Autor Tópico: Rádio Urbana - 97,5 MHz Castelo Branco  (Lida 5816 vezes)

Danl

• Hero Member
Rádio Urbana - 97,5 MHz Castelo Branco
« em: Julho 16, 2019, 10:49:22 am »
É no mínimo estranha a playlist desta rádio albicastrense  :o
Após um breve zapping, parei nesta emissora porque estavam a passar os Amon Amarth com o tema "the way of vikings". Logo de, seguida Tony Carreira e "cada história tem dois lados"...
Dei uma vista de olhos pelas músicas e aquilo é uma salgalhada total.
Não sei como é o resto da programação.

http://radio-urbana.pt/
« Última modificação: Dezembro 20, 2021, 10:29:57 pm por AG »

ouvinte

• Hero Member
Re: Radio Urbana 97.5 (Castelo Branco)
« Responder #1 em: Julho 16, 2019, 12:54:30 pm »
Recordo-me daquilo ser, em tempos, uma rádio jovem e muito bem formatada.
Depois por motivos que desconheço aquilo virou tudo para o que está a descrever.

... antes tinham duas frequências salvo erro.

Danl

• Hero Member
Re: Radio Urbana 97.5 (Castelo Branco)
« Responder #2 em: Julho 16, 2019, 03:16:51 pm »
Recordo-me daquilo ser, em tempos, uma rádio jovem e muito bem formatada.
Depois por motivos que desconheço aquilo virou tudo para o que está a descrever.

... antes tinham duas frequências salvo erro.

Sim, é como diz. Agora me recordo também dessa fase em que apostavam muito na dance music... a até tinham mudado o nome para "Urbana FM".
Daquilo que sei, estes 97.5 são uma microcobertura. A frequência principal, segundo vejo, é 100.8 com o emissor situado na Serra da Gardunha.

Dei novamente uma vista de olhos pela playlist e tive que esboçar um sorriso, não pude conter...  porque dá ideia que metem tudo misturado e aleatoriamente... em 5 músicas seguidas, poderá haver estilo latino, heavy metal, fado, clássica e onda-choc. É a primeira vez que vejo uma playlist deste género que tenho de classificar de algo caricata. 

reggaeton

• Newbie
  • *
Re: Radio Urbana - 97,5 MHz Castelo Branco
« Responder #3 em: Dezembro 05, 2019, 04:26:25 pm »
Castelo Branco já teve 3 rádio locais: Rádio Urbana (97.5Mhz), Rádio Beira Interior (92.0Mhz) e Rádio Juventude (101.8MHz), todas elas a emitir a partir do castelo de Castelo Branco com emissor de 2kW.

A realidade mudou entretanto.

A Rádio Urbana por volta de 2008 mudou para UrbanaFM, tendo tido os seus momentos de Rádio Jovem do distrito, alnçando o segundo emissor na serra da Gardunha (100.8 ) com 1Kwh, e a frequência local (97.5) ficou apenas com 500w.  Com apenas 2 colaboradores (um animador de manhã e um animador à tarde) e com noticias a serem gravadas da Lourinhã o projeto teve perna curta acabou em meados de 2012. Sofreu momento de grande instabilidade, teve à venda no OLX, mas atualmente, com nova redefinição, voltou a ser o que era, e apresenta-se com a tal descrição feita do ínicio.

A Rádio Juventude fechou em 2014, uma rádio temática local que, embora fosse escutada pelo publico jovem, esse publico envelheceu e a rádio não soube atualizar-se. A frequência encontra-se livre à espera que uma grande se apodere.

A Rádio Beira Interior, também sofrendo momento inglórios, mudou de nome para Rádio Castelo Branco, mas foi apenas uma mudança de nome e instalações. Ficou tudo igual e lá vai sobrevivendo com dificuldade. Creio que será a rádio "mais madura" da região - não tem programas de discos pedidos, tem noticiarios com jornalistas sérios e creditados, tem crónicas de opinião, e tem uma playlist estruturada (dentro daquilo que uma rádio não temática pode desejar).

