Autor Tópico: Rádio Fóia - 97,1 MHz Monchique  (Lida 8554 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Rádio Fóia - 97,1 MHz Monchique
« Responder #150 em: Julho 19, 2024, 03:06:59 pm »
Vão por mim. Da forma que o contrato foi feito nunca mais a vêm  ;D

Obviamente... acreditar no contrário é achar que fadas e unicórnios existem...

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #151 em: Julho 19, 2024, 03:09:16 pm »
Esses pormenores, gostava eu de saber.
Mas aposto que os €€€ do aluguer, darão uma tranquilidade em termos económicos à cooperativa, e às pessoas que trabalham nela

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #152 em: Julho 19, 2024, 03:41:53 pm »
"Confiamos voltar daqui a algum tempo, desde que existam pessoas com vontade"

Só aqui já a coisa fica como fica, não é? Que vontade vai ter gente quando se reformar aos 65 ou aos 70?

E esta referência a fazer pelo coletivo "sem retorno"... não não, retorno tinha que haver, a publicidade portanto.

E mais uma escolha curiosa de palavras mesmo ao fim, "eu sou o Paulo Rosa e sou o portador deste abraço". Portador...

modernices

• Hero Member
« Responder #153 em: Julho 19, 2024, 03:54:09 pm »
Esses pormenores, gostava eu de saber.
Mas aposto que os €€€ do aluguer, darão uma tranquilidade em termos económicos à cooperativa, e às pessoas que trabalham nela

O que a RR vai pagar por mês não vai servir para sanear nada. Nem vão ficar ricos.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #154 em: Julho 19, 2024, 04:35:45 pm »
Estão com esperança que aconteça o que aconteceu em Rio Maior... ou então que a RR acaba com a Mega mais cedo ou mais tarde.

SamM

• Hero Member
« Responder #155 em: Julho 19, 2024, 05:00:09 pm »
Está a sair um comunicado da direção da rádio neste momento (eu já público daqui a pouco, a gravação)
O prometido é devido.
Comunicado da direção da Rádio Fóia, logo a seguir à publicidade do meio-dia:
https://drive.google.com/file/d/1gW5IMMz7amRyId_hX9suOA5Un_WOTDnw/view?usp=drivesdk

Comentários ao comunicado?

Tradução: "acreditam" que vão voltar... Como se não houvesse um "Mega" interesse na utilização dos 97,1 MHz.
O aluguer daquilo mensalmente, deve dar para o pessoal que manda na cooperativa nunca mais ter que se chatear com rádio a todos os níveis.
Não vão ter que andar à procura de publicidade, para conseguir dinheiro para pagar as contas, porque com a renda mensal do grupo à cooperativa, isso fica tudo pago.
Só acredita no comunicado quem quer.
Eu não acredito, e não é de agora, pois esta ideia de dizerem que querem regressar, não é nova.
Mas penso eu: uma boa parte da direção da cooperativa, está acima dos 60 anos de idade. Mas alguém acha que eles com a idade que têm, vão querer regressar daqui a 5 anos que sejam (por exemplo)?
Isso é conversa para ver se acalma o "burburinho", e foram colocadas condicionantes "pessoas que trabalhem de forma voluntária"... Isso não existe nem vai existir, é conversa para se desculpabilizar daqui a uns anos.
Lógico que são desculpas, e é areia nos olhos dos ouvintes.
Como é que é suposto uma pessoa trabalhar a tempo inteiro numa rádio, mas em modo voluntário?
Quem é que não tem contas para pagar?
Vão por mim, a Fóia morreu, e é enterrada até segunda-feira. A cooperativa não, mas a rádio sim

Foi o que disse logo, na primeira entrevista que ele deu ao Sul Informação sobre o assunto.
E é como dizes... São mesmo os filhos destes senhores, que têm 65 ou 70 anos que vão agarrar isto, numa vila como Monchique...?! Esqueçam!

E se ele quer pessoas de forma voluntária, porque não pedia às dezenas de pessoas da cooperativa para fazer uma perninha?

Contudo, repito o que já escrevi noutros espaços, em situações tão delicadas quanto esta, e sabendo dantemão que a ERC é apenas um promotor administrativo de permutas e concessões de emissores de rádio, ignorando a realidade e validando "crimes" como este, qual é o papel moral das autoridades locais na defesa dos seus interesses e da própria população, visto que da ERC nem vale a pena esperar nada?

modernices

• Hero Member
« Responder #156 em: Julho 19, 2024, 05:41:51 pm »
Estão com esperança que aconteça o que aconteceu em Rio Maior... ou então que a RR acaba com a Mega mais cedo ou mais tarde.

Daqui a dois anos haverá uma cessão de licença que é quando a lei permite.
Nessa altura os cooperantes vão ver dinheiro. Agora estão ali com conversas da treta para ver se não há burburinho. Cest la vie.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #157 em: Julho 19, 2024, 06:12:33 pm »

Nessa altura os cooperantes vão ver dinheiro. Agora estão ali com conversas da treta para ver se não há burburinho. Cest la vie.

Por outras palavras: por agora é aluguer, quando for compra logo se verá. Gente à porta da reforma que veja 150k ou 200k ali batidos a dividir pelos cooperantes acham que não aceitam...? Claro que aceitam.

modernices

• Hero Member
« Responder #158 em: Julho 19, 2024, 06:25:33 pm »

Por outras palavras: por agora é aluguer, quando for compra logo se verá. Gente à porta da reforma que veja 150k ou 200k ali batidos a dividir pelos cooperantes acham que não aceitam...? Claro que aceitam.

Não me expliquei bem. A venda já está fechada e vertida em contrato devidamente assinado mas só se efetiva daqui a dois anos devido às limitações da lei. Os valores são acima disso mas fiquemos por aqui.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #159 em: Julho 19, 2024, 06:50:54 pm »

Não me expliquei bem. A venda já está fechada e vertida em contrato devidamente assinado mas só se efetiva daqui a dois anos devido às limitações da lei. Os valores são acima disso mas fiquemos por aqui.

Certo, certo, eu falei por baixo (talvez bastante por baixo, mas não há precedentes para estações entrarem no Algarve há muitos muitos anos, não tenho noção correta aqui)

Se a venda já está efetivada... este discurso/comunicado que se ouviram na gravação caem em saco roto. Direitinhos. E fora a possibilidade de se comprar outra estação, está ali na fina linha do que pode ser... e mais não digo, para respeitar o momento.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #160 em: Julho 19, 2024, 08:56:49 pm »
Ao ouvir aquele comunicado está tudo dito...só faltou dizer "Em nome do pai e do espírito santo...ámen".

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #161 em: Julho 21, 2024, 08:39:46 pm »
A ter fé que as emissões da Mega arrancam à meia-noite de hoje, gravei aquele que provavelmente foi o último noticiário da Rádio Fóia, agora às 19h.
Vou deixar o link, para arquivo:
https://drive.google.com/file/d/1jh6U7X6uWkY-vUXXbhVq9dW_ri-A3zxG/view?usp=drivesdk

Antes dos administradores do fórum fecharem o tópico (e muito me custa), deixem-me fazer uma homenagem à Rádio Fóia.
Se hoje eu gosto de rádio, se faço rádio, devo muito à Fóia, mesmo que quase toda a minha carreira de 11 anos, tenha passado ao lado da Fóia.
A minha história da rádio, começa com os meus 4/5 anos, quando a minha avó materna tomava conta de mim, durante as férias da creche. Na altura, quando os meus avós maternos ainda viviam na casa do Depósito da Água da Bemposta, aqui em Portimão, todas as manhãs, os 97.1 FM estavam sintonizados na Rádio Fóia. Ouvia as notícias, os passatempos, os discos pedidos... Foi aí que comecei a conhecer o mundo da rádio. Na altura estava ainda longe de imaginar que um dia, a rádio seria a minha grande paixão. A Rádio Fóia sempre foi a rádio de eleição da minha avó materna. Só não foi durante uns anos, em que ela veio viver para o centro de Portimão, e aí passou a ser ouvinte da Rádio Costa D'Oiro. Em 2013 com o fecho da Costa D'Oiro (e mais tarde com a venda do alvará ao atual detentor da Rádio Portimão), voltou a ser ouvinte da Rádio Fóia, até aos dias de hoje. A única altura que a minha avó mudava de rádio, era às 18h30m para a Renascença, para ouvir o terço (até isso conseguiram tirar desse horário). Alguns familiares meus, da vertente mais popular, só tinham os recetores na Fóia, como uma tia minha que me recordo agora (também do meu lado materno). Voltando à minha história na rádio, uns anos mais tarde, com 10/11 anos, comecei a ter curiosidade de ouvir relatos nas rádios locais, e a Fóia era sem dúvida a minha rádio de eleição. Aos sábados a primeira e a segunda distrital, aos domingos os campeonatos nacionais, ouvia muitos nomes da rádio, na altura ainda longe de imaginar que um dia conviveria de perto com eles, mesmo que esse convívio não demorasse tanto tempo quanto isso a acontecer, pois, para uma criança de 10/11 anos, estar perto de quem só ouvia na rádio, e imaginava como seriam as pessoas que ouvia na telefonia, era algo emocionante (as redes sociais praticamente ainda não existiam quando eu comecei a ouvir relatos). Ao longo de todos estes anos, sempre fui ouvinte da Fóia (mais na parte desportiva, não posso negar). Só me afastei mais, quando fui viver para o norte. Lembro-me de estar em estúdio na Rádio Alvor, a coordenar em estúdio a Tarde Desportiva, e de ter um phone no ouvido sintonizado na Fóia, para tirar os resultados do Distrital, e apresentá-los aos nossos ouvintes (era prática comum em todas as rádios que ao longo destes 30 anos transmitiram desporto na região).
Em maio de 2023, recebi uma chamada do meu amigo José Nobre (que também passou pela Fóia), a perguntar-me se eu não queria ir para a Fóia. E aí, recordei-me de tudo isto, e decidi dizer-lhe para passar o meu contacto ao Armando Moreira (o meu coordenador de desporto). Tive a honra, durante uma época de servir os ouvintes da Fóia, no desporto. Tanto em exteriores, como em estúdio. Se atualmente me perguntarem onde gosto mais de fazer rádio, não sei responder. Mas há uns anos, não hesitava dizer que sem dúvida, gostava mais dos exteriores, e dos relatos propriamente ditos.
Hoje morre um bocadinho da rádio do Algarve. E por isso, revolta-me imenso ver algarvios contentes com isto que irá acontecer. Mas em termos pessoais, hoje morre também um bocadinho de mim. Lamento de verdade este desfecho. Pensei que se isto um dia acontecesse, que a Fóia fosse a última a quem acontecesse.
Já estive no fecho da Rádio Costa D'Oiro em 2013 (e mesmo sendo muito novo na altura, e estando a dar os primeiros passos nisto, sei o quanto me custou). Mas o fecho da Fóia, para mim, tem um impacto enorme. É a minha história na rádio, é parte da história da minha família materna, que sempre foi mais popular, neste tipo de coisas.
E como a minha vida na rádio nestes últimos tempos, têm sido extremamente injustos para mim, talvez este seja um presságio de um início do meu fim disto.

Obrigado a todos por lerem este meu desabafo e a minha homenagem.

Nelson Soares
« Última modificação: Julho 21, 2024, 08:44:19 pm por nelsonsoares »

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #162 em: Julho 22, 2024, 12:08:25 am »
É para informar que já se deu a transição da Fóia para a Mega, depois do sinal horário da meia-noite e da publicidade.
Amanhã publico duas gravações: uma com apenas o momento da transição, e outra com a última hora de emissão da Fóia, e a primeira hora da Mega Hits Algarve.
Mas já o vou fazer no tópico da Mega.
Por isso, quando os administradores decidirem fechar o tópico, acho que o podem fazer.