicas).

- Por último, mas não menos importante, apesar de manter a Mega Hits orientada para os jovens, acrescentaria algumas rúbricas que transmitissem uma mensagem positiva para os ouvintes, defendendo valores como a solidariedade, a tolerância, o respeito pelos outros, a ecologia,  e falar no perigo das drogas, do álcool (especialmente a conduzir) etc. Motivar bons comportamentos sem serem necessariamente espaços religiosos.

Isso é tudo muito bonito mas daria audiências e dinheiro?

Não seriam precisas mudanças radicais. No caso da RR, bastava melhorar um pouco a playlist e melhorar a área da informação. Não é por haver alguns noticiários com mais 3 ou 4 minutos de duração que os ouvintes "fugiam" para outras rádios. Não estou a dizer para ser uma espécie de Rádio Observador 2.0, mas sim uma "M80 católica" com um pouco mais de informação (talvez um "Grande Jornal" à noite de 15/20 minutos) e, quiçá, mais um ou outro programa de autor ao fim de semana.

Mesmo na RFM, não estou a dizer para mudar radicalmente de playlist e de conteúdos. Não seria nem uma rádio para elites nem tão-pouco uma rádio a debitar músicas sem critério e sem coerência. Tudo depende de como as coisas seriam feitas.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1786 em: Fevereiro 01, 2025, 11:51:40 am »
Falando só da RFM,  porque o tópico é  desta radio,  tambem penso que também que nao precisa de  grandes mudanças.
A RFM nao está  no meu  top 5, ouvi mais esta semana, para saber das novidades.
Para ir para esse top, primeiro tinha que ter melhores e mais extensos noticiários,  como à 10 anos tinha.
Segundo, fez algumas alterações  à  playlist,  mas eu ainda espero mais e acima de tudo menos repeticoes dessas musicas.
Terceiro,  menos formatada, com mais interacção entre animadores e jornalistas.
Se isso acontecer, passa para o meu top...
Mas para isso é  preciso ouvir.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2025, 11:57:47 am por Julio Carvalho »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #1787 em: Fevereiro 01, 2025, 12:20:45 pm »
Conclusão da primeira semana.
-Programa da Manhã, sinceramente para divertido, continuo a preferir os da Comercial ou a RR.
-Boa dinâmica entre as 2 duplas seguintes e boa interacção com os ouvintes.
-O Helder está ainda muito agarrado ao estilo Rádio Cidade e com temáticas que por vezes são de fugir, mas eu não sou bem o público alvo dele e precisa mesmo de alguém a fazer emissão com ele.
- O Espaço da Joana Cruz é divertido, ela por vezes diz uma coisas que até dão para rir, e não é só enfiar musica.
- O 22h-00h confesso que dispenso aquilo naquele horário, para aquilo mais valia fazer como faz a Comercial 1h ou 2h ao fim-de-semana.
- Oceano Pacífico, A Ana Colaço continua excelente, é mesmo a pessoa ideal para substituir o João Chaves(antes esteve o Marcos André, mas comigo não colou). A playlist sofreu alguns retoques que a melhoraram e já a espaços se parece com os bons velhos tempos, nunca esperei ouvir o Leo Sayer, ainda para mais naquela música, como já aqui disse. O problema é mesmo o horário de começo que não é bom.
- A playlist geral, melhorou um pouco, teve alguns retoques e mudanças foi excelente ter ouvido os Capitão Fausto(a Comercial que ponha aqui os olhos e não os esconda, ainda que muito raramente aos fins-de-semana), ouvir muito menos kizombas também é excelente e as madrugadas têm algumas músicas que durante o dia não passam, o que em alguns casos é pena.
No geral melhorou, mas é preciso rever o espaço do Helder, ainda me parece fraco e tem de ser em dupla, sem duplas só mesmo a parir das 19h. 

pdnf

• Hero Member
« Responder #1788 em: Fevereiro 01, 2025, 04:20:57 pm »
Aparentemente, a grelha está errada, ao Sábado mantem-se o regresso a casa, Hélder e Inês. Agora, fico espantado, até a trilha é a da Cidade FM. 😅Acho que a ideia é mesmo replicar o que o Hélder fazia lá. Ponto.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1789 em: Fevereiro 01, 2025, 04:48:58 pm »
Estou genericamente  de acordo com as análises  do PDFN e Tuscano. Ha apenas a questão da Joana, nao gosto dela como profissional.  Nao é  a voz,, é  mais as expressões dela muito à  tia de Cascais.
E depois há o Hélder,  que é  mesmo o elefante  na sala.
Quando eu ouvia a Cidade  de Manhã,  o Helder parecia me  um garoto grande, genuíno,  falavava o que lhe  vinha da alma, nada de plasticidade e Catarina encarnou o mesmo papel. As conversas eram muito infantis,  tanto que me parecia estar a ouvir uma conversa do recreio da escola.
Nas tardes, ja era tudo muito diferente,  humor mais adulto, aqui ja me parecia uma conversa de universitários  numa esplanada num dia de verão.
Ora se se a RFM tinha que ir ali buscar alguém,  faria mais sentido irem buscar o Artur Simões.
Mas não,  foi ao recreio, provavelmente porque o recreio tinha mais assistência.
Isto para dizer que isto é  um risco. Pode ganhar parte do público da Cidade, mas perder muito auditorio mais clássico.
Portanto ou ele muda de registo ou pode ser um grave problema.
Ora para mudar, espero que ele não  perca a genuidade.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2025, 04:52:28 pm por Julio Carvalho »

u_ampq

• Newbie
  • *
« Responder #1790 em: Fevereiro 01, 2025, 07:13:10 pm »
No meio disto tudo, para quando a nova imagem sonora???
É que já começa a ser muito enjoativo esta.

Danl

• Hero Member
« Responder #1791 em: Fevereiro 01, 2025, 07:31:13 pm »
O AG parece aqueles da esquerda caviar que gosta de "educar " o povo.
Caro Luis, acho que acima de tudo as radios tem que passar a musica do seu tempo. Apesar de tudo ainda e a grande divurgadora da música.
Mas sim, acho que tambem tem que passar os grandes sucessos e temas intenporais.
E fala se tanto em musica estrangeira , quando ha temas de imensa qualidade portuguesas....

O AG, embora não o conhecendo, é uma das pessoas com quem mais aprendo neste fórum que me apraz frequentar.
Relativamente à esquerda caviar, bolas, para alguém como eu que vota centro-direita parece-me que sobretudo a "maninha mais velha da RFM", a RR, que o caríssimo tanto elogia tem enveredado por esse caminho nomeadamente através do trio matinal.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1792 em: Fevereiro 01, 2025, 08:10:49 pm »
Eu nao tenho radios adoradas, adoro a rádio,  nas nenhuma em específico.
Tenho uma ligacao sentimental à  RR, ja expiquei o porquê.
Mas hoje em dia ouco muito pouco, por exemplo o o programa da manhã não me  atrai.
Tinha grandes Esperanças no T3, foi uma desilusão,  também tinha muitas esperanças no Hotel Califórnia  diário,  outra desilusão.
Hoje a radio que ouço é a Observador,  pico apenas às  vezes as principais radios do Pais, incluindo a Smooth.
Para mim o programa matinal da Observador,  dá  100 a zero às  Tres da Manhã.
Mas isso sou eu, a minha mulher nunca ouviu tanto a RR como agora.

Sobre o AG, eu também o respeito muito,  mas eu sou muito frontal e a discussão acolorada leva por vezes para caminhos que não são os pretendidos.
E gosto de discutir, mesmo discussões  mais acesas.
Sou do tempo das RGAs...
« Última modificação: Fevereiro 01, 2025, 08:13:23 pm por Julio Carvalho »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1793 em: Fevereiro 01, 2025, 10:50:04 pm »
Ora Para encerrar o capítulo RFM, tenho que falar no programa da manhã.  Confesso que ainda nao consegui ouvir muito, mas obviamente que ainda esta muito longe do principal rival.
Esta é  outra dificuldade para atingir a liderança.
Nao é facil liderar sem ter o programa da manhã mais ouvido.
Desde que a RFM perdeu a liderança,  recuperou a por  duas vezez o orimeiro lugar sem atingir esse desiderato nas manhãs .
Mas vai ter que esperar que os rivais vão dando desgaste nas manhãs.
A RFM liderou 10 anos seguidos, com o Cafe da Manhã   da Carla e do Zé)lider destacado.
Depois quando comecou a acusar desgaste, ainda introduziu uma terceira voz( Joana Gama)e dois humoristas e ainda foi com a Carla e o Zé  que perdeu a liderança, numa altura que laboriosamente o Pedro Ribeiro conseguiu constrir uma equipa sólida e bem escolhida.
Portanto agora o caminho da RFM tem que ser esse, esperar que do lado contrário algo aconteça.
Mas nao pode estar sempre a mudar as vozes dos animadores matinais...
« Última modificação: Fevereiro 01, 2025, 10:52:42 pm por Julio Carvalho »

pdnf

• Hero Member
« Responder #1794 em: Fevereiro 01, 2025, 11:54:35 pm »

😲 😲 😲

Nunca me esqueci de ti! É um facto, há coisas intemporais, resistem à erosão do tempo. O Rui Veloso e o Porto são uma delas. 😆
Gosto! Vale a pena recuperar clássicos antigos.

