Autor Tópico: M80  (Lida 56436 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: M80
« Responder #405 em: Outubro 06, 2024, 04:26:24 pm »
Hoje não está a dar o top m80 10-12:00.Algum motivo em especial? É que só liguei agora o rádio nesta estação e estou a estranhar.
O programa deixou de ter 2h, passou a ter só 1h, 17h-18h Sábados ou 11h-12h Domingos, não esquecer que a Ana Moreira agora faz o horário das 16h às 20h durante a semana, e a Sandra Ferreira passou a fazer o 20h-23h(ou seja a Sandra desapareceu nas locais, tal como a Vanda Miranda já não se ouvia nessas). Este fim-de-semana foi um top de 1979, que pode ouvir aqui: https://m80.pt/podcasts/top-m80/t2/vamos-ate-agosto-de-1979

O Geração 90 passou a ser aos sábados das 11h às 13h e domingos das 16h às 18h, com apresentação de Vanda Miranda.

A parte local do Sabugal, que costumava por vezes ouvir, já algum tempo que não ouço, era feita feita pelo Francisco Gil, mas entre tanto já consegui no meu carro meter a onda de Portalegre, que mesmo com alguns rugidos em algumas zonas vai-se aguentado quando me apetece ouvir, por isso não sei se ainda é ele.

Uma pena que a Bauer não consiga deslocalizar os seus emissores para o alto de São Mamede, local onde se encontram as do Grupo Renascença. Porque se assim fosse, Castelo Branco (talvez a capital de distrito onde a M80 se capta pior) ouviria na perfeição o sinal dos 106.7Mhz . Alem de fraco, ainda tem os 106.6 da TSF (Guarda) a interferir q.b.
Quer seja o 96.8 do Sabugal, ou o 106.7 de Portalegre, chegam ambas em certas zonas com a má recepção de fim da da onda, e má recepção por má recepção prefiro a que ainda emite, a digamos nacional. Também já apanhei em 93. qualquer coisa muito fraquinha, mas não sei de onde é.
Julgo que Viana do Castelo, é a outra zona de Portugal Continental, que também tem estes problemas com a transmissão da M80, mas não tenho a certeza absoluta, se alguém puder elucidar faça favor.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #406 em: Outubro 06, 2024, 05:11:34 pm »
Julgo que Viana do Castelo, é a outra zona de Portugal Continental, que também tem estes problemas com a transmissão da M80, mas não tenho a certeza absoluta, se alguém puder elucidar faça favor.

93.0 é Senhora do Monte, Leiria. Provavelmente agora apanharás menos, porque acredito que a Lafões, a carburar a toda a força, também faça estragos por aí.
Eu ia acrescentar isso mesmo e esqueci-me. A receção da M80 em Viana do Castelo também deixa um bocadinho a desejar. Tem os 103.8 Fafe que se vão ouvindo e vai havendo, aqui e acolá, alguma ajuda dos 90.0 Monte da Virgem, mas já em forte pressão, que começa na Trofa, de 90.1 da RNE1 de Vigo, e menos de 105.8 Valongo, que têm os 105.7 da TSF de Valença em cima. Já apanhei na zona de Darque os 94.4 Aveiro numa boa extensão s, mas como estávamos em final de agosto, de certeza terá sido efeito da propagação, porque há a TSF de Caminha nessa frequência.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #407 em: Outubro 06, 2024, 05:27:53 pm »
Confirmo Viana.
Nem Mega,nem Cidade.
So de carro e mal.
Outra má e Setubal e também Braga...

pdnf

• Hero Member
« Responder #408 em: Outubro 06, 2024, 06:26:34 pm »
Confirmo Viana.
Nem Mega,nem Cidade.
So de carro e mal.
Setúbal é RRS se está mal é por única e exclusiva culpa da Bauer de não instalar um emissor na Arrábida, para M80 e RC.
Braga os 103.8 têm algumas limitações. Mas onde elas existem, ha bloqueio de sinais de Norte, o que permite ouvir-se bem os 90.0 e até os 105.8 Valongo.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #409 em: Outubro 06, 2024, 08:36:14 pm »
Confirmo Viana.
Nem Mega,nem Cidade.
So de carro e mal.
Por aqui Beira Baixa de  todas as Rádios do Grupo Bauer, só a Comercial chega em condições, das outras apenas a M80 e depende do local, do grupo RR a Mega não chega e outras que foram comprando rádios pelo Portugal fora, só a RDS desde de Setembro.

pdnf

• Hero Member
« Responder #410 em: Outubro 07, 2024, 12:03:55 am »
Confirmo Viana.
Nem Mega,nem Cidade.
So de carro e mal.
Por aqui Beira Baixa de  todas as Rádios do Grupo Bauer, só a Comercial chega em condições, das outras apenas a M80 e depende do local, do grupo RR a Mega não chega e outras que foram comprando rádios pelo Portugal fora, só a RDS desde de Setembro.
Claro, a Comercial é rádio nacional, logo, pode ter emissor na Serra da Gardunha. Já a M80 não pode, porque Castelo Branco pertence à Rede Regional Norte, logo é a TSF que pode emitir a partir de lá, nos 105.1, que têm uma excelente cobertura, que se chega a captar no Algarve e em Lisboa. O que consegues ouvir é graças ao emissor da Rede Regional Sul para o distrito de Portalegre, ou da M80 Sabugal, que é uma rádio local. Efetivamente, como o Danl referiu há uns tempos, a maioria das locais de Castelo Branco resiste. Há um manifesto desinteresse pelo distrito de Castelo Branco e de Portalegre, o que se justifica pela reduzia população destes, os dois, no seu conjunto representam menos de 2,5% do total da população portuguesa, mas também porque a rede viária nestes não inclui nenhuma das principais estradas de ligação às grandes metrópoles do litoral, a A23 está longe de ter um traçado perfeito.
Claro que a Mega e a Cidade FM já deveriam ter chegado à Covilhã, que tem uma das maiores Universidades Portuguesas. Nesse sentido, pareceu-me que a venda da Monsanto foi uma oportunidade perdida. A própria M80 poderia ter aproveitado a mesma para fechar o anel, em torno da Pampilhosa da Serra.
Rádio é:

Danl

• Hero Member
« Responder #411 em: Outubro 07, 2024, 11:37:03 am »
Claro, a Comercial é rádio nacional, logo, pode ter emissor na Serra da Gardunha. Já a M80 não pode, porque Castelo Branco pertence à Rede Regional Norte, logo é a TSF que pode emitir a partir de lá, nos 105.1, que têm uma excelente cobertura, que se chega a captar no Algarve e em Lisboa. O que consegues ouvir é graças ao emissor da Rede Regional Sul para o distrito de Portalegre, ou da M80 Sabugal, que é uma rádio local. Efetivamente, como o Danl referiu há uns tempos, a maioria das locais de Castelo Branco resiste. Há um manifesto desinteresse pelo distrito de Castelo Branco e de Portalegre, o que se justifica pela reduzia população destes, os dois, no seu conjunto representam menos de 2,5% do total da população portuguesa, mas também porque a rede viária nestes não inclui nenhuma das principais estradas de ligação às grandes metrópoles do litoral, a A23 está longe de ter um traçado perfeito.
Claro que a Mega e a Cidade FM já deveriam ter chegado à Covilhã, que tem uma das maiores Universidades Portuguesas. Nesse sentido, pareceu-me que a venda da Monsanto foi uma oportunidade perdida. A própria M80 poderia ter aproveitado a mesma para fechar o anel, em torno da Pampilhosa da Serra.

Apesar da baixa densidade populacional do distrito, aquele eixo urbano Castelo Branco - Guarda tem localidades de dimensão considerável. Por exemplo, Castelo Branco é a terceira maior cidade do interior de Portugal, só superada por Viseu e Évora. Falaste e bem da UBI, mas a capital da Beira Baixa também dispõe de um importante Instituto Politécnico, tendo iniciado as suas atividades cerca de 10 anos antes do arranque da UBI, na Covilhã.
Um emissor na Gardunha com 0.5kW consegue alcançar entre 180 mil a 200 mil habitantes, cobrindo praticamente todo aquele eixo rodoviário entre Vila Velha de Rodão e a Guarda.
Relativamente à Monsanto, se a radio foi vendida pelos valores que se falavam (creio que 100mil €), continuo a achar que o atual proprietário acertou em cheio no negocio. Cobre praticamente a área de um emissor na Gardunha com a potencia que referi e uma vasta extensão territorial da comunidade autónoma da Estremadura espanhola. Mais: alem do posto emissor, ainda ficou com o apartamento que servia de delegação da antiga Radio Monsanto em Castelo Branco.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #412 em: Outubro 07, 2024, 02:40:11 pm »
Confirmo Viana.
Nem Mega,nem Cidade.
So de carro e mal.

Concordo. A ex-rádio Monsanto até em Manteigas se consegue escutar...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #413 em: Outubro 07, 2024, 07:44:42 pm »

Apesar da baixa densidade populacional do distrito, aquele eixo urbano Castelo Branco - Guarda tem localidades de dimensão considerável. Por exemplo, Castelo Branco é a terceira maior cidade do interior de Portugal, só superada por Viseu e Évora. Falaste e bem da UBI, mas a capital da Beira Baixa também dispõe de um importante Instituto Politécnico, tendo iniciado as suas atividades cerca de 10 anos antes do arranque da UBI, na Covilhã.
Um emissor na Gardunha com 0.5kW consegue alcançar entre 180 mil a 200 mil habitantes, cobrindo praticamente todo aquele eixo rodoviário entre Vila Velha de Rodão e a Guarda.
Relativamente à Monsanto, se a radio foi vendida pelos valores que se falavam (creio que 100mil €), continuo a achar que o atual proprietário acertou em cheio no negocio. Cobre praticamente a área de um emissor na Gardunha com a potencia que referi e uma vasta extensão territorial da comunidade autónoma da Estremadura espanhola. Mais: alem do posto emissor, ainda ficou com o apartamento que servia de delegação da antiga Radio Monsanto em Castelo Branco. o
Mas segundo ouvi, o ex dono da Monsanto, o Srº Joaquim Manuel da Fonseca, sente que foi enganado e está a sofrer com isso(não tenho relações com ele, mal o conheço), provavelmente queria que se mantivesse o tipo de música, que fosse feita mais ali do que na sede, mas pronto é o que é, já não pode voltar a ao anterior.

pdnf

• Hero Member
« Responder #414 em: Outubro 07, 2024, 09:25:02 pm »
Mas segundo ouvi, o ex dono da Monsanto, o Srº Joaquim Manuel da Fonseca, sente que foi enganado e está a sofrer com isso(não tenho relações com ele, mal o conheço), provavelmente queria que se mantivesse o tipo de música, que fosse feita mais ali do que na sede, mas pronto é o que é, já não pode voltar a ao anterior.

Vendeu a rádio a um vendedor de banha da cobra suplementos alimentares, estava à espera que fossem manter o que por lá havia? Se, efetivamente tinha essa preocupação, e acredito que genuinamente a tivesse, deveria e poderia ter blindado isso no contrato de compra e venda. Cláusulas desse tipo não são ilegais. Mas, parece-me que foi feito com base num compromisso de honra, o que vale pouco hoje em dia, infelizmente. Além disso, se o senhor vendeu a rádio, com o apartamento por 100k, ele não vendeu o alvará, ele vendeu um apartamento com um grande desconto, e apenso foi uma licença de rádio.

A questão é que, qualquer que fosse o grupo nacional a que ele vendesse, teria esse problema. Então, numa M80... a única que poderia ter sido menos mal, seria a RECORD.
« Última modificação: Outubro 07, 2024, 09:27:04 pm por pdnf »
Rádio é:

ouvinte

• Hero Member
« Responder #415 em: Outubro 07, 2024, 11:16:46 pm »
Mas vocês acham que o homem vendia aquilo por 100k ? O problema sempre foi esse, o valor... e ao que sei não era nada baixo.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #416 em: Outubro 08, 2024, 12:26:10 am »
Mas vocês acham que o homem vendia aquilo por 100k ? O problema sempre foi esse, o valor... e ao que sei não era nada baixo.
Exacto ele vendeu a quem pagou mais, pode agora estar arrependido, mas já não pode fazer nada.

Danl

• Hero Member
« Responder #417 em: Outubro 08, 2024, 11:30:13 am »
Exacto ele vendeu a quem pagou mais, pode agora estar arrependido, mas já não pode fazer nada.

Não se pode ter o melhor de dois mundos... vender a quem pagou mais e manter a genuinidade de uma radio que criou, inventou, reinventou e consegui sempre bons resultados em termos de audiência. Parece-me que quando sentiu (devido ao peso da idade) que não tinha mais forças para continuar "passou o testemunho". Infelizmente a antiga Radio Clube de Monsanto morreu. Também fiquei triste com este desfecho.

Entretanto, senhores da Bauer façam lá um esforço de modo a que a M80 se ouça em condições nas 18 capitais de distrito do continente. Falta Viana e Castelo Branco, sobretudo na Beira Baixa onde o marasmo radiofónico é por demais evidente.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #418 em: Outubro 08, 2024, 12:14:47 pm »

Não se pode ter o melhor de dois mundos... vender a quem pagou mais e manter a genuinidade de uma radio que criou, inventou, reinventou e consegui sempre bons resultados em termos de audiência. Parece-me que quando sentiu (devido ao peso da idade) que não tinha mais forças para continuar "passou o testemunho". Infelizmente a antiga Radio Clube de Monsanto morreu. Também fiquei triste com este desfecho.

Entretanto, senhores da Bauer façam lá um esforço de modo a que a M80 se ouça em condições nas 18 capitais de distrito do continente. Falta Viana e Castelo Branco, sobretudo na Beira Baixa onde o marasmo radiofónico é por demais evidente.
Neste momento o que resta mais próximo da Monsanto no éter, é um noticiário com noticias mais locais ao meio-dia, o resto é música a metro, 80 a 90% dela portuguesa, algumas delas chegam a passar 2 ou mais vezes num dia, voltando no dia seguinte, passatempos em chamadas de valor acrescentado, publicidade aos produtos Listermais e discos pedidos de madrugada. O espaço de fados de Coimbra de que o meu pai tanto gostava desapareceu, assim como o de música francesa, clássicos portugueses do tempo do antigo regime, fado, etc, isso escusam de pedir que já não volta.

Em relação à M80, sim deviam fazer um esforço para melhorar a audição na Beira Baixa e em Viana do Castelo, fica mal estar em todo o lado e depois ouvir-se mal em 2.
« Última modificação: Outubro 08, 2024, 12:18:38 pm por tuscano332 »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #419 em: Outubro 09, 2024, 03:34:49 pm »

Neste momento o que resta mais próximo da Monsanto no éter, é um noticiário com noticias mais locais ao meio-dia, o resto é música a metro, 80 a 90% dela portuguesa, algumas delas chegam a passar 2 ou mais vezes num dia, voltando no dia seguinte, passatempos em chamadas de valor acrescentado, publicidade aos produtos Listermais e discos pedidos de madrugada. O espaço de fados de Coimbra de que o meu pai tanto gostava desapareceu, assim como o de música francesa, clássicos portugueses do tempo do antigo regime, fado, etc, isso escusam de pedir que já não volta.

Em relação à M80, sim deviam fazer um esforço para melhorar a audição na Beira Baixa e em Viana do Castelo, fica mal estar em todo o lado e depois ouvir-se mal em 2.

E por acaso são coisas que em termos de programação não custavam extra, eram fáceis de fazer e fáceis de manter, especialmente ao fim de semana. Custa-lhes cerca de 0€ meterem locução a entrar com esses programas quando só a música é que muda. Mas sabes, é aquela mania de "temos que puxar tudo igual a Lisboa" e de imitação das nacionais, que insistem. Isso promoveria a identificação das pessoas com a rádio que têm, mas não acontece.

Em 2024 como em 2007, já agora.