Fórum da Rádio > Música
Alta fidelidade? Japoneses até adquirem postos de electricidade privados (!)
(1/1)
Luis Carvalho:
Até onde chega a exigência de um audiófilo obcecado com a qualidade de som? No Japão, até à fonte de electricidade.
--- Citação de: Aberto até de madrugada --- A procura (obsessão?) pela máxima qualidade de som parece não ter limites, e que o digam algumas dezenas de audiófilos japoneses que se deram ao trabalho de instalar postes de electricidade privados, para garantirem uma fonte de electricidade sem interferências que pudessem afectar a qualidade sonora dos seus equipamentos.
Se alguns audiófilos já se contentarão em ter amplificadores e colunas que custam dezenas de milhares de euros, há outros que juntam à lista de coisas essenciais terem um poste eléctrico privado com transformador de alta qualidade, para garantir uma fonte de energia sem interferências
Pessoas como Takeo Morita, que já tem um amplificador de 60 mil dólares, colunas ultra-raras com mais de 50 anos, cabos em ouro e prata, e demais equipamento a condizer, não parecem ter problemas em gastar mais algumas dezenas de milhares de euros a instalar um poste eléctrico privado e refazer a instalação eléctrica de casa para garantirem "electricidade de alta qualidade" que não prejudique a qualidade do som.
Bem vistas as coisas, acaba por não ser pior do que gastar milhares de euros em cabos que, em testes "cegos", os especialistas não conseguem distinguir de bocados de arame. Mas já dou por mim a pensar no próximo passo do que se poderá vender a estes audiófilos: é que podemos dizer-lhes que a electricidade gerada por painéis solares é de muito melhor qualidade do que aquela que é gerada a partir de combustÃveis fósseis - e que por apenas mais uns poucos milhares de euros por mês, podemos garantir que só lhes chega dessa electricidade ao seu poste! ;P
--- Fim de Citação ---
Cf: http://abertoatedemadrugada.com/2016/08/audiofilos-japoneses-ja-instalam-postes.html
XFM:
Excelente negócio para engrossar os avantajados lucros da EDP e outras companhias. Um poste para ouvir a Antena 2 ou a Smooth FM com a máxima qualidade possÃvel e imaginária.
pdf:
http://rationalwiki.org/wiki/Audio_woo
Recomendo a leitura. ;)
XFM:
Claramente os delicados ouvidos nipónicos não resistiram à tortura de ouvir a Antena 3.
Luis Carvalho:
Entrando no campo da radiodifusão, ao processamento de áudio da fonte original (CD, vinil, MP3, etc), as emissoras acrescentam, a montante do emissor, o processamento de som da própria estação, incluindo a compressão dinâmica para evitar grandes disparidades no "volume" de som oferecido. Seja a Rádio Comercial, seja a RFM ou até a Smooth FM, o que "sai" dos emissores, por muita qualidade que tenha, não é exactamente o mesmo que o original. Nem que se tratassem de ficheiros FLAC 24 bits/96 kHz. Não obstante, a excepção, ao nÃvel da compressão dinâmica, é a Antena 2, que, mesmo assim terá o seu processamento do áudio, menos "agreste" que as restantes estações portuguesas.
Quanto às fontes de áudio originais, acrescente-se a "loudness war" nos CDs, MP3 e outros formatos... E a pobreza musical de muita música pop no ar.
Navegação
Ir para versão completa