A esquizofrenia é este tema vir imediatamente antes de um tempo de música de dança, o Richie/Mendes Radioshow. Há qualquer coisa que não faz muito sentido. As madrugadas de sábado e domingo estavam muito bem, não teria mexido, sinceramente.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2025, 11:59:26 pm por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #1795 em: Fevereiro 02, 2025, 12:04:40 am »
Eu nao tenho radios adoradas, adoro a rádio,  nas nenhuma em específico.
Tenho uma ligacao sentimental à  RR, ja expiquei o porquê.
Mas hoje em dia ouco muito pouco, por exemplo o o programa da manhã não me  atrai.
Tinha grandes Esperanças no T3, foi uma desilusão,  também tinha muitas esperanças no Hotel Califórnia  diário,  outra desilusão.
Hoje a radio que ouço é a Observador,  pico apenas às  vezes as principais radios do Pais, incluindo a Smooth.
Para mim o programa matinal da Observador,  dá  100 a zero às  Tres da Manhã.
Mas isso sou eu, a minha mulher nunca ouviu tanto a RR como agora.

Sobre o AG, eu também o respeito muito,  mas eu sou muito frontal e a discussão acolorada leva por vezes para caminhos que não são os pretendidos.
E gosto de discutir, mesmo discussões  mais acesas.
Sou do tempo das RGAs...
"No hard feelings" Júlio, não sou tão velho mas já sou do tempo dos fóruns de há 20 anos em que as discussões eram incomparavelmente piores. Faz parte.

Agradeço também as palavras de apreço do Danl à minha pessoa, que me honram bastante, e que me faz pensar que vale a pena estar por aqui.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #1796 em: Fevereiro 02, 2025, 12:51:38 am »
A musica electrónica ou dance devia ficar na Mega, aqui destoa muito, mas o António Mendes que é quem manda gosta olha levas 2h por semana, Sexta para Sabado e Sabado para Domingo.Para este tipo de musica,  prefiro o Bons Rapazes ou o Nuno Reis na Antena3.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1797 em: Fevereiro 02, 2025, 03:49:16 pm »
Já se sabe que o Helder Tavares terá  brevemente  outra companheira...

MEGAHITS_SINTRA

• Full Member
« Responder #1798 em: Fevereiro 03, 2025, 07:48:28 pm »
Passada uma semana desde o ''refresh'' posso concluir que este foi bem conseguido, mas algumas ressalvas.

As três rádios do grupo Renascença estão melhor alinhadas de acordo com o seu grupo alvo.

As ''novas'' personalidades que formam as duplas estão a funcionar bem, basta arranjar alguém fixo para o Hélder. O horário da manhã está no ponto. A partir das 19 sugeria juntar alguém à Joana Cruz.

Playlist mais ''madura'' e com apostas mais sólidas, peca é pela repetição de êxitos super rodados. Sugestão, por exemplo, trocar a Karol G por mais Lorde ou Chappell Roan e tocar Coldplay mais antigo, em vez de passar só o ''Hymn For The Weekend''.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1799 em: Fevereiro 03, 2025, 08:27:30 pm »
Já se sabe que o Helder Tavares terá  brevemente  outra companheira...

Alguém baixou o dote?  ;D ;D É que se ainda não baixou, não faz muito sentido esperar. Curiosamente, até aqui no emprego, que não tem nada a haver com rádio, se perguntava onde raio parava a Catarina.

Caso não, não vejo nenhum motivo para não oficializar o casamento. A situação atual é que é absurda.

Passada uma semana desde o ''refresh'' posso concluir que este foi bem conseguido, mas algumas ressalvas.

As três rádios do grupo Renascença estão melhor alinhadas de acordo com o seu grupo alvo.

As ''novas'' personalidades que formam as duplas estão a funcionar bem, basta arranjar alguém fixo para o Hélder. O horário da manhã está no ponto. A partir das 19 sugeria juntar alguém à Joana Cruz.

Playlist mais ''madura'' e com apostas mais sólidas, peca é pela repetição de êxitos super rodados. Sugestão, por exemplo, trocar a Karol G por mais Lorde ou Chappell Roan e tocar Coldplay mais antigo, em vez de passar só o ''Hymn For The Weekend''.

Depende... acho que ainda há potencial para, mais chegados ao Verão, existirem aqui alguns alguns ajustes entre o Belenenses, o Benfica e a Laranja Mecânica. Concretamente, estou muito curioso por ver a Nogueira a vestir de azul, nomeadamente qual o grau de liberdade que ela vai ter em termos da música que passa no painel dela. Isto é, se alguma coisa do que ela gosta, caberá na RR. É que, à partida, diria que não, mas como também defendo sempre que o animador deve ter algum grau de liberdade, pequeno que seja, confesso que estou curioso.
Aliás, há pouco brinquei com a transformação em IFM, mas a Inês, para mim, tem um perfil muito mais RFM, apesar de reconhecer que a RR provavelmente a fará crescer muitíssimo mais.
« Última modificação: Fevereiro 03, 2025, 08:33:56 pm por pdnf »
Rádio é: