Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 523061 vezes)

Luís Gonçalves

• Hero Member
Re: Mega Hits
« Responder #2685 em: Janeiro 10, 2026, 01:22:44 am »
Nos 97.1 da Fóia continua om RT encravado em Baile Inolvidable - Bad Bunny, para este emissor a melhor solução é deixar o RT a dizer: MEGAHITS Algarve - 97.1 MHz como tiveram em tempos, porque quando o põem bem, não dura 3-4 dias a funcionar.

Por falar em Megahits Algarve (97.1 FM), sintonizei a frequência na ultima semana de Dezembro e verifico que o bloco noticioso regional, salvo erro às 11h definido pela ERC, não está a ser cumprido. Alguém confirma que está a ser feito e em que horário?
Não costumo ouvir rádio a essas horas, mas do que me lembro nem sempre dão esse bloco, mas o das 15:00 acho que costumam dar, mas nem sempre.
« Última modificação: Janeiro 10, 2026, 10:03:41 am por AG »
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #2686 em: Janeiro 10, 2026, 03:59:14 pm »
O emissor da Fóia continua encravado no Baile Inolvidável...

Imaginando que não terão de ir à casa do emissor para desencravar um RT, que seja algo feito remotamente, começo a achar que, talvez, o software que está na Fóia não seja o mesmo das demais rádios locais, e que, portanto, se trate de uma integração meio a martelo... O que até faz algum sentido, tratando-se de um aluguer.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2687 em: Janeiro 10, 2026, 06:47:22 pm »

Imaginando que não terão de ir à casa do emissor para desencravar um RT, que seja algo feito remotamente, começo a achar que, talvez, o software que está na Fóia não seja o mesmo das demais rádios locais, e que, portanto, se trate de uma integração meio a martelo... O que até faz algum sentido, tratando-se de um aluguer.

Podes tomar isso como certo porque o software das locais virtualmente nunca é o das nacionais. As locais andam com um Ava, com um Axel, ou com algumas soluções mais antigas como Digital RM. As nacionais andam com software bem diferente. Podem ter desenvolvido algo que envie a informação de RT e isso não estar a operar direito e a ser assim, talvez só mesmo fixando o RT, de facto.

Dar ainda como nota que muitas vezes não quer dizer rigorosamente nada isto, no grande plano das coisas: muitas vezes o Ava funciona melhor que vários softwares das nacionais por exemplo, incluindo o próprio Dalet que é usado pela RTP, TSF e rádios do Montez. Mas como a Fóia era uma rádio meio arcaica, não me espanta que o software que lá esteja recente também não seja.
« Última modificação: Janeiro 10, 2026, 06:50:49 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2688 em: Janeiro 11, 2026, 12:02:54 am »

Podes tomar isso como certo porque o software das locais virtualmente nunca é o das nacionais. As locais andam com um Ava, com um Axel, ou com algumas soluções mais antigas como Digital RM. As nacionais andam com software bem diferente. Podem ter desenvolvido algo que envie a informação de RT e isso não estar a operar direito e a ser assim, talvez só mesmo fixando o RT, de facto.

Dar ainda como nota que muitas vezes não quer dizer rigorosamente nada isto, no grande plano das coisas: muitas vezes o Ava funciona melhor que vários softwares das nacionais por exemplo, incluindo o próprio Dalet que é usado pela RTP, TSF e rádios do Montez. Mas como a Fóia era uma rádio meio arcaica, não me espanta que o software que lá esteja recente também não seja.

Diria que nos demais sete emissores, mesmo Braga também sendo alugado, já devem estar a utilizar o software da R/Com, dada a estabilidade. Viseu, por exemplo, a titular de 106.4 é mesmo a Rádio Rensascença, Lda. O caso da Fóia, como é mais recente e é um aluguer, que sempre disseram ser provisório, não obstante todas as dúvidas que tenha sobre o assunto, devem levar a que seja diferente.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #2689 em: Janeiro 11, 2026, 10:21:47 am »

