Autor Tópico: Rádio Nacional de Espanha - cobertura de sinal em Portugal  (Lida 4661 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Rádio Nacional de Espanha - cobertura de sinal em Portugal
« Responder #15 em: Novembro 25, 2024, 01:31:51 pm »
Acrescento ao meu anterior post (já há uns tempos) para acrescentar uma nota sobre a onda média:

Aqui pelo norte, com a quase morte desta banda em território nacional, os 531 kHz da Radio 5 a partir de Finca Marin são um dos sinais mais fortes que podemos receber, se não for o mais forte. A seguir capta-se 630 kHz da Antena 1 (Carapinheira) e uma cacofonia da Antena 1 em 666 kHz (e mais de noite 720 kHz).

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #16 em: Novembro 25, 2024, 01:44:07 pm »
Em Portimão, recebe-se pela Onda Média, pelo emissor potentíssimo de Sevilha da RNE.
De vez em quando, é possível também captar de Espanha, através da Onda Média, a COPE e a SER (por norma, mais para o início da noite).

Permitam-me o off-topic.
Uma questão, caro Nelson: a Antena 1 ouve-se na Onda Média em Portimão, durante o dia? O emissor de Elvas (720 kHz) chega lá? Infelizmente, como sabemos, o emissor de Faro pertence ao passado e não há planos da RTP para o reactivar...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #17 em: Novembro 25, 2024, 02:38:54 pm »
Em Portimão, recebe-se pela Onda Média, pelo emissor potentíssimo de Sevilha da RNE.
De vez em quando, é possível também captar de Espanha, através da Onda Média, a COPE e a SER (por norma, mais para o início da noite).

Permitam-me o off-topic.
Uma questão, caro Nelson: a Antena 1 ouve-se na Onda Média em Portimão, durante o dia? O emissor de Elvas (720 kHz) chega lá? Infelizmente, como sabemos, o emissor de Faro pertence ao passado e não há planos da RTP para o reactivar...
O emissor de Elvas chega cá à noite, e com ajuda da propagação.
Dá-me ideia que os emissores de Onda Média da Antena 1 estão todos com potência demasiado reduzida.
Descurar de um emissor de Onda Média em Faro, é quase criminoso.
Estamos numa zona altamente sísmica, e nós sabemos como a Onda Média aguenta, em caso de desastre natural.
A RTP deveria repensar, em nome da utilidade pública, a reativação do emissor de Onda Média da Antena 1 no Algarve

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #18 em: Novembro 25, 2024, 03:42:57 pm »
Dá-me ideia que os emissores de Onda Média da Antena 1 estão todos com potência demasiado reduzida.
Estamos numa zona altamente sísmica, e nós sabemos como a Onda Média aguenta, em caso de desastre natural.
A RTP deveria repensar, em nome da utilidade pública, a reativação do emissor de Onda Média da Antena 1 no Algarve
Tendo a concordar, mas, até que ponto a OM é hoje realmente relevante? Nos carros elétricos, que já têm uma boa quota de mercado, não podem ter receptores OM. Em casa, quantos de nós temos aparelhos que sintonizem a OM? Eu só tenho uma aparelhagem com mais de 20 anos, que tem dificuldade em apanhar os emissores do Mte da Virgem aqui ao lado, a TSF chega a parecer que está no fim do mundo. Concordo que é importante, mas, nesse caso, talvez não fosse mau, a par da reativação do emissor, a reativação dos receptores.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #19 em: Novembro 25, 2024, 04:17:54 pm »
Tendo a concordar, mas, até que ponto a OM é hoje realmente relevante? Nos carros elétricos, que já têm uma boa quota de mercado, não podem ter receptores OM. Em casa, quantos de nós temos aparelhos que sintonizem a OM? Eu só tenho uma aparelhagem com mais de 20 anos, que tem dificuldade em apanhar os emissores do Mte da Virgem aqui ao lado, a TSF chega a parecer que está no fim do mundo. Concordo que é importante, mas, nesse caso, talvez não fosse mau, a par da reativação do emissor, a reativação dos receptores.

O meu carro é de 2019 e ainda apanha OM. Mas vale o que vale, e raramente ouço. Só de noite por curiosidade e para ouvir sinais distantes.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #20 em: Novembro 25, 2024, 05:49:58 pm »
O meu carro é de 2019 e ainda apanha OM. Mas vale o que vale, e raramente ouço. Só de noite por curiosidade e para ouvir sinais distantes.
O meu também é, mas a gasolina. Quem comprar um elétrico, não pode ter receptor AM, interfere com o funcionamento do veículo.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #21 em: Novembro 25, 2024, 06:44:32 pm »
O meu também é, mas a gasolina. Quem comprar um elétrico, não pode ter receptor AM, interfere com o funcionamento do veículo.

Correto

ruicleto

• Hero Member
« Responder #22 em: Novembro 25, 2024, 08:10:15 pm »

Correto

A aposta na onda média, a existir, deverá ser na tecnologia digital, originando melhor qualidade de som e diminuição brutal da potência de emissão que provoca, atualmente, elevado consumo de energia e inerentes custos.

Luisf662

• Full Member
« Responder #23 em: Dezembro 03, 2024, 03:13:13 pm »
A onda média devia de ser explorada com tecnologia digital DRM assim como é o FM com o DAB+. Tinha se muito mais qualidade de áudio e já não havia interferências. E a noite conseguia se ouvir as rádios de Espanha com qualidade audio como se fosse em FM.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk