Autor Tópico: Rádio Nova Era  (Lida 61544 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Rádio Nova Era
« em: Novembro 03, 2017, 11:51:49 am »
Tópico para discutir assuntos relacionados com a Rádio Nova Era.
« Última modificação: Fevereiro 19, 2022, 10:54:07 pm por AG »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
Re: Rádio Nova Era
« Responder #1 em: Novembro 03, 2017, 04:16:28 pm »
Já não ouço a Era há muito tempo, mas tenho ideia que o deep house esteve sempre na playlist.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #2 em: Novembro 03, 2017, 07:57:41 pm »
Já não ouço a Era há muito tempo, mas tenho ideia que o deep house esteve sempre na playlist.

Sim sempre teve, mas agora nota-se mais com a queda da EDM.

Boxx

• Hero Member
« Responder #3 em: Novembro 03, 2017, 10:31:09 pm »
Não é novidade nenhuma: Nova Era sempre foi melhor do que as concorrentes Lisboetas.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #4 em: Novembro 04, 2017, 11:40:08 am »
Tenho uma opinião diferente, a malta mais nova não está para muita palavra e quer uma radio "redondinha", que toque música, falem (muito) pouco e, se possível, sempre com música sem parar (estilo spotify).
A Nova Era tem um estilo de locução que considero que não se enquadra com a realidade, e isso até se pode justificar com a idade dos animadores. O discurso já não é de jovens para jovens... eles bem que tentam... mas soa (quase sempre) a algo falso e forçado.
Julgo que meteram dois jovens na equipa, um rapaz e uma rapariga, vamos ver o potêncial deles com o tempo.

Sobre a música que lá passa, para mim soa sempre a salganhada, acho mais agradável (embora que repetitiva) a playlist das outras duas concorrentes nacionais. Agora com os estúdios da Radar e Oxigénio livres pode sempre que o Montez leve a NE para Lisboa e ai já se pode ver o que realmente vale a rádio.

Em termos de audiências, sinceramente não sei como está... alguém tem ideia ?!
Recordo-me que eles, nos últimos 5 anos talvez, estavam em queda.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #5 em: Novembro 04, 2017, 02:11:26 pm »
Tenho uma opinião diferente, a malta mais nova não está para muita palavra e quer uma radio "redondinha", que toque música, falem (muito) pouco e, se possível, sempre com música sem parar (estilo spotify).

Eu acho que é 50%/50%... o pessoal que vê por esse prisma já se desligou da rádio, que nunca vai ter a infinita variedade do Spotify e do Youtube, ainda por cima agora com os tarifários móveis a oferecer tráfego ilimitado para estas aplicações.
A maior parte dos jovens só ouve rádio no carro, se o tiver... não é rejeitada a conversa desde que interesse e não seja forçada.  Se fosse assim mesmo como o ouvinte disse, a MEO Music que é quase non-stop teria grandes audiências, mas é ignorada... e as rádios jovens estão a apostar em mais palavra, é porque devem ter algumas informações que pode dar resultados.
Mas isto agora dava uma longa discussão... 

A Nova Era tem um estilo de locução que considero que não se enquadra com a realidade, e isso até se pode justificar com a idade dos animadores. O discurso já não é de jovens para jovens... eles bem que tentam... mas soa (quase sempre) a algo falso e forçado. Julgo que meteram dois jovens na equipa, um rapaz e uma rapariga, vamos ver o potencial deles com o tempo. Sobre a música que lá passa, para mim soa sempre a salganhada, acho mais agradável (embora que repetitiva) a playlist das outras duas concorrentes nacionais. Agora com os estúdios da Radar e Oxigénio livres pode sempre que o Montez leve a NE para Lisboa e ai já se pode ver o que realmente vale a rádio.  Em termos de audiências, sinceramente não sei como está... alguém tem ideia ?! Recordo-me que eles, nos últimos 5 anos talvez, estavam em queda.

Pois a Nova Era tem um pouco o mesmo problema da Antena3... muita gente há muito tempo no mesmo sítio que se quer jovem mas em que já não são jovens. Mesmo assim na Nova Era isso nota-se menos e não estão a envelhecer o formato da rádio como na 3. E a rapariga que falou, a Débora Zenha, tem um grande potencial, gosto muito dela desde que apareceu na então Rádio SWTMN há uns anos.

A Nova Era teria muito potencial em Lisboa, mas já todos sabemos o que aconteceria... Não me chamem anti-Lisboa, é a realidade. 

Quanto às audiências sim também estão em queda, há uns anos seriam a 2ª ou 3ª rádio mais ouvida no Grande Porto, agora continuam a estar à frente de Mega e Cidade.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #6 em: Novembro 04, 2017, 02:48:26 pm »
Se fosse assim mesmo como o ouvinte disse, a MEO Music que é quase non-stop teria grandes audiências, mas é ignorada...

Na minha opinião só é assim porque não é promovida, tem uma cobertura mediana no Porto, por vezes passa semanas sem actualizações na playlist...

Acredito que se o projeto fosse implementado numa rede de emissores maior poderia ter resultados.

E a rapariga que falou, a Débora Zenha, tem um grande potencial, gosto muito dela desde que apareceu na então Rádio SWTMN há uns anos.

Não falei da Débora Zenha, ela é uma grande profissional, bastante versátil. Acompanhei-a durante muitos meses das 07h-11h na Nova Era das 11h as 15h na Meo Music (no mesmo dia, todos os dias!)
Os jovens novos que falo são estes: https://www.facebook.com/radionovaera/videos/10155168230346538/
Ainda se nota alguma inexperiência, mas isso é coisa que o tempo pode resolver...

guest6

• Visitante
« Responder #7 em: Novembro 04, 2017, 03:04:18 pm »
Frase que devidamente analisada diz tudo sobre Rádio: "a importância da Rádio está no espaço entre as músicas..." A frase não é minha mas de alguém catedrático no meio...

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

ouvinte

• Hero Member
« Responder #8 em: Novembro 04, 2017, 03:07:32 pm »
Frase que devidamente analisada diz tudo sobre Rádio: "a importância da Rádio está no espaço entre as músicas..." A frase não é minha mas de alguém catedrático no meio...

É tudo muito giro e até pode ser verdade mas... todos nós sabemos que, para a grande maioria dos jovens, isso não é uma verdade... e não nos podemos esquecer que a rádio que aqui se discute é feita para eles.

guest6

• Visitante
« Responder #9 em: Novembro 04, 2017, 04:51:06 pm »

É tudo muito giro e até pode ser verdade mas... todos nós sabemos que, para a grande maioria dos jovens, isso não é uma verdade... e não nos podemos esquecer que a rádio que aqui se discute é feita para eles.

Quando se confunde a rádio e as plataformas musicais dão essa sua "verdade" TOTALMENTE falsa...!!! O problema é exatamente esse: A Rádio não pode actualmente ser um mero leitor de musica. Para isso tem as plataformas e os leitores de musica. Daí a frase "a importância da Rádio está no espaço entre as músicas..." . Ou seja QUEM faz a rádio e a MAIS VALIA do que acrescenta "entre as musicas" fazem a diferenciação...

ouvinte

• Hero Member
« Responder #10 em: Novembro 04, 2017, 05:21:51 pm »

Quando se confunde a rádio e as plataformas musicais dão essa sua "verdade" TOTALMENTE falsa...!!! O problema é exatamente esse: A Rádio não pode actualmente ser um mero leitor de musica. Para isso tem as plataformas e os leitores de musica. Daí a frase "a importância da Rádio está no espaço entre as músicas..." . Ou seja QUEM faz a rádio e a MAIS VALIA do que acrescenta "entre as musicas" fazem a diferenciação...

Vale o que vale, é apenas a minha opinião com base no que conheco do meio e das relações que mantenho com os potênciais ouvintes destas rádios. Basta passarmos a fronteira para perceber que, do outro lado, tudo é diferente. Em Espanha e França temos rádios deste segmento (e líderes) com intervenções de música a música... ou até temos programas de 4 horas onde se passarem 2 músicas por hora já é muito.

Um exemplo: NRJ em França a partir das 20h e até às 4h da manhã é feita de programas com público em estúdio, participações em direto via telefone / skype / facebook / whatsapp e onde a música é praticamente esquecida.

Mas mantenho a minha opinião, o jovem português não procura palavra numa rádio deste segmento, quer é música e um "papaguaio" que diga as horas e se amanhã é preciso guarda chuva ou não.

guest6

• Visitante
« Responder #11 em: Novembro 04, 2017, 05:50:36 pm »
Mas mantenho a minha opinião, o jovem português não procura palavra numa rádio deste segmento, quer é música e um "papaguaio" que diga as horas e se amanhã é preciso guarda chuva ou não.

Repare que a frase que coloquei é de um catedratico, portanto estudioso do meio e não baseado em opiniões pessoais.

O jovem portugues AO CONTRÁRIO do que você acha, não procura musica e um "papagaio", SÓ TEM isso; logo NÃO pode achar que se lhe oferecerem algo diferente e mais "trabalhado" (e não confundir com "rádios de palavra...), não fará outra seleção... Não menospreze os jovens...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #12 em: Novembro 04, 2017, 06:08:49 pm »
O jovem portugues AO CONTRÁRIO do que você acha, não procura musica e um "papagaio", SÓ TEM isso; logo NÃO pode achar que se lhe oferecerem algo diferente e mais "trabalhado" (e não confundir com "rádios de palavra...), não fará outra seleção... Não menospreze os jovens...

É isto, exatamente.
Eu por exemplo se nunca tivesse descoberto a Prova Oral ou aqueles míticos programas do Alvim aos sábados de manhã na Antena3 ou depois o PRIMO na Comercial, também nunca saberia que a rádio é muito mais que música... o problema é que há gerações que se habituaram à rádio como um dispensador de música + publicidade, tempo e outras tretas irrelevantes, e agora é um pouco díficil habituarem-se a mais palavra...
A culpa não é dos jovens, é dos génios que durante anos mandaram despejar música a metro nas rádios... 

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #13 em: Dezembro 10, 2017, 04:28:39 pm »
100,1 Paredes KO. Já é uma tradição em dias de temporal.
Quando isto acontece costuma ficar em portadora mas hoje está apenas se ouve ruído branco com interferências.

guest219

• Visitante
« Responder #14 em: Abril 15, 2018, 09:18:59 am »
Ontem, decorreu o evento 'Fornova Melhores do Ano' na Exponor. Evento que distingue os melhores da música portuguesa e internacional. As votações eram feitas no site pelos ouvintes desta rádio.