Autor Tópico: Antena 1  (Lida 717231 vezes)

Renato S.

• Sr. Member
Re: Antena 1
« Responder #45 em: Outubro 20, 2016, 09:36:39 pm »
Parece que alguém da Antena 1 leu as vossas "reclamações" em relação ao desaparecimento dos jogos da Segunda Liga de futebol das Tardes Desportivas, porque irão voltar este fim-de-semana. (Fonte: http://www.rtp.pt/programa/radio/p3333/e20161023)

Atento

• Hero Member
« Responder #46 em: Outubro 20, 2016, 10:45:00 pm »
Parece que alguém da Antena 1 leu as vossas "reclamações" em relação ao desaparecimento dos jogos da Segunda Liga de futebol das Tardes Desportivas, porque irão voltar este fim-de-semana. (Fonte: http://www.rtp.pt/programa/radio/p3333/e20161023)

Em todo caso, algumas decisões continuam a ser verdadeiramente estúpidas, imbecis e discriminatórias...chegando ao ponto de a tarde desportiva terminar às 18:30, estando a decorrer o Estoril-Vitória Sport Clube que terá o seu início às 18:00; o desporto regressa à emissão a partir das 20:00 para acompanhar o Belenenses - SLB.

« Última modificação: Outubro 20, 2016, 10:46:57 pm por Atento »

ZECA

• Sr. Member
« Responder #47 em: Outubro 22, 2016, 09:49:08 am »

Em todo caso, algumas decisões continuam a ser verdadeiramente estúpidas, imbecis e discriminatórias...chegando ao ponto de a tarde desportiva terminar às 18:30, estando a decorrer o Estoril-Vitória Sport Clube que terá o seu início às 18:00; o desporto regressa à emissão a partir das 20:00 para acompanhar o Belenenses - SLB.
A Antena 1 aos Domingos à tarde nunca deixou de ter tarde desportiva,  colocando relatadores e repórteres em vários campos da primeira e segunda divisão. O problema é que fecham a emissão às 18h00. Todos os jogos que não sejam dos 3 grandes fora desse dia ou período nunca foram relatados.  O problema vai manter-se.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #48 em: Novembro 01, 2016, 07:24:42 pm »
Ontem passei pela Antena 1, Justin Bieber... Hoje passei pela Antena 1, kizomba... querem concorrer com a RFM ou ficar atrás da TSF?

Atento

• Hero Member
« Responder #49 em: Novembro 01, 2016, 07:49:23 pm »
Ontem passei pela Antena 1, Justin Bieber... Hoje passei pela Antena 1, kizomba... querem concorrer com a RFM ou ficar atrás da TSF?

A antena 1 também passa Sérgio Godinho, Zeca Afonso, Amália, Ana Moura, Mariza, Pedro Abrunhosa, Rui Veloso, BAN, Rádio Macau, Cuca Roseta, Carlos do Carmo, Sebastião Antunes, GNR, Três Tristes Tigres, etc, etc, etc, etc, etc,...

A actual playlist da antena 1 é um acto de liberdade a todos os níveis.

Recorde-se que nos tempos do troca tintas José Nuno Martins (Provedor do Ouvinte) um grupelho pertencente ao Blogue "A Nossa Rádio" causou inúmeros problemas aos responsáveis da programação da antena1 e da antena2. Esse grupelho, composto por figurões de várias penas e bico, queria a tudo custo impingir os gostos musicais e programáticos à maioria dos ouvintes, servindo-se da conivência do medíocre e conflituoso Provedor que lhe deu sempre guarida para disseminar a sua verborreia...

Por estes dias voltaram a atacar a playlist da antena1 nesse blogue já citado... Desta vez, a Provedora das rádios da RTP - Paula Cordeiro - não vai fazer como o inenarrável e mal educado José Nuno Martins.
« Última modificação: Novembro 01, 2016, 09:55:01 pm por Atento »

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #50 em: Novembro 01, 2016, 11:18:04 pm »

A antena 1 também passa Sérgio Godinho, Zeca Afonso, Amália, Ana Moura, Mariza, Pedro Abrunhosa, Rui Veloso, BAN, Rádio Macau, Cuca Roseta, Carlos do Carmo, Sebastião Antunes, GNR, Três Tristes Tigres, etc, etc, etc, etc, etc,...

A actual playlist da antena 1 é um acto de liberdade a todos os níveis.

Recorde-se que nos tempos do troca tintas José Nuno Martins (Provedor do Ouvinte) um grupelho pertencente ao Blogue "A Nossa Rádio" causou inúmeros problemas aos responsáveis da programação da antena1 e da antena2. Esse grupelho, composto por figurões de várias penas e bico, queria a tudo custo impingir os gostos musicais e programáticos à maioria dos ouvintes, servindo-se da conivência do medíocre e conflituoso Provedor que lhe deu sempre guarida para disseminar a sua verborreia...