Castelo Branco, capital de distrito, com poucas rádios dos gigantes a chegarem cá (apenas a M80 e muito mal) merecia rádios melhores...

guest6

• Visitante
« Responder #4 em: Dezembro 05, 2019, 06:01:37 pm »

A Rádio Urbana por volta de 2008 mudou para UrbanaFM, tendo tido os seus momentos de Rádio Jovem do distrito, alnçando o segundo emissor na serra da Gardunha (100.8 ) com 1Kwh, e a frequência local (97.5) ficou apenas com 500w. 
Há um erro : os 97.5 não têm 500w, mas sim 50w.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #5 em: Dezembro 05, 2019, 07:08:53 pm »
A Rádio Juventude fechou em 2014, uma rádio temática local que, embora fosse escutada pelo publico jovem, esse publico envelheceu e a rádio não soube atualizar-se. A frequência encontra-se livre à espera que uma grande se apodere.
Se está sem emitir desde 2014 o alvará deve ser revogado, se é que já não o foi, pela ERC.

guest6

• Visitante
« Responder #6 em: Dezembro 05, 2019, 07:23:32 pm »

Ninguem se apodera de um alvará que já não existe... https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=42701

Danl

• Hero Member
« Responder #7 em: Agosto 06, 2020, 11:07:40 am »
Pela primeira vez em vários meses ouvi esta estação de rádio... a playlist continua surreal. Passam o "Vinho Verde" de Paulo Alexandre e de seguida Alanis Morissette. Misturam António Calvário com os OMD, e The Humane League com Tony Carreira.  Não sei se ria, não sei se chore, pois nunca vi uma playlist deste género.
Daquilo que conheço de Castelo Branco, as rádios são muito fracas. Seria quase necessário o surgimento de uma Mega, Cidade, M80 ou até da Smooth (porque não) por aquelas bandas para elevarem um pouco mais a qualidade da oferta.

Boxx

• Hero Member
« Responder #8 em: Agosto 06, 2020, 10:43:45 pm »
Pela primeira vez em vários meses ouvi esta estação de rádio... a playlist continua surreal. Passam o "Vinho Verde" de Paulo Alexandre e de seguida Alanis Morissette. Misturam António Calvário com os OMD, e The Humane League com Tony Carreira.  Não sei se ria, não sei se chore, pois nunca vi uma playlist deste género.
Daquilo que conheço de Castelo Branco, as rádios são muito fracas. Seria quase necessário o surgimento de uma Mega, Cidade, M80 ou até da Smooth (porque não) por aquelas bandas para elevarem um pouco mais a qualidade da oferta.

Grande mix...

tuscano332

• Hero Member
Re: Rádio Urbana - 97,5 MHz Castelo Branco
« Responder #9 em: Outubro 01, 2024, 07:29:54 pm »
Esta rádio tem uma playlist muito estranha, já lá ouvi Jean Michael Jarre, Adamo, Joe Dasin, Human League, OMD, Toy, Tony Carreira, Dido, Celin Dion, Xutos e Pontapés, Amália, Ana Moura, Led Zeplin, Queen, The Killers, U2, Coldplay, Ágata, alguma brasileirada de qualidade duvidosa, Madalena Iglésias, Júlio Iglésias, Roberto Carlos, Metálica, Nirvana, Skank, Mamonas Assassinas, Rita Pavone, Camilo Sexto, Mecano, Rita Guerra, Lena D´Água etc etc, é uma confusão daquelas.

Danl

• Hero Member
« Responder #10 em: Outubro 01, 2024, 09:15:54 pm »
Esta rádio tem uma playlist muito estranha, já lá ouvi Jean Michael Jarre, Adamo, Joe Dasin, Human League, OMD, Toy, Tony Carreira, Dido, Celin Dion, Xutos e Pontapés, Amália, Ana Moura, Led Zeplin, Queen, The Killers, U2, Coldplay, Ágata, alguma brasileirada de qualidade duvidosa, Madalena Iglésias, Júlio Iglésias, Roberto Carlos, Metálica, Nirvana, Skank, Mamonas Assassinas, Rita Pavone, Camilo Sexto, Mecano, Rita Guerra, Lena D´Água etc etc, é uma confusão daquelas.