Diria que nos demais sete emissores, mesmo Braga também sendo alugado, já devem estar a utilizar o software da R/Com, dada a estabilidade. Viseu, por exemplo, a titular de 106.4 é mesmo a Rádio Rensascença, Lda. O caso da Fóia, como é mais recente e é um aluguer, que sempre disseram ser provisório, não obstante todas as dúvidas que tenha sobre o assunto, devem levar a que seja diferente.
Não sei como é que conseguem gerir softwares diferentes para passar a "mesma" coisa, uma coisa eu sei, 97.1 estão 1/2 segundos adiantados à rede "nacional", e quando anunciam frequências, apenas anunciam "Mega Hits Algarve - 97.1" Vou aproveitar hoje para ver se dão o "noticiário" local às 11:00, mas sendo que é domingo duvido muito.
Luís Gonçalves

gomarquesradio

• Jr. Member
  • **
« Responder #2690 em: Janeiro 11, 2026, 04:13:36 pm »
Diogo Pires sai da Mega Hits.
Ps afinal não. Mas não deixa de ser aviso a navegação....
Os tempos na mega não estão fáceis ...
Não mudem o paradigma não mudem as manhas não injetem mais vozes masculinas e acabem com esta programação sexista que tem que não sei não.
« Última modificação: Janeiro 11, 2026, 04:18:24 pm por gomarquesradio »

ocentos15

• Hero Member
« Responder #2691 em: Janeiro 11, 2026, 04:29:14 pm »
Não mudem o paradigma não mudem as manhas não injetem mais vozes masculinas e acabem com esta programação sexista que tem que não sei não.

Sai... mas afinal não sai? O que aconteceu?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2692 em: Janeiro 11, 2026, 05:11:46 pm »
Ele anunciou na sua pagina dr instagram que hoje faz 7 anos de Mega.

Nada mais...

ouvinte

• Hero Member
« Responder #2693 em: Janeiro 11, 2026, 06:36:32 pm »

Sai... mas afinal não sai? O que aconteceu?

De fonte segura que sai… todos os dias, no final do programa.

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #2694 em: Janeiro 11, 2026, 06:41:21 pm »
Ele anunciou na sua pagina dr instagram que hoje faz 7 anos de Mega.

Nada mais...

Que os próximos 3 anos sejam feitos num horário de destaque, mais que merecido. Que o aniversário de casa lhe traga um avançar de carreira que já devia de ter acontecido. Melhoraram a playlist, está na hora de apostar na animação a todo o gás.

SamM

• Hero Member
« Responder #2695 em: Janeiro 12, 2026, 03:20:04 pm »
Por falar em Megahits Algarve (97.1 FM), sintonizei a frequência na ultima semana de Dezembro e verifico que o bloco noticioso regional, salvo erro às 11h definido pela ERC, não está a ser cumprido. Alguém confirma que está a ser feito e em que horário?
Eu confesso que tenho algumas dúvidas dessa obrigação. Reparem, eles autorizam a associação, logo, nos termos da Lei, podem retransmitir Monsanto 24/7. Essa "obrigação" faz-me quase lembrar a resolução do Congresso Americano sobre os próximos ataques do Trump. Tem mais valor simbólico do que outra coisa qualquer.

Em todo o caso, há muito que defendo que a Mega deveria ter uns noticiários ao estilo da Antena 3, e, bem que poderia um dos blocos ser direcionado à região do alvará. Até a Cidade FM, que é direcionada a um público mais adolescente, tem noticiários, feitos por jornalistas. Vá lá, agora já não chamam Vácina de Cultura, mas ainda são feitos pelos animadores.

Eu não tenho dúvidas. Basta ler a deliberação da ERC.

"2.14. No entanto, a Rádio Foia, CRL, compromete-se a emitir serviços noticiosos pelas 11h, 15h e 21h, de segunda-feira a domingo, os quais irão complementar a informação já existente na associação e que serão emitidos com difusão exclusiva pela Mega Hits Algarve.
2.15. Notando-se que a oferta radiofónica no concelho de Monchique conta apenas com o serviço generalista Rádio Fóia, objeto do pedido de conversão em apreço, pelo que o compromisso assumido, justifica-se pela importante mais valia que trará para o seu auditório, que manterá a informação de cariz local."

É por andarmos a brincar às rádios em Portugal e facilitar ciclicamente os grandes grupos, que a massa critica e a coesão territorial neste sentido, quase já não existe.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2696 em: Janeiro 12, 2026, 11:06:18 pm »
É por andarmos a brincar às rádios em Portugal e facilitar ciclicamente os grandes grupos, que a massa critica e a coesão territorial neste sentido, quase já não existe.
Eu não tenho dúvidas do que a ERC escreveu. Tenho, isso sim, de que ao abrigo do artigo 10º, a R/Com seja obrigado a cumpri-lo. O artigo não fala em exceções, sendo autorizada a "transmissão simultânea da progrmação", é 24H.
A questão da partilha de produção, quase de certeza que aposto que é resolvida com a questão dos contratos de trabalho do pessoal da rádio, cada emissor deve ter afeto pelo menos um locutor, pela certa.