Por estes dias voltaram a atacar a playlist da antena1 nesse blogue já citado... Desta vez, a Provedora das rádios da RTP - Paula Cordeiro - não vai fazer como o inenarrável e mal educado José Nuno Martins.

Também ouvi o laivo de kizomba na Antena1... acho desnecessário. Para isso têm a RDP África. Atenção: não há para mim problema algum ter um apontamento ou outro de música africana na playlist, mas a ser, que sejam temas históricos por exemplo. O tema que ele ouviu, e eu também, era para lá de inenarrável no contexto da rádio pública, muito muito pobre. Há muito melhor até dentro daquele estilo de música.

Quanto ao blogue, já o li. Os autores parecem aquele estilo de pessoa que queria tudo como "no seu tempo", cristalizado, imutável... Fazem-no perante uma capa de defensores da moral, bons costumes e serviço público da RDP, e de uma forma que acho excessivamente lírica e desajustada.

Falam da playlist da Antena1 só se focar em pop e hip-hop. Isto revela desconhecimento profundo pelos temas que a Antena1 passa, ou tentativa de ofuscação, em possível nome de interesses terceiros (pelo menos é o que dá a entender). Falar, como se fala, que a Antena1 devia passar temas de música tradicional, popular, regional, NA SUA PLAYLIST DIÁRIA, é uma ofensa bruta a todo e qualquer programador de rádio que se preze e que compreenda o âmbito da rádio pública e da Antena1.

Este fanatismo liricamente desmedido está demasiado patente quando se dão ao trabalho de escrever um post de blogue excessivamente longo sobre José Afonso e as edições/covers que o tema dele levou. Ou, por exemplo, quando se diz que a Antena1 no tempo de Rui Pego estava com uma boa playlist (não estava, pelo amor de deus, era muito pobre!).

Ou ainda mencionar-se, em jeito de birrinha, o desaparecimento da rubrica Cantos da Casa de Armando Carvalheda, que acho muito mal executada e muito muito pouco apelativa na última versão que ouvi. Tentou apresentar, no dia que ouvi, um grupo que tenta passar como tradicional, quando na verdade era uma mão cheia de nada: música absolutamente inaudível porque boçal, desafinada, estridente, inenarrável. Fiz o maior esforço que consegui em escutar aquela que me pareceu ser das rubricas mais longas da Antena1, mas não consigo e eu até gosto de conhecer mais sobre as regiões, as zonas, os grupos culturais... Juro que gosto. É a alma portuguesa.

Às 05:55 é inenarrável a forma como aquilo fica no meio da emissão do José Candeias. É um mono autêntico. E no entanto, nesse blogue, ficaram contentinhos que aquilo tenha regressado desta maneira. Venha quem quiser dizer que estou formatado e etc e etc; e eu digo que ouço rádios locais por este país fora que fazem mais serviço pelos grupos e autores e pelas regiões que esta rubrica da Antena1. Há muitas rubricas que eu gosto na 1, mas esta? Era para ser toda ela modernizada. E equipada, já agora, com algum bom senso, por favor. Precisa-se.

augusto neto

• Sr. Member
« Responder #51 em: Novembro 02, 2016, 12:19:23 am »
Além de denegrirem a imagem do blogue A Nossa Rádio alguém já perdeu tempo de o ler?
Apesar de não concordar com algumas coisas é muito bem escrito e é um grupo que tem todo o direito de pensar a rádio da forma como pensam.
Pessoalmente vejo muitas das pretensões musicais desse blogue possíveis de se materializar num programa semanal de cerca de meia a 1h sem grandes problemas a não ser o de audiência, o que a Antena 1 deve evitar de se concentrar tanto sendo uma rádio pública.
Eu era ouvinte indiscutível desde a 1ª hora da TSF e sinceramente hoje em dia a Antena 1 é muito mais apelativa.
Dito isto e sendo ouvinte do serviço público inglês, francês e norte americano acho que a Antena 1 podia ser muito melhor.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #52 em: Novembro 02, 2016, 12:35:51 am »
O cantor português que mais vende e que mais concertos dá por todo o mundo não passa na RDP.
Pergunto aos criadores do blogue e aos criticos do blogue:
Deveria a Antena 1 passar Tony Carreira?

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #53 em: Novembro 02, 2016, 12:38:17 am »
Respondendo ao que vinha do outro tópico. Ser melómano não é desligar da realidade, nem querer cegamente ver a visão própria das coisas aplicada em exclusivo absoluto indiscutível, sem consideração pelo âmbito nacional de uma rádio de serviço público e pela diversidade dos públicos.

