Autor Tópico: Radio Digital em Portugal e no Mundo  (Lida 63783 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: Radio Digital em Portugal e no Mundo
« Responder #225 em: Outubro 18, 2024, 12:10:45 pm »
Há um problema, o ateaso nas emissões online, face às ondas hertezianas. Não me parece que seja muito viável, comutações DAB+ e online.

Referem a tecnologia RadioDNS, que desconheço, o que impede que eu possa comentar este assunto, apenas mencionando o que é exarado no texto.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #226 em: Outubro 18, 2024, 02:56:56 pm »
Há um problema, o ateaso nas emissões online, face às ondas hertezianas. Não me parece que seja muito viável, comutações DAB+ e online.

É tecnicamente possível ajustar as duas se induzires um atraso e o buffer for ajustado entre ambas. Já chamar a isto "RadioDNS" acho que é um mau uso da sigla DNS, mas eles é que sabem.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #227 em: Outubro 18, 2024, 04:52:54 pm »

É tecnicamente possível ajustar as duas se induzires um atraso e o buffer for ajustado entre ambas. Já chamar a isto "RadioDNS" acho que é um mau uso da sigla DNS, mas eles é que sabem.

A questão é, não faz sentido nenhum atrasar a emissão herteziana. Possível não duvido que seja, sentido, acho que não faz.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #228 em: Outubro 19, 2024, 12:02:09 pm »

A questão é, não faz sentido nenhum atrasar a emissão herteziana. Possível não duvido que seja, sentido, acho que não faz.
Em Espanha é muito recorrente fazerem isso.
Só a SER e talvez a RNE é que não o fazem.
A COPE e a Onda Cero, por exemplo, têm um deelay até bem grande, comparativamente às primeiras duas.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #229 em: Novembro 07, 2024, 11:59:04 am »
Na Alemanha, o estado de Schleswig-Holstein fará a transição de FM para DAB+ até 2031.
A transição ocorrerá em fases desde 2025 a 2031. Em meados de 2031, a transmissão FM será completamente eliminada em Schleswig-Holstein, com todos os programas de rádio acessíveis por meio de DAB+ e plataformas online.
A colaboração entre as emissoras e o estado visa oferecer rádio de alta qualidade com melhor clareza de som e recursos adicionais, alinhando-se com a tendência europeia mais ampla de adotar o DAB+. Além dos benefícios oferecidos pelo DAB+, a transição permitirá mais de 55 estações de rádio digital em Schleswig-Holstein, muito mais do que em FM.

notícia difundida por: https://www.redtech.pro/schleswig-holstein-to-transition-from-fm-to-dab-by-2031/

ruicleto

• Hero Member
« Responder #230 em: Novembro 22, 2024, 07:44:12 pm »
"Las radios privadas solicitan ayudas al Gobierno para acometer la transición a la DAB+" - notícia difundida pelo sítio na internet https://www.gorkazumeta.com/2024/11/las-radios-privadas-solicitan-ayudas-al.html, que vem na sequência do passado Congresso Internacional de Rádio da emissora SER e da Universidade Autónoma de Barcelona, realizado recentemente, onde, entre outros, a presidente do WorldDAB, Jacqueline Bierhorst, mostrou a evolução mundial da tecnologia, com particular ênfase para a Europa, em vídeo que pode ser visto na ligação acima indicada. Das apresentações e conversas, saliento a cor relativa a Portugal no mapa mostrado por Bierhorst - onde nada existe quanto a DAB+...

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #231 em: Novembro 23, 2024, 01:10:55 am »
Aqui a conversa vai ser exatamente a mesma. Vão querer apoios, é certinho!
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.