Autor Tópico: RFM  (Lida 426169 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: RFM
« Responder #1770 em: Janeiro 31, 2025, 08:30:16 pm »
A RFM é uma "rádio" feita por imbecis e para imbecis?
Não tenho reservas em dizer que sim.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Aguentei 7 minutos hoje por volta das 18:30 para ver o estado da arte...

Era uma treta à volta das chaves...

Aquela malta entrou em transe...

Aumentando o transe aquando do episódio de uma ouvinte, profundamente infantilizada, acerca de ter metido as chaves no sutiã e não as ter encontrado...

Só as encontrou à noite quando se despiu...
A Actual RFM não está feita para muitos dos que andamos por aqui, ela procura um público mais jovem, que grande parte anda pelo Tik Tok e mundos desses, só muda um pouco a partir das 19h em que a coisa se torna mais séria. Vamos é ver se esse público entra nesta RFM, e se o outro aparece e fica, o que eu duvido no caso do segundo.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #1771 em: Janeiro 31, 2025, 09:03:48 pm »
No topo da hora das 21h00 entrou a trilha das notícias mas o jornalista não abriu a boca.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #1772 em: Janeiro 31, 2025, 10:53:26 pm »

Aumentando o transe aquando do episódio de uma ouvinte, profundamente infantilizada, acerca de ter metido as chaves no sutiã e não as ter encontrado...

Há pouco alguém aludiu a uma expressão que a juventude agora utiliza, “brain rot”. Alguém com dois dedos de testa não morre de embaraço alheio ao ouvir essas tretas?

Portanto, esse fenómeno não se observa assim tanto no TikTok, que se soubermos curar o nosso feed até nos mostra coisas interessantes. Eu vejo vídeos sobre ferrovia, aviação e música… na RFM temos futilidade à solta e não dá para treinar o algoritmo.

A RFM é, deliberadamente e “por desenho”, um fraco produto para fracos ouvintes. É tão simples quanto isto.

Desculpem lá se ofendi alguém, mas porra.

É este o "mínimo denominador comum". Uma miséria intelectual absoluta.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #1773 em: Janeiro 31, 2025, 11:19:09 pm »
O que eu faria se tivesse de comandar os destinos da RR , da RFM e da Mega Hits:

- A RR passava a ser uma espécie de M80 com travo a Smooth FM, tendo uma playlist refinada com temas pop/rock/smooth jazz etc. dos anos 70, 80, 90 (ex: Fleetwood Mac, Creedence Clearwater R., Queen etc.,  sem prejuízo de alguns temas bons dos anos 60 (ex: Beatles, Louis Armstrong etc.) ou mais actuais (anos 2000-2025), por exemplo, Diana Krall, Norah Jones, Amy Winehouse, Jamie Cullum Salvador Sobral etc. Contudo, a prioridade seria a informação na grelha de programas e não a música a seguir a música.

- A RFM seria uma rádio mais musical do que a RR, apostando sobretudo em temas das últimas 3 décadas, sem prejuízo de algumas músicas mais antigas (anos 80 e 90). Claro que com uma playlist criteriosamente seleccionada, mas também com mais intervenção humana (talvez algumas rúbricas interessantes e 2 ou 3 programas de autor que não se limitassem a passar músicas).

- Por último, mas não menos importante, apesar de manter a Mega Hits orientada para os jovens, acrescentaria algumas rúbricas que transmitissem uma mensagem positiva para os ouvintes, defendendo valores como a solidariedade, a tolerância, o respeito pelos outros, a ecologia,  e falar no perigo das drogas, do álcool (especialmente a conduzir) etc. Motivar bons comportamentos sem serem necessariamente espaços religiosos.
« Última modificação: Janeiro 31, 2025, 11:26:12 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1774 em: Janeiro 31, 2025, 11:27:46 pm »
O AG parece aqueles da esquerda caviar que gosta de "educar " o povo.
Caro Luis, acho que acima de tudo as radios tem que passar a musica do seu tempo. Apesar de tudo ainda e a grande divurgadora da música.
Mas sim, acho que tambem tem que passar os grandes sucessos e temas intenporais.
E fala se tanto em musica estrangeira , quando ha temas de imensa qualidade portuguesas....

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1775 em: Janeiro 31, 2025, 11:36:08 pm »
O AG parece aqueles da esquerda caviar que gosta de "educar " o povo.
Caro Luis, acho que acima de tudo as radios tem que passar a musica do seu tempo. Apesar de tudo ainda e a grande divurgadora da música.
Mas sim, acho que tambem tem que passar os grandes sucessos e temas intenporais.
E fala se tanto em musica estrangeira , quando ha temas de imensa qualidade portuguesas....
Lol…

O AG tem razão… e está longe de ser da esquerda caviar, isso já é preconceito seu. Ou então sentiu-se diminuído. Não tem mal, vai sempre a tempo de alargar horizontes e deixar de ouvir lixo.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #1776 em: Janeiro 31, 2025, 11:44:02 pm »
Júlio: nem esquerda caviar, nem educador (credo!). E com a idade estou cada vez mais determinista. Em 95% dos casos tentar educar alguém é pura perda de tempo. E ouvir a RFM, a Comercial e outras que tais a mesma coisa.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1777 em: Janeiro 31, 2025, 11:44:09 pm »
Pois tem e você  também,  gosta muito de exibir a sua superioridade moral e intelectal perante a plebe ignorante.
Preconceitos nao tenho nenhuns.
E me lembre novamente que é administrador, nao sou homem de me vergar, adoro lutas desde que sejam leiais.
Quanto a lixos, nao uso essas linguagens.
« Última modificação: Janeiro 31, 2025, 11:45:59 pm por Julio Carvalho »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1778 em: Janeiro 31, 2025, 11:47:02 pm »
Pois tem e você  também,  gosta muito de exibir a sua superioridade moral e intelectal perante a plebe ignorante.
Preconceitos nao tenho nenhuns.
E me lembre novamente que é administrador, nao sou homem de vergar .
Quanto a lixos, nao uso essas linguagens.
Não é superioridade nenhuma. Apenas fui dotado de curiosidade e sou exigente qb, não é nada de especial.

Não tenho de lhe lembrar que sou administrador, está indicado no meu perfil. Ninguém está a sugerir que se vergue.

Não diz “lixo” mas ouve-o… lá saberá escolher os sentidos.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1779 em: Janeiro 31, 2025, 11:53:34 pm »
E o meu caro tem muito lixo ideológico na cabeça.
Eu ouço o que quero e não preciso de lhe pedir licenca a so nem a ninguém.
Ouco radios populares, que o povo gosta, sem preconceitos nenhuns.
E reputo, nao tenho de si, nem sa sua superioridade moral.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
RFM
« Responder #1780 em: Fevereiro 01, 2025, 12:19:26 am »
E o meu caro tem muito lixo ideológico na cabeça.
Eu ouço o que quero e não preciso de lhe pedir licenca a so nem a ninguém.
Ouco radios populares, que o povo gosta, sem preconceitos nenhuns.
E reputo, nao tenho de si, nem sa sua superioridade moral.
Que lixo ideológico? Quer desenvolver?

Fica todo ofendido por criticarmos a sua querida RFM, mas já lança acusações de caráter aos outros.

Fantástico.

« Última modificação: Fevereiro 01, 2025, 12:21:35 am por pdf »

radio do sul

• Full Member
« Responder #1781 em: Fevereiro 01, 2025, 12:25:57 am »
O que eu faria se tivesse de comandar os destinos da RR , da RFM e da Mega Hits:

- A RR passava a ser uma espécie de M80 com travo a Smooth FM, tendo uma playlist refinada com temas pop/rock/smooth jazz etc. dos anos 70, 80, 90 (ex: Fleetwood Mac, Creedence Clearwater R., Queen etc.,  sem prejuízo de alguns temas bons dos anos 60 (ex: Beatles, Louis Armstrong etc.) ou mais actuais (anos 2000-2025), por exemplo, Diana Krall, Norah Jones, Amy Winehouse, Jamie Cullum Salvador Sobral etc. Contudo, a prioridade seria a informação na grelha de programas e não a música a seguir a música.

- A RFM seria uma rádio mais musical do que a RR, apostando sobretudo em temas das últimas 3 décadas, sem prejuízo de algumas músicas mais antigas (anos 80 e 90). Claro que com uma playlist criteriosamente seleccionada, mas também com mais intervenção humana (talvez algumas rúbricas interessantes e 2 ou 3 programas de autor que não se limitassem a passar músicas).

- Por último, mas não menos importante, apesar de manter a Mega Hits orientada para os jovens, acrescentaria algumas rúbricas que transmitissem uma mensagem positiva para os ouvintes, defendendo valores como a solidariedade, a tolerância, o respeito pelos outros, a ecologia,  e falar no perigo das drogas, do álcool (especialmente a conduzir) etc. Motivar bons comportamentos sem serem necessariamente espaços religiosos.

Concordo em absoluto. Parece não ser o caminho nem da RFM , nem da Mega, vamos ver a RR. Tenho algumas expetativas em relação à play list, em algo semelhante a uma Nostalgia, não tanto a M80

hugors

• Jr. Member
  • **
« Responder #1782 em: Fevereiro 01, 2025, 02:09:51 am »

Isso é tudo muito bonito mas daria audiências e dinheiro?

pdnf

• Hero Member
« Responder #1783 em: Fevereiro 01, 2025, 03:30:23 am »

Ora bem, em relação ao primeiro post, demarco-me completamente. Isto porque, para mim, só é imbecil quem comete ilicitudes. E gostar de ouvir pop, ou de um produto dirigido às massas, não faz de uma pessoa menos culta, muito menos imbecil. Escrevo-o com naturalidade, porque sou menino para saltar da RFM para a Antena 2, conforme o meu estado de alma, ou vice-versa. E está tudo bem: tem dias em que me apetece consumo fácil, porque já estou tão cansado para intelectualmente processar algo mais, como tem outros em que me sinto a estupidificar perante um produto e é um bálsamo sair de uma destas musicais ligeiras para uma rádio de palavra. O ouvinte não é estanque. E é aqui que vou entroncar no seu segundo post.

Há que dar contexto. A Bento fez anos ontem, e o Tavares deixou as chaves de casa dele no restaurante onde celebraram o aniversário. Acabou a dormir em casa de uma amiga. Foi daí que veio a conversa das chaves, pois parece que é algo recorrente no Hélder. Daí salta para um áudio. E foi aqui que a coisa correu, a meu ver, menos bem.

De facto, o episódio da chave no sutiã, fez-me lembrar, de imediato, o Herman:

https://www.youtube.com/watch?v=BFEKKAFzlY0

Estou perfeitamente à vontade para o escrever, porque já em outros momentos e tópicos, elogiei bastante o trabalho, quer da Inês quer do Hélder, mas esta conversa esteve a pouquinho de bater o episódio das cuecas pretas da Inês Nogueira, comentadas e compradas pelo Conguito, há uns anos na MegaHits. Foi, efetivamente, demasiado. Não sou pudico, muito menos puritano, longe disso, mas convém não esquecer que a RFM é o segundo canal da Emissora Católica Portuguesa. De facto, alguma diferença tem de existir em relação à Cidade FM.

Claro que sem ver expressões faciais, fico-me pela minha percepção, mas dado o ligeiro compasso, diria que de meio segundo, que a Inês fez para  responder à pergunta sobre o incómodo de ter um objeto no regaço, senti que foi ali meia apanhada na curva, denotando nela algum embaraço. Posso estar enganado, e que tudo isto até fizesse parte previamente do guião, o que não acredito, porque veio na sequência do áudio de uma ouvinte. Agora, se há um produtor, no caso, o Paulo Pereira, esse áudio poderia ter sido analisado previamente e não ter passado.

Não obstante, o assunto poderia ter morrido ali. Mas não, o Hélder conseguiu a proeza de objetificar a conversa, ao meter as notas no meio da mesma... e do sutiã. Dir-me-ão que é uma conversa inocente. É. Mas também é certo que me remeteu de imediato para um ambiente meio que com vibes de Coyote Bar. Foi daqueles dias em que fiz zapping para a Observador. Para bom entendedor, meia palavra basta. Também me pergunto se esta conversa teria surgido se fosse outro homem a estar no ar com o Hélder. Honestamente, acho que não.

Enfim, quando estou aqui a escrever, ou com o nariz enfiado nos .xls também cometo erros. Aqui nem sequer diria que foi isso. Tratou-se de um momento menos feliz. Acontece aos melhores, não retira em nada o mérito que quer o Hélder quer a Inês têm. Estranhamos é por ser na RFM, não na Cidade FM, onde isto passava como uma nota de rodapé. Em todo o caso, o Hélder, que em última análise é o host e único animador, está na RFM há uma semana, depois de anos a fio na supracitada estação. Lembro que, para todos os efeitos, a Inês está remetida, oficialmente, a uma espécie de job shadowing, o que não deixa de ser, no mínimo, muito estranho, considerando que terá uns 7 ou 8 anos de RFM, entre as duas passagens pela casa. Portanto, é ao Hélder que cabe guiar a dança.

E, no fundo, das emissões que ouvi, o que ele precisa, é de ajustar o ritmo da dança, sem necessariamente ter de deixar de dançar salsa, para passar a dançar a valsa. Tem uma excelente dançarina, literal e figurativamente com ele, portanto, não há razão para não correr bem. Sendo que, lembro, falamos sempre de uma rádio musical e de uma rádio leve.

Caso não ocorra, e reforçando o que escrevi no tópico da RR, a propósito da migração de ouvintes que o Fragoso, neste horário, vai certamente levar com ele, principalmente se não existir algum amadurecimento deste painel, diria que pode acontecer algo a que o Tuscano já aludiu. A RFM quer tanto ganhar à Comercial, que se está a arriscar a perder de goleada, pois podem ser muito mais os que saem, seja para a RR, ou mesmo para a Comercial, do que os que entram vindos da Cidade FM e da MegaHits. Porque apesar do Hélder ser das maiores estrelas do TikTok deste país, e claramente a contratação dele visa ir buscar esse segmento de público, não é o Hélder mais um conjunto de animadores das 07h às 22h. O Ronaldo numa equipa de Basquetebol, pouca diferença faria.

Além do mais, o Hélder, como "dono" do painel está a tentar puxar a Inês para o ingrato papel de ser Catarina Moreira, mas, claramente, a postura da Inês é mais crescida e adulta do que a da Catarina. A Inês tem o background da comédia, sabe ser ligeira e bem-dispor, mas em rádio não despe o papel e voz de locutora. A Catarina Moreira era exclusivamente animadora, tanto que, em emissões a solo, fazia praticamente só aos fins-de-semana, ou quando andou em Vale de Cambra.

Veremos os próximos tempos. Para já, hoje, ouvi a última hora, e já não existiram problemas técnicos. De facto, nos primeiros dias, diria que foram o principal problema, desde vias que não se baixaram, a trilhas do trânsito a entrarem no meio da música.
Há uma overdose de Ágata e muita emoção com o trânsito, a fazer puxar o enlace criado no TikTok, mas que pode fazer, quem está no trânsito, ficar um pouco wtf!  ;D ;D. Há muito uso da palavra "gossip". Houve um dia em que também entrou a menina nova, a Rayza, que se tornou um tanto ou nada confuso, até porque, a dada altura, parecia ela a host.

No tocante aos demais painéis:
Café da Manhã, tem um jingle que está 5 estrelas, foi de génio terem ido buscar o tem de Friends, série icónica. Parecendo que não, apela a um certo lado emocional, ajuda a captar ouvintes. É Pedro e Mariana no seu registo habitual, com um Luís Pinheiro muito mais disciplinado do que na Mega, ajustou rapidamente o registo, mas também diria que há mérito do Pedro Fernandes que é exímio na condução da emissão. Corrijo também, a Jéssica não é produtora do CdM, essa função é da Marta Penaguião, que imagino que seja Santa.  ;D Sorry, não resisti.

Corta para... nada a dizer, a não ser que o horário está errado, deveriam ser o regresso a casa. Dupla que, tal como previa, tem uma química muito interessante. Gosto particularmente do facto de não se notar exatamente quem é o host naquele programa. Só por aí se compreende o quão naturalmente flui o programa.

Num mundo ideal, não sei se será tão ideal assim. O Rodrigo, como o próprio admitiu por meias palavras, nota-se que está triste com a saída das manhãs. Fala pouco, é 75% Inês. O que me parece é que ainda falta entrosamento, mas terá potencial.

Helder e Inês já falei, Joana Cruz ouvi não mais que 30 minutos, corta para Boa Noite e Whatever. A Ana Pinheiro funciona muito bem neste horário, até pelo seu timbre. Se não tivessem deixado fugir a Nogueira, puxado o início para as 21h, poderiam ter feito aqui um brilharete, ao reeditarem GNO, obviamente com outro nome.

Oceano Pacífico, há o absurdo do horário como ponto negativo, a playlist a estar muito mais diferenciada do que antes, face ao corpo do dia, é o ponto muito positivo. Sinto que voltou mais às origens. Contudo, confirmando-se o Paulino às 13h, a fazer dois painéis na RR, não percebo porque não passou o OP para as 21h-23h, ou 22h-01h, saindo a Emissão da Noite para as 21h, o que não vejo que fosse assim tão problemático.

No geral, dou uma nota muito positiva a esta mudança. Se repararem, deixou de existir mais do que 2 músicas sem que exista intervenção do animador. De dez para duas, há uma diferença enorme. A diversificação de géneros, e, parece-me, que a kizomba completamente deixada de lado, marcam, efetivamente, uma diferença para melhor na RFM.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1784 em: Fevereiro 01, 2025, 03:34:28 am »

Isso é tudo muito bonito mas daria audiências e dinheiro?
Acho que o proposto para a RR e para a MegaHits não seria descabido. Lembro que a R/COM, tendo estatuto de utilidade pública, tem de equilibrar a questão das contas certas, com essa necessidade, que a levou a ter duas redes nacionais. Em relação à RFM, discordo do Luís. Pode ser uma rádio menos leve, se calhar usar a terceira pessoa em vez da segunda (que pessoalmente não me choca), mas tem de ser uma rádio mais para as massas. Até porque não é de todo conveniente deixar esse monopólio para a Comercial. Se com um duopólio é o que sabemos, com um mono, o meio ia ao ar, em vez de ir para o ar.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.