Nem toda a gente assina o JE. Para quem não é assinante, não consegue ler sequer o corpo da notícia deles no leitor. Tem que ser aqui, onde ao menos há três parágrafos:
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/luis-montez-o-pai-dos-festivais-de-verao-o-genro-da-musica/
E de facto, como eu avisei e escrevi em tempo útil... fizeram-lhe o funeral e deram-no como morto demasiado cedo. E agora está a resolver as suas coisas.
O artigo do Página Um é francamente dramatizado e enferma de erros crassos numa série de aspetos. Por exemplo, dizer que uma decisão de penhora está no Tribunal e que "apesar disso" não consta na lista de maiores devedores. Não é apesar disso, é uma consequência da outra!
Já nem entro pela "sobrevalorização de ativos patrimoniais", que veremos dado que apenas 2 frequências foram vendidas por 4.6 milhões de euros.
Sobretudo a parte do passivo é o mais essencial de tratar e está a ser tratado. O problema agora está no resto: vai-se a pele, ficam os ossos. Ainda tem a Nova Era e a participação de 25% na Rádio Nova, mas depois disto, se ele fizer mais vendas para lá disso começa a desaparecer o central da questão, com as frequências da Sudoeste, a Rádio Marginal e o único projeto de rádio que lhe dá lucro, a Amália.
Se não tiver já saído da falência técnica com estas vendas que fez, está à beira de sair definitivamente. Talvez consiga mais 2 milhões de euros nessas duas participações a Norte, mas mais que isso vai ser complicado. A questão é que pode mesmo ser o suficiente para ficar com uma folga que dê para uns anos.
O problema do Pedro Almeida, já o escrevi aqui, é que tem boa vontade, mas falta-lhe ir fazer uma formação intensiva em Contabilidade.
Para perceber um pouco melhor de que se tratam os excedentes de revalorização:
https://www.fep.up.pt/disciplinas/1G111/Ficheiros/Exerc%C3%ADcio%20n%C2%BA%202%20_Capital%20Pr%C3%B3prio_Resolu%C3%A7%C3%A3o.pdfIsto porque o excedente de revalorização só é realizado quando ocorre a alienação dos ativos. Portanto, não se trata de nenhuma Engenharia Financeira, mas sim de um processo absolutamente normal em contabilidade financeira, só passível de ser realizado com avaliações dos ativos realizadas por profissionais especializados. Não é por minha vontade que o meu T3 que vale 300.000 passa a figurar nas contas por 30.000.000€.
O que está a ser tratado é do ativo. Agora, importa usar a liquidez de que dispõe para o abater. A última frase do artigo sobre os depósitos a prazo é absurda: se ele tiver os 700k a render a uma taxa superior à que está a pagar de juro pela dívida que tem contraída, é um negócio que pode ser vantajoso, sem dúvida.
Como também já escrevi, acho que o que se passou na MnC, resultam de alguns erros de gestão, mas só erra quem investe e quem arrisca, mas, fundamentalmente, foi um ciclo de vida do produto que chegou ao fim. Os festivais do Montez têm de ser pensados para lá do que é o mainstream, onde os grandes players podem não lhe dar hipótese, principalmente quando realizam festivais em ambiente urbano e os dele são no meio de Quintas. Em abono da verdade, a sorte não tem estado do lado dele: o Costa a proibir no ano a seguir à Pandemia do SBSR se realizar no Cabeço da Flauta; no ano seguinte os grandes incêndios no Sudoeste, que deixaram equipas inteiras 4 dias sem tomar banho em Agosto. Tudo isto influencia a percepção de qualidade de um evento. A juntar a um cartaz que foi, regra geral, muito pobre, em 2024, sendo que mesmo a Anita já não é o sucesso de outrora, mesmo entre os mais jovens portugueses, foram um caldo explosivo.
Em relação às rádios, estou a ficar muitíssimo surpreendido com a adesão da Amália no Porto. Admito que a publicidade intensiva pode ajudar, mas estando o emissor absolutamente mal tratado, bem pior do que há uns meses, ver gente de 30's a ouvir a rádio enquanto trabalha, não deixa de me surpreender, confesso. O fado não é só uma coisa de velhos, cada vez mais me parece.
A Nova Era precisava de um refresh, eventualmente, começar a emitir também em Lisboa a partir dos 100.8. A Sudoeste, sinceramente, não sei bem para que serve, parece a MegaHits 1,5 anos atrasada. Continuo a achar que ter duas frequências praticamente redundantes a emitir a Nova Era é desnecessário. Pondo o emissor de 102.7 em Santa Justa, fazia o 2 em 1. Até para sul progrediria praticamente de igual forma. Para Norte, por causa da RFM do Minhéu, já não faz préstimos maravilhosos e não...