Lol. Desculpe este meu Lol, porque a playlist desta radio é talvez mais bizarra que conheço a nível nacional.
Quando vi a atualização deste tópico pensei que houvesse boas novas no éter albicastrense. Que pena, porque aquela gente da Beira merece.

Salgalhada musical e publicidade em catadupa = Radio Urbana
E os 100.8 (frequência principal) até têm uma cobertura muito interessante, porque nem todas conseguem colocar emissores a 1227m altitude com 1kW de potencia.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #11 em: Outubro 02, 2024, 10:33:10 am »

Lol. Desculpe este meu Lol, porque a playlist desta radio é talvez mais bizarra que conheço a nível nacional.
Quando vi a atualização deste tópico pensei que houvesse boas novas no éter albicastrense. Que pena, porque aquela gente da Beira merece.

E os 100.8 (frequência principal) até têm uma cobertura muito interessante, porque nem todas conseguem colocar emissores a 1227m altitude com 1kW de potencia.

É caso para dizer "Dá Deus as nozes a quem não tem dentes"...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #12 em: Outubro 02, 2024, 06:23:30 pm »

A outra rádio local A Castelo Branco 92.0 tem uma playlist de música muito mais moderna(inclusive ao fim-de-semana passam em horário nocturno a chamada música electrónica, house, etc), embora também passe alguns clássicos.

Transmite também alguns programas pré gravados, que são vendidos ou oferecidos a rádios locais, por isso os animadores nunca dizem a hora, dizem coisas do estilo, estamos a chegar ao fim da hora ou da emissão, vamos terminar com..., ou voltamos na próxima semana à rádio de que tanto gosta. Exemplos deste tipo de programas que eles transmitem, ou transmitiram, um de clássicos dos anos 80, outro de música portuguesa, um outro de música em português(difere porque inclui música brasileira) e um outro de umas 3 horas mais generalista nas madrugadas de Sexta para Sábado.

Também já fizeram emissões em directo de algumas feiras e de um festival aqui da região, a Urbana não.

Escusado será dizer que ambas transmitem noticiários regionais, ou locais.

Danl

• Hero Member
« Responder #13 em: Outubro 02, 2024, 10:09:40 pm »
@ tuscano332

Tento acompanhar o panorama radiofónico albicastrense, não apenas por motivos profissionais (trabalho numa empresa de Castelo Branco) mas também por motivos familiares porque os meus avós paternos (entretanto falecidos) moravam numa pequena aldeia situada perto de Alcains, lugar recôndito onde eu ia passar parte das minhas ferias de Verão.

Sinceramente, acho que a região de Castelo Branco merecia muito mais! Na minha modesta opinião vale pela Condestável e pela RCB. Pena que a Monsanto tenha encerrado, mas quiçá a RDS consiga alterar o atual estado das coisas na Beira Baixa.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #14 em: Outubro 03, 2024, 01:23:16 am »
@ tuscano332

Tento acompanhar o panorama radiofónico albicastrense, não apenas por motivos profissionais (trabalho numa empresa de Castelo Branco) mas também por motivos familiares porque os meus avós paternos (entretanto falecidos) moravam numa pequena aldeia situada perto de Alcains, lugar recôndito onde eu ia passar parte das minhas ferias de Verão.

Sinceramente, acho que a região de Castelo Branco merecia muito mais! Na minha modesta opinião vale pela Condestável e pela RCB. Pena que a Monsanto tenha encerrado, mas quiçá a RDS consiga alterar o atual estado das coisas na Beira Baixa.
A rádio RCB do Fundão é boa cumpre mesmo o que é ser uma rádio regional, a Contestável de Sernache do Bom Jardim e a Rádio Clube da Covilhã, também vão cumprindo.
 Em Castelo Branco é que deixam um bocado a desejar, particularmente a Urbana, que tem demasiadas horas de playlist sem animador algum. Nisso a Rádio Castelo Branco contorna um pouco melhor o problema, usando os tais programas vindos de fora pré gravados, alguns deles já os ouvi não são maus, já não são tanto aquele tipo de programa que era enviado por uma editora para promover o que é seu, como cheguei a ouvir em algumas rádios.