Que história foi essa do Diogo Pires ir embora? Ele pôs alguma coisa e apagou? Não percebi.
Já aqui o disse que, a menos que não seja por vontade própria, não faz sentido ele não estar nas manhãs. Mas, em abono da verdade, não sei se seria suficiente, neste momento, juntá-lo à Pilar e à Joana. Neste momento, até percebo porque não mexe o Nélson, provavelmente, não faz grande diferença, face à concorrência do outro lado, e mexer nas tardes, para reforçar manhãs, seria um autêntico suicídio.

Sexista? Onde? As meninas estão a apreciar os rapazes giros no Insta e a comentar em direto? É isso?  ;D ;D
Que seria melhor existir mais equilíbrio de género, sem dúvida. Agora, vedar o microfone a alguma mulher, simplesmente por ser bonita, que é isso que eu acho que o seu comentário tem subjacente, parece-me simplesmente ridículo, e com uma pincelada q.b. de machismo. E, nesse particular, a Mega até já foi pior há uns 5 ou 6 anos atrás, em que aí sim, poderia fazer algum sentido a crítica, ainda assim, a meu ver injusta, dadas as profissionais de mão cheia que a maioria se tornaram (e já eram). Quem lá está agora, são mulheres comuns, como 99% daquelas com que nos cruzamos no dia-a-dia, da mesma faixa etária, ou seja, não divas ou jet7.
Rádio é:

gomarquesradio

• Jr. Member
  • **
« Responder #2697 em: Janeiro 13, 2026, 12:37:56 am »
Eu não tenho dúvidas do que a ERC escreveu. Tenho, isso sim, de que ao abrigo do artigo 10º, a R/Com seja obrigado a cumpri-lo. O artigo não fala em exceções, sendo autorizada a "transmissão simultânea da progrmação", é 24H.
A questão da partilha de produção, quase de certeza que aposto que é resolvida com a questão dos contratos de trabalho do pessoal da rádio, cada emissor deve ter afeto pelo menos um locutor, pela certa.

Que história foi essa do Diogo Pires ir embora? Ele pôs alguma coisa e apagou? Não percebi.
Já aqui o disse que, a menos que não seja por vontade própria, não faz sentido ele não estar nas manhãs. Mas, em abono da verdade, não sei se seria suficiente, neste momento, juntá-lo à Pilar e à Joana. Neste momento, até percebo porque não mexe o Nélson, provavelmente, não faz grande diferença, face à concorrência do outro lado, e mexer nas tardes, para reforçar manhãs, seria um autêntico suicídio.

Sexista? Onde? As meninas estão a apreciar os rapazes giros no Insta e a comentar em direto? É isso?  ;D ;D
Que seria melhor existir mais equilíbrio de género, sem dúvida. Agora, vedar o microfone a alguma mulher, simplesmente por ser bonita, que é isso que eu acho que o seu comentário tem subjacente, parece-me simplesmente ridículo, e com uma pincelada q.b. de machismo. E, nesse particular, a Mega até já foi pior há uns 5 ou 6 anos atrás, em que aí sim, poderia fazer algum sentido a crítica, ainda assim, a meu ver injusta, dadas as profissionais de mão cheia que a maioria se tornaram (e já eram). Quem lá está agora, são mulheres comuns, como 99% daquelas com que nos cruzamos no dia-a-dia, da mesma faixa etária, ou seja, não divas ou jet7.
quando disse sexista foi no contexto de a Mega deixar de ser tendenciosamente feminina como até aqui, mesmo com equipa mais curta de recursos muito se podia fazer aproveitar que as manhãs da cidade fm estão agora mais a solo com a Catarina porque não apostar nas fichas todas e colocar o Diogo com a Matilde prata nas manhãs com o Mateus como co host em 3a posição?
Apostar numa dupla zé vida e Matilde borrego as 10h mandar a pilar e a Joana para as 13h as noites com o Francisco Mateus e margarida Antunes.
Se não for possível ou não houver disponibilidade (leia se vontade) há muitas soluções para redinamizar a grelha.
Agora manter tudo como está há 3 anos não e possível continuar.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2698 em: Janeiro 13, 2026, 02:06:34 am »
A grelha está algo má.
Aquele Snooze já foi o que foi.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2699 em: Janeiro 13, 2026, 08:39:53 am »
Apanhei trend news com a jornalista Liliana Monteiro,as 8.
Primeira vez que apanho isso, feito com jornalista.