Autor Tópico: Emissor da Rádio Dom Fuas - 91,9 MHz (microcobertura)  (Lida 282 vezes)

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
Emissor da Rádio Dom Fuas - 91,9 MHz (microcobertura)
« em: Novembro 27, 2024, 06:11:12 pm »
Hoje venho partilhar convosco, o emissor da Rádio Dom Fuas que emite em 91,9 (Micro cobertura).

Rádio Dom Fuas FM - 91.9FM (0,50kW) - Parque Eólico Cabeço Gordo - Arrimal (Serra dos Candeeiros) (541m)

Torre:

Casa do Emissor:

Elementos Radiantes:

A torre tem um elemento circular, mas está desligado com o cabo..

A torre tem 64 metros, já existia, deve ser em regime de cedência. O sinal é recebido por internet (IP), basta ligar o Wi-fi no local, que existe um TP-Link com sinal forte. Os 100,1 e 98,5 estão sincronizados, ao passo que estes 91,9 estão atrasados 5 a 10 segundos. A caminho do emissor, a emissão foi a baixo e já aconteceu estar a ouvir e a música a fazer "buffering".

A razão de colocarem a emissão pela internet, é devido aos 100,1 não chegarem nas melhores condições (existe barreira) e pode existir mistura com a Granada FM, já os 98,5 também chegam mas podem levar com os 98,5 da Comercial de Sintra. Não seria interessante, retransmitir dessa maneira. O som não tem processador, o que chega é direto para os elementos radiantes.

Em termos de cobertura, dizer que o sinal pela A8 chega de Leiria até Torres Vedras/Mafra. Serve para as Zonas de Rio Maior, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche (Zona Oeste). Para uma microcobertura tem um excelente alcance. Foi uma boa jogada por parte da Rádio, que fica com 3 frequências, uma cobertura muito interessante dos distritos de Leiria, Santarém e parte de Lisboa.
Sendo que os 91,9 e 100,1 até chegam, ambos, a ter bons sinais em vários locais iguais.

Fica o registo de mais um emissor :)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Emissor da Rádio Dom Fuas - 91,9 MHz (microcobertura)
« Responder #1 em: Novembro 27, 2024, 07:56:15 pm »
Excelentes registos.

Pena a opção pelo transporte de sinal meio low cost. Há soluções para alimentar emissores via IP com a possibilidade de sincronia via GPS e ao milissegundo.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

ruicleto

• Hero Member
« Responder #2 em: Novembro 28, 2024, 12:46:17 pm »
Excelentes registos.

Pena a opção pelo transporte de sinal meio low cost. Há soluções para alimentar emissores via IP com a possibilidade de sincronia via GPS e ao milissegundo.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Concordo com o excelente registo fotográfico e textual. Realmente, julgo que deveria existir apoio para estas rádios locais evoluírem, caso assim pretendam, ao nível tecnológico (como exemplo, percentagem de apoio a fundo perdido e também percentagem a taxas de juro muitíssimo baixas).

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #3 em: Novembro 28, 2024, 02:25:23 pm »
Tenho dúvidas se faz sentido ter o sinal atrasado, por muito mais barato que isso seja. Isto porque se o AF estiver ligado, é muito desagradável.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #4 em: Novembro 28, 2024, 02:52:18 pm »
Tenho dúvidas se faz sentido ter o sinal atrasado, por muito mais barato que isso seja. Isto porque se o AF estiver ligado, é muito desagradável.

O AF está ligado e confirmo, é desagradável. Acho que podiam ter em atenção, até porque existe troca principalmente com o emissor principal. Estar a ouvir a musica com diferenças, é convidar a mudar de estação. Para não falar que os 91,9 não tem processador, logo existe mais diferenças. Mesmo nos 98,5, o som é baixo. 

ruicleto

• Hero Member
« Responder #5 em: Novembro 28, 2024, 02:52:27 pm »

Sim, comutando pelo RDS deve ser mesmo desagradável ouvir atraso quando muda a frequência. O melhor será um ouvinte da zona (região) pronunciar-se quanto à qualidade da receção em RDS...