Autor Tópico: Antena 1  (Lida 717256 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: Antena 1
« Responder #30 em: Setembro 17, 2016, 07:51:34 pm »
E eis o cúmulo na Antena 1.
Anselmo Ralph Não Me Toca...
Acho que foi a meu ver a mais improvável surpresa...

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #31 em: Setembro 18, 2016, 10:15:23 pm »
E eis o cúmulo na Antena 1.
Anselmo Ralph Não Me Toca...
Acho que foi a meu ver a mais improvável surpresa...

Anselmo Ralph e habitual ha muito tempo na playlist da Antena 1.
Nao me agrada particularmente, mas...

Atento

• Hero Member
« Responder #32 em: Outubro 16, 2016, 03:05:24 am »

O desporto da RR já teve melhores dias,mas a Antena 1 se tem caído deve-se à playlist que tem apresentado ultimamente.

Podemos admitir também essa hipótese, assim como outras apresentadas aqui no fórum. Eu destaco a mudança na edição das notícias da manhã entre as 07:00 e as 10:00. Miguel Soares, ainda que seja um bom jornalista, não tem a qualidade do Nuno Rodrigues, o qual tinha uma excelente simbiose com o António Macedo. Além disso, Nuno Rodrigues é mais imune a interferências de vária índole. Com Miguel Soares, havia noticiários bem conseguidos e isentos (na maior parte dos casos), mas, de quando em vez, brindava-nos com personagens ligadas a grupelhos da extrema esquerda (não me refiro ao PCP, mas a franjas mais radicais das orlas bloquistas).
Acresce a isto um desinvestimento na tarde desportiva (deixar de acompanhar os jogos da segunda liga), que, consequentemente foi perdendo ouvintes (a empresa tem os estudos que demonstram isso). O atual responsável está longe de ter o profissionalismo exigente e a coerência do Paulo Sérgio.
O atual diretor de informação da antena1 (João Paulo Baltasar - um desempregado da TSF), ainda que tenha mantido, no essencial, aquilo que os seus antecessores fizeram (João Barreiros e Fausto Coutinho), não consegue trazer nada de novo, limitando-se a gerir a situação...Borrou completamente a pintura ao mexer no turno da manhã e das 16-20. Nuno Rodrigues e Daniel Belo, neste momento, são o melhor que na edição das notícias. Ora o senhor Baltazar simplesmente ignorou esse facto. Agora corre atrás do prejuízo...
Genericamente de acordo, embora relativamente às manhãs não posso opinar porque não tenho ouvido rádio de manhã ultimamente.

Nas tardes, José Manuel Rosendo não me convence, não tem grande entusiasmo, acho que como pivot não serve. É bastante melhor como correspondente, onde fez excelentes trabalhos.

No desporto, não sei quem o lidera agora, mas é lastimável a II Liga ter deixado de ter relatos. Pagamos taxa (que até vai aumentar) para quê, se é para ser igual aos privados? Gonçalo Ventura faz bastante falta.

Antes da Mudança desastrosa ocorrida a partir de abril de 2016 estava assim distribuída a edição das notícias de segunda a sexta feira:

07:00 - 10:00 - Nuno Rodrigues/ Luís Soares (nos primeiros dois anos e meio) Cristina Santos (Lisboa) fazia uma boa dupla com António Macedo;

11:00-15:00 - Miguel Soares (Porto);

16:00-20:00 - Daniel Belo e Alexandre David (Lisboa);

21:00-01:00 - Luís Soares (Lisboa);

02:00-06:00 - Jorge Baeta (Lisboa).

Depois de abril de 2016:

07:00-10:00 - Miguel Soares (Porto);

11:00-15:00 - Daniel Belo (Lisboa);

16:00-20:00 - Nuno Rodrigues (Lisboa);

21:00-01:00 - Luís Soares (Lisboa);

02:00-06:00 - Jorge Baeta (Lisboa).

Depois do desastre mais do que evidente, confirmado agora nos estudos de audiência, a antena1 procedeu, mais dia menos dia, a partir de 10 de setembro algumas alterações:

Mário Rui Cardoso assume (tudo indica que seja de forma transitória) o turno das 7 às 10 da manhã a partir de Lisboa; por sua vez José Manuel Rosende fica responsável  pelo turno compreendido entre as 16:00 e as 20:00.

O anterior responsável pelo turno da manhã, Miguel Soares, reapareceu hoje em antena a editar, durante a  tarde, as notícias. Nunca aconteceu, em período normal (excluo as férias), que o responsável pelo turno nobre da rádio durante a semana fizesse os noticiários ao fim de semana... Portanto, serão boas notícias o afastamento de Miguel Soares do principal horário da rádio antena1.

O responsável atual pelo desporto é o Alexandre Afonso, depois do Paulo Sérgio ter saído, com licença sem vencimento, para Angola, no âmbito de um programa de formação de jornalistas angolanos. Quando regressou a Portugal, assumiu a narração dos jogos da seleção portuguesa na RTP e narrava os jogos da liga na atena1.

Com a entrada da nova administração da RTP, a direção de informação da antena1 muda. É escolhido o desempregado da TSF João Paulo Baltasar, tendo como diretores adjuntos Paulo Sérgio e José Guerreiro.
« Última modificação: Outubro 16, 2016, 11:55:55 pm por Atento »

mg.luis

• Full Member
« Responder #33 em: Outubro 16, 2016, 10:29:22 am »
Eu acho que o problema da Antena 1 nas audiências não é quem edita os noticiários da manhã (até porque ambos são bons profissionais).
A meu ver, enquanto ouvinte regular da estação, o problema atual na Antena 1 é que estagnou em termos de programação. Diria mesmo que regrediu.
Em 2013 houve uma clara aposta em mais palavra e mais informação, principalmente na tarde, após esse modelo já ter sido implementado na manhã. No último ano regrediu-se. Acabou-se com o formato das tardes, restando apenas dois espaços extra por volta das 17h20 e 18h20 para informação, e fez-se questão de aumentar a presença de música. Por exemplo, antes, a seguir ao noticiário das 8h00 havia logo análise de um tema. Agora tem que se meter sempre uma música pelo meio (criando assim um corte na programação e reduzindo o tempo disponível para essa análise). O mesmo acontece entre a síntese das 11h e a Antena Aberta (o que também nunca acontecia), e sinceramente não percebo esta opção.

Eu não considerava o modelo anterior das tardes perfeito,acho que podiam ser mais ambiciosos, porque acabava por haver muitas interrupções pelo meio, seja pela música seja por informações de tempo e etc. mas sempre era melhor que este, onde se repetem maior parte das rubricas que já passaram de manhã, o que também acho rídiculo.

Percebo que haja algumas restrições em termos de pessoal na informação da RTP Rádio, com vários bons profissionais a sairem nos últimos anos, mas acho que a Antena 1 podia ser mais ambiciosa. Mesmo a playlist, e confesso que a anterior com fado a toda a hora não era o meu estilo, também parece que lhe falta um bocadinho de coerência (Justin Timberlake, a meu ver, não faz muito sentido na A1).

Na minha opinião, esta inacção é que penaliza as audiências da Antena 1. Acho que têm que voltar a traçar um caminho, com maior aposta na palavra nos dois principais horários da rádio. Não tendo a A1 intervalos comerciais, teria capacidade de fazer uma emissão mais fluída e com menos cortes,e não completamente formatada como agora que parece um pouco uma manta de retalhos e em que, por exemplo, quase de 10 em 10 minutos têm de dar informações meteorológicas (os tempos mudaram e a qualquer momento muitas das pessoas vêem a previsão do tempo no telemóvel, bastava esta informação duas vezes por hora no máx., de uma forma breve e com uma linguagem mais acessível).

Por isto tudo, disse noutro tópico que a meu ver a Antena 3 é a única no grupo que neste momento tem uma estratégia pensada. As audiências não estão famosas (já não estavam) mas pelo menos há um caminho traçado que acho que merece o benefício da dúvida para ser testado e esperar pelos resultados (até porque na rádio as audiências são mais lentas a refletir-se, e como já disse, com os perfis de consumo atuais há outros indicadores a ter em conta também como os podcats).
Da mesma forma achei que a Antena 1 nos últimos anos também tinha uma estratégia bem pensada quando começou a apostar mais em palavra (remando contra a maré) e agora deixou-se adormecer.
Mas acredito que acorde entretanto numa altura em que pelos vistos tanto TSF como RR estão a apostar mais em palavra/informação.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #34 em: Outubro 16, 2016, 10:38:34 am »
A playlist de verão afastou por completo certos ouvintes (os mais idosos que ouvem a rádio pública).
Levarem com Justin Timberlakes,Damas,Justin Bieber's,Ecosmith (sim,ainda recentemente ouvi isso),está tudo dito.

Atento

• Hero Member
« Responder #35 em: Outubro 16, 2016, 12:13:25 pm »
Eu acho que o problema da Antena 1 nas audiências não é quem edita os noticiários da manhã (até porque ambos são bons profissionais).
A meu ver, enquanto ouvinte regular da estação, o problema atual na Antena 1 é que estagnou em termos de programação. Diria mesmo que regrediu.
Em 2013 houve uma clara aposta em mais palavra e mais informação, principalmente na tarde, após esse modelo já ter sido implementado na manhã. No último ano regrediu-se. Acabou-se com o formato das tardes, restando apenas dois espaços extra por volta das 17h20 e 18h20 para informação, e fez-se questão de aumentar a presença de música. Por exemplo, antes, a seguir ao noticiário das 8h00 havia logo análise de um tema. Agora tem que se meter sempre uma música pelo meio (criando assim um corte na programação e reduzindo o tempo disponível para essa análise). O mesmo acontece entre a síntese das 11h e a Antena Aberta (o que também nunca acontecia), e sinceramente não percebo esta opção.

Eu não considerava o modelo anterior das tardes perfeito,acho que podiam ser mais ambiciosos, porque acabava por haver muitas interrupções pelo meio, seja pela música seja por informações de tempo e etc. mas sempre era melhor que este, onde se repetem maior parte das rubricas que já passaram de manhã, o que também acho rídiculo.

Percebo que haja algumas restrições em termos de pessoal na informação da RTP Rádio, com vários bons profissionais a sairem nos últimos anos, mas acho que a Antena 1 podia ser mais ambiciosa. Mesmo a playlist, e confesso que a anterior com fado a toda a hora não era o meu estilo, também parece que lhe falta um bocadinho de coerência (Justin Timberlake, a meu ver, não faz muito sentido na A1).

Na minha opinião, esta inacção é que penaliza as audiências da Antena 1. Acho que têm que voltar a traçar um caminho, com maior aposta na palavra nos dois principais horários da rádio. Não tendo a A1 intervalos comerciais, teria capacidade de fazer uma emissão mais fluída e com menos cortes,e não completamente formatada como agora que parece um pouco uma manta de retalhos e em que, por exemplo, quase de 10 em 10 minutos têm de dar informações meteorológicas (os tempos mudaram e a qualquer momento muitas das pessoas vêem a previsão do tempo no telemóvel, bastava esta informação duas vezes por hora no máx., de uma forma breve e com uma linguagem mais acessível).

Por isto tudo, disse noutro tópico que a meu ver a Antena 3 é a única no grupo que neste momento tem uma estratégia pensada. As audiências não estão famosas (já não estavam) mas pelo menos há um caminho traçado que acho que merece o benefício da dúvida para ser testado e esperar pelos resultados (até porque na rádio as audiências são mais lentas a refletir-se, e como já disse, com os perfis de consumo atuais há outros indicadores a ter em conta também como os podcats).
Da mesma forma achei que a Antena 1 nos últimos anos também tinha uma estratégia bem pensada quando começou a apostar mais em palavra (remando contra a maré) e agora deixou-se adormecer.
Mas acredito que acorde entretanto numa altura em que pelos vistos tanto TSF como RR estão a apostar mais em palavra/informação.

Algumas Notas Soltas:

1- Na verdade, saíram alguns profissionais nos últimos anos, nomeadamente para a assessoria nos ministérios do atual governo (Rita Roque e Andreia Brito para o Ministério da Educação) e Patrícia Cerdeira (para o MAI). Outros reformaram-se/aposentaram-se; outros houve que rumaram à TSF (Vítor Rodrigues Oliveira e Miguel Videira). Em todo caso, a sua saída foi colmatada com outras entradas. Apesar de haver menos jornalistas na redação da antena1, continua a ser aquela que tem mais recursos humanos, se a compararmos com a da TSF e da RR. Com efeito, tem a obrigação de fazer mais e melhor;

2- Acabar com o formato das tardes foi um ato danoso de gestão programática. Voltamos ao anterior formato de música e excesso de rubricas enlatadas;

