Há uma nova presença no éter Gaiense: R.LAFÕES a chegar com RDS e uma estabilidade de escuta muito razoável em zonas bastante complicadas para os sinais vindos de leste, como sejam a A1 entre Santo Ovídeo e a A29, a Rua Delfim de Lima em Canelas, ou quem desce dos Carvalhos para Perosinho. Diria que em qualquer um destes pontos de sombra para sinais de leste, não deixa de haver sinal, há alguns ruídos, mas nada que seja impeditivo da escuta. Acredito que no Porto o emissor também deva chegar, quando estava medíocre, mesmo assim apanhava-se qualquer coisa na Baixa, nomeadamente em Sá da Bandeira.
Quem sofre é primeiramente a Voz de Esmoriz que deixou de se ouvir de todo nesta zona de Gaia, onde até andava a chegar melhor desde há uns tempos. Também a Mega de Braga, embora menos, deixou de ter uma escuta limpa, e que me parece que originou uma subida da potência no emissor de Santa Justa, porque hoje, pela primeira vez em anos, consegui ouvir 90.6 dentro da minha garagem sem janelas, onde só chegavam Mte da Virgem, TSF (sem RDS) e com muito ruído Santa Eufémia. Lembro que os 92.9 Braga ainda apoia(va)m muito Gaia(?). É a segunda perda de raio de ação da Mega, depois de com a mudança da Rádio 5, o emissor de Aveiro deixar também de conseguir dar algum apoio em São Félix/Arcozelo/Valadares, agora são os 92.9 a deixarem de conseguia suportar na Avenida da República, Rua Soares dos Reis/Marquês de Sá da Bandeira, onde havia esse apoio, e até no dito troço da A1 com a espúria da Festival.
Rádio Lafões na A1 junto ao nó da A29 -
https://drive.google.com/file/d/11a8tYpOdbzvTQ8gh3XSZj763W_DZ_tq-/view?usp=sharingMegaHits 90.6 num subterrâneo em zona de sombra a Santa Justa -
https://drive.google.com/file/d/11V23ser9Tvp_wmBILLKbFnwXPZTFJLEX/view?usp=sharing [dou nota, 90.6 neste subterrâneo é a primeiríssima vez]
Estamos no Outono/Inverno, mas estou curioso de verificar de como vai ser a batalha na próxima Primavera/Verão entre a Lafões e a M80.
Por outro lado, é mais uma rádio de cariz popular a se meter nas contas da R.NOAR, FESTIVAL e R.AROUCA.