E ainda gostava de saber de onde me conhece para dizer que é soberba, quando me baseei exclusivamente no que está à escuta e à vista de todos quantos ouçam rádio. Ter uma rubrica de poesia é uma reinvindicação aceitável, perfeitamente aceitável no contexto da Antena1, dependendo de como é feita; querer que se passe música tradicional e popular nas 24 horas do dia não passa de liricismo. Ressublinho que digo o que penso, exclusivamente.

Além de denegrirem a imagem do blogue A Nossa Rádio alguém já perdeu tempo de o ler?
Apesar de não concordar com algumas coisas é muito bem escrito e é um grupo que tem todo o direito de pensar a rádio da forma como pensam.
Pessoalmente vejo muitas das pretensões musicais desse blogue possíveis de se materializar num programa semanal de cerca de meia a 1h sem grandes problemas a não ser o de audiência, o que a Antena 1 deve evitar de se concentrar tanto sendo uma rádio pública.
Eu era ouvinte indiscutível desde a 1ª hora da TSF e sinceramente hoje em dia a Antena 1 é muito mais apelativa.
Dito isto e sendo ouvinte do serviço público inglês, francês e norte americano acho que a Antena 1 podia ser muito melhor.

Caro Augusto, não sei se o primeiro período era também dirigido a mim, mas se era que fique claro: já o li antes de dizer aquilo. Aliás, recuei a 2015 no próprio blogue para não falar em claro. E o Atento também o fez de certeza absoluta (há coisas que ele diz que só se sabe lendo).

As opiniões e a pluralidade em democracia são desejáveis. Mas o garante da democracia é a sensatez. Há ali muita coisa que não me parece sensata. E a ser verdade o que o Atento aponta - não vejo porque não seja, é amplamente conhecido o efeito de pressão intercalar e ocasional de grupos específicos sobre setores específicos da RTP/RDP faz anos - é grave que já se tenham feito decisões nacionais a este nível.

O problema da audiência que desvaloriza para justificar a criação do programa deve ser, pelo contrário, valorizado. É necessário e desejável que o serviço público tenha interesse, tenha audiência, e o equilibre com o seu dever de isenção e pluralidade nas mais variadas áreas sem deixar de saber fazer, saber comunicar, e sem ceder a pressões - eu avisei que dizia o que pensava - de grupos de influência interna desconhecida ao exterior.

Um programa eventual que apresentasse este tipo de música teria de ser altamente contextualizado, altamente detalhado, trazer o som como plano secundário e complementar, um pouco à semelhança de A Cena do Ódio, por exemplo. É a minha opinião, certamente existirão mais e diferentes, quer na base quer na forma... Há um formato e um objetivo de público, e não se pode deitar tudo a perder em horários fulcrais para a Antena1 por causa deste tipo de coisas.

O cantor português que mais vende e que mais concertos dá por todo o mundo não passa na RDP.

É uma excelente questão, caro Zeca. Penso que contextualizado em programação teria como passar, ou seja, em programas específicos. Numa lógica de playlist diária tenho as minhas dúvidas... O peso histórico de Tony Carreira é muito inferior ao de outros cantores e autores portugueses e a música não tem a mesma qualidade.

Por comparação, Mariza também vende e dá imensos concertos e passa na Antena1. Mas ela sim, representa alguma coisa: a imagem de Portugal no mundo... o próprio fado, a comunidade de emigrantes também, por aí fora.
« Última modificação: Novembro 02, 2016, 12:45:48 am por Linxtuga »

augusto neto

• Sr. Member
« Responder #54 em: Novembro 02, 2016, 12:55:56 am »

Já reparou que a família "Carreira" tem tenda armada no programa Sociedade Recreativa das tardes de domingo na RTP1?!
Desafio qualquer um durante uma semana ou duas a não encontrar destaque a qualquer um dos Antunes "Carreira" neste programa!
Depois igualmente desafio qualquer um a contar quantos espectáculos na integra são emitidos do clã "Carreira" na RTP e até em horário nobre durante 1 ano na televisão pública.
Se a isto ainda tinha de levar com a música desta família na Antena 1 então eu diria que o serviço público de rádio e televisão tinha sido tomado de assalto por este clã musical...
Mais NENHUM artista em Portugal tem o destaque que eles têm!
Interessante este casamento RTP - família Carreira - Hipermercados Continente.
Era um excelente caso para o Provedor do Telespectador!!!

