Autor Tópico: DAB+  (Lida 39929 vezes)

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 789
Re: DAB+
« Responder #30 em: Agosto 08, 2020, 12:23:15 pm »
Embora se constate que as tecnologias baseadas na Internet, nomeadamente após o advento do 5G, venham a constituir a etapa seguinte no que concerne à escuta de estações de rádio (os hábitos das “gerações online” assim o indiciam), é prematuro afirmar que estas irão substituir a forma tradicional de sintonizar e ouvir uma estação de rádio. Provavelmente, vão coexistir as duas formas da rádio chegar até aos ouvintes, por um lado, porque um serviço de Internet deste tipo será, de alguma forma, pago; por outro lado, ouvida pela Internet a rádio está de alguma forma desmaterializada, não existe um recetor específico, é um serviço como qualquer outro. Também se afigura importante existirem redes de emissores específicas para as emissões de rádio se forem equacionados cenários de catástrofe natural que possam afetar as redes de comunicação de dados. Isso aconteceu no passado recente em Portugal, em que se verificou a falha das redes de comunicações, falha da TDT, falha no abastecimento de eletricidade e a rádio foi a única forma de impedir o total isolamento das populações.

Algumas notas relativas ao DAB:
i) A tecnologia FM, de origem norte americana, é anterior à difusão de sinais de televisão analógicos;
ii) A televisão analógica foi substituída pela televisão digital e toda a gente tem, pelo menos, um televisor em casa;
iii) Na televisão analógica a cores havia “guerra de formatos” em função dos blocos políticos e económicos mundiais. Nos Estados Unidos era utilizado o padrão NTSC, na Europa o PAL (com várias normas, B/G ou I no Reino Unido) e SECAM (França), ou seja, no continente europeu havia vários formatos de difusão de sinais de TV não totalmente compatíveis entre si;
iv) Em 1981, quando a investigação e indústria da eletrónica de consumo da Europa se encontravam no auge, começou a investigação&desenvolvimento de uma tecnologia digital de rádio na Alemanha chamada de DAB. O DAB foi apresentado como um projeto padrão de difusão da rádio digital para o continente europeu, não mundial. Com o DAB procurou-se evitar o que acontecia com os sinais de TV analógicos, em que cada país ou blocos de países da Europa tinham formatos de difusão de sinais diferentes. Portanto, o DAB começou como projeto normalizado de rádio digital para a Europa;
v) Na Europa, continente para o qual foi desenvolvida esta tecnologia, o DAB não é um flop. Demorou algum tempo a impor-se, até porque houve uma atualização da tecnologia para o DAB+, mas o que se constata nos diversos países europeus é que cada vez mais ouvintes aderem à tecnologia. Portugal está no fim da tabela neste projeto europeu, com 25 anos de atraso. A rádio não deve cingir-se às redes de comunicações de dados, pelos motivos supracitados. Reitero, a génese do DAB está na Europa.
etc.

Parabéns pelo excelente texto!

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 789
Re: DAB+
« Responder #31 em: Setembro 04, 2020, 10:37:51 pm »
Apesar de Espanha ser, juntamente com Portugal, um dos países atrasados na implementação da rádio digital - mesmo sabendo que, ao invés de Portugal, os nossos vizinhos têm em funcionamento alguns emissores na tecnologia DAB (anterior à que está a ser implementada na restante europa - DAB+), deixo a informação, através da ligação abaixo, para os passos que já está a dar para evoluir. Trata-se de um texto que retrata bem a atualidade da rádio digital em Espanha, em parte muito semelhante ao panorama português - vale a pena ler em:
https://www.panoramaaudiovisual.com/2020/09/03/espana-podria-replantearse-la-implantacion-de-la-radio-digital-dab/

livelx90

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 179
Re: DAB+
« Responder #32 em: Setembro 19, 2020, 10:28:08 pm »
« Última modificação: Setembro 19, 2020, 10:39:17 pm por livelx90 »

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 789
Re: DAB+
« Responder #33 em: Setembro 20, 2020, 03:34:38 pm »
Excelente pesquisa histórica!!!
No texto fica patente a nítida melhoria da rádio digital em relação ao FM (apesar de naquela altura  não ter sido considerada a opção pelo DAB+ (muito mais eficiente que o DAB).
Faltou uma campanha de informação pública e a existência, em simultâneo, de equipamentos em Portugal acessíveis aos futuros ouvintes. Total amadorismo dos responsáveis  :(

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 789
Re: DAB+
« Responder #34 em: Março 10, 2021, 10:49:11 pm »
Será que o "Plano de Recuperação e Resiliência" não poderia ter tido uma atenção para com a implementação da rádio digital em Portugal? perde-se uma grande oportunidade para a rádio portuguesa?
Este passo importante poderia inserir-se no digital e economia mais verde, face aos ganhos ambientais a considerar nesta tecnologia. A digitalização também é um dos pilares apregoados na Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
Faltou, talvez, quem devesse ter a incumbência de ter lembrado e colocado em escrito...

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 789
Re: DAB+
« Responder #35 em: Março 16, 2021, 10:25:39 pm »
Bastante interessante e muito atual esta apresentação que foi feita dedicada a "DAB+ at the heart of hybrid webinar" - novas tecnologias inclusive em viatura. Podem assistir em:

https://www.youtube.com/watch?v=hGYuIDpMI08

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 789
Re: DAB+
« Responder #36 em: Maio 15, 2021, 09:23:49 pm »
Para conhecimento do impacto ambiental da rádio digital DAB+, face a outras tecnologias - julgo que interessante por ter diversas fontes de estudo:

https://www.worlddab.org/system/news/documents/000/012/007/original/10.05.21_Factsheet_-_Environmental_impact_of_DAB_.pdf?1620647254

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 789
Re: DAB+
« Responder #37 em: Junho 03, 2021, 12:00:02 pm »
Por ocasião da celebração dos 100 anos da rádio francesa e o grande investimento no sistema DAB+, com uma expansão notável em território francês, que inclui agora rádios nacionais a serem difundidas nesta tecnologia -  deixo duas ligações para sítios na internet:

https://www.fetedelaradio.com/

https://www.dabplus.fr/2021/06/03/le-dab-c-est-la-radio-de-demain/
« Última modificação: Setembro 21, 2023, 07:53:10 pm por AG »

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 906
Re: DAB+
« Responder #38 em: Junho 03, 2021, 08:11:02 pm »
“ruicleto” parece-me inevitável, Portugal vai ter DAB+ no futuro, resta saber quando, sob pena de ser o único país europeu, no bloco em que está inserido, que não disponibiliza esta tecnologia aos cidadãos. Não podemos estar em sentido contrário do progresso quando os países vizinhos avançam. A obrigatoriedade dos veículos, comercializados nos estados membros, estarem equipados com recetores DAB vem impulsionar ainda mais este avanço e convergência no espaço europeu. Países como a Noruega, Suíça (em 2023), Reino Unido (dentro de 1 década), entre outros, vão desligar as emissões analógicas de radiodifusão (FM/AM) e manter apenas o DAB+. Obviamente que Portugal não vai manter apenas o FM quando os outros países vizinhos o desligarem.

A tecnologia DAB, de origem europeia, tem vindo a ser melhorada. Anteriormente, quando eram necessários 140 emissores DAB para dotar de sinal um dado país, hoje apenas são necessários 45 para o mesmo propósito, ou seja, a tecnologia está melhor, com menor investimento.

A nível europeu, Espanha é um dos países mais atrasados, mesmo atrás da Grécia que já dispõe de um multiplexer nacional de DAB+. Apenas dispõe de 2 multiplexers, um em Madrid, o outro em Barcelona, que cobre, no conjunto, cerca de 20% do território. Dizem os analistas do país vizinho, que o processo de implementação, promoção e perceção das vantagens do DAB tem sido caótico, não obedecendo a uma estratégia definida. Dizem eles, que Espanha está a aguardar pelos países vizinhos para ser mais assertiva nesta matéria. Com o impulso que o governo francês está desenvolver, via operador público “Radio France”, para implementar um multiplex nacional com vários canais de DAB, seguramente que Espanha não vai ficar atrás.

A Alemanha prepara-se para lançar o segundo multiplexador nacional de DAB+ que vem acrescentar mais 16 canais de rádio àqueles que já existem no multiplexador atual. Na Alemanha o consumo de rádio via DAB+ aumentou cerca de 35% em 2020, face a 2019. Cerca de 63% da população ouve rádio em recetores DAB.

Na Suíça, o DAB está a ter grande aceitação, pelo que o FM será desligado em 2023.

No Reino Unido, mais de 60% da população consome rádio através do sistema DAB+. Os FM/AM vão ser desligados dentro de 1 década.

Na Itália, a rede DAB cobre 83% do território nacional e existem 20 multiplexadores locais.

etc...

Portanto, trata-se de um processo irreversível. O DAB+ veio para ficar e cada vez mais enraizado nos hábitos de consumo de rádio dos europeus.

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3490
Re: DAB+
« Responder #39 em: Junho 03, 2021, 09:14:03 pm »
E na Noruega já é o dominante o DAB+, sendo que no FM apenas ficaram as rádios locais e mesmo essas não por muito mais tempo.

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 789
Re: DAB+
« Responder #40 em: Junho 05, 2021, 02:41:02 pm »
Julgo que a ANACOM ou a ERC ou seja lá quem for, deveria promover um debate nacional sobre esta temática da implementação da rádio digital em Portugal. Fala-se sobre "tudo e mais alguma coisa", há comentadores para tudo neste país e, neste tema, que julgo muito importante - por definir um caminho a seguir - está toda a gente a "assobiar" para o lado...
Somos periféricos :-[

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 906
Re: DAB+
« Responder #41 em: Junho 05, 2021, 06:17:38 pm »
Bem, quando avaria um aparelho como um rádio-despertador e a reparação não compensa, o que fazer para o substituir? Apostar num novo dispositivo com DAB+ ou sem DAB, eis a questão. Atendendo que tive um rádio-despertador (de fabrico alemão) que durou 35 anos sem apresentar nenhum problema durante esse período de tempo e tratando-se, portanto, de um investimento para o longo prazo, optei por analisar com calma as diferentes alternativas, investigar diferentes fabricantes, modelos, reviews, etc. Escolhi um modelo com DAB+ que não há venda no mercado nacional (não temos DAB em Portugal), a antever que é uma questão de tempo até que esta tecnologia seja implementada neste país. Só não vê que não quer, a tecnologia DAB+ está a ganhar força em toda a Europa como sucessora do FM.

Optei por este equipamento do fabricante britânico ‘PURE’ (com a diferença da cor, que é de um negro acetinado, a cor branca fica encardida com o tempo, dando um aspeto de aparelho velho – não ligar aos comentários publicados no Youtube, são um amontoado de disparates). O dispositivo concentra uma série de funcionalidades e, devo dizer, que a qualidade superou as minhas expetativas. O destaque que é dado nos reviews que li está no desempenho do aparelho em DAB+ (o que não posso confirmar, o aparelho não deteta nada), o FM é acessório para eles. O que o aparelho faz em FM deixou-me boquiaberto a olhar para aquilo:
- Tem medidor de sinal e RDS. Nunca vi um aparelho deste tipo com estas funções. Capta muitíssimo bem. Com um fio, capta 92.8 da ‘Smooth FM’ em Santarém, a 130 Km do emissor (tendo este apenas 1 kW). Exibe uma seletividade irrepreensível.
- Permite controlar separadamente BASS e TREBLE;
-Estéreo;
- Bluethooth, para, emparelhado com o Smartphone, permitir que ouça a ‘BBC Radio 2’;
- Carregador sem fios de ‘Smartphones’ e porta USB para o mesmo efeito.
- Sincronismo de hora através dos sinais DAB+ (quando a tecnologia existir em Portugal);
Etc.

‘ruicleto’, estamos a adiar o inevitável, basta estar informado do que se passa na Europa. O que vemos com o DAB+ em Portugal é típico e “cultural”: falta de planeamento, organização, estratégia e uma tremenda inércia. Quando chegar o DAB+ a este país, estamos a ver o filme: processo caótico, sem o planeamento desejável, com os interesses de alguns a sobrepor-se ao interesse geral, mais caro do que um processo faseado. Conhece o país em que vive, certo?

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3490
Re: DAB+
« Responder #42 em: Junho 05, 2021, 07:15:08 pm »
E o que vai acontecer ao DX quando o DAB+ for dominante?

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 906
Re: DAB+
« Responder #43 em: Junho 05, 2021, 07:30:20 pm »
O participante “Luís Carvalho” está mais habilitado para lhe responder. Pelo que tenho lido, continua a haver DX com DAB. Vi em fóruns estrangeiros relatos de radialistas que captaram sinais DAB de outros países, desde que se verificassem fenómenos de esporádicas.

Desconheço como é feita a atribuição de frequências nos sinais DAB, ou seja, se um dado país usa a mesma gama de frequências dos países vizinhos (situação frequente na Europa central, em que um país faz fronteira com vários).

Luis Carvalho

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1452
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: DAB+
« Responder #44 em: Junho 06, 2021, 10:59:37 am »
E o que vai acontecer ao DX quando o DAB+ for dominante?

Obviamente que continuará a haver DX via condução troposférica, contudo, e mercê das frequências mais elevadas relativamente ao FM, a propagação via "E esporádica" será um evento muito raro.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"