3- Excesso de rubricas enlatadas. Algumas deviam ser extintas como, por exemplo, rádio taxismo e o som das ideias;

4- A introdução de músicas no início e no final dos programas Antena Aberta e Portugal em Direto. Uma estupidez de todo o tamanho. O responsável por isto merecia um mês sem salário;

5- Na edição dos noticiários não podemos comparar o Nuno Rodrigues com o Miguel Soares, nem o Daniel Belo com o José Manuel Rosende/o;

6- As audiências da antena3 são uma vergonha. Inaceitáveis. Medíocres. Neste momento tem 1,7. Mesmo que atinja os 3%, continuam a ser uma vergonha e completamente inaceitáveis;

7- Grupo RTP rádio: antena1 -3,9%; antena3 - 1,7%; antena2 - 0,6%. Isto é vergonhoso. Inaceitável. A única que está num patamar aceitável é a antena2. Mesmo assim deve ser reformulada, com a introdução de novas temáticas que se encaixam perfeitamente numa rádio cultural. A  antena 2 não pode ser maioritariamente uma coutada de e da música clássica;

8- Péssimo discurso proferido pelos principais membros do Conselho de Administração, ao afirmarem sistematicamente que as audiências não interessam. As audiências interessam sim e muito. Com este tipo de discurso, os profissionais cristalizam-se, acomodam-se e limitam-se a cumprir quase mecanicamente o estabelecido, esperando pela remuneração mensal e outros subsídios...
« Última modificação: Outubro 16, 2016, 12:53:26 pm por Atento »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #36 em: Outubro 16, 2016, 11:31:03 pm »
Sim,já tinha dado conta disso,aliás,parece que ganhou mais conteúdos musicais.
Mesmo no desporto noto redução de relatos de equipas da 2ª Liga.
Mas noto que no desporto tem perdido qualidade: deixaram sair o Manuel Chave vá se lá saber porquê,ficando somente com 3 relatadores a norte,quando é onde há mais equipas do principal escalão. A sul têm as mesmas vozes e nem se vislumbra grande renovação.
Até o Gonçalo Ventura saiu e noto que a Antena 1 está entregue a miudagem que não tem estaleca para fazer relatos.
Até mesmo o Carlos Rui Abreu acho o fraquito,para os anos que tem de Antena 1.
E a nível de locutores/animadores,porque não renovar um bocado as vozes apostando,por exemplo em profissionais como o Nuno Reis,Pedro Costa ou até mesmo mais vezes apostar no Miguel Peixoto?
E aa informações do tempo que dizem umas 5/6 vezes por hora?
« Última modificação: Outubro 16, 2016, 11:33:41 pm por estvmkt »

Atento

• Hero Member
« Responder #37 em: Outubro 16, 2016, 11:48:42 pm »
Sim,já tinha dado conta disso,aliás,parece que ganhou mais conteúdos musicais.
Mesmo no desporto noto redução de relatos de equipas da 2ª Liga.
Mas noto que no desporto tem perdido qualidade: deixaram sair o Manuel Chave vá se lá saber porquê,ficando somente com 3 relatadores a norte,quando é onde há mais equipas do principal escalão. A sul têm as mesmas vozes e nem se vislumbra grande renovação.
Até o Gonçalo Ventura saiu e noto que a Antena 1 está entregue a miudagem que não tem estaleca para fazer relatos.
Até mesmo o Carlos Rui Abreu acho o fraquito,para os anos que tem de Antena 1.
E a nível de locutores/animadores,porque não renovar um bocado as vozes apostando,por exemplo em profissionais como o Nuno Reis,Pedro Costa ou até mesmo mais vezes apostar no Miguel Peixoto?

Notas soltas:

1- O atual responsável do desporto da antena1 não tem o profissionalismo exigente do Paulo Sérgio. Por vezes, é incoerente;

2- Pensa a rádio desportiva como nos anos 80 e 90. Imagine que recuperou o jingle que existia nos anos 80 e 90, quando há um golo;

3- Deu antena na tarde desportiva a um colaborador (Carlos Santos) que não tem condições mínimas para aparecer no ar numa rádio como a antena1. Numa das emissões, tal figura, quando se referiu ao Sporting da Covilhã, apelidou-os de "serrões", quando deveria ter dito serranos. Foi corrigido em direto por quem estava a comandar a emissão. Simplesmente surreal;