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #55 em: Novembro 02, 2016, 01:01:12 am »

Já reparou que a família "Carreira" tem tenda armada no programa Sociedade Recreativa das tardes de domingo na RTP1?!
Desafio qualquer um durante uma semana ou duas a não encontrar destaque a qualquer um dos Antunes "Carreira" neste programa!
Depois igualmente desafio qualquer um a contar quantos espectáculos na integra são emitidos do clã "Carreira" na RTP e até em horário nobre durante 1 ano na televisão pública.
Se a isto ainda tinha de levar com a música desta família na Antena 1 então eu diria que o serviço público de rádio e televisão tinha sido tomado de assalto por este clã musical...

Isto é extremamente bem observado. Era bom para perguntar, era, porque a ser verdade é estranho.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #56 em: Novembro 02, 2016, 11:55:59 am »

Aqui fala-se de rádio e não de televisão, sendo irrelevante para mim se o Tony do Continente tem poder na RTP. O que eu quero saber é se quem está por detrás do blogue o exclui ou não da programação da Antena 1. Ou pelo contrario, os criticos do blogue, se acham bem a RDP1 o excluir.
Em Espanha ninguém exclui o maior cantor espanhol ou aquele que mais vende. Por lá não há complexos de superioridade. Penso que o elitismo de direita e de esquerda cria movimentos de exclusão, passando ambos a criticarem-se mutuamente.
Quer se queira quer não, Tony carreira nunca passou na RDP1 e a meu ver é um erro. Não por gostar dele, mas porque sendo português, o mais mediático, o que mais concertos faz por ano e que arrasta multidões, não pode ser excluído por preconceitos da musica ligeira em mentes elitistas de esquerda ou de direita. Por isso acho que bem espremido, quer os críticos da Antena 1, quer que está dentro da RDP, são as duas faces da mesma moeda. O azar é que a moeda tem caído mais numa face do que na outra, dando azo a movimentos critico da outra parte. Em algumas mentes em Portugal, o preconceito nunca deixará de existir. Ver um cantor com uma banda e uma orquestra a acompanha-lo será muito redutor em retirar mérito ao homem, apenas por se achar que é piroso. Os velhos tiques de grupos elitistas na duas margens da esquerda e da direita, faz com Portugal enrrede sempre pelo pior caminho, o da exclusão. Se a Mariza representa o fado, o Tony representa o português comum, mais tradicional e mais festivo. Há muito Portugal para além do universo da taberna chique, urbana, rica alfacinha ou tripeira.
« Última modificação: Novembro 02, 2016, 12:03:35 pm por ZECA »

pdf

• Visitante
« Responder #57 em: Novembro 02, 2016, 01:19:07 pm »

Leio-o (a muito custo) há bastantes anos. É uma seita de extremistas que só descansará quando José Afonso (e respectivo séquito) passar em loop 24 horas por dia, 7 dias por semana, no nosso serviço público.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #58 em: Novembro 02, 2016, 08:34:12 pm »
Caros!

Por acaso, Tony Carreira ja fez parte da play-list da Antena 1.

E certo que ja ha algum tempo que nao o passam na emissao, mas lembro-me de o ouvir ainda ha pouco mais de um ano... Com alguma frequencia...

E o Quim Barreiros? Lembro-me bem de ouvir temas dele ha 20 anos na Antena 1 (mais concretamente algures entre 94/95). Em programas de um individuo chamado Carlos Ribeiro. Nessa epoca, as 6as. a noite havia desdobramento AM/FM e em AM transmitiam um programa de duas horas em directo da Feira Popular de Lisboa com cançonetistas populares e animado por... Carlos Ribeiro!

Atento

• Hero Member
« Responder #59 em: Novembro 02, 2016, 09:12:31 pm »
Caros!

Por acaso, Tony Carreira ja fez parte da play-list da Antena 1.

E certo que ja ha algum tempo que nao o passam na emissao, mas lembro-me de o ouvir ainda ha pouco mais de um ano... Com alguma frequencia...

E o Quim Barreiros? Lembro-me bem de ouvir temas dele ha 20 anos na Antena 1 (mais concretamente algures entre 94/95). Em programas de um individuo chamado Carlos Ribeiro. Nessa epoca, as 6as. a noite havia desdobramento AM/FM e em AM transmitiam um programa de duas horas em directo da Feira Popular de Lisboa com cançonetistas populares e animado por... Carlos Ribeiro!

Certo.

A música que passava era esta: https://www.youtube.com/watch?v=7e-mgz7g1S0

Em Dezembro de 2014, António Macedo fez uma grande entrevista de cerca de duas horas a Tony Carreira que passou na antena1. Nessa entrevista, Tony Carreira fala de tudo um pouco: Pelo meio houve naturalmente música do novo álbum.
« Última modificação: Novembro 02, 2016, 09:15:13 pm por Atento »