O desporto da RR já teve melhores dias,mas a Antena 1 se tem caÃdo deve-se à playlist que tem apresentado ultimamente.
Podemos admitir também essa hipótese, assim como outras apresentadas aqui no fórum. Eu destaco a mudança na edição das notÃcias da manhã entre as 07:00 e as 10:00. Miguel Soares, ainda que seja um bom jornalista, não tem a qualidade do Nuno Rodrigues, o qual tinha uma excelente simbiose com o António Macedo. Além disso, Nuno Rodrigues é mais imune a interferências de vária Ãndole. Com Miguel Soares, havia noticiários bem conseguidos e isentos (na maior parte dos casos), mas, de quando em vez, brindava-nos com personagens ligadas a grupelhos da extrema esquerda (não me refiro ao PCP, mas a franjas mais radicais das orlas bloquistas).
Acresce a isto um desinvestimento na tarde desportiva (deixar de acompanhar os jogos da segunda liga), que, consequentemente foi perdendo ouvintes (a empresa tem os estudos que demonstram isso). O atual responsável está longe de ter o profissionalismo exigente e a coerência do Paulo Sérgio.
O atual diretor de informação da antena1 (João Paulo Baltasar - um desempregado da TSF), ainda que tenha mantido, no essencial, aquilo que os seus antecessores fizeram (João Barreiros e Fausto Coutinho), não consegue trazer nada de novo, limitando-se a gerir a situação...Borrou completamente a pintura ao mexer no turno da manhã e das 16-20. Nuno Rodrigues e Daniel Belo, neste momento, são o melhor que na edição das notÃcias. Ora o senhor Baltazar simplesmente ignorou esse facto. Agora corre atrás do prejuÃzo...
Genericamente de acordo, embora relativamente às manhãs não posso opinar porque não tenho ouvido rádio de manhã ultimamente.
Nas tardes, José Manuel Rosendo não me convence, não tem grande entusiasmo, acho que como pivot não serve. É bastante melhor como correspondente, onde fez excelentes trabalhos.
No desporto, não sei quem o lidera agora, mas é lastimável a II Liga ter deixado de ter relatos. Pagamos taxa (que até vai aumentar) para quê, se é para ser igual aos privados? Gonçalo Ventura faz bastante falta.
Antes da Mudança desastrosa ocorrida a partir de abril de 2016 estava assim distribuÃda a edição das notÃcias de segunda a sexta feira:
07:00 - 10:00 - Nuno Rodrigues/ LuÃs Soares (nos primeiros dois anos e meio) Cristina Santos (Lisboa) fazia uma boa dupla com António Macedo;
11:00-15:00 - Miguel Soares (Porto);
16:00-20:00 - Daniel Belo e Alexandre David (Lisboa);
21:00-01:00 - LuÃs Soares (Lisboa);
02:00-06:00 - Jorge Baeta (Lisboa).
Depois de abril de 2016:
07:00-10:00 - Miguel Soares (Porto);
11:00-15:00 - Daniel Belo (Lisboa);
16:00-20:00 - Nuno Rodrigues (Lisboa);
21:00-01:00 - LuÃs Soares (Lisboa);
02:00-06:00 - Jorge Baeta (Lisboa).
Depois do desastre mais do que evidente, confirmado agora nos estudos de audiência, a antena1 procedeu, mais dia menos dia, a partir de 10 de setembro algumas alterações:
Mário Rui Cardoso assume (tudo indica que seja de forma transitória) o turno das 7 às 10 da manhã a partir de Lisboa; por sua vez José Manuel Rosende fica responsável pelo turno compreendido entre as 16:00 e as 20:00.
O anterior responsável pelo turno da manhã, Miguel Soares, reapareceu hoje em antena a editar, durante a tarde, as notÃcias. Nunca aconteceu, em perÃodo normal (excluo as férias), que o responsável pelo turno nobre da rádio durante a semana fizesse os noticiários ao fim de semana... Portanto, serão boas notÃcias o afastamento de Miguel Soares do principal horário da rádio antena1.
O responsável atual pelo desporto é o Alexandre Afonso, depois do Paulo Sérgio ter saÃdo, com licença sem vencimento, para Angola, no âmbito de um programa de formação de jornalistas angolanos. Quando regressou a Portugal, assumiu a narração dos jogos da seleção portuguesa na RTP e narrava os jogos da liga na atena1.
Com a entrada da nova administração da RTP, a direção de informação da antena1 muda. É escolhido o desempregado da TSF João Paulo Baltasar, tendo como diretores adjuntos Paulo Sérgio e José Guerreiro.