Fórum da Rádio > Fórum da Rádio
Futuro do "Fórum da Rádio" - favor ler!
Luis Carvalho:
A todos os utilizadores do "Fórum da Rádio":
Tenho uma questão fundamental a respeito do futuro do Fórum, que será do interesse de todos. Passo a descrever a situação, esperando que se dignem ler o texto até ao fim antes de reagir:
O "Fórum da Rádio", como tem existido nos últimos anos, deverá deixar de funcionar nos moldes actuais. Isto não significa necessariamente o fim do Fórum, mas pondero seriamente não renovar o domÃnio "mundodaradio.org" e o serviço de alojamento Web associado.
O motivo principal prende-se com o custo da renovação, que aumentou na ordem dos 300%. Contas feitas, a manutenção do site "Mundo da Rádio", incluindo o Fórum, custaria, no mÃnimo, várias centenas de euros por ano; uma ordem de grandeza que só se justificaria se fosse um site comercial de promoção ou até de venda de produtos ou serviços.
Neste contexto, pondero, se continuar a haver bastantes interessados na manutenção do Fórum, recorrer aos serviços de outra empresa de alojamento de sites, que ofereça condições mais vantajosas. Certo é que o domÃnio está registado até meados de Janeiro de 2021, pelo que existe tempo para se avaliarem soluções.
Há diversas questões técnicas a serem estudadas, incluindo a viabilidade de migrar todo o conteúdo do fórum actual para o novo. Para já, estou a avaliar os serviços de alojamento Web, no intuito de encontrar um serviço barato mas fiável.
Faço questão de recordar que o "Fórum da Rádio" , qual fénix, já passou por várias "combustões" , tendo renascido das "cinzas". O gosto pela rádio sempre falou mais alto, mesmo quando tivemos de recomeçar do zero.
Naturalmente que estou aberto às vossas opiniões e sugestões a respeito deste assunto. Enquanto houver rádio haverá sempre um ou mais espaços na Internet para se falar da rádio que se faz em Portugal e no resto do mundo. Não digo que vai ser fácil, mas conto com todos para ultrapassarmos a situação.
pdf:
Obviamente estarei aqui para o que for necessário.
Utilizei os serviços da PTServidor e da PTisp para os meus projetos. Não fiquei “depenado†e as condições eram boas. No que puder ajudar, cá estarei.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro
AG:
Como é evidente, no que puder ser útil estou disponÃvel.
Só deixava um conselho para o futuro no sentido do site/fórum adoptar o protocolo https para em termos de segurança o site ficar mais robusto.
pdnf:
Boa Tarde a todos,
Estou aqui faz muito pouco tempo, portanto, sinto que é uma ousadia da minha parte escrever o que quer que seja. Não obstante, importa dizer que o mundodaradio.com é uma espécie de Enciclopédia da rádio que, a desaparecer, fará muita falta. Já reencaminhei inclusive por algumas vezes pessoas com peso no meio para consultaem o site, que ficaram espantadas com a dimensão do projeto.
Posto isto, a minha sugestão seria a de se pensar num crowdfunding, com ampla divulgação. Como o Sr. LuÃs refere e bem, este não é um produto comercial, mas de serviço público. Se todos o que usarem, contribuirem com alguns euros, certamente a fatura ficará muito mais leve no final.
Memorias da Radio:
Notas rápidas sobre isto sendo que se quiseres podemos depois falar com mais calma:
1. Acho que falo por todos quando creio ser relevante a manutenção do Fórum. Atualmente é o único espaço de expressão livre em que entusiastas, sociais ou técnicos, e donos de estações, se podem juntar, num meio muito fechado ainda nestes termos e que já teve muitas convulsões em 20 anos (do Telefonia Virtual ao Ondas, passando pela curta experiência do fórum Sintonias, do Mundo da Rádio em Yahoo Groups e agora aqui). Importa dar alguma estabilidade e continuar o fórum é importante.
2. A migração de um .org para um outro domÃnio é praticamente um no-brainer em 2021: é desejável e é possÃvel. O segredo passa por criar um backup para exportação, deixar um redirect, e depois recuperar esse backup. Evidente que numa base da dimensão do Mundo da Rádio isso vai ser grande, mas seguramente não vai ser maior do que o que tive de enfrentar na recuperação do Linhas Cruzadas, cerca de 12GB de dados e quase tudo multimédia mais as voltas extras do CDN... é possÃvel. Deixo a minha celeuma no entanto pela subida exagerada do custo de domÃnio. Não faz qualquer sentido, não quando este tipo de coisas está em mÃnimos de sempre quanto a custos, como nunca esteve em 14 anos, mas enfim, empresas.
3. Se necessário for, tenho disponÃvel um espaço no serviço que detém o servidor para alojar o website. Tenho espaço para 5 domÃnios, está com 2, e o valor mensal está a mÃnimos. Para saber se é viável preciso só de ter dados de tráfego e espaço em disco ocupado +- e ver se é compatÃvel e escalavel. Seria a tÃtulo gratuito ou meramente simbólico (o valor é mesmo muito risÃvel - optimizo estes elementos até ao limite), e faço isso à vontade. Se for isso o que é preciso para o site não morrer, cá estou. (Único contra é que o servidor não é de Portugal, logo os pings são um pouco maiores, mas tem-me sido muito fiável).
4. Reforço a ideia do AG: usar Https é da mais vital importância em 2021. Há empresas com shared certificates que permitem essa questão, mas a sua fácil inserção ou não depende da configuração em sede de CMS, que eu sinceramente não sei neste, mas difÃcil não será. Há de haver uma forma.
5. A ser feito convém ser tudo feito com tempo e em perÃodo de menor volume, que é para afetar o mÃnimo de pessoas e o Google não reclamar. :)
No que puder ajudar, sabes onde me encontrar.
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa