Ontem passei pela Antena 1, Justin Bieber... Hoje passei pela Antena 1, kizomba... querem concorrer com a RFM ou ficar atrás da TSF?
A antena 1 também passa Sérgio Godinho, Zeca Afonso, Amália, Ana Moura, Mariza, Pedro Abrunhosa, Rui Veloso, BAN, Rádio Macau, Cuca Roseta, Carlos do Carmo, Sebastião Antunes, GNR, Três Tristes Tigres, etc, etc, etc, etc, etc,...
A actual playlist da antena 1 é um acto de liberdade a todos os nÃveis.
Recorde-se que nos tempos do troca tintas José Nuno Martins (Provedor do Ouvinte) um grupelho pertencente ao Blogue "A Nossa Rádio" causou inúmeros problemas aos responsáveis da programação da antena1 e da antena2. Esse grupelho, composto por figurões de várias penas e bico, queria a tudo custo impingir os gostos musicais e programáticos à maioria dos ouvintes, servindo-se da conivência do medÃocre e conflituoso Provedor que lhe deu sempre guarida para disseminar a sua verborreia...
Por estes dias voltaram a atacar a playlist da antena1 nesse blogue já citado... Desta vez, a Provedora das rádios da RTP - Paula Cordeiro - não vai fazer como o inenarrável e mal educado José Nuno Martins.
Também ouvi o laivo de kizomba na Antena1... acho desnecessário. Para isso têm a RDP Ãfrica. Atenção: não há para mim problema algum ter um apontamento ou outro de música africana na playlist, mas a ser, que sejam temas históricos por exemplo. O tema que ele ouviu, e eu também, era para lá de inenarrável no contexto da rádio pública, muito muito pobre. Há muito melhor até dentro daquele estilo de música.
Quanto ao blogue, já o li. Os autores parecem aquele estilo de pessoa que queria tudo como "no seu tempo", cristalizado, imutável... Fazem-no perante uma capa de defensores da moral, bons costumes e serviço público da RDP, e de uma forma que acho excessivamente lÃrica e desajustada.
Falam da playlist da Antena1 só se focar em pop e hip-hop. Isto revela desconhecimento profundo pelos temas que a Antena1 passa, ou tentativa de ofuscação, em possÃvel nome de interesses terceiros (pelo menos é o que dá a entender). Falar, como se fala, que a Antena1 devia passar temas de música tradicional, popular, regional,
NA SUA PLAYLIST DIÃRIA, é uma ofensa bruta a todo e qualquer programador de rádio que se preze e que compreenda o âmbito da rádio pública e da Antena1.
Este
fanatismo liricamente desmedido está demasiado patente quando se dão ao trabalho de escrever um post de blogue excessivamente longo sobre José Afonso e as edições/covers que o tema dele levou. Ou, por exemplo, quando se diz que a Antena1 no tempo de Rui Pego estava com uma boa playlist (não estava, pelo amor de deus, era muito pobre!).
Ou ainda mencionar-se, em jeito de
birrinha, o desaparecimento da rubrica Cantos da Casa de Armando Carvalheda, que acho muito mal executada e muito muito pouco apelativa na última versão que ouvi. Tentou apresentar, no dia que ouvi, um grupo que tenta passar como tradicional, quando na verdade era uma mão cheia de nada: música absolutamente inaudÃvel porque boçal, desafinada, estridente, inenarrável.
Fiz o maior esforço que consegui em escutar aquela que me pareceu ser das rubricas mais longas da Antena1, mas não consigo e eu até gosto de conhecer mais sobre as regiões, as zonas, os grupos culturais... Juro que gosto. É a alma portuguesa.
Às 05:55 é
inenarrável a forma como aquilo fica no meio da emissão do José Candeias. É um mono autêntico. E no entanto, nesse blogue, ficaram contentinhos que aquilo tenha regressado desta maneira. Venha quem quiser dizer que estou formatado e etc e etc; e eu digo que ouço rádios locais por este paÃs fora que fazem mais serviço pelos grupos e autores e pelas regiões que esta rubrica da Antena1. Há muitas rubricas que eu gosto na 1, mas esta? Era para ser toda ela
modernizada. E equipada, já agora, com algum bom senso, por favor. Precisa-se.