4- No desporto a antena1 perdeu o Manuel Chaves (SPORTV), Teófilo Fernando, João Vasco (para a informação geral), André Silva, Gonçalo Ventura(RTP-TV), João Miguel Nunes(RTP-TV), Orlando Jóia, outro colaborador a Norte e Joaquim Rita (SIC). Entraram João Gomes Dias, Vitor Martins e o inenarrável Nuno Perlouro que estava na prateleira da RTP-TV;

5- Nuno Reis é o diretor de programas da antena3;

6- Pedro Costa tem o painel das 20-22 na antena3. Tem na mesma emissora o programa Coyote. Na antena1 tem o de Costa a Costa;

7- Miguel Peixoto está na RDP Internacional e na rádio ZIG/ZaG.
« Última modificação: Outubro 16, 2016, 11:59:18 pm por Atento »

sousafcsh

• Newbie
  • *
« Responder #38 em: Outubro 17, 2016, 12:58:38 pm »
Não fazia ideia que tinham dispensado o excelente Manuel Chaves. Prefiro ouvi-lo ao Pedro Ferreira na arte dos relatos. E o grande Teófilo Fernando também saiu? Mas que se passa por aquelas bandas? O reforço da equipa Sporttv não pode ser argumento único.

Atento

• Hero Member
« Responder #39 em: Outubro 17, 2016, 01:19:34 pm »
Não fazia ideia que tinham dispensado o excelente Manuel Chaves. Prefiro ouvi-lo ao Pedro Ferreira na arte dos relatos. E o grande Teófilo Fernando também saiu? Mas que se passa por aquelas bandas? O reforço da equipa Sporttv não pode ser argumento único.

Saíram. O problema é que nenhum deles foi substituído. A Norte os que estavam mantiveram-se e houve as duas baixas (Teófilo Fernando e Manuel Chaves);

A Sul, como mencionei, saíram vários e entraram dois: João Gomes Dias, que é aceitável e tem condições para ser bom, e o medíocre Nuno Perlouro que não tinha lugar no desporto da RTP-TV, tendo passado para o trânsito no Bom Dia Portugal...Mas nem aí se aguentou..., acabando por aterrar no desporto da antena1. Mau demais...

Os ouvintes não são burros, ao contrário daquilo que o atual responsável da antena1 desporto deve pensar...ouvem outras rádios europeias e sabem comparar o que era feito anteriormente na secção de desporto e o que é feito atualmente...

São estes pormenores que corroem e destroem a audiência de uma rádio...

A mudança do editor das manhãs da antena1, o regresso da tarde antena1 às rubricas enlatadas e ao modelo anterior explicam o porquê de a antena1 ter baixado nas audiências...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #40 em: Outubro 17, 2016, 01:21:54 pm »
Outras rádios europeias, tirando os "malucos" como nós e gente que viaja de automóvel para o estrangeiro, duvido muito.
Agora nota-se que o desporto da Antena 1 perdeu qualidade, mas não sabia que tinha saído tanta gente.

Enviado do meu C2105 através de Tapatalk

Atento

• Hero Member
« Responder #41 em: Outubro 17, 2016, 01:25:47 pm »
Outras rádios europeias, tirando os "malucos" como nós e gente que viaja de automóvel para o estrangeiro, duvido muito.
Agora nota-se que o desporto da Antena 1 perdeu qualidade, mas não sabia que tinha saído tanta gente.

Enviado do meu C2105 através de Tapatalk

Saíram...

Na informação tudo estava a funcionar bem na manhã e na tarde...quem fez as alterações cometeu um ato de gestão severamente incompetente, devendo ser responsabilizado por isso.
« Última modificação: Outubro 17, 2016, 01:33:14 pm por Atento »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #42 em: Outubro 20, 2016, 06:37:01 pm »
Antena 1 a fazer relato do jogo do Braga desde...o estúdio. Coisa estranha ainda para mais enviaram o Carlos Rui Abreu a Turquia.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #43 em: Outubro 20, 2016, 07:00:49 pm »
Antena 1 a fazer relato do jogo do Braga desde...o estúdio. Coisa estranha ainda para mais enviaram o Carlos Rui Abreu a Turquia.
Problemas técnicos.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #44 em: Outubro 20, 2016, 08:44:30 pm »
Curioso que o Carlos fez a reportagem do jogo...